Aula 47
Aula 47 (17 [2.ª, 3.ª], 18/nov [1.ª]) A Parte B do Grupo I da prova nacional de
Português do ano passado (2024, 1.ª fase) usou um texto de Álvaro de Campos que tem que ver com
a nostalgia da infância (que já conhecemos quer no ortónimo quer,
precisamente, em Álvaro de Campos).
PARTE B
Leia o poema.
Depus a máscara e vi-me ao espelho...
Era a criança de há quantos anos...
Não tinha mudado nada...
É essa a vantagem de saber tirar a máscara.
5 É-se sempre
a criança,
O passado que fica,
A criança.
Depus a máscara, e tornei a pô-la.
Assim é melhor.
10 Assim sou a
máscara.
E volto à normalidade como a um términus de linha.
Álvaro de Campos, Poesia, edição de Teresa Rita Lopes,
Lisboa, Assírio & Alvim, 2002, p. 514.
*4. Explique a importância da
máscara na construção da dualidade do sujeito poético, tal como é apresentada
ao longo do poema.
*5. Depois de tirar a
máscara, o sujeito poético opta por tornar a pô-la.
Justifique essa opção, com
base em dois aspetos significativos.
6. Considere as afirmações
seguintes sobre o poema.
I. O ato de se ver ao
espelho sugere o desejo de autoconhecimento por parte do sujeito poético.
II. O sujeito poético anseia
voltar a viver o seu tempo de infância.
III. A coexistência de versos
longos e de versos curtos contribui para o ritmo do poema.
IV. O recurso às reticências,
no verso 3, indicia a frustração sentida pelo sujeito poético.
V. No texto, evidenciam-se
características da linguagem poética de Álvaro de Campos, como a liberdade
formal e o uso de anáforas.
Identifique as três afirmações verdadeiras. Escreva, na
folha de respostas, os números que correspondem às afirmações selecionadas.
Depois
de vermos parte do segundo episódio de O
Programa do Aleixo, série 2, na linha sob os constituintes destacados identifica
a função
sintática que desempenham.
Na Rússia, uma mulher sobreviveu ao ataque de um urso polar.
________ _____________________
Os ursos polares são os branquinhos, Busto.
____________
____
Como os ursos são
branquinhos, toda a gente lhes
quer fazer festinhas.
___ ________
Ø [Eu] Sempre soube que os ursos polares eram os mais
perigosos.
Sujeito (subentendido) _________________________________
O Busto julga-se mais
biólogo do que os outros.
___
______________________
Diz-me o nome da tua rede wireless para eu me ligar à internet.
___ _____________________
O nome que eu tinha era «BrunoAleixo2000» e a internet estava lenta.
__________ ____
Olha, chegou o Bussaco.
_________
Os ursos polares não
caem em truques básicos.
______________ ________________
Fui para o Polo Norte a pé.
_____________ ____
Eu acho que a minha prima deve ser boa.
__________________________
O Nélson acha a prima boa.
_______
___
Classifica as orações sublinhadas:
O
prometido é devido (Carlos
Tê / Rui Veloso)
Naquele trilho secreto,
Com
palavras santo e senha,
Eu
fui língua e tu, dialeto,
Eu
fui lume e tu foste lenha.
Fomos
guerras e alianças, ____________________
Tratados
de paz e pessangas,
Fomos sardas, pele e tranças, ...............................................
Popeline, seda e ganga.
Recordo
aquele acordo,
Bem
claro e assumido:
Eu
trepava um eucalipto _____________________
E tu tiravas o vestido. _____________________
Dessa
vez, tu não cumpriste
E
faltaste ao prometido;
Eu
fiquei sentido e triste.
Olha que isso não se faz: _______________
Disseste que,
se eu fosse audaz, ________________
Tu tiravas o vestido. ...........................................
O
prometido é devido.
Rompi
eu as minhas calças, ______________________
Esfolei
mãos e joelhos
E
tu reduziste o acordo _______________________
A
um montão de cacos velhos.
Eu,
que vinha de tão longe __________________________
(do
outro lado da rua),
Fazia
o que tu quisesses _________________________
Só
para te poder ver nua.
Quero
já os almanaques __________________________
Do
fantasma e do patinhas,
Os
falcões e os mandrakes.
Tão
cedo, não terás novas minhas.
TPC — Vai relanceando a ficha corrigida sobre frase complexa.
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Português / 12.º 1.ª; 12.º 2.ª; 12.º 3.ª / Escola Secundária José Gomes Ferreira / 2025-2026
(O nome do blogue aproveita título de um livro do patrono da escola.)
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