Saturday, August 25, 2018

Sobre obra de José Saramago a ler no 12.º ano



Não me esqueci que lhes prometera dar notícia sobre o livro de José Saramago que se terá de ler, e estudar, no 12.º ano. Dissera-lhes que o grupo de professores de Português escolheria entre O ano da morte de Ricardo Reis e Memorial do Convento. No caso das minhas turmas, e talvez da maioria das outras turmas, será O ano da morte de Ricardo Reis. De qualquer modo, têm de ter em conta que não se pode assegurar quem sejam os professores de cada turma (no meu caso, nunca poderei ter todas as cinco turmas do ano passado, já que o 12.º ano tem mais tempos do que o 11.º ano).
Por outro lado, para se perceber melhor O ano da morte de Ricardo Reis, talvez seja conveniente ter alguns conhecimentos acerca de Fernando Pessoa e da criação dos heterónimos — Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis —, porque o romance de Saramago aproveitou, ficcionando-a mais um pouco, essa célebre ficção de Pessoa (Saramago adotou como protagonista o heterónimo Ricardo Reis e usou o próprio Fernando Pessoa como personagem secundária). Ora, será no decorrer do 12.º ano que a questão dos heterónimos de Pessoa será abordada (muito provavelmente, logo no início).
Enfim, considerados estes dois aspetos, fica ao critério de cada um se vale a pena começar já a leitura de O ano da morte de Ricardo Reis.
De qualquer modo, podem sempre ir lendo obras do projeto de leitura (ver a lista aqui). Uma delas — Ficções, de Jorge Luis Borges — é aliás igualmente aproveitada por Saramago no seu romance.