Aula 111-112
Aula 111-112 (12 [1.ª], 13 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 14/mai [4.ª]) Como outros poemas de Cesário
Verde, «Num bairro moderno»
(pp. 325-326) apresenta características narrativas (é possível identificar espaço, tempo, figuras intervenientes e suas
ações). Não é difícil, por isso, conceber sínteses para cada uma das estrofes,
como se se tratasse de um texto em prosa narrativa. Em cada trecho a seguir, há
uma lacuna a preencher e um segmento a riscar.
vv. 1-5 Naquele bairro moderno
por onde passa, às dez horas, chamam a atenção do sujeito poético os efeitos
causados pelas incidências da ______. Um pedaço da brita do macadame entra-lhe
numa vista.
6-10 Dentro das ______, ressacados ainda da noitada, os residentes
só agora começam a despertar.
11-15 Um pouco invejoso da vida burguesa que adivinhava naquela
rua, o poeta — que não está de extraordinária saúde — ia a caminho do ______,
sem pressas, já que queria irritar o patrão.
16-20 Atentou então numa vendedeira, humilde, que pousara a sua
cesta numa ______, ficando a jogar xadrez (com peças de mármore).
21-25 Olhou-a, salientando no retrato da rapariga o ar popular, a
máscara contra o Coronavírus, a fealdade, o _______ em desalinho.
26-30 Viu-a também à conversa com um ______, que a assediava com
proposta indecente, oferecendo-lhe apenas uma moeda.
31-35 Perante os vegetais, iluminados pelo _____, o «eu» do poema
propõe-se imaginá-los transfigurados num belo corpo humano, que depois
canibalizaria.
36-40 Repara também no movimento que o bairro começa a ter. Nota
ainda as diversas sensações (____, auditivas, visuais) que impregnam o
ambiente. Rapazes, na brincadeira, tocam às campainhas.
41-45 Como antes prometera, o sujeito poético vê nos vegetais
transportados pela rapariga elementos antropomórficos: na ______, uma cabeça;
nuns repolhos, seios; num ananás, um umbigo.
46-50 Identifica as azeitonas com tranças; os _______, com ossos;
as uvas, com olhos; os kunâmis, com esternocleidomastóideos.
51-55 Certos frutos lembram-lhe colos, ombros, ______, uma cara.
Num cheiroso melão que está entre as hortaliças, vê uma barriga e uma orelha.
56-60 Nos legumes, carnes tentadoras; nas cenouras, _______; nos
tomates, corações; na ginja, ketchup a imitar sangue.
61-65 Entretanto, a rapariga, não esperando mais clientela, pede ao
poeta que a ______, no sentido de pôr a canastra das sardinhas à cabeça.
66-70 Afável, ele apoia-a e conseguem ________ aquele enorme peso
(cinco toneladas), dada a excelente musculatura de ambos.
71-75 O _______ da regateira (acompanhado de generosa gorjeta)
revigorou o poeta.
76-80 Enquanto a rapariga se afasta e se veem comboios, sob o calor
de _______, o sujeito poético pode reparar na sua magreza e palidez.
81-85 E apercebe-se do ambiente ao redor: uma criança rega uma ______
(e esta ação sugere uma comparação poética). Sportinguistas festejam fim de
jejum de vinte anos.
86-90 Ao mesmo tempo que sente os cheiros vindos da giga,
chegam-lhe outros motivos sensoriais (som de chilreios de ______ e do bulício
das criadas, cor dos raios de sol, sabor do bife à Império).
91-95 E logo se foca, de novo, na rapariga, observando a sua
energia, realçada até pela aparente fragilidade física (por sua vez,
contrastante com as _______ repolhudas). É uma «desgraça alegre» que entusiasma
o poeta, apesar de infetadíssimo por uma estirpe esquimó de Covid-19.
96-100 Regressa então às fantasias inspiradas na visão dos vegetais:
umas abóboras lembram-lhe as pernas de um _______, um halterofilista
desclassificado por doping.
Resolve as seguintes perguntas da p. 327:
9. 1. =___; 2. =___; 3. = ___; 4. = ___; 5. = ___; 6. = ___; 7.
= ___.
7. Nas estrofes 17 e 18, há referência, explícita e implícita, a
diferentes cores e tons: «janela ____» (v. 82), «nuvens ____» (v. 85), «um _____»
(v. 87) (amarelo), «raios de laranja» (v. 90). A luz do sol está presente, na
estrofe 17, em palavras e expressões como «joeira» (v. 83), «borrifa _____» (v.
84) e «poeira que eleva nuvens altas» (vv. 84-85), pois a água que sai do ralo
do regador forma uma nuvem de gotículas com a incidência dos raios solares. Na
estrofe 18, a luminosidade aparece associada a «______» (v. 88) e à belíssima
imagem do sol que estende os seus «raios de _____ destilada» (v. 90) nos versos
finais.
8. Estas personagens permitem denunciar as condições de vida das
classes sociais desfavorecidas, como é o caso da vendedeira e dos «padeiros». O
«criado», ainda que proveniente do povo, assume um estatuto privilegiado e, com
sobranceria e desdém, humilha a vendedeira, atirando-lhe a moeda, de forma
«______» (v. 29) (assinale-se a expressividade do adjetivo). O sujeito lírico
parece tomar o partido dos mais fracos («Eu acerquei-me d’ela, sem ______», v.
66).
Escreve um texto em prosa, tendencialmente literária, cujo
narrador percorra espaço dentro da cidade e vá observando o cenário (com
pormenor idêntico ao usado por Cesário Verde). A certa altura, haverá breve
diálogo com alguém (como sucedia em «Num Bairro Moderno»). A caneta. (160 a 200
palavras.)
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TPC
— Quando puderes, lê os vários excertos de ensaios sobre Cesário Verde nas pp.
319-321 e, já agora, também os das pp. 316-317.
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