Aula 67-68
Aula 67-68 (17 [1.ª], 18 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 19/fev [4.ª]) Sobre Carmen Dolores.
Revê as cenas V a VIII
do Ato I de Frei Luís de Sousa
(pp. 103-108) — que te pedira lesses em casa —, a fim de completares as
sínteses que ficam aqui em baixo. Procura que a tua redação se integre bem na
sintaxe do texto que esbocei.
Cena V (103-104)
A cena serve para Jorge
vir avisar que os governadores ao serviço de Espanha querem sair de Lisboa, alegadamente
por causa da _______, e, por isso, quatro deles _______________. Isto revolta
Maria. Entretanto, ouvindo melhor do que os outros, Maria percebe que o pai
está a chegar.
Cena VI (105)
Um criado, ______,
confirma a chegada de Manuel. O resto da cena serve para, através de um
comentário de Madalena e, sobretudo, de um aparte de Jorge, se acentuar que
Maria _________.
Cena VII (pp. 105-107)
Pela primeira vez,
intervém _______. Está emocionado e com pressa. Já resolveu que têm de ____________,
antes que cheguem os governadores. Decide também que a família irá para a casa
que pertencera a _______.
Cena VIII (107-108)
Madalena tenta convencer
Manuel a ________________, já que a perspetiva de __________________ a deixa em
pânico.
Veremos os mesmos trechos nos
filmes de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI [27.45-31.00]) e de Quem és
tu? (cenas VII-VIII [13,30-15 de ficheiro 3; 0-3,45 de ficheiro 4]):
Depois de vermos o início
de Entre Irmãos (Brothers) — fica na Classroom o trecho em causa (minutos 1-13) —completa:
Frei Luís de Sousa |
Entre Irmãos |
No final do primeiro trecho que veremos de Entre Irmãos teremos o equivalente da
situação de Madalena em 1578 —
vinte e um anos, menos uma semana, antes do momento a que se reporta a ação
da peça no ato I, que decorre em 28 de julho de ______. |
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Madalena era então casada com ____, cuja família conhecera ainda menina. |
Grace é casada com ____ Cahill, com quem
namorou desde adolescente. |
Casal não tinha filhos. (Maria só nascerá oito
anos depois, em 1586, sendo filha de Madalena e de _____.) |
Casal tem duas filhas (Isabelle e ____). |
Ambos os homens (Portugal e Cahill) são
sensíveis à mobilização militar, a que, de certo modo, quase dão prioridade
relativamente à família. Entretanto, ambas as iniciativas militares
(portugueses em ________; americanos no Afeganistão) são vistas
nos respetivos países com muita desconfiança, como desnecessárias e
aventureiras. |
|
_____ integra exército em Alcácer Quibir. |
Sam é enviado para o ______. |
Na madrugada do dia da batalha (4-8-1578),
escreve uma carta dirigida a Madalena (vivo ou morto ainda há de vê-la) e
entregue a ______. |
Quatro dias antes de iniciar a comissão
(7-10-2007), escreve carta dirigida a _____ e pede a um major que, se
viesse a ser necessário, a entregasse à mulher |
Tropas cristãs são ______ pelos
infiéis («marroquinos»). |
Helicóptero americano é ____ pelos
talibãs afegãos. |
Transpõe o
início da cena VII (p. 105, ll. 65-88) para texto narrativo (de um romance, por
exemplo), cujo narrador homodiegético fosse Maria.
Não te coles demasiado às
frases do original: a mudança de modo literário (dramático > narrativo) e de
focalização (perspetiva passa a ser de Maria) implicam também sintaxe e léxico
por vezes diferentes dos do texto de Garrett.
(Descarrega o teu texto na
Classroom, agora ou ainda antes da próxima aula.)
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TPC
— Caso queiras que envie a concurso o teu texto sobre «Ética na vida e no
desporto», escreve no começo da tarefa que te pedirei na aula de hoje estes quatro
elementos: nome completo; número do cartão de cidadão; e-mail
(o que prefiras dos vários que terás); telemóvel. Depois, completarei eu
mesmo o que falta no formulário individual da candidatura e tratarei do envio.
Enviarei com gosto os
textos dos que assim quiserem. Embora a nota que tenha dado não seja indicação
infalível, sugiro que não deixem de concorrer pelo menos os textos de Bom, Bom (+),
Bom+ e, claro, os Muito Bons. Porém, como disse, terei todo o gosto em tratar
do envio de quaisquer textos.
Quanto àqueles cujas
primeiras versões devolvi hoje, tentem enviar-me, logo que possam, a versão
passada a limpo, pode ser mesmo para esta aula de hoje. Logo porei a nota; e,
se quiserem o envio a concurso, escrevam igualmente os citados quatro dados à
cabeça da tarefa pedida nesta aula.
Quanto à tarefa da aula, a
descarregar: «Transpõe o início da cena VII (p. 105, ll. 65-88) para texto
narrativo (de um romance, por exemplo), cujo narrador homodiegético fosse
Maria. // Não te coles demasiado às frases do original: a mudança de modo literário
(dramático > narrativo) e de focalização (perspetiva passa a ser de Maria)
implicam também sintaxe e léxico por vezes diferentes dos do texto de Garrett.»
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