Friday, August 28, 2020

Aula 111-112

 

Aula 111-112 (12 [1.ª], 13 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 14/mai [4.ª]) Como outros poemas de Cesário Verde, «Num bairro moderno» (pp. 325-326) apresenta características narrativas (é possível identificar espaço, tempo, figuras intervenientes e suas ações). Não é difícil, por isso, conceber sínteses para cada uma das estrofes, como se se tratasse de um texto em prosa narrativa. Em cada trecho a seguir, há uma lacuna a preencher e um segmento a riscar.

vv. 1-5 Naquele bairro moderno por onde passa, às dez horas, chamam a atenção do sujeito poético os efeitos causados pelas incidências da ______. Um pedaço da brita do macadame entra-lhe numa vista.

6-10 Dentro das ______, ressacados ainda da noitada, os residentes só agora começam a despertar.

11-15 Um pouco invejoso da vida burguesa que adivinhava naquela rua, o poeta — que não está de extraordinária saúde — ia a caminho do ______, sem pressas, já que queria irritar o patrão.

16-20 Atentou então numa vendedeira, humilde, que pousara a sua cesta numa ______, ficando a jogar xadrez (com peças de mármore).

21-25 Olhou-a, salientando no retrato da rapariga o ar popular, a máscara contra o Coronavírus, a fealdade, o _______ em desalinho.

26-30 Viu-a também à conversa com um ______, que a assediava com proposta indecente, oferecendo-lhe apenas uma moeda.

31-35 Perante os vegetais, iluminados pelo _____, o «eu» do poema propõe-se imaginá-los transfigurados num belo corpo humano, que depois canibalizaria.

36-40 Repara também no movimento que o bairro começa a ter. Nota ainda as diversas sensações (____, auditivas, visuais) que impregnam o ambiente. Rapazes, na brincadeira, tocam às campainhas.

41-45 Como antes prometera, o sujeito poético vê nos vegetais transportados pela rapariga elementos antropomórficos: na ______, uma cabeça; nuns repolhos, seios; num ananás, um umbigo.

46-50 Identifica as azeitonas com tranças; os _______, com ossos; as uvas, com olhos; os kunâmis, com esternocleidomastóideos.

51-55 Certos frutos lembram-lhe colos, ombros, ______, uma cara. Num cheiroso melão que está entre as hortaliças, vê uma barriga e uma orelha.

56-60 Nos legumes, carnes tentadoras; nas cenouras, _______; nos tomates, corações; na ginja, ketchup a imitar sangue.

61-65 Entretanto, a rapariga, não esperando mais clientela, pede ao poeta que a ______, no sentido de pôr a canastra das sardinhas à cabeça.

66-70 Afável, ele apoia-a e conseguem ________ aquele enorme peso (cinco toneladas), dada a excelente musculatura de ambos.

71-75 O _______ da regateira (acompanhado de generosa gorjeta) revigorou o poeta.

76-80 Enquanto a rapariga se afasta e se veem comboios, sob o calor de _______, o sujeito poético pode reparar na sua magreza e palidez.

81-85 E apercebe-se do ambiente ao redor: uma criança rega uma ______ (e esta ação sugere uma comparação poética). Sportinguistas festejam fim de jejum de vinte anos.

86-90 Ao mesmo tempo que sente os cheiros vindos da giga, chegam-lhe outros motivos sensoriais (som de chilreios de ______ e do bulício das criadas, cor dos raios de sol, sabor do bife à Império).

91-95 E logo se foca, de novo, na rapariga, observando a sua energia, realçada até pela aparente fragilidade física (por sua vez, contrastante com as _______ repolhudas). É uma «desgraça alegre» que entusiasma o poeta, apesar de infetadíssimo por uma estirpe esquimó de Covid-19.

96-100 Regressa então às fantasias inspiradas na visão dos vegetais: umas abóboras lembram-lhe as pernas de um _______, um halterofilista desclassificado por doping.

Resolve as seguintes perguntas da p. 327:

9. 1. =___; 2. =___; 3. = ___; 4. = ___; 5. = ___; 6. = ___; 7. = ___.

7. Nas estrofes 17 e 18, há referência, explícita e implícita, a diferentes cores e tons: «janela ____» (v. 82), «nuvens ____» (v. 85), «um _____» (v. 87) (amarelo), «raios de laranja» (v. 90). A luz do sol está presente, na estrofe 17, em palavras e expressões como «joeira» (v. 83), «borrifa _____» (v. 84) e «poeira que eleva nuvens altas» (vv. 84-85), pois a água que sai do ralo do regador forma uma nuvem de gotículas com a incidência dos raios solares. Na estrofe 18, a luminosidade aparece associada a «______» (v. 88) e à belíssima imagem do sol que estende os seus «raios de _____ destilada» (v. 90) nos versos finais.

8. Estas personagens permitem denunciar as condições de vida das classes sociais desfavorecidas, como é o caso da vendedeira e dos «padeiros». O «criado», ainda que proveniente do povo, assume um estatuto privilegiado e, com sobranceria e desdém, humilha a vendedeira, atirando-lhe a moeda, de forma «______» (v. 29) (assinale-se a expressividade do adjetivo). O sujeito lírico parece tomar o partido dos mais fracos («Eu acerquei-me d’ela, sem ______», v. 66).

Escreve um texto em prosa, tendencialmente literária, cujo narrador percorra espaço dentro da cidade e vá observando o cenário (com pormenor idêntico ao usado por Cesário Verde). A certa altura, haverá breve diálogo com alguém (como sucedia em «Num Bairro Moderno»). A caneta. (160 a 200 palavras.)

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TPC — Quando puderes, lê os vários excertos de ensaios sobre Cesário Verde nas pp. 319-321 e, já agora, também os das pp. 316-317.

 

 

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