Aula 129-130
Aula 129-130 (22/abr [1.ª, 3.ª]) Prossigamos com O
Ano da Morte de Ricardo Reis. Vê a p. 256 do manual, com a reprodução de
mais um trecho do cap. I, e resolve as perguntas 2 e 2.1 da p. 257:
2.
A comparação « . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .» (l. 22) vinca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A metáfora — «cristal fragilíssimo» (l. 29) — . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A enumeração surge num passo que inclui igualmente a figura
de estilo anáfora, já que se trata de três segmentos introduzidos por «aqui»
(ll. 34-36). Essa sucessão de três circunstâncias em que . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..
2.1
Comecemos por sublinhar os adjetivos do retrato final da
personagem {sublinha tu}: «o pescoço alto e frágil, o queixo fino, toda
a linha instável do corpo, insegura, inacabada» (ll. 44-45). Esta adjetivação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..
Tendo em conta o que se passa no excerto «Uma
rapariga magra», cria curtos monólogos interiores (ou intervenções só pensadas)
das seguintes personagens (as falas poderão ser paródicas ou não; será uma
mais-valia se mostrarem conhecimento da obra). (Exemplo meu: ‘Marcenda — «Que cavalheiro
tão distinto que está ali! Oxalá não se aperceba de que esta minha mão esquerda
é tão inútil quanto as do guarda-redes Adán.»’.)
Pai de Marcenda — . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . .
Marcenda — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . .
Criado que serve — . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . .
Criados da copa (da cozinha) — . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Predicativo do
complemento direto
Resolve estes exercícios roubados a Maria
Regina Rocha, Gramática de Português. Ensino Secundário, 10.º, 11.º e 12.º
ano, Porto, Porto Editora, 2016, p. 236:
1. Nas frases que se seguem, sublinhe a azul
o complemento direto e a preto o predicativo do complemento direto.
a) Os pais acham sempre os filhos bonitos e
inteligentes.
b)
Foi o príncipe D. Pedro quem tornou o Brasil independente.
c)
O ministro nomeou aquele cientista Secretário de Estado do Ensino Superior.
d)
Desde que vieste de férias, sinto-te diferente.
e)
Há quem considere bons os filmes de ação.
f)
Ele constituiu um amigo de infância como seu advogado.
g)
Ela tem-nos por pessoas de bem.
2.
Complete as frases introduzindo um predicativo do complemento direto.
a) Pela primeira vez, o povo elegeu uma
mulher __________
b)
A Julieta acha sempre a sopa __________
c)
Os alunos da nossa turma nomearam a Patrícia __________
d)
Os juízes declararam o réu _________
e)
Eles tomaram o visitante por ________
f)
Os rapazes consideraram este trabalho _________
Palavras
divergentes (e palavras convergentes)
Continuo a roubar exercícios à simpática
Maria Regina Rocha (pp. 193-194); no entanto, nos pares de divergentes, procura
também identificar a palavra vernácula (ou chegada «por via popular») e o cultismo
(ou palavra que nos chegou por via erudita):
Classifica as orações sublinhadas:
Balada
Astral (Miguel Araújo)
Quando Deus pôs o mundo
Subordinada _______
E
o céu a girar,
Bem lá no fundo
Subordinante
Sabia
que, por aquele andar, Subordinada _______
Eu
te havia de encontrar.
Minha mãe, no segundo
_______
Em
que aceitou dançar, Subordinada
adjetiva ______
Foi na cantiga
Dos astros a conspirar
E do seu cósmico vagar.
Mandaram teu pai
Sorrir para a tua mãe,
Para que tu Subordinada _________
Existisses também.
Era um dia bonito
E, na altura, eu
também,
O infinito
Ainda se lembrava bem
Do seu cósmico refém.
E eu, que pensava
Que ia só comprar pão,
Subordinada ________
E tu, que pensavas
Que ias só passear o
cão,
A salvo da conspiração,
Cruzámos caminhos, Coordenada
Tropeçámos
no olhar Coordenada
_________
E
o pão, nesse dia, Coordenada
________
Ficou
por comprar.
Ensarilharam-se as
trelas dos cães,
Os astros, os signos,
Os desígnios, as
constelações,
As estrelas, os
trilhos,
E as tralhas dos dois.
TPC — Lê a ficha sobre intertextualidade (corrigida). Termina
leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis e passa a trazer o livro de
José Saramago (além do manual, nota). Vê o que vou afixar para fazerem neste
último período. Para já, leituras em voz alta a preparar.
#
<< Home