Aula 90-91
Aula 90-91 (20 [3.ª], 21/fev [4.ª, 1.ª]) Correção do
questionário sobre crónica de Capicua.
Na letra de «Gaudí», de
Capicua, assinalei palavras que podem ilustrar os processos de formação de
palavras (quer morfológicos — ou regulares — quer irregulares),
que podes ver resumidos nas pp. 342-343.
Só não está ilustrado um
dos processos. Na tabela que fica a seguir, identifica o processo de formação
representado nas palavras de cada quadrícula (e sublinhadas na letra).
Processos morfológicos
Derivação por prefixação | Derivação por
sufixação | Derivação não afixal | Conversão | Composição
morfossintática | Composição morfológica
Processos irregulares
Extensão semântica | Amálgama | Empréstimo
| Sigla | Acrónimo | Truncação
[baldes de] gelado
(< adj. gelado) |
|
fracasso (< it. fracasso) |
|
[as] folgas (< folgar) |
|
brunch
(< breakfast + lunch) |
|
detox
(< detoxification) |
|
Laser (< Light Amplification by Stimulated
Emission Radiation) |
|
[as]
secas (< secar) |
|
desgosto (des- + gosto) |
|
BI (< Bilhete de Identidade) |
|
TPM (< Tensão Pré-Menstrual) |
|
pachorra (< cast. pachorra) |
|
face (< Facebook) |
|
pseudostar (< pseudo + star) |
|
clichês (< fr. cliché) |
|
[os] porquês (< adv. int. porquê) |
|
caquinhos (caco + -inho) |
|
[um] Gaudí (‘composição com cacos de
cerâmica’ < Gaudí, ‘arquiteto, autor da imperfeita Sagrada Família,
em Barcelona, e que recorria à técnica do trencadís’) |
|
Gaudí (Capicua)
Eu
sei que hoje está difícil
E só queres sumir do mundo
Comer baldes de gelado
E entrar em coma profundo
Que estás farta das humilhações
Do fracasso das relações
De conselhos e sugestões
Bom senso e boas intenções
Do
corpo, do desporto
Do teu saldo, do teu salto
Porque o saldo é sempre baixo
E o teu salto é muito alto!
Tu estás farta dos emails
E dos grupos do WhatsApp
Dos chatos do chat
Do teu chefe e toda a internet!
Tu
tás farta de segundas
E de terças e de quartas
E de quintas e de sextas
Até das folgas te fartas!
Porque
há brunch e sumos detox
Laser e botox
Porque há secas
E dietas e profetas e blogs
E
estás farta do bom gosto
Do suposto, do imposto
Tu estás farta do bom moço
E do desgosto bem disposto
Tu
estás farta
Farta, farta até de ti
Mas bora colar os caquinhos
E fazer um Gaudí!
Eu
vou colar esses caquinhos
E fazer um Gaudí!
Fazer um Gaudí
Bora fazer um Gaudí
Eu vou colar esses caquinhos
E fazer um Gaudí
Fazer um Gaudí
Bora
fazer um Gaudí!
Eu
sei que estás de TPM
Com fome, mal dormida
Que estás farta da rotina
E dizes mal da tua vida!
Sem
pachorra para nada
Para a nata, para a night
Para a make, para o date
Para o face, para o hype
Para o lifestyle, livestream
Live fast, live the dream
Gente
snob, pseudostar
Do indie ao mainstream
Farta do excesso
Do processo e da prece
Do sexo dos anjos
Dos anos de stress
Da falta de tempo
De falar do tempo
Tudo ao mesmo tempo
Sem tempo p’ra ti!
Da
falta de jeito
De ficar sem jeito
E de não haver jeito de saíres daí!
Farta de clichês
De guichês
De porquês
Farta de tirar a senha
E esperar pelo fim do mês!
Estás
de coração partido
Ego ferido, já vi
Mas bora colar os caquinhos
E fazer um Gaudí!
[...]
Bora,
bo bora
Bora fazer um Gaudí
Bora, bo bora
Bora fazer um Gaudí
Bora, bo bora
Bora fazer um Gaudí
Ga ga ga ga ga ga Gaudí
Sei
que estás pelos cabelos
Da DR, do divã
De falar de problemas
E dos planos para amanhã
Farta de ser pró ou contra
Anti ou semi
Bora aceitar a indecisão
E escolher o melhor p’ra ti
Sem
pena, nem dilema
Ter orgulho no BI
Há que aceitar a imperfeição
P’ra ser melhor versão de si
Iguana cada escama é drama que passou por ti
E se este mundo é surreal
Bora fazer um Dalí!
