Planos de aulas
Aula 1-2 (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª] e
17/set [4.ª])
(15) Algumas
indicações úteis ao trabalho ao longo do ano (remetendo-se também para
‘Preceitos’, em Gaveta de Nuvens),
programa e calendário.
(15) Leitura
de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e muito maioritário, autor
deste ano) para ajuizar da sua veracidade.
(30) Correção
muito comentada, incluindo assistência a clip de «Ao volante de um Chevrolet
pela estrada de Sintra».
(15) Preenchimento
da ficha de caderneta (incluindo acróstico com definição pessoal, mas, desta
vez, com advérbios/verbos).
(15) Redação
de quartetos, segundo modelo, em termos de versificação, de «Sou um evadido»
(p. 31), de Fernando Pessoa (p. 31).
Aula 3 (17 [5.ª], 18
[4.ª], 19 [9.ª], 20/set [3.ª])
(20) Explicação
sobre critérios para distinguir funções sintáticas.
(15) Exercícios em torno de funções sintáticas.
(10) Correção.
(10) Mais exercícios (com canção e com itens de
exame).
(5) Correção.
Aula 4-5 (18 [9.ª, 3.ª], 19/set
[5.ª, 4.ª])
(5) Assistência a início do filme de João
Botelho Conversa acabada (o passo da
morte de Pessoa no Hospital de São Luís dos Franceses).
(5) Explicação
sobre características do ortónimo.
(15) Leitura,
bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 37), para completar
respostas lacunares a perguntas.
(2) Audição
da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa.
(15) Correção
das respostas.
(8) Assistência
a sketch com ceifeiras (série
Barbosa).
(5) Comentário
a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa resposta).
(20) Compreensão
de «Gato que brincas na rua» (p. 38), pela redação de comparação com «Ela
canta, pobre ceifeira», em cerca de 100 palavras, sendo obrigatórias citações
de «Gato que brincas».
(18) Assistência
a início de Paterson, de Jim Jarmusch.
Aula 6-7 (23 [3.ª, 5.ª], 24 [4.ª], 25/set
[9.ª])
(10) Correção do comentário sobre «Ela canta,
pobre ceifeira»/«Gato que brincas na rua»; emenda de lapso num dos exercícios
da aula sobre Funções sintáticas.
(5) Cópia de um exemplo de comentário.
(10) Relance
à quadra «Quase anónima sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do
tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do
último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome.
(3) Audição
de «Gato que brincas na rua» (e «Ela canta, pobre ceifeira»), declamado por
João Villaret.
(5) Correção.
(15) Redação
de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e
«Dístico», de Sebastião da Gama.
(10) Correção.
(15) Redação de síntese de «A dor de pensar» (p. 38).
(18) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula 8-8R (23 [9.ª], 24 [5.ª], 25/set
[4.ª, 3.ª])
(5) Assistência a clip de «Advérbios de modo não combinam com amor» (Zé Carlos).
(15) Resposta a ficha sobre advérbios (reportada
a «Advérbios de modo não combinam com amor»).
(10) Correção.
(5) Audição de «Efetivamente», dos GNR.
(10) Ficha sobre modificadores de frase (do Caderno
de Atividades).
(5) Correção.
(5) Assistência a trecho final de Amor de Perdição (de Manoel de Oliveira),
apud João Botelho, O Cinema, Manoel de
Oliveira e Eu).
(20) Redação de comentário a passo de Amor de Perdição.
(10) Correção por leitura de boa resposta no
ecrã.
(5) De novo, audição de «Efetivamente».
Aula 9-10 (26 [9.ª], 27/set
[5.ª, 4.ª, 3.ª])
(30) Questionário
sobre carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos
heterónimos (pp. 25-27).
(10) Relance
a «Álvaro de Campos — o poeta da modernidade» (p. 55) e a excerto de «Opiário»,
de Álvaro de Campos.
(3) Explicação
sobre heterónimos, Campos, «fases» de Campos.
(2) Audição
de excertos de «Opiário».
(5) Visionamento
de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário».
(20) Redação
de poema, em verso livre, sem rima, com versos de extensão à Campos, cujo
título seja «Quedas de água» ou «Cai a água».
(20) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula
11-12 (30/set [3.ª, 5.ª], 1 [4.ª], 2/out [9.ª])
(17) Correção
de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos.
(5) Sobre
critérios específicos de avaliação (ler em casa livros e textos; rever o que
emende; fazer todas as tarefas grandes; estar dentro das coisas em gramática).
(7) Resolução
de exercício de preenchimento de lacunas com conectores sobre «O estatuto
especial de Álvaro de Campos».
(5) Correção.
(5) Assistência,
em Conversa acabada, do passo com
«Ode triunfal» (32,3-34,3).
(10) Preenchimento
de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com
abonações do próprio texto.
(5) Correção.
(5) Visionamento
de clip (Wordsong) com adaptação de «Ode triunfal».
(15) Dada
definição de «ode» e «ode» à Campos, redação de alguns versos de uma ode a uma
realidade qualquer, à maneira futurista.
(13) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula 13-13R
(30/set [9.ª], 1 [5.ª], 2/out [4.ª, 3.ª])
(10) Correção
de síntese de «A dor de pensar».
(5) Visionamento de leitura de «Todas as
cartas de amor são ridúculas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco.
(5) Resolução de perguntas curtas sobre
«Todas as cartas [...]»; correção.
(5) Audição de «Aniversário» (por Luís
Lucas).
(10) Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de
Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição
curta.
(10) Correções.
(5) Assistência
a passos com poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone».
(10) Exercícios
sobre tipos de sujeito e constituintes internos ao grupo verbal.
(10) Correção.
(10) Mais
exercícios.
(10) Correção.
Aula 14-15 (3 [9.ª], 4/out [5.ª, 4.ª, 3.ª])
(10) Correção de poema sobre «Quedas de água».
(5) Audição
de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 68), declamado por Joaquim de Almeida.
(15) Resolução
de questionário sobre assuntos de gramática a partir do texto «Lisbon Revisited
(1923)».
(25) Resposta-comentário
de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)» e «Lisbon Revisited
(1926)»).
(5) Assistência
a clip com «Lisbon Revisited (1926)», dito por Paulo Pires, e a trailer de
filme de Edgar Pêra.
(5) Leitura
de resposta-modelo.
(4) Assistência
a clip de poema de Álvaro de Campos («Esta velha angústia», por Virgílio
Castelo).
(6) Assistência a trechos com Pessoa em Contemporâneos.
(13) Assistência a trecho de Paterson.
Aula 16-17 (7 [3.ª, 5.ª], 8 [4.ª], 9/out [9.ª])
(10) Correção de «ode» futurista.
(15) Exercícios sobre valor aspetual (p. 66;
com algumas respostas já lançadas); e sobre valor modal (na p. 70).
(10) Correções.
(10) Assistência a «O Desensofador» (série
Lopes da Silva), para fazer exercício sobre modalidade; correção.
(10) Assistência a trecho de Último a sair, para resolver exercícios
sobre aspeto.
(20) Reescrita
de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos
trechos narrativos.
(13) Assistência a trecho de Paterson.
Aula 18-18R (7 [9.ª], 8 [5.ª], 9 [4.ª], 11/out [3.ª])
(20) Correção de questionário de gramática
sobre «Lisbon Revisited (1923)».
(25) Compreensão
oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa (2-25), seguida de
questionário V/F; correção (e Tia Albertina).
(35) Dada cantiga de amigo de D.dinis («De que
morredes, filha, a do corpo velido», na p. 9), transposição para a atualidade,
com criação de novo contexto e manutenção dos aspetos formais.
(10) Exercício de funções sintáticas com
«Velha Infância» (Tribalistas).
Aula 19-20 (9 [3.ª], 10 [9.ª], 11/out [5.ª, 4.ª])
(10) Correção de comentário sobre duas «Lisboa
Revisited» (ou, na turma 3.ª, simples entrega do trabalho de gramática).
(15) Leitura de «Datilografia», de Álvaro de
Campos (p. 60), com preenchimento de tabela com síntese de momentos e resposta
curta.
(5) Correção, precedida de audição de poema
declamado por João Grosso.
(10) Resposta conduzida sobre noções de
valores temporais com «Ao volante do Chevrolet [...]» (pp. 62-63); correção.
(15) Assistência a «Teste de bazófia» (série
Barbosa), para preencher tabela com tempo-modalidade-aspeto; correção.
(20) Comentário em torno de «selfies» e
Pessoa/Álvaro de Campos — cfr. «Quem
sou eu?» (p. 14).
(15) Assistência a trecho final de Paterson.
