Aula 95-96
Aula 95-96 (27 [3.ª], 28/fev [4.ª e, mas só parte da aula,
1.ª]) Solução de itens de exame.
Tendo visto a segunda
parte de documentário sobre Fernando Pessoa (para a série ‘Grandes
Portugueses’), assinala, à esquerda de cada período, se a afirmação é V(erdadeira)
ou F(alsa).
No segundo número da
revista Orpheu, saíram «Chuva oblíqua» (Pessoa) e «Ode marítima»
(Caeiro).
Paulismo, Intersecionismo,
Sensacionalismo foram correntes literárias criadas por Pessoa.
Os heterónimos aparecem em
1914, quando Pessoa tinha vinte e seis anos.
Segundo Clara Ferreira
Alves, Ricardo Reis decide exilar-se no Brasil após a instauração da República.
«Para ser grande, sê
inteiro» é um verso de uma das odes de Reis.
Álvaro de Campos era
licenciado em Multimédia pela Escola Superior de Comunicação.
Álvaro de Campos é o
heterónimo que se considera ter evoluído por várias fases literárias.
Alberto Caeiro era um
homem do campo, nunca tendo saído de Portugal.
Caeiro seria o homem de
uma «certa mediania dourada de que falavam os clássicos».
Bernardo Silva, ajudante
de guarda-livros, é considerado um semi-heterónimo.
Fernando Pessoa era
admirado pelo público, mas pouco reconhecido entre os intelectuais do seu
tempo.
Para Clara Ferreira Alves,
Pessoa seria mesmo um anónimo empregado de escritório.
Mário de Sá-Carneiro
suicidou-se em Paris.
Ofélia Queiroz trabalhou
num escritório em que também trabalhava Pessoa.
Pessoa dedicou-se com
bastante êxito a negócios de comissões e de tabaco.
Escreveu para a Coca-Cola
o slogan «primeiro estranha-se, depois emprenha-se».
Em 1930, fixou-se na sua
residência final (a Campo de Ourique).
Aleister Crowley era um
mágico inglês, decerto charlatão.
Pessoa terá colaborado na
encenação de suposto suicídio de Crowley, na Boca do Inferno.
A revista presença foi grande divulgadora da
poesia de Fernando Pessoa.
Classifica as orações sublinhadas.
Carta
(Toranja)
Não falei contigo com medo
que os montes
e vales que me achas caíssem a teus pés...
Acredito e entendo que a estabilidade lógica | ________
de quem não quer explodir faça
bem ao escudo que és... | subordinada _______
Saudade é o ar que vou sugando e aceitando
como fruto de verão nos jardins do teu beijo...
Mas sinto que sabes que sentes também | subordinada
______
que num dia maior serás trapézio sem rede
a pairar sobre o mundo e tudo o que vejo...
É que hoje acordei e lembrei-me
Que sou mago feiticeiro | subordinada _______
Que a minha bola de cristal é folha de papel
Nela te pinto nua numa chama minha e tua.
Desconfio que ainda não reparaste | subordinada
________
que o teu destino foi inventado
por gira-discos estragados aos
quais te vais moldando...
E todo o teu planeamento
estratégico de sincronização do coração
são leis como paredes e tetos cujos
vidros vais pisando... | subordinada ________
Anseio o dia em que acordares
por cima de todos os teus números
raízes quadradas de somas
subtraídas sempre com a mesma solução...
Podias deixar de fazer da vida um ciclo vicioso
harmonioso ao teu gesto mimado
e à palma da tua mão...
É que hoje acordei e lembrei-me
Que sou mago feiticeiro
Que a minha bola de cristal é folha de papel
E nela te pinto nua
Numa chama minha e tua.
Desculpa, se te fiz fogo e
noite sem pedir autorização por escrito
ao sindicato dos deuses, mas
não fui eu que te escolhi. | coordenada _______
Desculpa, se te usei como refúgio dos meus
sentidos | subordinada _______
pedaço de silêncios perdidos, que voltei a encontrar em ti... | subordinada
________
É que hoje acordei e lembrei-me | coordenada
_______
Que sou mago feiticeiro...
