Aulas 40 e 43
Aula 40-43 (10 [1.ª, 2.ª, 3.ª] e 17/nov [2.ª, 3.ª]) Revisão de
características de Fernando Pessoa (ortónimo).
Lê
«Autopsicografia» (p. 27), de Fernando
Pessoa, e responde:
1. Na 1.ª quadra é apresentada uma tese.
Identifica-a e explica-a, considerando: a dor fingida pelo poeta (no poema)/a
dor sentida pelo poeta (na vida real); o paradoxo presente nos vv. 3-4.
«______________»
é a tese apresentada no poema. Significa que o poeta finge uma dor que não
coincide com a dor sentida na _____. A dor escrita é uma invenção, uma
transfiguração, criada pela _______.
2. A 2.ª quadra refere-se à sensação/sentimento que o poema
provoca nos leitores. Explicita o que sentem os leitores, considerando o jogo:
«as duas (dores) que ele (o poeta) teve» / «a dor lida» / «a (dor) que eles não têm».
Os
leitores sentem uma dor que não é a que o poeta sentiu, nem a que ele _______,
mas que é a sua não-dor.
3. Experimenta interpretar as metáforas
contidas na última estrofe, na qual se estabelece a dicotomia
«razão»/«coração» (intelecto/emoção). Relaciona essa dicotomia com a tese
apresentada na 1.ª estrofe.
A
última estrofe apresenta, metaforicamente, a relação entre ______ e _____. O
coração é um comboio de corda, regulado pelas __________. A razão é uma
realidade à parte, mas estimulada (entretida) pelo ___________.
4. Interpreta agora o título do poema, considerando os três
constituintes da palavra: auto
+ psico + grafia.
Tendo
em conta o significado de cada um dos elementos que compõem o título,
«autopsicografia» remete para . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . .
5. Analisa a estrutura
formal do poema.
O
poema é constituído por três _____, de versos ______ (também designados versos
de «_____ maior»), com o esquema rimático ______ (portanto, em rima ______).
6. Expõe a teoria do «fingimento
poético» apresentada neste poema.
De
acordo com o poema, a criação poética assenta
no _______, na medida em que um poema não diz o que o poeta _______, mas aquilo
que imagina a partir do que anteriormente sentiu. O poeta é um fingidor, porque
escreve uma ________ fingida, fruto da razão e da imaginação, e não a emoção
sentida pelo coração, que apenas chega ao poema transfigurada, na tal emoção
________ poeticamente, imaginada. Quanto ao _______, apenas sente a emoção que
o poema lhe suscita, que será diferente da do próprio poema. A poesia, a arte,
é a intelectualização da ________.
Lê
«Isto» (p. 30), também do ortónimo, e responde, usando as frases já começadas:
1. Na 1.ª estrofe, o poeta opõe a
«imaginação»
(razão) ao «coração» (emoção). Qual deles utiliza?
Ao
escrever, o poeta usa ________.
2. Na 2.ª estrofe, compara todas as suas emoções (sonhos,
vivências, ausências, perdas) a um «terraço». Como interpretas essa
comparação?
As
emoções são semelhantes a _______________.
3. Nesse terraço de emoções, o poeta procura «outra coisa» — a
emoção estética. Qual o verso que a refere?
«.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . .. . . . . . .».
4. Para encontrar essa emoção estética, como escreve o poeta?
Sobre que escreve? (Interpreta os quatro primeiros versos da última estrofe.)
O
poeta escreve distanciado daquilo que sentiu anteriormente («__________»), sem
_______ («livre do meu enleio»).
5. Mostra a ironia presente neste poema.
O
último verso é irónico, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . .
6. Analisa a estrutura
formal do poema.
O
poema apresenta grande regularidade formal: são três estrofes de cinco versos
(isto é, três _______), de ___ sílabas métricas, com o esquema rimático
_________ (portanto, de rima __________ e _________).
7. Estabelece a relação
entre os poemas «Isto» e
«Autopsicografia».
