Aula 85-86
Aula 85-86 (13 [3.ª], 14/fev [1.ª,
4.ª]) Na p. 127, tens o poema cujo título é adotado por toda a segunda parte de
Mensagem, «Mar português».
Talvez já o conheças desde o 9.º ano.
Explicita, por palavras
tuas, as seguintes afirmações da segunda quintilha:
«Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena»:
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«Quem quer passar além do Bojador / Tem que passar
além da dor»:
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«Deus ao mar o perigo e o abismo deu, / Mas nele é
que espelhou o céu»:
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Recorda estas estâncias (Os
Lusíadas, canto IV, 88-89), que integram o passo das despedidas, na praia do Restelo (pouco antes de surgir «um
velho, de aspeito venerando», que menearia três vezes a cabeça e, descontente,
discursaria).
A gente da cidade, aquele
dia,
(Uns por amigos, outros
por parentes,
Outros por ver somente)
concorria,
Saudosos na vista e
descontentes
E nós, co’a virtuosa
companhia
De mil religiosos
diligentes,
Em procissão solene, a
Deus orando,
Pera os batéis viemos
caminhando.
Em tão longo caminho e
duvidoso
Por perdidos as gentes nos
julgavam,
As mulheres c’um choro
piadoso,
Os homens com suspiros que
arrancavam.
Mães, Esposas, Irmãs, que
o temeroso
Amor mais desconfia,
acrescentavam
A desesperação e frio medo
De já nos não tornar a ver
tão cedo.
Estabelece uma aproximação
entre a ideologia do poema «Mar português» e a das estâncias 88 e 89 do canto
IV dos Lusíadas, que acabaste de
reler:
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Lê «O mostrengo», o quarto poema da
segunda parte de Mensagem (cfr.
pp. 52-53 da edição que estamos a usar).
O
Mostrengo
O mostrengo que está
no fim do mar
Na noite de breu
ergueu-se a voar;
À roda da nau voou
três vezes,
Voou três vezes a
chiar,
E disse: «Quem é que
ousou entrar
Nas minhas cavernas
que não desvendo,
Meus tetos negros do
fim do mundo?»
E o homem do leme
disse, tremendo,
«El-Rei D. João
Segundo!»
«De quem são as
velas onde me roço?
De quem as quilhas
que vejo e ouço?»
Disse o mostrengo, e
rodou três vezes,
Três vezes rodou
imundo e grosso,
«Quem vem poder o
que só eu posso,
Que moro onde nunca
ninguém me visse
E escorro os medos
do mar sem fundo?»
E o homem do leme
tremeu, e disse,
«El-Rei D. João
Segundo!»
Três vezes do leme
as mãos ergueu,
Três vezes ao leme
as reprendeu,
E disse no fim de
temer três vezes:
«Aqui ao leme sou
mais do que eu:
Sou um Povo que quer
o mar que é teu;
E mais que o
mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do
fim do mundo,
Manda a vontade, que
me ata ao leme,
De El-Rei D. João
Segundo!»
Discorre sobre as características narrativas do poema:
O poema apresenta uma
breve narrativa, em que se relata o encontro dos navegadores portugueses com o
Mostrengo (ação), sendo ambos protagonistas. Do conjunto de personagens,
destaca-se ainda o «__________», que dialoga com o monstro.
A narrativa decorre «___________» (espaço) e numa «___________» (tempo).
Debruça-te sobre as marcas épicas da composição:
São características épicas
do poema a presença de uma ameaça grandiosa sobre o ______, que, no confronto
com ela, evidencia marcas de grandeza (moral). O caráter narrativo é igualmente
traço _______ do poema.
[Depois de se ouvir
passo do Adamastor, no canto V de Os
Lusíadas, ests. 37-60:]
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/os-grandes-episodios-de-os-lusiadas-o-gigante-adamastor/
Reflete sobre a importância simbólica das figuras do
«Adamastor», n’Os Lusíadas, e do «homem do leme», em Mensagem.
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Na letra de «O Homem do Leme» (Xutos e Pontapés, Cerco,
1985), classifica as funções sintáticas dos constituintes sublinhados:
O Homem do Leme
(Xutos e Pontapés)
Sozinho na noite,
um barco ruma para onde
vai. | ______________ (= or. sub. substantiva relativa)
Uma luz, no escuro, brilha a
direito, | ______________
ofusca as demais. | ______________
E, mais que uma onda,
mais que uma maré, | ______________
tentaram prendê-lo,
impor-lhe uma fé,
mas, vogando à vontade,
rompendo a saudade,
vai quem já nada teme,
vai o homem do leme. | ______________ (= or. sub. substantiva relativa)
E uma vontade de rir
nasce do fundo do ser. | ______________
E uma vontade de ir, correr
o mundo e partir,
a vida é sempre a perder.
