Saturday, September 07, 2024

Aula 94

Aula 94 (26 [3.ª], 27/fev [1.ª, 4.ª]) Preparação do envio de textos para o concurso «Ética no desporto e na vida».

Dou-te a seguir trechos de «Realidade», de Álvaro de Campos (nas pp. 158-159 do manual). Classifica o recurso expressivo; «tradu-lo» por palavras tuas; comenta a expressidade. Preencherás apenas as quadrículas que deixei em branco.

vv.

trecho

recurso expressivo

tradução

explicação da expressividade

1

Sim, [...]

Expressão coloquial no início do poema

[Estou em diálogo comigo mesmo.]

O estilo conversacional (consigo mesmo) simula a introspeção do sujeito poético, faz que o texto pareça mais reflexivo.

4

Há vinte anos!...

Repetição seguida de pontuação enfática (exclamação e reticências)

Já passou tanto tempo que nem consigo avaliar o tempo que passou nem me apercebo de que foi comigo.

 

6

e as casas não sabem de nada

 

Está tudo igual, exceto eu.

Transmite-se a perplexidade que resulta da contradição entre um espaço que é o mesmo e a diferença tão grande do eu que ali passa e passou.

18-

21

Sim, [...] /

Sim, [...] /

Sim, [...] /

Sim, [...]

 

[Procuro uma resposta, tudo é possível, mas, no fundo, nada disto é relevante.]

A repetição do advérbio exprime uma sofreguidão de quem procura respostas e se apressa a atirar hipóteses (o que, no final, se percebe ser irónico).

23

mais lembradamente de azul

Advérbio de modo inesperado

 

O inusitado do advérbio de modo (não é adjetivo que costume ter o sufixo -mente) faz-nos focar num pequeno detalhe, a cor do vestido, que, ainda por cima, se assume ser dubitativo.

25

Podemos imaginar tudo do que nada sabemos

 

É mais fácil sonhar quando ignoramos tudo.

A aproximação dos antónimos (nada/tudo; imaginar/saber) faz que se instaure uma conotação onírica.

31-32

as duas figuras se cruzaram na rua, nem então nem agora, / Mas aqui mesmo, sem tempo a perturbar o cruzamento

Oxímoro

(ou paradoxo)

O cruzamento é sonhado, não é real.

 

36-

38

realmente se desse... / [...] verdadeiramente se desse... /

[...] carnalmente se desse

Épifora (e talvez gradação, nos termos que antecedem o segmento repetido)

 

Sublinha-se a estranheza e, ao mesmo tempo, a crença na realidade que se inventou, preparando-se a ironia que se segue.

39

Sim, talvez...

Expressão coloquial irónica

Não, não acreditem em nada disto.

 

 

 

Resolve o item 3 da p. 159 (que copio a seguir):

Quer em «Realidade» quer em «George», o confronto com o passado, permitido pela memória, acentua a consciência da passagem do tempo, realçada, no poema, pelo recurso __________ (a). Nesse confronto, o sujeito poético e George, recorrendo aos pronomes indefinidos («outro», v. 5; «O outro», v. 14; «a outra», ll. 8 e 65) para aludir ao seu «eu» passado, assumem-no como uma entidade ___________ (b) da sua personalidade atual. O título dos textos remete, em ambos os casos, para __________ (c).

(a)

1. à personificação, no verso 6

2. à repetição, por vezes em anáfora, da expressão «há vinte anos»

3. à gradação, na penúltima estrofe

(b)

1. indissociável

2. decorrente

3. distinta

(c)

1. a primazia do presente

2. a inter-relação entre as três idades da vida

3. as metamorfoses do «eu»

Identifica o valor temporal, aspetual ou modal dos segmentos sublinhados:

Minha mãe está sempre certa (Os Quatro e Meia)

Ela disse-me ao jantar

Tens o prato p’ra acabar | modalidade: ___________

A cenoura é p’ra comer

Dos teus olhos vai fazer | tempo: ___________

Duas estrelas a brilhar

 

Ela disse meu menino

Tu ainda és pequenino | aspeto: ___________

Mas o tempo corre louco | aspeto: ___________

E todo o empenho é pouco

P’ra guiares o teu destino

 

