Aula 26
Aula 26 (20/out [1.ª, 2.ª, 3.ª]) Correção de questionário sobre «O país dos teimosos» (ver Apresentação).
Para efeitos desta matéria, é útil rever o verbo — a sua conjugação, a sua flexão —, recordando as suas subclasses.
O verbo pode ser...
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principal |
intransitivo |
não seleciona complementos |
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transitivo
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direto |
seleciona complemento
direto |
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indireto |
seleciona complemento
indireto (ou complemento oblíquo) |
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direto e indireto |
seleciona dois complementos |
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predicativo |
seleciona complemento
direto e predicativo do complemento direto |
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copulativo |
associa-se a um nome predicativo
do sujeito (ser, estar, parecer, ficar, continuar, permanecer, tornar-se,
etc.) |
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auxiliar |
dos tempos compostos |
ter, haver |
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da passiva |
ser |
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temporal |
ir, haver de |
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aspetual |
estar, continuar,
começar, acabar, ir, vir, ficar |
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modal |
ter de, poder, dever |
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Sobre os valores modais (ou modalidade)
tens a explicação na p. 328 do manual. As três modalidades
são: epistémica (valores de probabilidade,
certeza); deôntica (permissão, obrigação);
apreciativa. Na tabela, preenche a
coluna da direita com a modalidade que esteja em causa.
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«O
desensofador» (série Lopes da Silva) |
modalidade |
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Ui! |
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Não lhe vou mentir: está
muito complicado... |
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Vai ser preciso
desmontar: tenho de tirar a almofada. |
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Tenho de fazer a verificação do forro a nível do
extravio de acepipes. |
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Não pode recolocar agora? |
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Não posso voltar cá. |
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Tenho um serviço num
dentista que deve ser demorado. |
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Que horror: parece impossível!
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Parece incrível como há
gente assim em pleno século XXI... |
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E posso colocar eu a almofada? |
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Por mim, pode. |
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Pode só virar o fecho éclair
ao contrário... |
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Pode meter mal a almofada... |
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A única coisa que pode acontecer é desfigurar o sofá para
sempre. |
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Posso oferecer-lhe uma cerveja? |
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Devemos ter cuidado com chaves e naperons — o
mundo tornou-se complicado para os sofás. |
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Indica a função sintática do que esteja sublinhado:
Morro na praia
(Capitão Fausto)
Trabalhar
nunca me fez bem nenhum, _________
Mas é melhor que ver o tempo
a passar.
Atrasado, faço mais um refrão.
Ao menos, vou gastar o tempo
todo a cantar.
Não paro enquanto ainda
for a tempo.
A tempestade virou costas
ao mar, _________
Por muito que eu não queira,
De hoje não vai passar.
Fecho-me em casa, finjo que sou cantor, _________
Ostento a tentativa de me
levar a sério,
Mas, no fundo, nada mais
vai mudar.
Eu canto a parolada, tu só tens de aceitar. ________
Mãe, eu só te quero lembrar,
Até morrer no peito eu vou-te
levar;
Minha mãe, eu só te quero
lembrar, _________
Até morrer no peito eu vou-te
levar.
Caladinho, tu andaste a
pastar,
Por esta altura tinhas já
o trunfo na mão. _________
Adormeço sempre a equacionar
E durmo mal dormido a pensar
nesta canção.
Adio mais um dia perceber
Que aos vinte e seis não
posso mais empatar.
Assumo o compromisso, ________
Deixo as nuvens entrar.
Morro na praia a vinte passos
de ser
Um gajo formado, um gajo
pronto a vingar;
Mas, no fundo, fundo, tudo tem de mudar, _________
Agora, que eu não estudo,
não me vou mais calar.
Mãe, eu só te quero lembrar,
Até morrer no peito eu vou-te levar; _________
Minha mãe, eu só te quero
lembrar,
Até morrer no peito eu vou-te levar. _________
TPC — Faz leitura de poema,
perguntas e soluções de «Notas sobre Tavira» (pp. 100-101), de Álvaro de
Campos. Vai procurando ler sempre as partes «teóricas» das zonas do manual por
que formos passando.
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Português / 12.º 1.ª; 12.º 2.ª; 12.º 3.ª / Escola Secundária José Gomes Ferreira / 2025-2026
(O nome do blogue aproveita título de um livro do patrono da escola.)
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