Aula
21-22 (14 [3.ª, 5.ª], 15 [4.ª] 16/out [9.ª])
(15) Leitura
de «Alberto Caeiro, o poeta ‘bucólico’» (p. 49) e preenchimento de tabela com
valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de
rebanhos», de Alberto Caeiro.
(2) Audição
de poema IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas).
(15) Correção.
(10) Compreensão
do «Poema segundo» (p. 52), escrevendo sínteses de máximas (ouvindo declamação,
vendo clip).
(5) Correção.
(15) Redação
de comentário comparativo entre Alberto Caeiro e Paterson.
(10) Correção.
(17) Assistência
a trecho de O Clube dos Poetas Mortos.
Aula 23-23R (14 [9.ª], 15 [5.ª],
16/out [4.ª, 5,ª])
(10) Correção
de trabalho com cantiga de amigo.
(15) A
partir do sketch «E tudo o convento
levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4), preenchimento de tabela sobre valores
aspetuais e temporais.
(10) Correção.
(15) Completamento
de comentário sobre ‘Saudade em cantigas de amigo».
(7) Cópia
de uma solução modelar.
(15) Assistência
a passo de Último a sair (Bruno e
Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor; correção
(10) Assistência
a trecho de vídeo com lição de Elsa Gonçalves sobre cancioneiros.
(7) Exercício
em torno de funções sintáticas com letra de canção.
Aula 24-25 (17 [9.ª], 18/out [5.ª,
4.ª, 3.ª])
(5) Correção
da recriação de «Dobrada à moda do Porto», de Campos, e audição de declamação.
(10) Leitura
de dois textos expositivos — «Ricardo Reis, o poeta “clássico”»» (p. 71),
«Epicurismo e estoicismo» (74).
(12) Leitura
de ode de Ricardo Reis na p. 72 («Uns, cons os olhos postos no passado»), para
responder a perguntas de composição curta; e sínteses de estrofes de outra ode
(«Cada dia sem gozo não foi teu»).
(8) Correção.
(5) Resposta
sobre v. 7 e antítese.
(5) Correção
(incluindo reflexão sobre marcas estilísticas das odes de Reis).
(5) Assistência
a «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos).
(2) Assistência
a clip «Nada fica de nada» (Rui Reininho diz Reis).
(24) Redação
de comentário de comparação de poema de José Gomes Ferreira («Vive em cada
minuto») com ode de Reis («Tão cedo passa tudo quanto passa!», p. 72).
(14) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 26-27
(21 [3.ª, 5.ª], 22 [4.ª], 23/out [9.ª])
(12) Leitura
de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução de item de composição curta.
(5) Correção.
(3) Audição
de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 75), de Ricardo Reis, declamado
por Luís Lima Barreto.
(15) Compreensão
de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 75), para resposta a
vários itens fechados em torno do texto.
(8) Correção;
audição de declamação por Sinde Filipe.
(15) Resposta
a item de composição curta para compreensão de poema de Sophia — «Não creias,
Lídia, que nenhum estio» (p. 76) —, em contraste com odes de Reis.
(10) Leitura
de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 73), para preenchimento de texto
lacunar (precedida de audição de declamação de Luís Lima Barreto).
(7) Correções.
(13) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula
28-28R
(21 [9.ª], 22 [5.ª], 23/out [4.ª, 3.ª])
(15) Leitura
de «O que há em mim é sobretudo cansaço», de Campos, para completar análise a
que só faltam citações.
(5) Correção.
(5) Apresentação
de aspetos da estrutura das provas nacionais de Português do 12.º ano.
(30) Redação
de respostas de grupo I de um exame nacional (com texto de Álvaro de Campos).
(10) Após
assistência a sketches «Carjaquim»
(Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa), resolução de
exercícios sobre processos irregulares de formação de palavras e sobre aspeto.
(10) Correção.
(10) Assistência
a passo de Último a sair (traição de
Débora), para resolver exercício sobre modalidades.
(5) Correção.
Aula 29-30 (24 [9.ª], 25/out [5.ª,
4.ª, 3.ª])
(5) Audição
da sexta parte de «Chuva Oblíqua», por Sinde Filipe.
(12) Releitura
de trecho da carta sobre a génese dos heterónimos e leitura de «Chuva Oblíqua»
(p. 46), de Pessoa ortónimo, para localizar partes relativas à infância e ao
presente.
(5) Correção.
(5) Resolução
(e correção) de itens de exames recentes sobre aspeto e modalidade.
(8) Assistência
a trecho de Conversa acabada (dia
triunfal).
(15) Leitura
de «Se eu pudesse trincar a terra toda», poema XXI de «O Guardador de
Rebanhos», de Caeiro, para completamento de respostas a perguntas segundo o
modelo de grupo I de exames.
(16) Assistência
a trecho de O Guardador de Rebanhos
de Edgar Feldman.
(10) Correções.
(14) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 31-32
(28 [3.ª, 5.ª], 29 [4.ª], 30/out [9.ª])
(25) Questionário
de compreensão de «Muda de vida» (de Luís Filipe Borges).
(5) Cópia da correção da última pergunta
sobre o poema XXI de Caeiro.
(8) Assistência a Dia triunfal (Rita Nunes).
(5) Assistência a «O dia triunfal» em O que fica do que passa (entrevista com
António Feijó, Canal Q).
(4) Assistência
a súmula sobre Caeiro (Santillana).
(5) Assistência
a «Matarruano sonhador» (Lopes da Silva), para notar características caeirianas.
(20) Redação
de comentário em torno de Caeiro e «Matarruano sonhador».
(15) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 33-33R (29 [9.ª], 30 [5.ª], 31/out [4.ª, 3.ª])
(10) Entrega de respostas sobre Campos (em
prova de exame), analisando as duas últimas sobretudo.
(5) Assistência
a súmula sobre Campos (Santillana).
(3) Assistência
a «Diálogo sobre o arrependimento» (série Barbosa).
(4) Audição
de «Contrariedades», por Sinde Filipe.
(15) Compreensão de «Contrariedades» (pp.
307-308), de Cesário Verde, para preencher tabela com características mais
inovadoras e resolver itens de interpretação.
(8) Correção.
(5) Apresentação de pergunta de exame de há
dois anos, acrescentando mais tópicos.
(10) Redação de linhas para possível
introdução.
(12) Assistência
a trechos de «Último a sair» (paródias de poemas).
(18) Comentário
em torno de características aproximáveis de Campos.
Aula 34-35
(4 [3.ª, 5.ª], 5 [4.ª], 6/nov [9.ª])
(20) Correção
de questionário de compreensão.
(5) Correção
de texto sobre «Matarruano sonhador».
(7) Compreensão
de poema de Pessoa sobre nostalgia da infância (soneto «A criança que fui chora
na estrada», p. 45), através de itens para identificação de referentes.
(10) Correção.
(3) Audição
de declamações de «Pobre velha música» (Natália Luísa; João Grosso).
(20) Resposta
a perguntas, de composição curta, sobre «Pobre velha música», p. 48, e «Quando
as crianças brincam», p. 48.
(10) Resposta
sobre conto lido (título e justificação). / Resposta sobre aspetos formais da
poesia do ortónimo.
(15) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 36-36R (4 [9.ª], 5 [5.ª], 6/nov [4.ª, 3.ª])
(10) Apresntação
de exame; cópia de resposta a item da prova referida a seguir.
(4) Audição
de súmula sobre Ricardo Reis (Santillana).
(30) Resposta
a item/itens de exame recente, em torno de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria»
(p. 73) (responder a uma ou duas perguntas; ver o que se pedia nas outras e
critérios de todas).
(5) Resolução
de exercício em torno de aspeto e modalidade.
(8) Correção.
(10) Assistência
a sketch «Super de Origem» (Lopes da
Silva, I, 4, 9), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas
sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos.
(5) Correção.
(10) Resolução
de exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos.
(5) Correção.
(3) Audição
de canção e preenchimento de orações.
Aula 37-38 (7 [9.ª], 8/nov [5.ª,
4.ª, 3.ª])
(10) Correção
de respostas vindas da aula anterior.
(20) Completamento
de respostas lacunares a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34);
e de «Isto» (p. 36), também de Fernando Pessoa.
(15) Correção
(incluindo clip de «Autopsicografia» e, talvez, de «Luar», de Caeiro; e
declamações de «Autopsicografia» e de «Isto», por Villaret).
(10) Assistência
a trecho de Último a sair para
completar tabela sobre aspeto.
(25) Redação
de conto com cem palavras.
(10) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 39-40
(11 [3.ª, 5.ª], 12 [4.ª], 13/nov [9.ª])
(5) Correções
(do Conto em cem palavras).
