Monday, September 06, 2021

Aula 134-135

Aula 134-135 (29/abr [1.ª, 3.ª]) No passo de O ano da morte de Ricardo Reis reproduzido no manual sob o título «Lisboa revisitada» (p. 260), alude-se (ll. 16-18) a um poema de João de Deus, célebre por ser um dos últimos textos da Cartilha Maternal, por onde muitos aprenderam a ler (eu, por acaso, também). A edição que copio em baixo é mais recente que a da minha época mas ainda me lembro deste poema como angustiante.



A menção dos dois versos de João de Deus (um poeta contemporâneo de Antero e de Eça) é um dos muitos exemplos de intertextualidade em O ano da morte de Ricardo Reis.

No item 1 de «Oralidade // Apresentação sobre literatura» (p. 261) refere-se o parágrafo que reproduzo a seguir. Aí a intertextualidade estende-se a uma série de obras da literatura universal. São elas:

A Eneida, de Virgílio;

A Divina Comédia, de Dante;

Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro;

Os Lusíadas, de Luís de Camões;

Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes;

Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas.

cinzento = ___________

amarelo = _________

azul___________

verde___________

rosa___________

vermelho = _________

Faz corresponder a cada uma destas obras as alusões que lhes são feitas. Os sublinhado (ou cores, numa versão posterior, para se ver no ecrã) assinalam cada segmento intertextual — não contei com as referências à estátua de Camões. Trata-se quase sempre do início da obra em casa (excetua-se Os Três Mosqueteiros, em que a alusão é abrangente):

Ricardo Reis atravessou o Bairro Alto, descendo pela Rua do Norte chegou ao Camões, era como se estivesse dentro de um labirinto que o conduzisse sempre ao mesmo lugar, a este bronze afidalgado e espadachim, espécie de D'Artagnan premiado com uma coroa de louros por ter subtraído, no último momento, os diamantes da rainha às maquinações do cardeal, a quem, aliás, va­riando os tempos e as políticas, ainda acabará por servir, mas este aqui, se por estar morto não pode voltar a alistar-se, seria bom que soubesse que dele se servem, à vez ou em confusão, os principais, cardeais incluídos, assim lhes aproveite a conveniência. São horas de almoçar, o tempo foi-se passando nestas caminhadas e desco­bertas, parece este homem que não tem mais que fazer, dorme, come, passeia, faz um verso por outro, com grande esforço, penando sobre o pé e a medida, nada que se possa comparar ao contínuo duelo do mosqueteiro D’Artagnan, só os Lusíadas comportam para cima de oito mil versos, e no entanto este também é poeta, não que do título se gabe, como se pode verificar no registo do hotel, mas um dia não será como médico que pensarão nele, nem em Álvaro como engenheiro naval, nem em Fernando como correspondente de línguas estrangeiras, dá-nos o ofício o pão, é verdade, porém não virá daí a fama, sim de ter alguma vez escrito, Nel mezzo del camin di nostra vita, ou, Menina e moça me leva­ram da casa de meus pais, ou, En un lugar de La Mancha, de cuyo nombre no quiero acordarme, para não cair uma vez mais na ten­tação de repetir, ainda que muito a propósito, As armas e os barões assinalados, perdoadas nos sejam as repetições, Arma virumque cano. Há de o homem esforçar-se sempre, para que esse seu nome de homem mereça, mas é menos senhor da sua pessoa e destino do que julga, o tempo, não o seu, o fará crescer ou apagar, por outros merecimentos algumas vezes, ou diferentemente julgados, Que serás quando fores de noite e ao fim da estrada.

Para os dois capítulos iniciais de O ano da morte de Ricardo Reis escreve títulos descritivos-resumos como se usou em muitos livros dos séculos XVII-XIX (vê exemplos nos slides).

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TPC — Vê aqui a minha tentativa, confrangedora aliás (é de há dois anos e saiu tudo bastante trapalhão e demasiado coloquial), de replicar no Google Maps o percurso de Ricardo Reis em boa parte do cap. III de O ano da morte de Ricardo Reis.

 

 

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