Aula 69-70
Aula 69-70 (22 [1.ª], 23 [5.ª, 2.ª,
4.ª], 24/fev [3.ª]) Correção da redação com que
terminara a aula anterior (e comentada entretanto); cfr. Apresentação.
Vai lendo (pp. 110-111) as
cenas finais do ato I de Frei Luís de
Sousa e completa:
Cena IX (110)
Ficamos a saber que os
governadores __________.
Cenas X, XI
e XII
(110-111)
Mostra-se-nos a saída da
família. Vemos que Manuel resolveu ______ a casa. Assim que o percebe, Madalena
pede que lhe salvem ________, o que __ {já
não / ainda} foi possível.
Vejamos
trechos das três adaptações que temos seguido relativos ao final do ato I:
Quem és tu? (IV; cfr. minutos
3.30-6):
Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro
(38.45-43):
Madalena (24-26):
Explicação
de tarefa de redação de notícia (ver Apresentação). Fica aqui também a
notícia que serviu de exemplo:
Imagina-te jornalista nos
finais do século XVI. Escreve (à mão) a notícia do incêndio do palácio de
Manuel de Sousa, incluindo:
antetítulo (curto mas a
suscitar curiosidade);
título (apelativo);
subtítulo (que complementa o título);
um parágrafo curto com o lead (informações
essenciais acerca do acontecimento: Quem? O quê? Quando? Onde?);
dois parágrafos de corpo da notícia, com
informações sobre as causas (Porquê?) do acontecimento e as suas
circunstâncias (Como?).
. . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . .
Correção (cfr.
Apresentação)
Depois de vermos mais um
trecho de Entre Irmãos [cfr.
Classroom] retomaremos o ponto em que estávamos na comparação com Frei Luís de Sousa (em 4-8-1578, derrota
em Alcácer Quibir; em 2007, queda de helicóptero americano, alvejado por
afegãos):
Frei Luís de Sousa |
Entre Irmãos |
Desaparece D. João de Portugal, que será procurado
nos ______ anos seguintes, assumindo quase todos a sua morte. |
Desaparece Sam Cahill, sendo comunicada a sua
morte a Grace, notícia de cuja veracidade ninguém ______. |
Carta entregue a Frei Jorge Coutinho por João de
Portugal terá sido transmitida a Madalena logo aquando do regresso a Portugal
do frade e futuro _____. Ficou também ciente do seu conteúdo, pelo menos,
Telmo. |
Carta deixada por Sam para o caso de não
regressar é entregue a Grace pelo major ___ no final da missa em memória do
falecido. À noite, Grace pega na carta mas não chega a abri-la. |
Madalena, passados ___ anos, casara com Manuel de
Sousa Coutinho. Um ano depois, tiveram uma filha, Maria. Passados catorze
anos sobre o casamento, Maria tem agora treze e falta uma semana para se
perfazerem ____ anos sobre Alcácer Quibir. |
Nos primeiros tempos, Grace fica ____ com a
ausência do marido. Tommy, o cunhado, está bastante presente, até porque
precisa de pedir ajuda a Grace, dadas as estroinices em que persiste. Depois
parece querer apoiá-la no luto recente. |
Telmo é quem mais recorda João de Portugal, com
isso angustiando Madalena. Não se inibe de comparar o primeiro amo, que
considera superior, com _____, que respeita mas não incensa do mesmo modo
superlativo. |
Frank Cahill é quem parece ter ficado mais inconformado
com a presumida morte de Sam, que lembra sobretudo por comparação com _____,
que recrimina e considera não ter as qualidades do outro filho. |
TPC
— Lê as pp. 112-119 (correspondentes às cenas I-IV do ato II de Frei Luís de
Sousa, de Almeida Garrett, que já se passa no palácio que fora de D. João
de Portugal, também em Almada).
#
<< Home