Sunday, August 24, 2025

Aula 16

Aula 16  (6/out [1.ª, 2.ª, 3.ª]) Correção de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos. Explicação sobre valores aspetuais.

Verifica quais são os valores aspetuais mais nítidos em cada frase de «E tudo o convento levou» (série Lopes da Silva), preenchendo a segunda coluna com uma destas palavras: genérico, imperfetivo, perfetivo, habitual, iterativo.

Na coluna da direita, identifica o responsável por esse matiz aspetual: o verbo auxiliar (AUX); o significado do verbo principal (V); o tempo em que o verbo está usado (T); alguma expressão temporal presente na frase.

Frase

Aspeto

Através de...

A competição é inevitável

genérico

 

As carmelitas descalças estão a comercializar doçaria conventual

 

Aux («estar a»)

As freiras vicentinas andam a vender rendas de bilro

 

 

As carmelitas sabem perfeitamente que os doces conventuais são o nosso negócio

situação estativa

Deus é grande [mas parece ser pequeno para o amor destas religiosas]

 

V («ser»)

Tudo estava bem [até que as carmelitas quiseram mais]

imperfetivo

 

Lá vem ela

 

T (presente)

Nós sempre dominámos o mundo dos bordados

imperfetivo

 

Às vezes, dá-me vontade de rir

 

«às vezes», T (presente)

Já recordei todos os trocadilhos com freiras

 

T (perfeito), «já»

O Maior costuma observar o vosso Bingo

 

Aux («costumar»)

O Maior vê sempre os vossos cartões

habitual

 

Quem ama o Senhor são as vicentinas

situação estativa

As carmelitas têm ido a Santiago todos os meses

iterativo

 

As vicentinas tropeçaram nas escadas

 

T (perfeito)

Nestes dois passos a seguir, mais do que o aspeto interessam os valores temporais: anterioridade, simultaneidade, posterioridade.

Frase

Localização temporal

Através de...

Vai dizer à tua abadessa [que quem ama o Senhor são as vicentinas]

posterioridade

 

Na procissão de maio vamos rezar menos uma novena por elas

 

«Na procissão de maio», Aux («ir»)

TPC — Lê em Gaveta de Nuvens as páginas sobre ‘Tempo, Aspeto, Modalidade’ retiradas de boa gramática. No manual podes ler as pp. 328-329 (‘Aspeto e valor aspetual’).

 

 

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