(5) Leituras
de trechos ensaísticos nas pp. 33-34 e 32.
(5) Leitura
de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, para encontrar versos
irónicos.
(10) Reconstrução
de «Tudo que faço ou medito», de Pessoa ortónimo.
(5) Correção
(e audição de declamação).
(15) Audição
de trechos de declamações de «Tabacaria» (de Álvaro de Campos) para escolher a
melhor e conhecer todo o poema.
(5) Votação.
(23) Redação
de pequeno conto, prosa, em continuação de «Tabacaria».
(15) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 41-41R (12 [5.ª], 13/nov [4.ª, 3.ª, 9.ª])
(10) Correção
de prova de exame sobre Reis (2.ª fase de 2018).
(20) Compreensão
de «Ode marítima» (p. 58) (vs. «O
mistério das cousas, onde está ele?», p. 53), através de pergunta sobre
Sensacionismo; incluindo audição-visualização de clip de WordSong com «Ode
marítima»; correção.
(16) Assistência
a trecho de documentário sobre Pessoa (2.ª parte de Grandes Portugueses).
(9) Correção.
(25) Redação
com «tradução» para português atual de texto de Fernão Lopes (p. 365)
(8) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 42-43 (14 [9.ª], 15/nov [3.ª,
4.ª, 5.ª])
(22) Explicação
acerca de erros das últimas redações (através de tabela com conselhos).
(6) Assistência
a canção de «Clã» («Problema de expressão»), com erros de português, em «Diz
que é uma espécie de magazine».
(10) Exercício
+ correção (explicada).
(5) Assistência
a canção de «Clã», mas já sem erros.
(45) Apreciação
crítica, Artigo de opinião (leitura, escrita, a partir de modelo de MEC).
Aula 44-45 (18 [3.ª, 5.ª], 19 [3.ª], 20/nov [9.ª])
(25) Questionário
de compreensão/gramática (sobre «Famílias desavindas», de Mário de Carvalho,
pp. 163-165).
(5) Resposta
a item 1 de gramática (p. 166), mas com critérios formais.
(5) Correção.
(35) Redação
de respostas a itens de exame.
(5) Assistência
a sketch de «Contemporâneos», com espólio de Pessoa (e referência à digitalização
do espólio de Pessoa na BND).
(14) Assistência
a conclusão de Clube dos poetas mortos.
Aula 46-46R (18 [9.ª], 19 [5.ª],
20/nov [4.ª, 3.ª])
(30) Redação
de respostas a grupo I de prova de exame (com texto de Campos).
(10) Correção das perguntas (e cópia de uma
delas).
(5) Assistência
a «Canção da Cacofonia» (Zé Carlos).
(9) Assistência
a trecho de documentário por José Hermano Saraiva (História Essencial de Portugal), acerca da revolução de 1383-1385.
(6) Audição
de leitura dramatizada de «Do Alvoroço» (ao mesmo tempo que se lê texto mais
simplificado nos slides), identificando trocas perversas.
(25) Redação
de notícia.
(5) Identificação de funções sintáticas em canção de Jorge
Palma, ouvindo-a ao mesmo tempo.
Aula 47-48 (21 [9.ª], 22/nov [3.ª,
4.ª, 5.ª])
(25) Correção
de questionário sobre «Famílas desavindas» feito há uma aula.
(5) Correção
de comentário sobre Ricardo Reis/José Gomes Ferreira.
(30) Leitura,
e releitura, de poemas de Ricardo Reis (pp. 74, 73 e 75) para escrever
comentário a poemas de Adília Lopes (com alusão a Reis/Lídia).
(5) Leitura
de resposta possível.
(5) Assistência
a sketch com as palavras colocadas
(«Curso de Preparação para o casamento» (Lopes da Silva); resposta.
(5) Correção
da ficha.
(12) Assistência
a início de A biblioteca dos livros
rejeitados.
Aula 49-50 (25 [3.ª, 5.ª], 26
[4.ª], 27/nov [9.ª])
(15) Exercícios
de ortografia (pronomes versus sufixos).
(10) Correção.
(3) Audição de trecho de
intervenção de Susana Romana em «Pop Up» sobre como construir histórias.
(2) Audição
de «Não sei se é sonho, se realidade» (p. 39).
(8) Atribuição
de títulos-síntese a cada estrofe; correção.
(5) Assistência
a sketch-canção «C certinho» (Zé
Carlos).
(5) Completamento
de texto lacunar sobre o citado sketch e variação linguística.
(20) Compreensão
de «Contemplo o que não vejo» (p. 41), para acrescentar quadra final que faça que
o «eu» nos parecesse de (i) Caeiro; (ii) de Campos; de (iii) Reis.
(15) Assistência
a trecho de A Biblioteca dos Livros Rejeitados.
Aula 51-51R (25 [9.ª], 26 [5.ª],
27/nov [4.ª, 3.ª])
(20) Resposta
a perguntas de exame com lírica de Camões (clássica).
(5) Exemplo
de solução.
(10) Explicação,
em revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras.
(7) Assistência
aos sketches «Relato de engate» e
«Baratas à procura de casa» (Lopes da Silva), para recolher palavras com
diversas formações.
(3) Preenchimento
de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações.
(2) Correção.
(15) Resolução
de exercícios sobre o mesmo assunto.
(5) Correção.
(10) Resolução
de itens com mais exemplos de «Processos irregulares de formação de palavras».
(10) Correção
(incluindo itens de exame).
(3) Exercício
de funções sintáticas a partir de canção («A cantiga é uma arma»).
Aula 52-53 (28/dez [9.ª], 2/dez
[3.ª, 5.ª], 3/dez [4.ª])
(20) Leitura
de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de
análise lacunares e resolução de correspondência.
(10) Correções;
audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras
a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa.
(4) Leitura
de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana
Calcanhoto para notar semelhanças com Pessoa.
(2) Comentário
a cartoon de Quino (sobre ter vários eus).
(3) Explicação
sobre slides da canção de José Mário Branco.
(6) Assistência
a trecho de episódio 2 (série 2) de O
programa do Aleixo.
(10) Identificação
de funções sintáticas.
(5) Correção.
(30) Escrita
de prosa (deambulatória) alfabética, depois de leitura, para perceber estilo,
de «Tudo é absurdo» (p. 85), do Livro do
desassossego.
Aula 54-54R (2 [9.ª], 3 [5:ª], 4/dez
[4.ª, 3.ª])
(10) Correção
de notícia sobre «Do Alvoroço», incluindo curto trecho de «Crónicas de Fernão
Lopes» (série Grandes Livros).
(15) Audição
de poema de Alberto Caeiro (VII), seguida de compreensão mediante preenchimento
de lacunas em respostas a provas de exame.
(5) Relance
a três textos da lírica de Camões, para distinguir vertente tradicional e
clássica.
(3) Trecho
de documentário com José Mário Branco a explicar como musicou «Mudam-se os
tempos»; audição da canção.
(20) Compreensão
de «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades», através de comentário comparado
(com estrofe de José Mário Branco e com canção de Rui Veloso).
(5) Correção.
(5) Sobre
classificação de orações.
(15) Exercícios
com conjunções.
(5) Correção.
(5) Audição
de canção de Rui Veloso para classificar orações sublinhadas.
Aula 55-56 (4 [9.ª], 6/dez [3.ª,
4.ª, 5.ª])
(25) Questionário sobre apreciação do Filme do Desassossego (p. 87).
(5) Transcrição de poema de Pessoa citado
no filme («Dobre»), a partir de imagem do autógrafo.
(5) Correção.
(15) Escrita de comentário em torno de
características de ortónimo no poema «Dobre».
(7) Correção.
(15) Assistência a início de Filme do Desassossego.
(5) Classificação de características de
versos de «Tabacaria».
(5) Correção.
(12) Assistência a início de A vida secreta dos nossos bichos.
Aula 57-58 (5 [9.ª], 9 [3.ª, 5.ª],
10/dez [4.ª])
(8) Correção de redação «deambulatória» e
alfabética.
(15) Resolução de exercícios em torno de
classificação de orações.
(12) Correção.
(5) Visualização
de imagens da Rua do Arsenal (em série de Fernando Rosas); audição de fragmento
do LdoD na p. 83, ao mesmo tempo que
passeio pelas ruas em causa (do Arsenal e da Alfândega) no Google Maps.
(35) Redação segundo modelo de «Amo, pelas
tardes demoradas de verão» (p. 83).
(15) Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos.
