Aula 89
Aula 89 (19 [3.ª], 20/fev [1.ª,
4.ª]) O exame de 2018, 1.ª fase,
incluía um texto de Mensagem, de Fernando
Pessoa, «[Screvo meu livro à beira-mágoa]» (está na p. 81 dos
livros sobre as mesas).
Como já lhes disse quando
vimos a estrutura da obra, trata-se de poema bastante singular: é o único de Mensagem sem título; parece que se
refere ao próprio autor (seria o poeta o terceiro dos profetas (cfr. «Avisos») do Quinto Império:
Bandarra, Padre Vieira, Fernando Pessoa); usa um estilo mais lírico, mais
intimista, do que o resto de Mensagem.
Porém, nada disto era
aflorado na prova de exame, a não ser talvez na pergunta 3.
Grupo I —
Parte A
Leia o poema.
1 Screvo meu livro à beira-mágoa.
Meu coração não tem que
ter.
Tenho meus olhos
quentes de água.
Só tu, Senhor, me dás
viver.
5 Só te sentir e te pensar
Meus dias vácuos enche
e doura.
Mas quando quererás
voltar?
Quando é o Rei? Quando
é a Hora?
Quando virás a ser o
Cristo
10 De a quem morreu o falso Deus,
E a despertar do mal
que existo
A Nova Terra e os Novos
Céus?
Quando virás, ó
Encoberto,
Sonho das eras
português,
15 Tornar-me mais que o sopro incerto
De um grande anseio que
Deus fez?
Ah, quando quererás,
voltando,
Fazer minha esperança
amor?
Da névoa e da saudade
quando?
20 Quando, meu Sonho e meu Senhor?
Fernando
Pessoa, Mensagem, edição de Fernando
Cabral Martins, Lisboa, Assírio & Alvim, 1997.
1.
Caracterize o estado de alma do sujeito poético, expresso nos seis primeiros
versos.
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2.
Justifique o recurso simultâneo à anáfora e à frase interrogativa a partir do
sétimo verso do poema.
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3.
Explique, com base nas duas últimas estrofes, por que razão o sujeito poético
pode ser considerado um profeta.
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4.
Identifique duas características do discurso lírico de Mensagem presentes no poema e transcreva um exemplo significativo
para cada uma delas.
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Ouvimos o audiolivro da INCM cerca de 27.50.
{Não consigo
copiar aqui o sketch usado — «Último a sair. Expulsão de Débora»}
Classifica o ato ilocutório (ou ato de fala)
presente em cada uma das intervenções (de Último
a sair, expulsão de Débora):
[ Os atos
ilocutórios podem ser agrupados consoante a força ilocutória (o objetivo
ilocutório) que apresentam:
diretivos (pretende-se que o interlocutor atue de acordo com
a vontade do locutor) — «Querem abrir os livros na p. 344?»; «Abram os livros
na p. 344».
assertivos (assinala-se a posição do locutor relativamente à
verdade do que diz) — «Não há dúvida de que esta é a melhor frase»; «Admito que
haja aqui um equívoco meu».
expressivos (traduz-se o estado de espírito do locutor
relativamente ao que diz) — «Entristece-me que tenha partido»; «Muitos parabéns
pelo teu teste».
compromissivos (responsabilizam o locutor relativamente a uma ação
futura) — «Não darei aula no dia 22 de fevereiro».
declarativos (aquilo que se diz cria, por si só, uma nova
realidade) — «Absolvo-te das falhas cometidas»; «Fica aprovado com catorze
valores». ]
Eliminada. (no gráfico) |
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Os portugueses
acabaram de decidir. |
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Fogo, meu! (dito por Luciana Abreu) |
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Baza! |
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Vou ser a única mulher
aqui na casa. (Luciana, chorosa) |
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Tem dois minutos para
abandonar a casa. |
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Ah! Lindo, lindo,
lindo! (Roberto Leal a ver Débora a
abraçar Unas) |
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Porque é que fizeste
isso, Débora? (por Unas) |
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Só tenho pena de não
ter comido o açoriano. |
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Amo-te Débora! (por Débora) |
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* Sim, vou descongelar
duas portadas para o jantar do César. |
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Alguns itens de exame (com orações)
[2015,
1.ª fase:]
9. Identifique a função
sintática desempenhada pela oração subordinada presente na frase «E diz que o
olfato perdeu importância em favor da visão» (linha 21).
_________________________
10.
Classifique a oração iniciada por «mesmo se»
(linha 29). [Cresce
todo um comércio ligado ao olfato ambiental, com aromas para as várias divisões
da casa e para o automóvel, líquidos que imitam o odor do pinheiro ou da
lavanda, mesmo se os nossos estilos de vida nos distanciam cada vez mais da
natureza.]
_________________________
[2015, 2.ª fase:]
9. Identifique o valor
da oração subordinada adjetiva relativa introduzida por «que» (linha 10). [A
fidelidade do realizador ao texto começa nessas palavras, ditas por um narrador
que, falando pela voz de Eça, não pretende ser o escritor, nem imitá-lo, mas apenas
contar a história por ele, assim continuando em todo o filme, introduzindo
lugares, personagens, episódios.]
_________________________
[2015, época
especial:]
7. A oração «que vai
começar o embarque» (linha 16) [Quando a voz do altifalante avisa que vai
começar o embarque, não tenho pressa.] é uma oração subordinada
(A) substantiva
relativa. | (B) substantiva
completiva. | (C) adjetiva
relativa. | (D) adverbial
consecutiva.
8. Identifique o valor
da oração subordinada adjetiva relativa presente em «A mente, ocupada com a
obsessão de eliminar problemas antigos, não se liberta a conceber a viagem que
começará em breve.» (linhas 7 e 8).
_________________________
9. Identifique a função
sintática desempenhada pela oração subordinada presente na frase «Sei que
chegaremos todos ao mesmo tempo.» (linha 18).
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Mais itens de exame (com orações)
[2016, 1.ª fase:]
8.
Classifique a oração iniciada por «que» (linha 1). [A ciência tem hoje tantas e tão úteis aplicações nas nossas
vidas que a associação mais imediata
que o cidadão comum faz hoje à ciência não pode deixar de ser a tecnologia.]
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9. Identifique o valor da
oração subordinada adjetiva relativa presente nas linhas 3 e 4. [Essa associação, embora
não diga o essencial sobre a ciência – que é acima de tudo a descoberta do
mundo pelo homem –, não deixa de ser adequada.]
_________________________
[2016, 2.ª fase:]
9. Indique o valor da
oração subordinada adjetiva relativa presente na linha 16. [uma gota de água se
me desenha na memória, como uma enorme pérola suspensa, que devagar vai
engrossando e tarda tanto a cair, e não cai enquanto a olho fascinado.]
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10. Classifique a oração
introduzida por «em que» (linha 32). [Duzentos anos a fabricar pedra, a
construir uma pequena coluna, um mísero toco em que ninguém reparará depois.]
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[2016, época especial:]
8. Indique o valor da
oração relativa «que aqui confesso» (linha 1). [Esta paixão pela língua
portuguesa, que aqui confesso, cega não será, superlativa muito menos.]
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9. Indique a função
sintática desempenhada pela oração «que houve opressão e apagamento» (linha 9).
[Sei, sim, que houve opressão e apagamento.]
_________________________
TPC — Seja texto a pensar no concurso seja texto argumentativo escolar, devem
lançar na Classroom (a que os chamei já) versão corrigida. Acrescentem título
(criativo). Nada de net, IA ou qualquer inspiração em outrem.
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