Wednesday, August 23, 2017

Concurso Inês de Castro



CONCURSO INÊS DE CASTRO
10ª Edição 2018
Regulamento
O Concurso Inês de Castro formaliza uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e da Fundação Inês de Castro, com patrocínios do Hotel Quinta das Lágrimas, da YDreams e da Fundação Bissaya Barreto e a colaboração do Diário de Coimbra.
O Concurso recolhe da história de D. Pedro e D. Inês a sua temática base permanente e unificadora, sendo a 10ª edição dedicada a uma das suas dimensões: o AMOR e DESAMOR.
1. O Concurso dirige-se aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que se façam conhecedores da história da relação entre D. Pedro e D. Inês de Castro e realizem, a partir do mapeamento de lugares históricos e geográficos bem como dos seus contextos sociais, políticos, económicos, literários e afetivos, um trabalho performativo direta ou indiretamente relacionado com os amores de Pedro e Inês.
2. O tema da 10ª edição do concurso Inês de Castro é O AMOR e o DESAMOR, tendo como referência pesquisas e leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.
Sugerem-se como possibilidades de abordagem do tema:
 A construção de uma geografia do amor entre outras personagens da História, da Literatura ou do conhecimento pessoal dos alunos;
 O relato de tragédias de amor;
 A tua definição de amor;
 Uma confissão de amor;
 O retrato de um ser amado;
 Uma prova original de amor;
 Desamores que se tornam amor;
 Desamores que quebram laços de amor.
 …
3. A partir das possíveis formas de expressão do amor, desafiam-se as escolas do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a descobrir e incentivar a sensibilidade estética e o talento criativo dos seus alunos, com o objetivo de criar um produto final artístico.
4. O produto final, a apresentar em vídeo, deve ser original, mobilizar saberes e capacidades variados, podendo assumir diferentes modalidades de representação:
 Filme;
 Teatro;
 Performance;
 Dança;
 Sketch;
 Peça musical;
 Leitura expressiva.
 …
5. A inscrição no concurso pelas escolas sede dos agrupamentos/ escolas não agrupadas é feita através do preenchimento do respetivo formulário de inscrição, disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (SIPNL).
6. Os agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas podem:
 Concorrer com um máximo de 2 trabalhos por cada ciclo/nível de ensino, ficando a pré-seleção dos trabalhos ao critério de cada estabelecimento;
 Apresentar a concurso trabalhos em grupos, com um número máximo de 5 elementos, acompanhados por um professor.
7. O vídeo de apresentação do produto final deve:
 Conter uma ficha técnica relativa ao trabalho e à modalidade performativa escolhida;
 Indicar as fontes bibliográficas consultadas e fazer referência à autoria das imagens utilizadas.
8. Os trabalhos podem ser enviados para equipapnl2027@gmail.com ou partilhados através de um link de acesso, a fornecer no formulário do SIPNL.
9. Os autores dos trabalhos, ao participarem no concurso, cedem os direitos de reprodução e utilização das imagens/trabalhos ao PNL2027, os quais podem ser utilizados como conteúdos de comunicação e de divulgação.
10. Os trabalhos serão avaliados por um júri composto por cinco elementos designados para o efeito, de acordo com os seguintes critérios: rigor histórico, criatividade, coerência, originalidade, estética e apresentação.
11. Das decisões do júri não caberá recurso.
12. Ao júri compete decidir sobre quaisquer matérias omissas neste regulamento.
13. Os prémios a atribuir aos concorrentes distinguidos pelo júri são os seguintes:
Fim de semana no Hotel Quinta das Lágrimas, Coimbra
Visita ao Portugal dos Pequenitos
Materiais tecnológicos