Saturday, September 07, 2024

Aula 82-83

Aula 82-83 (10 [3.ª], 11 [4.ª], 13/jan [1.ª]) Assistência a início de «Visita Guiada» sobre Infante D. Henrique:




O cartoon que está projetado, do caricaturista António, tem a legenda «Henrique, o lançador de caravelas». Interpreta-o, partindo da polissemia explorada na sua legenda.

R.: O cartoon apresenta o Infante D. Henrique . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Agora, já sobre o poema «O Infante» (p. 124), de Mensagem, de Fernando Pessoa, responde aos seguintes itens (por vezes, já fui respondendo):

Justifica o facto de o primeiro texto da segunda parte de Mensagem ser dedicado ao Infante D. Henrique.

R.: O Infante D. Henrique foi o impulsionador das descobertas marítimas portuguesas. A ele cabe o papel de protagonista primeiro da «Possessio Maris» (Posse do Mar).

O v. 1 sintetiza o entendimento da ação dos heróis de Mensagem como uma teofania, isto é, uma revelação divina. Explica, relacionando o verso com o resto da estrofe.

R.: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Refere o efeito de sentido produzido com o complexo verbal «foste desvendando».

R.: O complexo verbal apresenta a ação como uma . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Menciona outro recurso estilístico que, na segunda estrofe, contribua para o mesmo efeito.

R.: A atuação do Infante D. Henrique é descrita através de uma ________: é crescente e universal. Começou por desvendar «ilhas(s)» e «continente(s)», chegando ao «fim do mundo» e dando assim a conhecer «a terra inteira».

Explicita o sentido dos dois últimos versos da composição.

R.: Nos dois últimos versos, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Comenta o valor expressivo da utilização da segunda pessoa ao longo do poema.

R.: Com o uso da segunda pessoa, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Resolve os pontos 1 e 2 de «Gramática», na p. 125:

1. Seleciona a afirmação verdadeira relativamente ao v. 9: «Quem te sagrou criou-te português».

(A) A frase integra uma oração subordinada adjetiva relativa.

(B) Os verbos ocorrem ambos como transitivos diretos.

(C) O pronome «te» desempenha, nas duas ocorrências, a função sintática de complemento direto.

(D) O adjetivo corresponde ao predicativo do sujeito.

(E) A frase apresenta valor aspetual imperfetivo.

2. Classifica a oração subordinada presente no verso «Deus quis que a terra fosse toda uma» e refere a função sintática que desempenha.

R.: Subordinada ________ ________, com a função de _________.

Na p. 126, lê o «O telemóvel sonha, a obra nasce». Depois, resolve o ponto 1:

1. Identifica no texto exemplos dos processos irregulares de formação de palavras.

amálgama — o manual pensava em telemóvel (que, porém, não é exemplo correto — telemóvel resulta de composição morfológica sendo tele- um radical grego).

empréstimo — ____________

sigla — ____________

acrónimo — ____________

truncação — ____________

Segue os anúncios publicitários da campanha «Escolha Portugal», dinamizada pelo Programa «Portugal sou eu» (cfr. p. 125), lamentando o dinheiro que se desperdiça nesta publicidade institucional.

Defende que a perspetiva destes anúncios e da campanha em causa está nos antípodas do espírito do poema «O Infante». Começa por uma introdução, mais focada nos vídeos, que use a estratégia típica do início de uma apreciação crítica (descrição, resumida, do objeto em análise). Depois, passa a uma estratégia de texto de opinião, com argumento(s) e exemplo(s). (Inclui citações do poema de Mensagem. Usa caneta.)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Podes ter o manual aberto nas pp. 344-345. Depois de veres, ou reveres, «Fiscal das danças ridículas» (série Lopes da Silva), preenche a coluna do meio, relativa ao Ato ilocutório ou Ato de fala (assertivo, expressivo, diretivo, compromissivo, declarativo):

Passo de «Fiscal das danças ridículas» ou de separadores

Ato ilocutório

(ou Ato de fala)

Descrição útil para tipificar ato

[Incorreu na prática de danças ridículas.] Vai ter de abandonar o estabelecimento.

 

Frase deôntica dita por um «fiscal de danças ridículas».

Vi-o a efetuar uma espécie de um comboiinho.

 

Relato, relativamente a que o enunciador se responsabiliza, de um acontecimento anterior.

O que é que eu fiz?

 

Interrogação dirigida ao fiscal.

Não posso pactuar com comboiinhos!

 

Frase na 1.ª pessoa, dita com ênfase, com indignação.

Não vou fechar os olhos a uma situação como a que o vi fazer.

 

Frase com complexo verbal (ir + infinitivo do verbo principal) com valor de futuro próximo.

Não perca a atualização das notícias sobre a seleção nacional.

 

Frase com uso do conjuntivo, correspondente a imperativo negativo.

Ao contrário do que fora anunciado, Paulo Ferreira não jantou o prato de peixe.

 

Informação, relato de uma circunstância, negando-se informação anterior.

Vamos ter oportunidade de ouvir uma entrevista com Dona Maria da Conceição Ferradinha, uma alentejana que viu o autocarro da seleção duas vezes.

 

Frase com complexo verbal (ir + infinitivo de verbo principal) com valor de futuro próximo.

Ui, tantos episódios!

 

Frase exclamativa, com algum teor descritivo, mas sobretudo admirativa.

Agora é calcar!

 

Frase de teor apelativo, ainda que sem uso de modo imperativo.

Eu estou a perder a cabeça!

 

Descrição de estado de espírito, sublinhada com nervosismo evidente.

Itens de exame em torno de atos de fala

[2014, 1.ª fase]

2.3. Classifique o ato ilocutório presente em «Como um dia veremos.» (linha 29). [É por isso que, para além do culto que a obra de Eça legitimamente merece, por mérito próprio e grandeza genuína, se deve reconhecer, para sermos justos, que muita da admiração totalitária que Eça desencadeia nasce porventura duma espécie de preguiça e lentidão em entender, ainda nos nossos dias, a linguagem diferente daqueles que lhe sucederam. O que não parece vir a propósito, embora venha. Como um dia veremos.]

R.: _____________________________

[2013, 1.ª fase]

1.7. Na frase «E, após isso, ninguém lerá uma só palavra posta por mim num pedaço de papel.» (linhas 9 e 10), o autor realiza um ato ilocutório

(A) compromissivo. | (B) declarativo. | (C) expressivo. | (D) diretivo.

[2013, 2.ª fase]

2.2. Classifique o ato ilocutório presente em «A sua poesia ainda tem segredos para si?» (linha 21).

R.: _____________________________

TPC — Relanceia, em Gaveta de Nuvens, ficha corrigida sobre «Atos de fala». (Lembro que tepecê anterior foi a leitura de «George», pp. 148-153. Conto que esteja feita.)

 

 

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