Aula 59-59R (9 [9.ª], 10 [5.ª],
11/dez [4.ª, 3.ª])
(20) Correção de questionário sobre apreciação
crítica de Filme do Desassossego.
(20) Assistência a trechos de 1986 (partes dos episódios 7 e 8; cfr. famílias desavindas).
(20) Redação de comentário (em torno de ódios de
famílias e Amor de Perdição,
«Famílias desavindas», etc.).
(5) Audição de exemplo de resposta (e leitura
de slide com excerto de Lawton).
(10) Assistência
a sketch («Debate com o Super-homem»,
série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais,
modais, conferidos por verbos auxiliares.
(10) Correção.
(5) Classificação de orações em «A escola»
(de Jorge Palma).
Aula 60-61 ([só da turma 9.ª:]
11/dez)
(4) Assistência a depoimento de José Mário
Branco sobre construção de canção (13-17).
(6) Audição
de trecho de «E o resto é História», sobre canções políticas. (28/29-34).
(30) Assistência
de novo a trechos de «A vida secreta [...]» para encontrar os vários Pessoas;
seguida de redação de comentário.
(10) Correção.
(5) Assistência
a «O último a sair» (discussão de Débora).
(10) Identificação
de funções sintáticas.
(7) Correção.
(8) Resolução
de classificação de orações (frases de «O mortal de Bruno»).
(5) Correção.
(5) Audição de «Amar pelos dois» e
classificação de orações.
Aula 62-63 (12 [9.ª], 13 [3.ª,
4.ª, 5.ª])
(10) Preparação
de envelopes para concurso.
(20) Questionário
de gramática.
(10) Assistência
a trechos de Filme do Desassossego.
(40) Redação
em torno de livros lidos.
(10) Assistência
a trecho de A vida secreta dos nossos
bichos.
Aula 64-65 (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª],
17/dez [4.ª])
(10) Sobre
apreciações críticas a livros feitas na aula anterior.
(10) Sobre
questionários de gramática feitos na aula anterior.
(20) Sobre
avaliação.
(45) Assistência
a final de A vida secreta dos nossos
bichos-2 e, ao mesmo tempo, conversa com cada aluno.
Aula 66-67 (6 [3.ª, 5.ª], 7 [4.ª], 8/jan [9.ª])
(20) Leitura
de crónica de José Manuel dos Santos sobre heterónimos («Fernando Pessoa: o
ciclo das estações», p. 89), preenchendo quadro com características «dos vários
Pessoas» e classificando figuras de estilo.
(10) Correções.
(10) Leitura
(e audição), mais na diagonal, de «Eu nunca fiz senão sonhar» (pp. 80-82), do Livro do Desassossego, para completar
quadro, com frases de Bernardo Soares suscetíveis de representar cada
heterónimo.
(5) Assistência
a depoimento de Cleonice Berardinelli em documentário (da Globo) sobre Pessoa.
(22) Assistência
e resposta a questionário sobre parte de documentário sobre Livro do Desassossego (série ‘Grandes
livros’). [20-37/38]
(5) Correção
(e Tia Albertina).
(13) Apreciação
crítica de anúncio («Odd triunfal»).
Aula 68-68R (6 [9.ª], 7 [5.ª], 8/jan [4.ª, 3.ª])
(20) Assistência
a trechos dos três últimos episódios de 1986.
(10) Resposta
a pergunta (completamento) sobre Frei Luís de Sousa.
(5) Correção.
(10) Assistência
ao mesmo passo em versões dramatizadas (Listopad e Botelho).
(5) Assistência
a trecho de 1986.
(10) Começo
de resposta a item 7 de exame nacional (sobre Maria e Frei Luís de Sousa).
(20) Assistência
a trechos de 1986.
(7) Preenchimento
de quadro comparativo 1986/Frei Luís de Sousa.
(3) Audição
de canção cantada por Ana Bacalhau (#), para preenchimento de classificação em
torno de aspeto, tempo, modo.
Aula 69-70
(9 [9.ª], 10/jan [3.ª, 4.ª, 5.ª])
(30) Com
exemplares de Mensagem (da coleção
iagora; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura
da obra.
(15) Correção.
(5) Explicação
sobre conceito de coerência textual (e coesão textual).
(25) Identificação
de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da
não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em
sketches (série Barbosa).
(15) Redação
de contracapa (com Pessoas: antologia).
Aula 71-72 (13 [3.ª, 5.ª], 14 [4.ª], 15/jan [9.ª])
(10) Assistência
a trecho do filme Mensagem, de Luís
Vidal Lopes.
(15) Resposta
a perguntas da p. 102 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares).
(15) Correção,
incluindo explicação das estâncias de Camões e audição de «O dos Castelos» (por
Sinde Filipe).
(3) Audição
de «Europa» (p. 215), de Ana Luísa Amaral.
(10) Redação
de pequeno comentário, completando ‘O desenho de Agim Sulaj — à direita do
poema de Ana Luísa Amaral — concorda mais com o poema «Europa» do que o «O dos
Castelos»’.
(5) Assistência
a «Qual papel» (série Fonseca; e Pandilha), exemplo de infração à regra da não
redundância.
(30) Redação
de argumentos e exemplos, dados quatro grupos III de provas de exame.
Aula 73-73R (13 [9.ª], 14 [5.ª], 16/jan [4.ª, 3.ª])
(4) Explicação
acerca de ato e cena, concentração (espaço e tempo); dia fatídico.
(6) Assistência
a trecho de Madalena.
(25) Resposta
a dois itens de exame.
(4) Assistência
a trecho de Madalena.
(5) Assistência
a episódio recente de «Governo Sombra», com menção a orçamento e Pessoa.
(5) Exercício sobre coerência textual.
(5) Correção.
(15) Exercícios sobre coesão textual (e
coerência).
(8) Correção.
(7) Audição
de «Quanto é que falta?» (e classificação de funções sintáticas).
Aula 74-75
(16 [9.ª], 17/jan [3.ª, 4.ª, 5.ª])
(5) Correção
de apreciações críticas de anúncio.
(5) Assistência
a trechos de Non, de Manoel de
Oliveira.
(15) Leitura
de «D. Sebastião, rei de Portugal» (p. 105), para completar análise e exercício
de associação.
(5) Correção;
ver edição de Mensagem.
(18) Leitura
de texto de um editorial para comparação, por escrito, com poema lido; relance
a outros textos sobre D. Sebastião em Mensagem.
(12) Assistência
a trechos de Non.
(5) Completamento
com conjunções e preposições de síntese sobre «D. Sebastião».
(4) Correções.
(3) Audição
de «Os loucos estão certos» (Diabo na Cruz).
(18) Redação
de introdução e parte de desenvolvimento (um argumento/exemplo) para
dissertação sobre loucura.
Aula 76-77 (20 [3.ª, 5.ª], 21 [4.ª], 22/jan [9.ª])
(10) Correção da redação de argumento de parte
III de exame.
(20) Questionário de compreensão/gramática
sobre «Ulisses» (p. 103).
(10) Completamento de respostas sobre «Sísifo»
(p. 190), de Miguel Torga.
(5) Assistência a «The mith
of Sisyphus» (TED).
(5) Assistência a entrevista com Gregório Duvivier sobre peça
«Sísifo».
(7) Correções.
(15) Redação de argumento (e exemplos) do
texto de opinião pedido na p. 229 («A solidão dos idosos é uma das mais graves
doenças das sociedades contemporâneas»).
(15) Assistência a início de Diamantino.
(3) Preenchimento de quadro comparativo Diamantino / Mensagem.
Aula 78-78R (20 [9.ª], 21 [5.ª], 22/jan [4.ª, 3.ª])
(5) Correção das perguntas 5 e 6 de prova nacional.
(2) Assistência a trecho de Non,
de Manoel de Oliveira (passo do decepado).
(5) Preenchimento de respostas em torno de
características de tragédia.
(5) Correção.
(7) Assistência a sketches com Hamlet (Monty Python e Gato Fedorento).
(5) Exercício em torno de orações relativas
(restritivas e explicativas), a partir de pontuação.
(10) Correção (e explicação adicional).
(5) Ainda mais um exercício sobre Frei Luís de Sousa.
(5) Correção.
(15) Redação de argumento e exemplo de
dissertação (sobre «crise dos refugiados»).
(10) Exercícios sobre pontuação.
(7) Correção.
(8) Audição de «Carta» (Toranja), com identificação de orações.
Aula 79-80 (23 [9.ª], 24/jan [3.ª, 4.ª, 5.ª])
(15) Correção do questionário
de compreensão escrita sobre «Ulisses».
(15) Resolução de ficha sobre Atos
ilocutórios.
(10) Correção.