Ela lê no meu olhar

Ou na minha alma aberta

Não sei bem como consegue | tempo: ___________

Mas por muito que eu o negue

Minha mãe está sempre certa | modalidade: ___________

 

Ela disse-me atenção

Vai vestir o teu blusão | modalidade: ___________

Olha que de madrugada

Já faz frio e há geada | aspeto: ___________

E não estamos no verão

 

Ela disse tens de ver | modalidade: ___________

O que está a acontecer | aspeto: ___________

Olha que essa rapariga

É muito mais que uma amiga

E não a queres perder

 

Ela lê no meu olhar

Ou na minha alma aberta

Não sei bem como consegue | modalidade: ___________

Mas por muito que eu o negue

Minha mãe está sempre certa

 

Ela disse tem cuidado | tempo: ____________

Vê se abrandas um bocado

Não ponderas nem sossegas

Não pertences nem te entregas

De verdade a nenhum lado

 

Ela disse meu rapaz | aspeto: ___________

Sabes bem do que és capaz

O mundo espera por ti

Segue em frente e sorri

Não queiras ficar para trás

 

Ela no meu olhar | aspeto: ___________

Ou na minha alma aberta

Não sei bem como consegue

Mas por muito que eu o negue

Minha mãe está sempre certa

 

Ela lê no meu olhar

Ou na minha alma aberta

Não sei bem como consegue

Mas por muito que eu o negue

Minha mãe está sempre certa

Minha mãe está sempre certa

Minha mãe está sempre certa

Itens de exame em torno de Modalidades

[2024, 2.ª fase, grupo II]

5. No contexto em que ocorre, a expressão «devemos esticar e levar ao limite» (linha 2) exprime

(A) a modalidade apreciativa.

(B) a modalidade deôntica com valor de permissão.

(C) a modalidade deôntica com valor de obrigação.

(D) a modalidade epistémica com valor de probabilidade.

[2023, fase especial, grupo II]

4. As orações «talvez por se terem generalizado com o uso dos telemóveis e de outros dispositivos» (linhas 29 e 30) e «mas também, seguramente, porque fazem parte do património biológico da espécie» (linhas 30 e 31) exprimem

(A) a modalidade epistémica com valor de certeza, no primeiro caso, e a modalidade epistémica com valor de probabilidade, no segundo caso.

(B) a modalidade apreciativa, no primeiro caso, e a modalidade deôntica com valor de permissão, no segundo caso.

(C) a modalidade epistémica com valor de probabilidade, no primeiro caso, e a modalidade epistémica com valor de certeza, no segundo caso.

(D) a modalidade deôntica com valor de permissão, no primeiro caso, e a modalidade apreciativa, no segundo caso.

[2022, 1.ª fase, grupo II]

7. Todas as frases abaixo transcritas exemplificam a modalidade apreciativa, exceto a frase

(A) «É uma boa pergunta, com que me confronto repetidamente.» (linhas 32 e 33).

(B) «Ah, inacessível Gogol…» (linha 13).

(C) «Como é triste e deprimente ser-se tão desconhecedor…» (linha 14).

(D) «A personagem não pode deixar de saber que eles lá estão.» (linha 24).

Itens de exame em torno de Posição de Pronomes

[2023, fase especial, grupo II]

?. Em «de símbolos arbitrários (fruto do capricho e da invenção) que só são entendidos pela comunidade que os usa e que são incompreensíveis para os restantes» (linhas 10 e 11), o pronome pessoal sublinhado está anteposto ao verbo por estar

(A) dependente de um sujeito subentendido.

(B) dependente do vocábulo «só».

(C) integrado numa oração coordenada.

(D) integrado numa oração subordinada.

[2020, 1.ª fase, grupo II]

5. Em «nos chega» (linha 27 [«Em parte, isto é causado porque a informação que nos chega foi concebida não para nos informar, mas sim para nos chocar, assustar ou impressionar»]), o pronome encontra-se anteposto ao verbo, porque está

(A) integrado numa oração subordinante.

(B) dependente de uma oração coordenada.

(C) dependente da expressão «Em parte».

(D) integrado numa oração subordinada.

TPC — Se não o fizeste, lê ainda, sem falta, os dois contos combinados, «George» e «Sempre é uma companhia». (Outro assunto: independentemente do concurso, reformulações são obrigatórias.)

 

 

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