Os
poemas «Autopsicografia» e «Isto» têm como tema comum o _________. Neles, o
poeta expõe o seu conceito de poesia enquanto intelectualização da ______.
Completa o ponto 1 de «À letra»,
na p. 29:
1. Relê os versos finais de
«Autopsicografia» (p. 27) e atenta na forma verbal destacada: «Gira, a entreter
a razão, / Esse comboio de corda / Que se chama coração.» Completa as frases
seguintes com a forma do verbo «entreter», no tempo e no modo indicados entre
parênteses.
a. As dores reais do poeta
___________ (pretérito imperfeito do indicativo) a razão.
b. Espero que os versos «fingidos» ___________ (presente do
conjuntivo) os leitores.
c. Eu sempre me __________ (pretérito perfeito simples do
indicativo) com a obra pessoana.
[Questionário de gramática]
Não uses o manual nem nenhum outro material para além desta folha e de
lápis ou caneta. Em todos os casos, deves escrever um dos termos que ponho
entre parênteses no enunciado. Não é obrigatório que estejam representados nas
frases todos esses termos. (Se não souberes, evita escrever ao calhas.)
Versão com Quenda a chutar mal
Classifica quanto ao
processo irregular de formação de palavras
(extensão semântica, empréstimo, truncação, amálgama, sigla, acrónimo,
onomatopeia):
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Kamela
(< Kamala + camela) |
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dossiê
(< fr. dossier) |
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Santi
(< Santiago) |
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IVA
(pronunciado iva) |
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vírus
[informática] < vírus |
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zumbir
(< do som do inseto a esvoaçar) |
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Ota
(< Otamendi) |
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domótica
(< domos [‘casa’] + informática) |
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SLB
(pronunciado esseelebê) |
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Classifica quanto ao
valor aspetual (genérico, perfetivo, imperfetivo,
habitual, iterativo):
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Quenda
chutou mal. |
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O
King é o herói da aldeia. |
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O
King costuma seguir a dona por toda a parte. |
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Olímpia
andava a passear pelos campos. |
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Olímpia
tem revelado, cada fim de semana, múltiplos sinais de Alzheimer. |
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Fernando
Pessoa bebia aguardente. |
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Classifica quanto à
modalidade (deôntica, epistémica, apreciativa):
|
O
Benfica já não deve apurar-se para a próxima fase da Champions. |
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Segundo
as medidas de coação aplicadas, o rapaz que matou a mãe não pode sair da
instituição. |
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Ufa!
Tanta gramática! |
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Fernando
Pessoa nasceu em 1888. |
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Tens
de estudar mais os valores modais. |
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Classifica quanto à
função sintática os constituintes sublinhados (sujeito,
vocativo, modificador apositivo do nome, modificador restritivo do nome,
complemento do nome, complemento do adjetivo, predicado, complemento direto,
complemento indireto, complemento oblíquo, agente da passiva, predicativo do
sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal,
modificador de frase):
|
Fábio
Loureiro fugiu para Marrocos. |
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Os
jornalistas elegeram Dembélé bola de ouro. |
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Desenlacemos
as mãos. |
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Delegados
e subdelegados nomearam representante suplente dos alunos o Francisco. |
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A
alteração do futebol do Benfica é mérito de Lukebakio. |
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Em
Chaves, um cão matou uma criança. |
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A
Cova da Moura, que visitei há anos para fazer inquéritos
dialetológicos, é pacata. |
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Li
que a rapidez do automóvel trouxe novos estímulos. |
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Estão
aí as intercalares. |
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Mourinho,
que os fãs admiram, usa a Uber Eats. |
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A
falecida avó do menino, que era de Faiões, também era muito boa
pessoa. |
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Fernando
Valente, o principal suspeito, pode ser acusado até final do mês. |
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Quatro
dos golos foram marcados por Gyökeres. |
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Estou
certo de que a próxima edição será um sucesso. |
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Os
alunos ultrapassaram-me na chegada ao bloco. |
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A
Amorim os sportinguistas desejam muitas felicidades. |
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|
