Aula 35
Aula 35 (3 [1.ª, 3.ª], 7/out [2.ª]) Correções.
As subordinadas adverbiais desempenham funções sintáticas de modificadores (do grupo verbal — causais, finais, temporais, comparativas — ou da frase — condicionais e concessivas).
Nos cinco períodos a seguir (de «A sua tia faleceu derivado a
complicações», série Meireles), temos frases simples e frases complexas.
Todas elas têm um modificador (que,
neste caso, exprime causa), mas, por vezes, essa função é desempenhada por uma
oração (uma subordinada adverbial causal).
1. A sua tia faleceu devido a uma condição rara.
5. Como tinha um duende no
peito, a sua tia faleceu.
Distingue as frases complexas e as simples:
Têm duas orações as frases n.º __ e n.º __, que são também as
que têm dois predicados (cujas formas verbais são: ______ e _____; _____ e _____).
São, portanto, frases ________. Ao
contrário, são frases simples as n.º
__, n.º __ e n.º __, cada uma com uma única oração.
Em cada uma das duas frases complexas há uma oração subordinante e outra subordinada. Sublinha as orações
subordinantes (as que poderiam aparecer sozinhas) e circunda as subordinadas
(já fui dizendo que, neste caso, são subordinadas
adverbiais causais). As palavras que introduzem essas orações («porque» e
«____») são conjunções subordinativas
causais.
Regressemos às frases simples. Nelas, há um sujeito («_________») e um predicado, incluindo-se aí o modificador do grupo verbal
(respetivamente: «devido a uma condição rara», «________» e «______»).
Podemos reescrever as frases, substituindo os modificadores
não oracionais por orações [completa 2’ e 3’] e vice versa [completa 5’]. (Repara que já o fiz para 1 e para 4. Nas
orações há verbo, que marquei a itálico; nos modificadores não oracionais,
não.)
1. A sua tia faleceu
devido a uma condição rara.
1’. A sua tia faleceu | porque se deu uma condição rara.
2’. A sua tia faleceu | _____________________.
3’. A sua tia faleceu | visto que _______________.
4’. A sua tia faleceu por
causa da repetição da palavra «pinhal».
5. Como tinha um duende no peito, | a sua tia faleceu.
5’.
_______________________, a sua tia faleceu.
Quando a oração subordinada adverbial precede a subordinante
ou fica intercalada, deve ser isolada por vírgulas
(se estiver depois da subordinante, é aceitável que não se ponha vírgula,
embora, por mim, ainda prefira ir pondo vírgula também). A posição da subordinada causal relativamente à subordinante costuma
poder alterar-se (mas, por exemplo, no caso da frase 5 — com «como» —, a
subordinada tem de estar antes da subordinante).
Nota ainda que «A sua tia faleceu derivado a complicações» é
uma frase simples, em que «derivado a complicações» é o _________. No entanto,
a expressão «derivado a» não é correta (o que se deve dizer é: «devido a»).
Nos três períodos que se seguem (6-8), temos exemplos de
frases com orações subordinadas
adverbiais causais não finitas
(infinitiva, gerundiva, participial). Distribui estas últimas designações por
cada uma das orações sublinhadas.
6. Por ter um duende no peito, a sua tia faleceu. —
______________
7. Tendo um duende no
peito, a sua tia faleceu. — ______________
8. Alojado o duende no
peito, a sua tia faleceu. — ______________
Transforma o modificador (do grupo verbal), que sublinhei,
numa oração subordinada adverbial causal.
Vim aqui de propósito por
causa dos carapaus à espanhola.
Vim aqui de propósito |
________________________
Transforma o modificador (do grupo verbal) sublinhado, que é
uma oração subordinada adverbial causal, num modificador não oracional.
Pedi-te para vires hoje aqui | porque eu ando aqui com um
problema.
Pedi-te para vires hoje
aqui ____________________________
Divide em orações e classifica-as (destaquei os verbos, porque
ajudam a identificar as orações):
Se quisesse bitoque, comia ao pé de casa, no
Aires.
_________________________
Abres a manteiga e os patês das
entradas com cuidado, comes tudo e, depois, enches os pacotes com
miolo de pão.
_________________________
Classifica as orações que já fui delimitando:
Aconselho-te | a não referires
o meu nome | quando andares a resolver esse assunto
_________________________
Fechas aquilo bem fechado | e,
depois, parece | que não foi encetado.
_________________________
Classifica as orações que sublinhei quanto à função sintática
que desempenham:
Olha este jogo | que eu inventei.
______________________
Olha | que são só dois douradinhos.
______________________
Fiz isso | antes de vir.
______________________
Classifica quanto à função
sintática o que está sublinhado. (Quando os constituintes sublinhados são
também uma oração, dou a sua classificação entre parênteses.)
Sei lá (Bárbara Tinoco)
Eu sei lá em que dia da semana vamos.
Sei lá qual é a estação do ano. | ________ (subordinada substantiva relativa)
Sei lá — talvez nem sequer queira saber —, | _______ (sub. subst. completiva infinitiva)
Eu sei lá porque dizem que estou louca. | _______ (sub. substantiva completiva)
Sei lá... Já não sou quem fui, sou outra. | _______ (sub.
substantiva relativa)
Sei lá... Pergunta-me amanhã,
Talvez eu saiba responder. | ______ (subs. completiva
infinitiva)
E eu juro, eu prometo e eu faço, e eu rezo,
Mas, no fim, o que sobra de mim? | _______
E tu dizes coisas belas, histórias de telenovelas,
Mas, no fim, tiras mais um pouco de mim.
Então, força, leva mais um bocado,
Que eu não vou a nenhum lado, | _______
Leva todo o bom que há em mim,
Que eu não fujo, eu prometo, eu perdoo e eu
esqueço,
Mas, no fim, o que sobra de mim?
Mas tu sabes lá as guerras que eu tenho! | _______
Tu sabes lá das canções que eu componho!
Tu sabes lá — talvez nem sequer queiras saber —,
Mas tu sabes lá da maneira que eu te amo! | _______
Tu sabes lá... Digo a todos que é engano. | _______
Tu sabes lá... Pergunto-te amanhã, | _______
Mas não vais saber responder.
E eu juro, eu prometo e eu faço, e eu rezo,
Mas, no fim, o que sobra de mim?
E tu dizes coisas belas, histórias de telenovelas,
Mas, no fim, tiras mais um pouco de mim.
Então, força, leva mais um bocado,
Que eu não vou a nenhum lado.
Leva todo o bom que há em mim, | ________ (sub. adj. rel. restrit.)
Que eu não fujo, eu prometo, eu perdoo e eu
esqueço,
Mas, no fim, o que sobra de mim? | ________
Sim, eu juro...
Sim, eu juro...
TPC
— No manual, percorre as páginas mais relacionadas com classificação de orações
(pp. 337-340); também úteis são as classificações de conjunções (pp. 323-324).
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Português / 12.º 1.ª; 12.º 2.ª; 12.º 3.ª / Escola Secundária José Gomes Ferreira / 2025-2026
(O nome do blogue aproveita título de um livro do patrono da escola.)
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