No fundo do mar
jazem os outros, os
que lá ficaram. | ______________
Em dias cinzentos, |
______________
descanso eterno lá encontraram. | ______________
E, mais que uma onda, mais
que uma maré,
tentaram prendê-lo,
impor-lhe uma fé, | _____________ | ______________
mas, vogando à vontade,
rompendo a saudade,
vai quem já nada teme, vai
o homem do leme.
E uma vontade de rir nasce
do fundo do ser.
E uma vontade de ir, correr
o mundo e partir,
a vida é sempre a perder.
| ______________
No fundo horizonte,
sopra o murmúrio para onde
vai.
No fundo do tempo, |
______________
foge o futuro, é tarde
demais. | ______________
E uma vontade de rir nasce
do fundo do ser.
E uma vontade de ir, correr
o mundo e partir,
a vida é sempre a perder.
Completa esta síntese comparativa de Os
Lusíadas e Mensagem, que retirei,
com poucas adaptações, de uma sebenta de estudo para exame.
Os Lusíadas (1572) |
Mensagem (1934) |
Poema
_______ |
Poema
épico-lírico |
dez
cantos |
estrutura
triádica: «Brasão», «________», «O Encoberto» |
escritos
em meados do século XVI, época do declínio do apogeu expansionista |
escrita
entre 1913 e 1934, época de desencantos (relativamente a 1.ª República e a
_______) |
cariz
________ e descritivo; dimensão real e concreta |
cariz
abstracto e interpretativo; dimensão simbólica, doutrinária |
fundo
histórico: a viagem do Gama |
fundo
histórico e ________: a busca de uma «Índia que não há» |
referência
aos fundadores de Portugal pela voz de Vasco da Gama e de Paulo da Gama, nos
relatos ao rei de Melinde e ao _______ |
evocam-se os que estiveram associados aos primórdios da
nacionalidade, pedindo-se a Afonso Henriques que abençoe a pátria com o seu
exemplo |
referem-se
as lutas contra os Mouros (Batalha de Ourique) e as lutas contra ________
(Aljubarrota; papel de Nun’Álvares) |
Pessoa
refere-se à figura de Nun’Álvares como um messias, um «Portugal em ser» |
relata-se
a aventura da descoberta do caminho marítimo para a Índia, incluindo
adversidades e perigos (despedidas de Belém, Adamastor, tempestade) |
evoca-se
processo de conquista do mar desconhecido («O infante D. Henrique»,
«Horizonte», «Padrão», «O Mostrengo», «Ocidente», «____________») |
______________
é a recompensa para os portugueses que se transcenderam |
Pessoa sonha a recompensa: «ilhas afortunadas», «terras
sem ter lugar», onde mora o Desejado |
D.
Sebastião é a garantia e a esperança do regresso de tempos gloriosos, ao
estilo do sebastianismo tradicional |
D.
Sebastião está na base de um sebastianismo pessoano, que, sem negar o
passado, aponta para um ________ promissor |
nas _________ (cantos I e X), Camões reconhece em D.
Sebastião qualidades de líder |
loucura
de D. Sebastião é evocada como necessária à criação de um novo império |
conceito de herói épico tradicional: o que o move é a
guerra contra os ___________, a expansão |
conceito de herói mítico: o que é escolhido para cumprir
uma missão e é movido pela «febre do Além» |
os
obstáculos que o herói enfrenta levam-no à construção de um Império terreno
(nacionalismo) |
os
obstáculos que o herói enfrenta levam-no à transcendência, a um império
espiritual, o _______________ (nacionalismo universalista) |
poeta
revela desencanto pelo ____________ |
poeta revela desencanto pelo presente e apela à
construção de um futuro de dimensão cultural e espiritual: «É a hora!» |
poeta, ainda que valorizando os momentos gloriosos da
pátria, mostra tristeza pelo não reconhecimento do seu valor e pelo estado da
pátria |
poeta
pretende restaurar a grandeza da pátria, recriando o mito
_______________________, essencial ao renascimento que se defende |
a
poesia serve para registar e glorificar o passado |
a
poesia, o sonho, o misticismo são as forças que levarão ao
_________________________ |
Itens sobre
tipos de coesão em exames
[2021, 2.ª fase]
7. A utilização da expressão
«de facto» (l. 5) e do pronome «tua» (l. 28) contribui para a coesão
(A) gramatical interfrásica, no primeiro caso, e
gramatical referencial, no segundo caso.
