Aula 82-83
Aula 82-83 (10 [3.ª], 11 [4.ª],
13/jan [1.ª]) Assistência a início de «Visita Guiada» sobre Infante D. Henrique:
O cartoon
que está projetado, do caricaturista António,
tem a legenda «Henrique, o lançador de caravelas». Interpreta-o, partindo da
polissemia explorada na sua legenda.
R.: O cartoon apresenta o Infante D.
Henrique . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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Agora, já sobre o poema «O Infante» (p. 124), de Mensagem,
de Fernando Pessoa, responde aos
seguintes itens (por vezes, já fui respondendo):
Justifica o facto de o
primeiro texto da segunda parte de Mensagem
ser dedicado ao Infante D. Henrique.
R.: O Infante D. Henrique
foi o impulsionador das descobertas marítimas portuguesas. A ele cabe o papel
de protagonista primeiro da «Possessio Maris» (Posse do Mar).
O v. 1 sintetiza o
entendimento da ação dos heróis de Mensagem
como uma teofania, isto é, uma revelação divina. Explica, relacionando o verso
com o resto da estrofe.
R.:
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Refere o efeito de sentido
produzido com o complexo verbal «foste desvendando».
R.:
O complexo verbal apresenta a ação como uma . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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Menciona
outro recurso estilístico que, na segunda estrofe, contribua para o mesmo
efeito.
R.:
A atuação do Infante D. Henrique é descrita através de uma ________: é
crescente e universal. Começou por desvendar
«ilhas(s)» e «continente(s)», chegando ao «fim
do mundo» e
dando assim a conhecer «a terra inteira».
Explicita o sentido dos
dois últimos versos da composição.
R.: Nos dois últimos versos, .
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Comenta o valor expressivo
da utilização da segunda pessoa ao longo do poema.
R.: Com o uso da segunda
pessoa, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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Resolve os pontos 1 e 2 de
«Gramática», na p. 125:
1. Seleciona a afirmação verdadeira
relativamente ao v. 9: «Quem te sagrou criou-te português».
(A) A frase integra uma oração
subordinada adjetiva relativa.
(B) Os verbos ocorrem ambos como transitivos diretos.
(C) O pronome «te» desempenha, nas duas
ocorrências, a função sintática de complemento direto.
(D) O adjetivo corresponde ao predicativo do sujeito.
(E) A frase apresenta valor aspetual imperfetivo.
2. Classifica a oração subordinada
presente no verso «Deus quis que a terra fosse toda uma» e refere a função
sintática que desempenha.
R.: Subordinada ________
________, com a função de _________.
Na
p. 126, lê o «O telemóvel sonha, a obra nasce». Depois, resolve o ponto 1:
1.
Identifica no texto exemplos dos processos irregulares de formação de
palavras.
amálgama
— o manual pensava em telemóvel (que, porém, não é exemplo correto — telemóvel
resulta de composição
morfológica sendo tele- um radical grego).
empréstimo
— ____________
sigla
— ____________
acrónimo
— ____________
truncação
— ____________
Segue
os anúncios publicitários
da campanha «Escolha Portugal», dinamizada pelo Programa «Portugal sou eu» (cfr.
p. 125), lamentando o dinheiro que se desperdiça nesta publicidade
institucional.
Defende
que a perspetiva destes anúncios e da campanha em causa está nos antípodas do
espírito do poema «O Infante». Começa por uma introdução, mais focada nos
vídeos, que use a estratégia típica do início de uma apreciação crítica (descrição, resumida,
do objeto em análise). Depois, passa a uma estratégia de texto de opinião, com argumento(s) e exemplo(s). (Inclui citações do poema de Mensagem.
Usa caneta.)
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Podes ter o
manual aberto nas pp. 344-345. Depois de veres, ou reveres, «Fiscal das danças
ridículas» (série Lopes da Silva), preenche a coluna do meio, relativa ao Ato ilocutório ou Ato de fala (assertivo, expressivo, diretivo, compromissivo, declarativo):
Passo de «Fiscal das danças ridículas» ou de separadores |
Ato ilocutório (ou Ato de fala) |
Descrição útil para tipificar ato |
[Incorreu
na prática de danças ridículas.] Vai ter de abandonar o estabelecimento. |
|
Frase deôntica dita
por um «fiscal de danças ridículas». |
Vi-o a efetuar uma
espécie de um comboiinho. |
|
Relato,
relativamente a que o enunciador se responsabiliza, de um acontecimento
anterior. |
O que é que eu fiz? |
|
Interrogação
dirigida ao fiscal. |
Não posso pactuar
com comboiinhos! |
|
Frase na 1.ª
pessoa, dita com ênfase, com indignação. |
Não vou fechar os
olhos a uma situação como a que o vi fazer. |
|
Frase com complexo
verbal (ir + infinitivo do verbo
principal) com valor de futuro próximo. |
Não perca a
atualização das notícias sobre a seleção nacional. |
|
Frase
com uso do conjuntivo, correspondente a imperativo negativo. |
Ao contrário do que
fora anunciado, Paulo Ferreira não jantou o prato de peixe. |
|
Informação, relato
de uma circunstância, negando-se informação anterior. |
Vamos
ter oportunidade de ouvir uma entrevista com Dona Maria da Conceição
Ferradinha, uma alentejana que viu o autocarro da seleção duas vezes. |
|
Frase com complexo
verbal (ir + infinitivo de verbo
principal) com valor de futuro próximo. |
Ui, tantos
episódios! |
|
Frase exclamativa,
com algum teor descritivo, mas sobretudo admirativa. |
Agora é calcar! |
|
Frase de teor
apelativo, ainda que sem uso de modo imperativo. |
Eu estou a perder a
cabeça! |
|
Descrição de estado
de espírito, sublinhada com nervosismo evidente. |
Itens de exame em torno de atos de
fala
[2014,
1.ª fase]
2.3. Classifique
o ato ilocutório presente em «Como um dia veremos.» (linha 29). [É por isso
que, para além do culto que a obra de Eça legitimamente merece, por mérito
próprio e grandeza genuína, se deve reconhecer, para sermos justos, que muita
da admiração totalitária que Eça desencadeia nasce porventura duma espécie de
preguiça e lentidão em entender, ainda nos nossos dias, a linguagem diferente
daqueles que lhe sucederam. O que não parece vir a propósito, embora venha.
Como um dia veremos.]
R.:
_____________________________
[2013,
1.ª fase]
1.7.
Na frase «E, após isso, ninguém lerá uma só palavra posta por mim num pedaço de
papel.» (linhas 9 e 10), o autor realiza um ato ilocutório
(A)
compromissivo. | (B) declarativo. | (C) expressivo. | (D) diretivo.
[2013,
2.ª fase]
2.2. Classifique o ato
ilocutório presente em «A sua poesia ainda tem segredos para si?» (linha 21).
R.:
_____________________________
TPC
— Relanceia, em Gaveta de Nuvens, ficha corrigida sobre «Atos de fala».
(Lembro que tepecê anterior foi a leitura de «George», pp. 148-153. Conto que
esteja feita.)
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