(15) Assistência a sketches (série Barbosa), para depois preencher
tabela relativa à força ilocutória dos actos de fala assinalados.
(5) Correção.
(17) Redação de resposta a pergunta sobre «D.
Dinis» (p. 104).
(13) Assistência a
trecho de Diamantino.
Aula 81-82 (27 [5.ª, 3.ª], 28 [4.ª],
29/jan [9.ª])
(20) Compreensão de «Mar português» (p. 108),
através de perguntas de descodificação de versos aforísticos e comparação com Os
Lusíadas (saída de Belém, IV, 88-89).
(8) Correções.
(5) Audição de «O mostrengo» (Sinde Filipe).
(2) Compreensão de «O mostrengo» (p. 108).
(8) Audição de passo do Adamastor nos Lusíadas.
(5) Redação ou cópia da solução.
(15) Preenchimento de comparação Lusíadas/Mensagem;
correção.
(8) Assistência a trecho de O Sentido da Vida, para homenagem a
Terry Jones e caso interessante de coesão lexical.
(5) Resposta a itens de coesão em exames
recentes.
(15) Assistência a trecho de Diamantino.
Aula 83-83R (27
[9.ª], 28 [5.ª], 29/jan [3.ª, 4.ª])
(10) Correção de resposta sobre «D. Dinis» (Mensagem).
(10) Assistência a começo do episódio 1 da
série 1986.
(20) Resposta a itens de exame com os Lusíadas.
(5) Relance aos critérios das várias perguntas.
(5) Relance a Non
(episódio de Ilha dos Amores) e/ou explicação sobre mitificação dos heróis.
(10) Continuação de episódio de 1986.
(5) Assistência a trechos com contos de Mário Henrique Leiria.
(10) Assistência a sketch («Fiscal de danças ridículas») para classificar atos
ilocutórios (e também itens saídos em exames).
(5) Correção.
(10) Audição de canção e classificação de
orações (Ornatos Violeta, «Ouvi dizer»).
Aula 84-85 (30/jan
[9.ª], 3 [3.ª, 5.ª], 4/fev [4.ª])
(10) Correção
do texto de opinião sobre «loucura».
(25) Para
compreensão de «O Infante» (p. 106), resolução de itens de composição curtos e
em torno de cartoon de António.
(3) Relativamente
a «Horizonte» (p. 107), resolução de ordenação.
(2) Resposta
a item sobre «Sagres» (p. 191).
(3) Audição
de declamações (Sinde Filipe).
(10) Correções.
(15) Redação de último parágrafo de um texto
argumentativo.
(15) Assistência a trecho de Diamantino.
Aula 86-86R (3 [9.ª], 4 [5.ª], 6/fev
[3.ª, 4.ª])
(15) Entrega
de resposta sobre Maria (numa prova com Frei
Luís de Sousa) e alerta sobre respostas a itens 7.
(5) Explicação
em torno de quadro de conjunções e orações (advertências; acrescentos).
(15) Resolução
de exercício de classificação de orações.
(10) Correção.
(5) Assistência
a passo de Frei Luís de Sousa (cena VI do ato III)
(20) Redação
de itens de exame sobre Frei Luís de Sousa.
(3) Assistência
a passo de Frei Luís de Sousa (chegada de Manuel no ato I).
(10) Correções
(incluindo cópia).
(7) Audição de canção (e classificação de orações).
Aula 87-88 (5 [9.ª], 7 [3.ª, 4.ª,
5.ª])
(15) Compreensão
de «O Quinto Império» (Mensagem), p.
109, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois
textos expositivos).
(5) Correção.
(5) Assistência a trecho final de Mensagem, de Luís Vidal Lopes.
(20) Compreensão
de «Nevoeiro» (p. 112), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de
análise só com citações.
(10) Correções.
(10) A partir de sketch («Gajos que tentam
adivinhar»), identificação de funções sintáticas, incluindo correção.
(10) Redação
de comparação do final
de Mensagem com as estâncias (quase)
finais também de Os Lusíadas
(sobretudo X, 145-146), depois de audição e/ou filme.
(15) Assistência
a trecho de Diamantino.
Aula 89-90 (6/fev [aula só para 12.º
9.ª])
(15) Exercícios
em torno da reprodução do discurso no discurso.
(5) Assistência
a «Nevoeiro», declamado por Rogério Samora.
(10) Correção.
(5) Combinar
trabalhos em curso.
(40) Redação
de texto de opinião (à parte III de exame).
(15) Assistência
a conclusão de Diamantino.
Aula 91-91R (10 [9.ª], 11 [5.ª],
12/fev [3.ª, 4.ª])
(15) Compreensão
de «4 de fevereiro» (p. 175), de Afonso Cruz, através de resposta a três
perguntas.
(15) Correção;
assistência a entrevista e clip de Afonso Cruz/The Soaked Lamb («Palhaços»).
(5) Exercícios
de pronominalização.
(5) Itens
de orações nos exames.
(10) Correções.
(5) Assistência
a mais um vídeo de canção dos The Soaked Lamb.
(5) Identificação
de funções sintáticas em exames recentes.
(8) Correções;
clip.
(17) Redação
criativa, diarística ou de monólogo ou memorialística, subordinada ao título
«29 de fevereiro».
(5) Canção
(«Palhaços»), com identificação de funções sintáticas.
Aula 92-93 (10 [3.ª, 5.ª], 11 [4.ª],
12/fev [9.ª])
(10) Correção
de conclusão de argumentação (Joacine). [9.ª «E o resto é história»]
(15) Exercícios
em torno da reprodução do discurso no discurso.
(10) Correção.
(5) Assistência
a trecho de Os Maias, de João Botelho.
(15) Compreensão
do texto na p. 8, para relacionar com termos de tragédia e marcar discurso
indireto livre.
(5) Correções.
(10) Assistência
a trecho de Os Maias.
(20) Redação
de introdução e argumento mais exemplo desenvolvimento de texto de opinião.
(5) Audição
de «Amar pelos dois», de Salvador Sobral, para classificar orações.
Aula 94-95 (13 [9.ª], 14/fev [3.ª,
4.ª, 5.ª])
(25) Com
livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema
curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de
leitura.
(30) Leituras
expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação.
(3) Escrutínio;
Tia Albertina.
(17) Comentário
crítico a versos escolhidos.
(12) Assistência
a trecho de Sylvia.
Aula 96-97 (17 [3.ª, 5.ª], 18 [4.ª],
19/fev [9.ª])
(20) Resposta
escrita a perguntas para compreensão de «Coisas de partir».
(9) Assistência
a «Ler mais, ler melhor» com Ana Luísa Amaral.
(8) Correções.
(8) Cópia
de resposta sobre arte poética em Pessoa e em Ana Luísa Amaral.
(5) Assistência
a programa sobre Sylvia Plath da série TED.
(20) Redação
de poema segundo modelo do de Ana Luísa Amaral («Pequena ode [...]).
(7) Audição
de trecho de programa de rádio com Ana Luísa Amaral (sobre Plath).
(13) Assistência
a trecho de Sylvia.
Aula 98-98R (17 [9.ª], 18 [5.ª],
19/fev [3.ª, 4.ª])
(10) Explicação
do seu enquadramento e audição da parte III de «O Sentimento dum Ocidental»
(por Sinde Filipe).
(10) Leitura
dessas onzes quadras, para completar soluções de perguntas.
(10) Correções.
(5) Cópia
de solução de uma das perguntas.
(15) Exercício
sobre de figuras de estilo.
(10) Correções.
(10) Resolução
de itens de exames com figuras de estilo (em conjunto).
(10) Depois
de assistência a clip com Luís Freitas Lobo, identificação de figuras de
estilo.
(5) Correção.
(5) Audição
de canção de João Pedro Pais, para identificações de orações.
TPC — Relê o que vou destacar
em Gaveta de Nuvens sobre figuras de
estilo.
Aula 99-100 (20 [9.ª], 21/fev [3.ª,
4.ª, 5.ª])
(5) Assistência
a clip sobre «Orfeu» (TED).
(15) Justificação
do título, a partir do sentido das suas duas palavras.
(5) Correção.
(11) Assistência
a O Portugal de Miguel Torga.
(7) Resolução
dos itens 3 (p. 192) e 4 (p. 193); correção.
(4) Assistência
a trecho do mesmo filme sobre o pseudónimo «Miguel Torga».
(20) Leitura
de «Regresso» (p. 186), para escrever comentário com menção também do texto
crítico contíguo.
(4) Assistência
a trecho final de O Portugal de Miguel
Torga.
(15) Assistência
a trecho de Sylvia.
