Monday, September 06, 2021

Aula 129-130

Aula 129-130 (22/abr [1.ª, 3.ª]) Prossigamos com O Ano da Morte de Ricardo Reis. Vê a p. 256 do manual, com a reprodução de mais um trecho do cap. I, e resolve as perguntas 2 e 2.1 da p. 257:

2.

A comparação « . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .» (l. 22) vinca  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

A metáfora — «cristal fragilíssimo» (l. 29) —  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A enumeração surge num passo que inclui igualmente a figura de estilo anáfora, já que se trata de três segmentos introduzidos por «aqui» (ll. 34-36). Essa sucessão de três circunstâncias em que . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..

2.1

Comecemos por sublinhar os adjetivos do retrato final da personagem {sublinha tu}: «o pescoço alto e frágil, o queixo fino, toda a linha instável do corpo, insegura, inacabada» (ll. 44-45). Esta adjetivação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..

Tendo em conta o que se passa no excerto «Uma rapariga magra», cria curtos monólogos interiores (ou intervenções só pensadas) das seguintes personagens (as falas poderão ser paródicas ou não; será uma mais-valia se mostrarem conhecimento da obra). (Exemplo meu: ‘Marcenda — «Que cavalheiro tão distinto que está ali! Oxalá não se aperceba de que esta minha mão esquerda é tão inútil quanto as do guarda-redes Adán.»’.)

Pai de Marcenda — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Marcenda — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Criado que serve — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Criados da copa (da cozinha) — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

Predicativo do complemento direto

Resolve estes exercícios roubados a Maria Regina Rocha, Gramática de Português. Ensino Secundário, 10.º, 11.º e 12.º ano, Porto, Porto Editora, 2016, p. 236:

1. Nas frases que se seguem, sublinhe a azul o complemento direto e a preto o predicativo do complemento direto.

a) Os pais acham sempre os filhos bonitos e inteligentes.

b) Foi o príncipe D. Pedro quem tornou o Brasil independente.

c) O ministro nomeou aquele cientista Secretário de Estado do Ensino Superior.

d) Desde que vieste de férias, sinto-te diferente.

e) Há quem considere bons os filmes de ação.

f) Ele constituiu um amigo de infância como seu advogado.

g) Ela tem-nos por pessoas de bem.

2. Complete as frases introduzindo um predicativo do complemento direto.

a) Pela primeira vez, o povo elegeu uma mulher __________

b) A Julieta acha sempre a sopa __________

c) Os alunos da nossa turma nomearam a Patrícia __________

d) Os juízes declararam o réu _________

e) Eles tomaram o visitante por ________

f) Os rapazes consideraram este trabalho _________

Palavras divergentes (e palavras convergentes)

Continuo a roubar exercícios à simpática Maria Regina Rocha (pp. 193-194); no entanto, nos pares de divergentes, procura também identificar a palavra vernácula (ou chegada «por via popular») e o cultismo (ou palavra que nos chegou por via erudita):






Classifica as orações sublinhadas:

Balada Astral (Miguel Araújo)

Quando Deus pôs o mundo   Subordinada _______

E o céu a girar,

Bem lá no fundo    Subordinante

Sabia que, por aquele andar,               Subordinada _______

Eu te havia de encontrar.

 

Minha mãe, no segundo    _______

Em que aceitou dançar,    Subordinada adjetiva ______

Foi na cantiga

Dos astros a conspirar

E do seu cósmico vagar.

 

Mandaram teu pai

Sorrir para a tua mãe,

Para que tu    Subordinada _________

Existisses também.

 

Era um dia bonito

E, na altura, eu também,

O infinito

Ainda se lembrava bem

Do seu cósmico refém.

 

E eu, que pensava

Que ia só comprar pão,    Subordinada ________

E tu, que pensavas

Que ias só passear o cão,

A salvo da conspiração,

 

Cruzámos caminhos,   Coordenada

Tropeçámos no olhar   Coordenada _________

E o pão, nesse dia,   Coordenada ________

Ficou por comprar.

 

Ensarilharam-se as trelas dos cães,

Os astros, os signos,

Os desígnios, as constelações,

As estrelas, os trilhos,

E as tralhas dos dois.

 

TPC — Lê a ficha sobre intertextualidade (corrigida). Termina leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis e passa a trazer o livro de José Saramago (além do manual, nota). Vê o que vou afixar para fazerem neste último período. Para já, leituras em voz alta  a preparar.

 

 

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