Preenche as lacunas do
texto a seguir (vê as palavras a usar na p. 146, Texto A, 1):
O conto — Género _________ (a)
com __________ (b) tradição histórica e __________ (c), o conto é um relato
quase sempre ___________ (d), onde se narra, de forma _________ (e), uma
_________ (f) história sem _________ (g) complexidade, envolvendo um número
relativamente __________ (h) de personagens e decorrendo num tempo também não
muito __________ (i). [...]
A ação, a personagem e o
tempo são as categorias da narrativa mais claramente __________ (j) pelas
propriedades materiais do conto. Elas fazem com que seja praticamente __________
(k) o tratamento de figuras muito _________ (l) ou a inserção de intrigas
__________ (m); por outro lado, é isso que, em boa parte, favorece a __________
(n) captação da atenção do leitor, no imediatismo de uma leitura que dura pouco
[...].
Depois de
leres o texto C, escolhe a alínea correta no item 3 (p. 147):
_______.
Futuro Eu (David Fonseca)
Futuro eu,
Lê esta carta que eu escrevi.
Sei que é só tinta em papel,
Mas quero só o melhor para ti.
Caro
futuro eu,
Eu já não estou, mas tu estás aqui.
Faz do futuro o presente,
Vai rente ao tempo que tens
(E agora toma nota).
Não
é tarde, não duvides,
Não empates, não compliques.
Deixa ser o que é para ser,
Faz só o que a vontade quer;
Não te dês sem compromisso,
Não esperes por quem não te quer;
Sê um homem sem esquecer o miúdo
E, acima de tudo,
Cuida bem do futuro
Do meu futuro eu.
Desculpa
ser tão insensível e frontal.
Futuro eu, sê diferente
Deste vulgar atual,
Dá o salto, corações ao alto.
Não
é tarde, não duvides,
Não empates, não compliques,
Deixa ser o que é para ser,
Faz só o que a vontade quer.
Esquece
os detalhes, os atalhos,
As desculpas, inquietado
Com quem não pode, nem nunca
Vai querer, compreender.
Não
te dês sem compromisso,
Não esperes por quem não te quer;
Sê um homem sem esquecer o miúdo
E, acima de tudo,
Cuida bem do futuro
Do meu futuro eu.
Dá
o salto, corações ao alto.
Não é tarde, não duvides;
Não empates, não compliques,
Não é tarde, não duvides.
Divide em partes, não compliques,
Não é tarde, não duvides.
Divide em partes, não compliques
Futuro,
meu bem,
Por que não vens de vez?
O passado já foi
E o agora nada fez.
Futuro, meu bem,
Por que não vens de vez?
O passado já foi
E o agora nada fez.
Futuro, meu bem,
Por que não vens de vez?
O passado já foi
E o agora nada fez.
E,
acima de tudo,
Cuida bem do futuro
Do meu futuro eu.
Futuro eu,
Futuro eu,
Futuro eu.
Depois de
ouvirmos a canção «Futuro Eu», de David Fonseca, escreve um pequeno
comentário que reúna, já agregadas, as respostas a 1.1, 1.2, 1.3, 2
(p. 148).
Trata-se de uma carta, em
que o sujeito poético se dirige . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . .
Indica de que se ocupam
estes médicos:
nefrologista = rins;
pediatra = ___________; geriatra = ___________; obstetra = ___________;
ginecologista = ___________; estomatologista = ___________; oftalmologista = ___________; otorrinolaringologista =
___________; cardiologista = ___________; pneumologista = ___________;
gastroenterologista = ___________;
urologista = ___________; dermatologista = ___________; hematologista =
___________; ortopedista = ___________; reumatologista = ___________;
neurologista = ___________; psiquiatra = ___________; alergologista =
___________; radiologista = ___________; endocrinologista = ___________; ....
TPC — Lança na Classroom (em
«Última [...]») a segunda versão já emendada, que te terei entregado hoje, do
texto sobre ética/desporto (a não ser que ainda não tenhas lançado a primeira
versão passada a limpo, o que deves fazer em «Versão [...]»).
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