... nela te pinto nua
Numa chama minha e tua.
Ainda magoas alguém
O tiro passou-me ao lado
Ainda magoas alguém
Se não te deste a ninguém,
magoaste alguém,
A mim... passou-me ao lado.
Escreve o texto comparativo pedido no item 2 de
«Ponto de encontro», na p. 182. Podes recordar a Farsa de Inês Pereira,
de Gil Vicente, através dos
esquemas e sinopses nas pp. 382-383. Não deixes de ler a letra da canção (e de
a citar).
Gisela (Bárbara Tinoco)
Gisela, já tiveste tantos amantes,
Nenhum fazia amor a ouvir fado
E tu queres um que use cor-de-rosa
E o cabelo longo apanhado.
Gisela, tu queres que eu sirva p’ra mais
Do que abrir tampas na cozinha,
Que entenda que gostas de azul
Ou que não faça amor com a vizinha.
Gisela, tu queres um homem bom
Mas os homens bons já estão todos casados,
Sem sequer te conhecer, vê lá, a ousadia,
Ser feliz sem te ter encontrado.
Gisela, insistes num homem bom,
Só pedes um que não faça chorar o fado,
Um que não venha com defeito.
Onde se meteu o perfeito
Sem provar do teu fado?
Gisela, tu não queres um artista,
Sabes até demais como isso acaba,
Escolhe noutro ramo, olha, cientista,
E como esquecer aquele PT do ginásio?
Gisela, tu queres um homem bom
Mas os homens bons já estão todos casados,
Sem sequer te conhecer, vê lá, a ousadia,
Ser feliz sem te ter encontrado.
Gisela, insistes num homem bom,
Só pedes um que não faça chorar o fado,
Um que não venha com defeito,
Onde se meteu o perfeito
Sem provar do teu fado?
Gisela, já pensaste em mulheres?
Parece ser a solução
Ficavas bem ao lado de uma se quisesses.
Dá-me uma boa razão,
Gisela, porque não, nah, não!
Gisela, tu queres um homem bom
Mas os homens bons já estão todos casados
Sem sequer te conhecer, vê lá, a ousadia,
Ser feliz sem te ter encontrado.
Gisela, insistes num homem bom,
Só pedes um que não faça chorar o fado,
Um que não venha com defeito.
Onde se meteu o perfeito?
Deve andar com outra,
Deve andar com outra,
Sem provar do teu fado.
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Itens
de exame em torno de Aspeto
[2021, 1.ª fase, grupo II]
7. Tal como em «são» (linha
33), o valor aspetual genérico está presente em
(A) «se concretizar»
(linha 7 [«é cada vez mais, ao longo da sua obra, «aquele que representa», sem
se concretizar num género ou numa arte única»]).
(B) «troca» (linha 20 [«como manifesta com toda a
evidência o painel Começar no átrio da Fundação Gulbenkian. Muda os
materiais, troca de lugar as fronteiras, redistribui os signos, deixa correr a
mesma energia por entre os frescos nas Gares Marítimas»]).
(C) «experimenta» (linha 28 [«Passa ainda por tapeçarias decorativas como quem experimenta rimas»]).
(D) «se confunde» (linha 30 [«a poesia não se
confunde com a história das formas poéticas»]).
[2020, 2.ª fase, grupo II]
5. A forma verbal «estipula»
(linha 4 [«A carta de amor estipula uma intimidade»]) exprime um valor aspetual
genérico, tal como a forma verbal
(A) «queixa-se» (linha 14
[«Pessoa queixa-se do desinteresse de Ofélia»]).
(B) «têm» (linha 19 [«As Ofélias têm triste sorte
na literatura»]).
(C) «escreve» (linha 24 [«A Emília, escreve: «Cada
dia que passa, agora, me aproxima de si»]).
(D) «reencontramo-nos» (linha 26 [«Separamo-nos
amigos, reencontramo-nos noivos»]).
TPC — Aproveita para as
leituras de livros.
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