Aula 101-102 (27 [9.ª], 28/fev [3.ª,
4.ª, 5.ª])
(5) Sobre
trabalhos com poemas de Pessoa.
(10) Preparação
do envio de textos ao concurso «A ética [...]».
(5) Assistência
a clips de Eugénio de Andrade («Adeus», «As palavras», vol. 1 de Voz).
(20) Resposta-comentário
acerca da «Adeus» (p. 201) e valor aspetual das formas verbais.
(10) Trechos
de filme sobre Eugénio de Andrade (O
poeta).
(5) Correção.
(3) Ainda
Eugénio de Andrade. O poeta: «À
memória de Ruy Belo» por João Perry.
(3) Trecho
de filme sobre Eugénio de Andrade (Rosto Precário).
(10) Cópia
de pequena comparação entre «Palavras» (Plath) e «As palavras interditas»
(Andrade).
(12) Assistência
a trecho de Sylvia.
Aula 103-104 (2 [3.ª, 5.ª], 3 [4:ª],
4/mar)
(12) Ainda
Eugénio de Andrade.
(30) «Screvo
[...]» (Mensagem) no exame e na estrutura da obra.
(10) Atos
ilocutórios (e Último a sair).
(20) Depois
de trecho de Último a sair,
classificação de funções sintáticas.
(15) Assistência
a Sylvia.
Aula
105-105R
(2 [9.ª], 3 [5.ª], 4/mar [4.ª, 3.ª])
(10) Itens
com figuras de estilo nos exames.
(10) Itens
com figuras de estilo no «Sermão de Santo António».
(8) Assistência
a sketches com figuras de estilo já vistos há dois anos («Jesus ensaia figuras
de estilo», Barbosa, 2; «Que figura de estilo está MFL a usar?», Zé Carlos, II,
8, 1).
(7) Assistência
a Dédalo & Ícaro (TED).
(7) Apresentando
o «Sermão» (e Santo António, etc.).
(20) Resposta
a um ou dois itens de exame; incluindo correções.
(5) Assistência
a sketches associáveis a peixes no «Sermão».
(10) Audição
de trechos do «Sermão» declamado por Ary dos Santos; correção da tabela
sketches-peixes.
(5) Audição
de canção de Bárbara Tinoco, para preenchimento com funções sintáticas.
Aula 106-107 (5 [9.ª], 6/mar [3.ª,
4.ª, 5.ª])
(5) Correção
do comentário sobre «Adeus» (Eugénio de Andrade) e tempo/aspeto.
(10) Ainda
o cap. V do «Sermão de Santo António», audição do passo do polvo exercício com
figuras de estilo sobre o mesmo trecho.
(3) Assistência
ao passo com medusas em À procura de Nemo.
(10) Resposta
a item de prova de exame sobre «Voadores».
(5) Correção.
(15) Assistência
a passos com o polvo Hank em À procura de
Dory, para atribuir depois características comuns ao polvo de Vieira.
(5) Preenchimento
de tabela com tipos humanos e ficcionais próximos dos peixes repreendidos por
Vieira.
(20) Redação
de descrição de chegada a uma cidade a partir do modelo de descrição inicial de
O ano da morte de Ricardo Reis.
(12) Assistência
a trecho de Sylvia.
Aula 108-109 (9 [3.ª, 5.ª], 10 [4.ª],
11/mar [9.ª])
(25) Questionário
de compreensão/gramática de «Esta coisa obscura que é ser português» (pp.
237-238).
(18) Tradução
em linguagem não figurada das frases de Saramago na p. 232.
(5) Assistência
a «O livro da vida de Pilar del Río».
(8) Correção.
(15) Comentário
a «Paizinho» (Silvia Plath, Ariel), em
comparação com poema(s) à mãe de Eugénio de Andrade.
(12) Assistência
a trecho de Sylvia.
110-110R (9 [9.ª], 10 [5.ª], 11/mar [3.ª, 4.ª])
(5) Ainda exemplos de figuras de estilo opor relatadores de
jogos.
(3) Assistência
a «É que eu conheço o Lopes da Silva», 3 e 4.
(2) Assistência a imagens com pegadores e rémoras.
(15) Resposta sobre Pegadores; correção.
(10) Resposta/Cópia de perguntas de exame do
cap. 2 do «Sermão».
(5) Voadores
num documentário francês; roncadores por brasileiro; Polvo canal Q.
(10) Valores
modais e aspetuais.
(5) Correções.
(5) Assistência
a final de À procura de Dóri.
(10) Hipónimos,
etc.
(5) Correções
(5) Orações.
(5) Correções.
(5) «Lisboa»
(Tara Perdida), para classificação de funções sintáticas.
Aula 111-112 (12 [9.ª], 13/mar [3.ª,
4.ª, 5.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão sobre recensão de Clara Ferreira Alves.
(25) Questionário
de compreensão/gramática de discurso de Saramago ao receber prémio Nobel (p.
235).
(25) Redação
de argumentos + exemplo.
(15) Assistência
a conclusão de Sylvia.
Aula 113-114 [= Quarentena 1] (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 17/mar [4.ª])
(15) Identificação de vírgulas mal colocadas
numa comunicação sobre inscrições em exames (na sequência do fecho da escola).
(20) Compreensão de crónica de Miguel Esteves
Cardoso sobre discussões acerca do Covid-19, através de completamento de
frases.
(30) Redação de comentário a crónica de António
Barreto («Emergência e razão»), também sobre o mesmo assunto.
(15) Relance a trechos literários com epidemias
(Ensaio sobre a Cegueira, de
Saramago; «Nós», de Cesário Verde) e a sketch
com doenças.
(10) Relance a ficha corrigida sobre um poema de
Mensagem (do Caderno de atividades).
Aula 115-115R [= Quarentena
2] (17 [5.ª], 18/mar [4.ª, 3.ª, 9.ª])
(15) Ainda «Nós», de Cesário Verde.
(10) Explicação sobre marcadores discursivos (cfr. conectores,
conjunções, etc. e utilidade em exame).
(15) Itens de exame com conectores/marcadores.
(50) Redação
de texto argumentativo (tema escolhido após relance a seis programas do grupo
Jubilee.
Aula 116-117 [= Quarentena
3] (19 [9.ª], 20/mar [5.ª, 4.ª, 3.ª])
(5) Informações.
(20) Correção do questionário sobre discurso de Saramago aquando do
Nobel.
(5) Assistência
a momentos da cerimónia do Nobel com Saramago.
(45) A
partir de leitura de textos de O Ano da Morte de Ricardo Reis («O
viajante na cidade», pp. 251-253; «No hotel Bragança», pp. 254-255), redação de
um excerto correspondente num O Ano da Morte de Alberto Caeiro ou num O
Ano da Morte de Álvaro de Campos, com constangimentos formais também (três
parágrafos; letras iniciais de cada período).
Aula 118-119 [= Quarentena
4] (23 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 24/mar [4.ª])
(5) Informações.
(10) Relance a ficha de Caderno de atividades sobre intertextualidade.
(10) Escrutínio de quatro apresentações sobre
intertextualidade em O Ano da Morte de
Ricardo Reis.
(15) Leitura do conto de Jorge Luis Borges
«Análise da obra de Herbert Quain» (Ficções).
(5) Assistência a animação educativa sobre a
obra de Jorge Luis Borges.
(30) Leitura de «Uma rapariga magra» (p. 256),
para responder a itens sobre figuras de estilo e criar falas (discurso
interior) para quatro personagens.
(5) Assistência a início de A Revolução de Maio, para conhecer
Lisboa em 1936.
(10) Navegação por materiais preparatórios de O
Ano da Morte de Ricardo Reis.
Aula 120-120R [= Quarentena
5] (24 [5.ª], 25/mar [4.ª, 9.ª, 3.ª])
(5) Informações.
(15) Leitura guiada de uma crónica de José
Pacheco Pereira («Ler e saber ajudam mais a atravessar esta pandemia», para
detetar argumentos e exemplos.
(5) Leitura de crónica (sobre etimologia de
«corona» e de «vírus») de Frederico Lourenço.
(5) Relance a duas notícias do Inimigo Público.
(5) Assistência a dois sketches com máscaras.
(5) Item de exame com marcador discursivo.
(15) Resposta a questionário de gramática.
(5) Correção pela apresentação.
(5) Audição de «Águas de março» (Tom Jobim).
(20) Criação de estrofe de canção (segundo
modelo e melodia de «Águas de março»).
Aula 121-122 [= Quarentena
6] (26 [5.ª], 27/mar [4.ª, 9.ª, 3.ª])
(5) Informações.