A
tia faleceu, porque tinha um duende no peito. |
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O
afilhado de Marco Paulo ficou podre de rico. |
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Na
Europa consideram-nos muito simpáticos. |
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|
Não
tremas, Terra, porque não queremos mais um terremoto. |
|
Versão
com advogado de Sócrates a renunciar
Classifica quanto ao
processo (irregular) de formação de palavras
(extensão semântica, empréstimo, truncação, amálgama, sigla, acrónimo,
onomatopeia):
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chave
[‘solução’] < chave, ‘instrumento que abre portas, cofres, etc.’ |
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|
TAP
(pronunciado tape) |
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|
ronrom
(< do ruído da traqueia do gato) |
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Mana
(< Manaen) |
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nega
(< negativa) |
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Chalanix
(< Chalana + Asterix) |
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ateliê
(< fr. atelier) |
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|
TPC
(pronunciado tepecê) |
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espanglês
(< espanhol + inglês) |
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Classifica quanto ao
valor aspetual (genérico, perfetivo, imperfetivo,
habitual, iterativo):
|
Pessoa
fazia traduções em firmas de amigos. |
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Em
Faiões, a criança foi atacada pelo cão. |
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A
Judiciária está a investigar a morte da criança. |
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|
A
família costumava visitar os avôs sempre que possível. |
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Esta
raça de cães tem ocasionado todas as semanas notícias tristíssimas. |
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A
cadela é do avô do menino. |
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Classifica quanto à
modalidade (deôntica, epistémica, apreciativa):
|
É
uma tristeza estudarem tão pouco! |
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A
renúncia do advogado de Sócrates deve ser uma estratégia da defesa. |
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A
juíza não pode pactuar com estas manobras dilatórias. |
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Traz-me
o facalhão, Heliodoro. |
|
|
No
dia 20 a escola faz quarenta e quatro anos. |
|
Classifica quanto à
função sintática os constituintes sublinhados (sujeito,
vocativo, modificador apositivo do nome, modificador restritivo do nome,
complemento do nome, complemento do adjetivo, predicado, complemento direto,
complemento indireto, complemento oblíquo, agente da passiva, predicativo do
sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal,
modificador de frase):
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Abriguem-se,
alunos, porque vem aí um exercício de prevenção. |
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Designaram
Joana Domingues representante dos alunos no Conselho Geral. |
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A
tradução de poemas é sempre um grande desafio. |
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Georgina
só agora regressou do hospital. |
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Os
dragartos acharam Bruno Lage uma ótima escolha. |
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Dentro
de poucos dias começam umas pequenas férias. |
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As
cheias em Barcelona preocupam-nos. |
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Há
cada vez mais mulheres interessadas em praticar longboard dancing. |
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O
homem que matou a sua companheira não sabe o que lhe passou pela
cabeça. |
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Olha
que são só dois douradinhos. |
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Matilde
Mourinho, que é joalheira, casou-se em Azeitão. |
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Mourinho,
que os fãs adoram, encomenda muita coisa pela Uber Eats. |
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Filomena
Silva, a tia da grávida da Murtosa, passou dias e dias sem dormir. |
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Porque
há eleições para a AE, a escola está
barulhenta. |
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O
orçamento de estado foi aprovado pela maioria dos deputados. |
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Na
prisão de Vale de Judeus, os telemóveis são
mais que muitos. |
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Ao
Sporting só pagam a cláusula. |
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A
grávida da Murtosa continua desaparecida. |
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|
Abraço-te
por mais este bom resultado. |
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|
Vem
sentar-te comigo. |
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Português / 12.º 1.ª; 12.º 2.ª; 12.º 3.ª / Escola Secundária José Gomes Ferreira / 2025-2026
(O nome do blogue aproveita título de um livro do patrono da escola.)
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