Concurso Inês de Castro
CONCURSO
INÊS DE CASTRO
10ª
Edição 2018
Regulamento
O Concurso Inês de Castro
formaliza uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e da
Fundação Inês de Castro, com patrocínios do Hotel Quinta das Lágrimas, da YDreams
e da Fundação Bissaya Barreto e a colaboração do Diário de Coimbra.
O Concurso recolhe da
história de D. Pedro e D. Inês a sua temática base permanente e unificadora,
sendo a 10ª edição dedicada a uma das suas dimensões: o AMOR e DESAMOR.
1. O Concurso dirige-se aos
alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que se façam
conhecedores da história da relação entre D. Pedro e D. Inês de Castro e
realizem, a partir do mapeamento de lugares históricos e geográficos bem como
dos seus contextos sociais, políticos, económicos, literários e afetivos, um
trabalho performativo direta ou indiretamente relacionado com os amores de
Pedro e Inês.
2. O tema da 10ª edição do
concurso Inês de Castro é O AMOR e o DESAMOR, tendo como referência pesquisas e
leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.
Sugerem-se como
possibilidades de abordagem do tema:
A construção de uma
geografia do amor entre outras personagens da História, da Literatura ou do
conhecimento pessoal dos alunos;
O relato de tragédias de
amor;
A tua definição de amor;
Uma confissão de amor;
O retrato de um ser amado;
Uma prova original de amor;
Desamores que se tornam
amor;
Desamores que quebram laços
de amor.
…
3. A partir das possíveis
formas de expressão do amor, desafiam-se as escolas do 3º ciclo do Ensino
Básico e do Ensino Secundário a descobrir e incentivar a sensibilidade estética
e o talento criativo dos seus alunos, com o objetivo de criar um produto final
artístico.
4. O produto final, a
apresentar em vídeo, deve ser original, mobilizar saberes e capacidades
variados, podendo assumir diferentes modalidades de representação:
Filme;
Teatro;
Performance;
Dança;
Sketch;
Peça musical;
Leitura expressiva.
…
5. A inscrição no concurso
pelas escolas sede dos agrupamentos/ escolas não agrupadas é feita através do
preenchimento do respetivo formulário de inscrição, disponível no Sistema de
Informação do Plano Nacional de Leitura (SIPNL).
6. Os agrupamentos de
escolas/ escolas não agrupadas podem:
Concorrer com um máximo de
2 trabalhos por cada ciclo/nível de ensino, ficando a pré-seleção dos trabalhos
ao critério de cada estabelecimento;
Apresentar a concurso
trabalhos em grupos, com um número máximo de 5 elementos, acompanhados por um
professor.
7. O vídeo de apresentação do
produto final deve:
Conter uma ficha técnica
relativa ao trabalho e à modalidade performativa escolhida;
Indicar as fontes
bibliográficas consultadas e fazer referência à autoria das imagens utilizadas.
8. Os trabalhos podem ser
enviados para equipapnl2027@gmail.com ou partilhados através de um link de
acesso, a fornecer no formulário do SIPNL.
9. Os autores dos trabalhos,
ao participarem no concurso, cedem os direitos de reprodução e utilização das
imagens/trabalhos ao PNL2027, os quais podem ser utilizados como conteúdos de
comunicação e de divulgação.
10. Os trabalhos serão
avaliados por um júri composto por cinco elementos designados para o efeito, de
acordo com os seguintes critérios: rigor histórico, criatividade, coerência,
originalidade, estética e apresentação.
11. Das decisões do júri não
caberá recurso.
12. Ao júri compete decidir
sobre quaisquer matérias omissas neste regulamento.
13. Os prémios a atribuir aos concorrentes distinguidos pelo júri são os
seguintes:
Fim de semana no Hotel Quinta
das Lágrimas, Coimbra
Visita ao Portugal dos
Pequenitos
Materiais tecnológicos
<< Home