Saturday, August 29, 2020

Aula 93-94

 

Aula 93-94 (12 [1.ª], 13 [5.ª, 2.ª. 4.ª], 14/abr [3.ª]) Se necessário, relendo o texto na p. 201 (texto 9; cap. I, excerto 3), completa o esquema que constitui o item 2. de Educação literária, já p. 202:

1. = __; 2. = __; 3. = __; 4. = __; 5. = __.

Assistimos a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro (primeiro: 11,30 a 15,45; depois: 15.45-18):

Vai lendo, a meio da p. 203, a azul, «O herói romântico». Sobre o herói romântico [isto é, o herói segundo o Romantismo], podes ler os verbetes nas pp. 398-399 («herói»), 399-400 («romantismo») ou, a azul, na p. 209, «A obra como crónica da mudança social».

herói romântico ≠ herói de um romance (ou de uma paixão) = herói da escola Romântica

Escreve sobre Simão enquanto herói romântico. Faz alguma citação de Amor de Perdição (recorrendo ao texto da p. 201). A certa altura, deves aludir a Manuel de Sousa Coutinho, que também tem traços característicos do herói romântico. A caneta.

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[exemplo de resposta:

Simão apresenta o temperamento característico de um herói romântico. É um jovem rebelde e marginal, instável, capaz de se revoltar contra as regras impostas pela sociedade. Segundo o irmão, que teme o seu «génio sanguinário» (p. 201, l. 7), «convive com os mais famosos perturbadores da academia, e corre de noite as ruas [de Coimbra] insultando os habitantes e provocando-os à luta» (ll. 7-8). O seu caráter excecional, de quem não receia o conflito nem se sujeita às normas, surpreende Domingos Botelho, que admira a bravura do filho (l. 9).

Não se resguarda no contexto social privilegiado a que pertence. Em Viseu é na «plebe [...] que escolhe amigos e companheiros» e, irreverente, troça dos pergaminhos dos Caldeirões (l. 22). Orientado por sentido de justiça, defende um criado e, sempre sem freios, parte «muitas cabeças», quebra «todos os cântaros» (ll. 31-32). Determinado por valores de liberdade, em Coimbra divulgará os ideais da Revolução Francesa (cap. 2).

Faltaria referir outras características românticas de Simão — o individualismo, a luta por um amor ideal (convenientemente, contrariado pela família), a honradez —, que ficarão evidentes nos capítulos seguintes.

O destemor em enfrentar os mais poderosos, com uma atitude reveladora de coragem e até de certa irracionalidade — a espontaneidade dos puros —, lembra-nos o temperamento de um herói escolhido pelo romântico Garrett, Manuel de Sousa Coutinho, que não hesita em incendiar o seu palácio para não se submeter aos que representavam o poder. Também não é indiferente que os protagonistas de Frei Luís de Sousa e de Amor de Perdição tenham a chancela dos registos documentais, sendo ambos personagens que os autores podem dizer históricas, como acontece tantas vezes nas narrativas do Romantismo.]

Ouviremos um trecho do cap. II de Amor de Perdição, para completares, na p. 204, 1:

Simão — a) idade: __ anos; b) rejeitava as companhias da __; c) permanecia mais tempo em __; d) encerrava-se no __; e) refugiava-se na __; mostrava-se mais introvertido.

Teresa — f) idade: __ anos; g) posição social: ___ e bem-nascida; h) caracterização: dotada de seriedade e maturidade incomuns na sua idade;

obstáculos — i) litígios entre Albuquerque e Botelho, devido a uma sentença desfavorável do juiz.

TPC — Não deixes de ir começando leitura de obra de Eça.

 

 

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