Aula 134-135
Aula
134-135 (29/abr [1.ª, 3.ª]) No passo de O
ano da morte de Ricardo Reis reproduzido no manual sob o título
«Lisboa revisitada» (p. 260), alude-se (ll. 16-18) a um poema de João de Deus,
célebre por ser um dos últimos textos da Cartilha Maternal, por onde
muitos aprenderam a ler (eu, por acaso, também). A edição que copio em baixo é
mais recente que a da minha época mas ainda me lembro deste poema como
angustiante.
A menção dos dois versos de João de Deus (um
poeta contemporâneo de Antero e de Eça) é um dos muitos exemplos de intertextualidade
em O ano da morte de Ricardo Reis.
No item 1 de «Oralidade // Apresentação
sobre literatura» (p. 261) refere-se o parágrafo que reproduzo a seguir. Aí a
intertextualidade estende-se a uma série de obras da literatura universal. São
elas:
A Eneida, de Virgílio;
A Divina Comédia, de Dante;
Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro;
Os Lusíadas, de Luís de Camões;
Dom Quixote de La Mancha, de Miguel
de Cervantes;
Os Três Mosqueteiros, de
Alexandre Dumas.
cinzento = ___________
amarelo =
_________
azul
= ___________
verde
= ___________
rosa = ___________
vermelho = _________
Faz corresponder a cada uma destas obras as alusões
que lhes são feitas. Os sublinhado (ou cores, numa versão posterior, para se
ver no ecrã) assinalam cada segmento intertextual — não contei com as
referências à estátua de Camões. Trata-se quase sempre do início da obra em
casa (excetua-se Os Três Mosqueteiros, em que a alusão é abrangente):
Ricardo Reis atravessou o Bairro Alto,
descendo pela Rua do Norte chegou ao Camões, era como se estivesse dentro de um
labirinto que o conduzisse sempre ao mesmo lugar, a este bronze afidalgado e espadachim,
espécie de D'Artagnan premiado com uma coroa de louros por ter
subtraído, no último momento, os diamantes da rainha às maquinações do cardeal,
a quem, aliás, variando os tempos e as políticas, ainda acabará por servir,
mas este aqui, se por estar morto não pode voltar a alistar-se, seria bom que
soubesse que dele se servem, à vez ou em confusão, os principais, cardeais
incluídos, assim lhes aproveite a conveniência. São horas de almoçar, o tempo
foi-se passando nestas caminhadas e descobertas, parece este homem que não tem
mais que fazer, dorme, come, passeia, faz um verso por outro, com grande
esforço, penando sobre o pé e a medida, nada que se possa comparar ao
contínuo duelo do mosqueteiro D’Artagnan, só
os Lusíadas comportam para cima de oito mil versos, e no entanto este
também é poeta, não que do título se gabe, como se pode verificar no registo do
hotel, mas um dia não será como médico que pensarão nele, nem em Álvaro como
engenheiro naval, nem em Fernando como correspondente de línguas estrangeiras,
dá-nos o ofício o pão, é verdade, porém não virá daí a fama, sim de ter alguma
vez escrito, Nel mezzo del camin di nostra vita,
ou, Menina e moça me levaram da casa de meus
pais, ou, En un lugar de La Mancha,
de cuyo nombre no quiero acordarme, para não cair uma vez mais na tentação
de repetir, ainda que muito a propósito, As
armas e os barões assinalados, perdoadas nos sejam as repetições, Arma virumque cano. Há de o homem esforçar-se
sempre, para que esse seu nome de homem mereça, mas é menos senhor da sua
pessoa e destino do que julga, o tempo, não o seu, o fará crescer ou apagar,
por outros merecimentos algumas vezes, ou diferentemente julgados, Que serás
quando fores de noite e ao fim da estrada.
Para os
dois capítulos iniciais de O ano da morte de Ricardo Reis escreve
títulos descritivos-resumos como se usou em muitos livros dos séculos XVII-XIX
(vê exemplos nos slides).
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TPC — Vê aqui a minha tentativa, confrangedora
aliás (é de há dois anos e saiu tudo bastante trapalhão e demasiado coloquial),
de replicar no Google Maps o percurso de Ricardo Reis em boa parte do cap. III
de O ano da morte de Ricardo Reis.
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