(20) Compreensão de «As notícias
dos jornais» (pp. 258-259 do manual), respondendo a itens 2.1 e 3 (p. 259);
correção pela Apresentação.
(25) Escrita de trecho segundo o modelo de
Saramago (citação de notícias + comentário irónico).
(15) Sobre avaliação.
(10) Assistência trechos de O Sentido da Vida.
(10) Acerca do trabalho para as férias.
Aula
123-123R [= Quarentena 7] (14 [4.ª, 5.ª], 15/abr [9.ª, 3.ª])
(5) Informações.
(10) Audição
de trecho de programa de rádio «E o Resto é História» em torno do momento
correspondente a «Do alvoroço que foi na cidade [...]», de Fernão Lopes.
(5) Relance
a texto de Fernão Lopes.
(20) Resposta
a itens sobre o soneto «O Palácio da Ventura», de Antero de Quental, incluindo
escrutínio das correções, assistência a clips (leitura de síntese).
(20) Assistência
a trecho inicial do episódio 1 de Sara.
(20) Redação
de comentário com contraste entre o soneto de Antero «A um poeta» e esse início
da série.
(5) Classificação
de orações (em canção de Miguel Araújo).
Aula
124-125 [= Quarentena 8] (16 [9.ª], 17/abr [3.ª, 4.ª, 5.ª])
(10) Audição
de trecho de programa de rádio «E o Resto é História» em torno das trovas de
Bandarra.
(10) Leitura
de uma ou duas trovas do Bandarra e confirmações de profecias em edições do século
XIX.
(5) Relance
aos poemas de «Os Avisos» (em Mensagem).
(15) Compreensão
de apreciação crítica a capa de Expresso por Eduardo Cintra Torres,
através de síntese em vinte palavras.
(10) Compreensão
de texto de opinião por António Guerreiro, através de síntese em 15 palavras.
(30) Redação
de apreciação crítica de imagem de Inimigo Público.
(5) Assistência
a três clips relacionados com conselhos a propósito da quarentena.
Aula
126-127 [= Quarentena 9] (20 [3.ª 5.ª, 9.ª], 21/abr [4.ª])
(5) Informações
metodológicas.
(15) Compreensão,
releitura, de «Lídia» (p. 262) na diagonal, com itens da p. 263.
(5) Clips
de filmes citáveis dadas ilustrações do manual.
(5) Leitura
rápida de algumas odes de Reis com ‘Lídia’.
(20) Relance/resolução
de exercício do Caderno de atividades sobre Sequências narrativas.
(40) Redação
de cinco parágrafos com referência a Lídia, cada um em diferente tipo de
sequência narrativa.
Aula 128 [= 10
da Quarentena] (21 [5.ª], 22/abr [4.ª, 9.ª, 5.ª])
(5) Informações metodológicas.
(10) Reconhecimento de percurso de Ricardo
Reis em parte do cap. III de OAMRR, através de GoogleMaps.
(10) Compreensão de «Lisboa revisitada» (p.
260), com relance ao poema de João de Deus aí citado.
(10) Identificação de menções intertextuais
num parágrafo do mesmo cap. III.
(10) Identificação de funções sintáticas em
canção («Pica do Sete»).
Aula 129-130 [=
11 da Quarentena] (23 [9.ª], 24/abr [5.ª, 4.ª, 3.ª])
(5) Informações.
(15) Assistência a correção de «Percurso de
Ricardo Reis no cap. III».
(5) Questionário sobre essa correção.
(12) Assistência a clips (TED) sobre Eneida
e Divina Comédia.
(15)
Releitura de «O reencontro com Fernando Pessoa» (pp. 264-266 do manual) para
responder à pergunta 4 da p. 267 e leitura das respostas a 5.1, 5.2 e 6.
(10) Exercício de Gramática no texto (p. 267).
(15) Depois de assistência a trailers de
filmes que adaptaram obras livros de Ian McEwan, comentário de cerca de cem
linhas sobre o mais apetecível desses filmes.
Aula 131-132 [=
12 da Quarentena] (27 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 28/abr [4.ª])
(5) Informações.
(5) Correção
da tarefa da aula 7.
(15) Assistência
a Sleepwalk, de Filipe Melo.
(15) Dados
diálogos da BD «Sleepwalk», passagem para discurso indireto e indireto livre.
(25) Tomando
como tópico a curta Sleepwalk, criação de versos ao estilo de Pessoa e
heterónimos (incluindo possível consulta de sínteses sobre cada heterónimo).
(5) Assistência
a clip com interpretação da cantiga de escárnio e maldizer «Ai, dona fea,
[...]», de João Garcia de Guilhade, uma recriação dirigida por Filipe Melo.
(5) Relance
ao texto da mesma cantiga no site de Cantigas Medievais Galego-portuguesas.
(10) Assistência
a clips paródicos de Filipe Melo.
Aula 133-134 [=
13 da Quarentena] (28 [5.ª], 29/abr [3.ª, 4.ª, 9.ª])
(5) Correção de tarefa da aula 8 da
quarentena.
(5) Relance a quadros sobre os vários
capítulos de OAMRR até cerca do VIII.
(5) Preenchimento de lacunas em sínteses de
cada capítulo de OAMRR de cerca da primeira metade da obra e correção.
(15) Releitura de «A contrafé» (pp. 268-269),
para responder a itens (p. 269) e esclarecimento sobre inexistência de discurso
indireto livre neste passo.
(15) Assssistência a passo de episódio 11 de Conta-me
como foi (com PIDE).
(20) Redação de comentário acerca de como na
série e no livro se mostra a reação de «terceiros» às perseguições da
PVDE/PIDE.
(10) Leitura de trechos de A Metamorfose
de Kafka, em contraste com A Barata de Ian McEwan.
(5) Assistência a vídeo educativo (TED)
sobre Kafka.
(10) Resolução de questionário sobre cocó.
Aula 135-136 [=
14 da Quarentena] (4 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 5/mai [4.ª])
(10) Compreensão
de trecho curto com percurso até António Maria Cardoso, usando GoogleMaps.
(15) Para
compreensão de «Na sede da PVDE», preenchimento de respostas com comentário sobre
sequências textuais.
(5) Redação
de título-frase para texto lido (incluindo oração subordinada adverbial e
oração subordinante).
(5) Assistência
a sketches com interrogatórios.
(10) Relance
a item 7 de prova de exame em torno de aspetos históricos e políticos em OAMRR,
incluindo critérios de classificação propostos.
(10) Assistência
a trailers de filmes com PIDE ou PVDE.
(15) Relance
a trecho de documentário sobre PVDE.
(20) Descrição
de projeto de capa para O Ano da Morte de Ricardo Reis.
Aula 137-137R [=
15 da Quarentena] (5 [5.ª], 6/mai [3.ª, 4.ª, 9.ª])
(25) Assistência ao documentário O homem que
gostava de zombies, de Filipe Melo, para detetar indícios de que a
biografia de Eurico Bernardes Catatau é fictícia.
(10) Leitura ou relance à carta de Pessoa a
Adolfo Casais Monteiro, para o mesmo exercício de perceber inverosimilhanças.
(10) Outros casos de autores fictícios: Carlos
Fradique Mendes.
(25) Redação de resposta a item ao estilo de
parte C do Grupo I de exames (em torno do processo heteronímico e de
características do ortónimo).
(20) Assistência ao filme de terror I’ll see you in
my dreams (de Filipe Melo).
Aula 138-139 [=
16 da Quarentena] (7 [9.ª], 8/mai [5.ª, 4.ª, 3.ª])
(10) Explicação sobre sequências (protótipos,
tipos) textuais e correção da tarefa da aula 9.
(5) Sobre «víru», um caso de derivação não
afixal.
(20) Compreensão de «Ricardo Reis e Lídia» (p. 276),
através de completamento de solução de itens do manual (p. 277).
(20) Esboço de resposta a item de argumentação
em torno de Lídia e Marcenda, incluindo leitura dos textos de Maria Alzira
Seixo e Clara Ferreira Alves na p, 278.
(10) Relance a edição de Menina e Moça,
de Bernardim Ribeiro, a propósito de referência intertextual no cap. III de OAMRR.
(20) Comentário escrito sobre fotografia com estátua
de Pessoa em dias de quarentena, segundo matriz de orações.
Aula 140-141 [=
17 da Quarentena] (11 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 12/mai [4.ª])
(5) Correção do trabalho de título-síntese segundo
uma matriz de orações (tarefa da 14 da Quarentena).
(5) Preenchimento de sínteses dos capítulos
X-XIII de OAMRR.