(B) gramatical interfrásica, no primeiro caso, e
lexical por reiteração, no segundo caso.
(C) gramatical frásica, no primeiro caso, e
gramatical referencial, no segundo caso.
(D) gramatical frásica, no primeiro caso, e
lexical por reiteração, no segundo caso.
[2018, 2.ª fase]
7. Indique o processo de
coesão textual assegurado pelas expressões «No passado» (linha 1), «a pouco e
pouco» (linha 5), «Já» (linha 7), «Hoje, a pouco e pouco» (linha 24) e «ainda»
(linha 27).
R.: __________________
[2016, 1.ª fase]
6.
O uso das
palavras «dele» (linha 28) e «os» (linha 29) [«O risco, correta ou
incorretamente percecionado, está por todo o lado nas nossas vidas, sendo
várias as interrogações que se podem colocar em face dele. A ciência traz-nos
constantemente novos riscos, assim como maneiras de os minimizar»] contribui
para a coesão
(A) lexical. | (B)
aspeto-temporal. | (C) frásica.
| (D) referencial.
[2015, 1.ª fase]
7.
No contexto em que ocorre, a palavra «Dessas» (linha 15 [«E dá dois exemplos:
na época de Dürer, existiam na língua alemã mais de cento e cinquenta e oito
palavras para designar cheiros diferentes. Dessas, apenas trinta e duas hoje
subsistem, e frequentemente como formas dialetais muito localizadas.»])
contribui para a coesão
(A)
temporal. | (B) referencial. | (C) frásica. | (D) interfrásica.
[2014, época especial]
1.5.
A utilização de «pois» (linha 4) e de «Por isso» (linhas 25-26) contribui para
a coesão
(A)
frásica. | (B) interfrásica. | (C) temporal. | (D) lexical.
[2013,
1.ª fase]
1.6.
No contexto em que que ocorrem [«Sai um livro em 2012, para o ano uma coleção
destes textozitos, em 2014 o que agora terminei e uma última coleção destas
prosinhas e acabou-se»], as palavras «textozitos» (linha 7) e «prosinhas»
(linha 8) [contribuem para a coesão
(A)
temporal. | (B)
frásica. | (C) interfrásica. | (D) lexical.
e dois itens
para identificação de referentes
[2012, 2.ª fase]
2.2.
Indique o antecedente do determinante possessivo que ocorre em «a sua
subordinação à hegemonia das imagens» (linhas 15 e 16). [«É, por isso,
inteiramente lícito que nos interroguemos sobre a relação possível entre o
esvaziamento das palavras e a sua subordinação à hegemonia das imagens, das
quais se diz agora valerem, cada uma delas, mais do que mil palavras, num
câmbio tão duvidoso quanto sugestivo.»]
R.:
__________________________________
[2011, 1.ª fase]
2.1.
Indique o antecedente dos determinantes possessivos que ocorrem em «A sua
grande vegetação, o seu grande triunfo de flora» (linhas 12 e 13). [«As terras
não se cultivavam. Faziam, inertes, as suas despedidas da fertilidade,
suportavam aquela pausa intermédia entre a morte e a inumação. A sua grande
vegetação, o seu grande triunfo de flora, era o cardo. Se lhe davam folga, o
cardo cobria de verde-cinzento a paisagem.»]
R.:
__________________________________
Do regulamento do Concurso literário «A Ética na Vida e no
Desporto»:
Artigo 1.º
O concurso literário «A Ética na Vida e no Desporto»
tem como objetivo estimular a produção de trabalhos escritos,
subordinados ao tema da ética no desporto, por parte dos estudantes do ensino
secundário e do ensino profissional, premiando aqueles que apresentem melhor
qualidade literária.
Artigo 5.º
[...]
3 — Os textos a concurso
devem versar, exclusivamente, o tema da ética no desporto. [...]
5 — Os trabalhos devem
obedecer às seguintes regras: [...]
d) Limite de carateres (sem contabilizar os espaços): 2.500.
Artigo 9.º
A qualidade dos trabalhos admitidos a concurso é avaliada,
pelos júris da 1.ª fase ou fase regional e da 2.ª fase ou fase nacional do
concurso, de acordo com os seguintes critérios:
a) Respeito pelo tema da ética no desporto;
b) Criatividade e inovação;
c) Adequação/correção linguística.
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TPC — Lê o conto «Sempre é uma companhia», de Manuel da Fonseca, nas
pp. 173-179 do manual. (Vai terminando leituras combinadas e avançando para
outras.)
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