Thursday, August 27, 2020

Os Maias 16

 

Madá & Maria (11.º 3.ª)

Maria & Madá (Muito Bom) Ponto forte Recriação do sarau da Trindade num contexto escolar. Estilização como teatro burlesco ou de «vaudeville» (que permite estilo elíptico, ritmo, humor); rima e escolha musical são também importantes para esta imitação de um género. Planificação (por exemplo, o ter-se intercalado cuidadosamente partes «em direto» ao longo da narração; e esta ser acompanhada das imagens das personagens «em mudo»); capacidade técnica. Aspeto melhorável A corrigir «*finge gostar do tio para o agradar» (finge gostar do tio para lhe agradar).

 

Luísa (11.º 4.ª)

Luísa (Bom) Ponto forte Leitura em voz alta que revela intuição dos momento em que expressividade é necessária (quer da parte de Ega quer da parte de jornalista; deve porém dizer-se que o filme seria mais verosímil se Luísa representasse mesmo, se tivesse memorizado o texto — justifica-se, em rádio, que o jornalista leia pelo computador as perguntas ou a apresentação; mas os entrevistados responderiam sem estar a ler). Nome «Eça FM» e dispositivo em geral, que, tirando a tal leitura por parte de Ega, imita bem o de um estúdio de alegada Eça FM. Aspeto melhorável Texto parece, por vezes, demasiado narrativo: numa entrevista, as falas tenderiam a ser mais opinativas, mais fragmentadas (o que facilitaria a tal memorização do texto que sugeri em cima).

 

#