Sunday, August 24, 2025

Aula 26

Aula 26 (20/out [1.ª, 2.ª, 3.ª]) Correção de questionário sobre «O país dos teimosos» (ver Apresentação).

Para efeitos desta matéria, é útil rever o verbo — a sua conjugação, a sua flexão —, recordando as suas subclasses.

               O verbo pode ser...

 

 

 

 

principal

intransitivo

não seleciona complementos

 

 

transitivo

 

direto

seleciona complemento direto

indireto

seleciona complemento indireto (ou complemento oblíquo)

direto e indireto

seleciona dois complementos

predicativo

seleciona complemento direto e predicativo do complemento direto

 

copulativo

associa-se a um nome predicativo do sujeito (ser, estar, parecer, ficar, continuar, permanecer, tornar-se, etc.)

 

 

auxiliar

dos tempos compostos

ter, haver

da passiva

ser

temporal

ir, haver de

aspetual

estar, continuar, começar, acabar, ir, vir, ficar

modal

ter de, poder, dever

Sobre os valores modais (ou modalidade) tens a explicação na p. 328 do manual. As três modalidades são: epistémica (valores de probabilidade, certeza); deôntica (permissão, obrigação); apreciativa. Na tabela, preenche a coluna da direita com a modalidade que esteja em causa.

«O desensofador» (série Lopes da Silva)

modalidade

Ui!

 

 

Não lhe vou mentir: está muito complicado...

Vai ser preciso desmontar: tenho de tirar a almofada.

 

 

Tenho de fazer a verificação do forro a nível do extravio de acepipes.

Não pode recolocar agora?

 

 

Não posso voltar cá.

Tenho um serviço num dentista que deve ser demorado.

 

Que horror: parece impossível!

 

 

Parece incrível como há gente assim em pleno século XXI...

E posso colocar eu a almofada?

 

 

Por mim, pode.

Pode só virar o fecho éclair ao contrário...

 

 

Pode meter mal a almofada...

A única coisa que pode acontecer é desfigurar o sofá para sempre.

Posso oferecer-lhe uma cerveja?

 

Devemos ter cuidado com chaves e naperons — o mundo tornou-se complicado para os sofás.

 


Indica a função sintática do que esteja sublinhado:

Morro na praia

(Capitão Fausto)

Trabalhar nunca me fez bem nenhum,   _________

Mas é melhor que ver o tempo a passar.

Atrasado, faço mais um refrão.

Ao menos, vou gastar o tempo todo a cantar.

 

Não paro enquanto ainda for a tempo.

A tempestade virou costas ao mar,   _________

Por muito que eu não queira,

De hoje não vai passar.

 

Fecho-me em casa, finjo que sou cantor,   _________

Ostento a tentativa de me levar a sério,

Mas, no fundo, nada mais vai mudar.

Eu canto a parolada, tu só tens de aceitar.   ________

 

Mãe, eu só te quero lembrar,

Até morrer no peito eu vou-te levar;

Minha mãe, eu só te quero lembrar,   _________

Até morrer no peito eu vou-te levar.

 

Caladinho, tu andaste a pastar,

Por esta altura tinhas já o trunfo na mão.   _________

Adormeço sempre a equacionar

E durmo mal dormido a pensar nesta canção.

 

Adio mais um dia perceber

Que aos vinte e seis não posso mais empatar.

Assumo o compromisso,   ________

Deixo as nuvens entrar.

 

Morro na praia a vinte passos de ser

Um gajo formado, um gajo pronto a vingar;

Mas, no fundo, fundo, tudo tem de mudar,   _________

Agora, que eu não estudo, não me vou mais calar.

 

Mãe, eu só te quero lembrar,

Até morrer no peito eu vou-te levar;   _________

Minha mãe, eu só te quero lembrar,

Até morrer no peito eu vou-te levar.   _________

TPC — Faz leitura de poema, perguntas e soluções de «Notas sobre Tavira» (pp. 100-101), de Álvaro de Campos. Vai procurando ler sempre as partes «teóricas» das zonas do manual por que formos passando.

 

 

#