(15) Resposta a itens 1.1 e 1.2 da p. 281, a
implicarem compreensão do texto relido («Ricardo e Fernando», p. 279-280).
(5) Relance a poema «sidonista» de Pessoa.
(20) Relance a textos de Pessoa antissalazaristas
e, talvez, a artigo sobre o mesmo assunto.
(10) Síntese de objetivo de texto lido
(«Ricardo e Fernando»), num período com três orações e segundo matriz definida.
(5) Acrescento à explicação sobre
«Marcenda».
(20) Redação de comentário aproximando Marcenda
e Lídia de Teresa e Mariana.
Aula 142-142R [=
18 da Quarentena] (12 [5.ª], 13/mai [3.ª, 4.ª, 9.ª])
(30) Releitura
de início da Farsa de Inês Pereira, e resposta a itens sobre as duas primeiras
cenas.
(15) Assistência
a trechos de duas encenações da Farsa.
(35) Assistência
a cinco episódios de «Chamada para a quarentena», para atribuição de
frases-títulos expressivos.
(5) Leitura
de página de sebenta sobre Farsa de Inês Pereira.
Aula 143-144 [=
19 da Quarentena] (14 [5.ª], 15/mai [3.ª, 4.ª, 9.ª])
(5) Correção de tarefa de escolha de
trailer.
(30) Leitura de poema de Fernando Pessoa sobre
Camilo Pessanha, para redação de comentário que refira linhas temáticas
recorrentes no ortónimo.
(10) Assistência a passo de O último a sair
(‘Cogumelos alucinogénios’).
(20) Exercícios com fenómenos fonológicos.
(20) Assistência a trechos de documentário
sobre Camilo Pessanha.
(5) Relance a poemas de Camilo Pessanha.
Aula 145-146 [=
1 do Desconfinamento; 20 da Quarentena] (19 [9.ª], 20 [5.ª], 21 [4.ª], 22/mai
[9.ª])
(20) Questionário de compreensão sobre «Poesia
e poética de Alberto Caeiro».
(3) Completamento de tabela com
enquadramento nos capítulos de OAMRR em que estamos.
(20) Momentos intertextuais com Caeiro ou
Campos em OAMRR, pretexto também para pequeno comentário escrito que
implica análise e enquadramento no resto da obra.
(3) Correções.
(15) Assistência a trecho de Locke.
(7) Preenchimento de tabela; correção.
(13) Assistência a trecho de Último a sair
(«Terapia de relaxamento»), para resolver exercício sobre valores temporais,
aspetuais, modais; correção.
(5) Sobre funcionamento a partir de agora.
Aula 147 [21 da Quarentena] (21/mai [3,ª,
4.ª, 5.ª, 9.ª])
(10) Correção
de tarefa da aula 12 da Quarentena (versos ao estilo de cada Pessoa).
(45) Compreensão
do cap. XIV de O Ano da Morte de Ricardo Reis e de outros textos sobre
«Fátima» (do Guia de Portugal, de Fernando Pessoa), através de respostas
a cinco itens, curtos ou de composição.
(5) Assistência
a «Milagre de Bruno» (O último a sair).
Aula
148-149 [= 22 da Quarentena; desconfinada 2] (26 [9.ª], 27 [5.ª], 28 [4.ª], 29/mai
[3.ª])
(15) Compreensão de «Em Portugal, a onda cresce»
(p. 284) e de «Pequena memória», através de itens fechados e de composição
curta.
(5) Assistência a José Saramago Plano B.
(15) Correções; e também do questionário
sobre texto sobre Caeiro.
(10) Assistência
a trecho de documentário sobre Mocidade Portuguesa («Lá vamos, cantando e
rindo», de Joaquim Vieira).
(15) Redação de início de dissertação.
(10) Assistência a mais um trecho de Locke.
(5) Classificação de orações com «Terra Gira».
Aula
150 [= 23 da Quarentena] (29/mai [9.ª, 5.ª, 4.ª, 3.ª])
(5) Correção
da tarefa do Classroom (aula 14 ou 15: capas ou Fernando Pessoa
ortónimo/processo heteronímico).
(15) Apresentação
comentada sobre processos fonológicos (pergunta de «Gramática no texto» na p.
287 do manual).
(20) Compreensão
de trecho do penúltimo capítulo de O Ano da Morte de Ricardo Reis
através de leitura de perguntas e respostas (cfr. Caderno de Atividades,
ficha 10).
(20) Compreensão
de «O menino da sua mãe», de Fernando Pessoa, através também de audição de
programa de rádio, audição de declamações do poema e de versões musicadas.
Aula 151-152 [= 24 de Quarentena] (2 [9.ª], 3 [5.ª], 4 [4.ª], 5/jun [3.ª])
(12) Completamento
de texto lacunar sobre origem e evolução do português.
(3) Recolha
de trabalhos pedindo que não deixem de acrescentar dados pedidos.
(15) Correções.
(12) Assistência
a trecho de O Último a Sair.
(8) Preenchimento
de tabela sobre funções sintáticas.
(8) Correção.
(20) Redação
de comentário sobre poema de Ricardo Reis, relacionando-o com Marcenda e Lídia em
O Ano da Morte de Ricardo Reis.
(7) Classificação
de orações com «Morena», de Tiago Bettencourt.
Aula 153 [=
25 da Quarentena]
(5/jun [9.ª, 5.ª, 4.ª, 3.ª])
(30) Comentários
a tarefas devolvidas ou feitas recentemente, incluindo assistência a clips a
propósito de referências nessas tarefas.
(20) Resposta a fichas 13 e 14 do Caderno de
atividades, sobre história da língua e processos fonológicos, com cotejo
com soluções.
(20) Assistência a trechos de programas de
história da língua (textos mais antigos, dialetos, cancioneiros, mudança linguística).
Aula 154-155 (9
[9.ª], 12/jun [3.ª], distantemente [4.ª, 5.ª])
(30) Compreensão de «Ao Miguel [...]», de Eugénio
de Andrade, através de redação de três respostas à exame; e seleção de alíneas
em itens de gramática.
(13) Explicação de soluções; cópia de um item
4.
(12) Relanceando p. 288-289, assistência a «O
triunfo da PVDE» (minutos [perfazendo um total de 11 minutos] que interessam
sobretudo: 5.09-7.16; 13.54-15.18; 18.43-25.50).
(10) Explicação em torno de itens 7 de exames.
(20) Exercício de gramática/escrita, a partir
de tabela com orações.
(5) Classificação de funções sintáticas em
canção («Da próxima vez», de Luís Represas).
Aula 156 [= 27 da Quarentena] (10/jun [3.ª,
4.ª, 5.ª, 9.ª])
(10) Explicação
em torno de novo sistema de classificação de exames.
(35) Sobre
itens 7 de exame, e, a propósito, revisões de Lusíadas/Mensagem e
em torno de poetas contemporâneos.
(15) Exercício
(mais para pensar do que para fazer) sobre regras da hifenação.
(25) A
propósito de canção («Fevereiro», da banda Acidália), redação de resposta em
torno de expressividade de três dísticos.
Aula 157-158 [28 da Quarentena, desconfinada 5] (16 [9.ª], 17 [5.ª], 18
[4.ª], 19/jun [3.ª])
(30) Questionário
sobre «A Partida» (pp. 288-290), gramática e conhecimento da obra.
(15) Assistência
a trecho de Locke.
(15) Correção
de trabalhos vários e explicação sobre exames.
(20) Redação
em torno de crónica de Miguel Esteves Cardoso sobre o Padre Vieira.
(10) Audição
de «Anda estragar-me os planos» e classificação de funções sintáticas.
Aula 159 [29 da Quarentena] (19/jun [9.ª, 5.ª, 4.ª,
3.ª])
(10) Audição
de trecho de «E o resto é história» sobre estátuas e heróis portugueses.
(20) Sobre
regras de translineação.
(15) Explicação
sobre estrutura da prova de exame.
(35) Resposta
a (partes de) prova de exame.
(5) Assistência
a «Contemporâneos», cena com estátua de Camões.
Aula 160-161 [30 da Quarentena; desconfinada 6] (23 [9.ª], 24 [5.ª], 25
[4.ª], 26/jun [3.ª])
(20) Sobre
trabalhos diversos (correções). Correção do questionário sobre «A Partida».
(10) Assistência
a passo de Último a sair e tarefa com deíticos.
(20) Assistência
a trechos de Locke.
(10) Preenchimento
de tabelas com Locke e OAMRR.
(10) Audição
de «Minha mãe está sempre certa» dos Quatro e Meia, para rever valores
temporais, aspetuais e modais.
(20) Assistência
a conclusão de Locke e avaliação.
#
<< Home