Aula 80-81
Aula 80-81
(30 [3.ª], 31/jan [1.ª, 4.ª]) Correção de questionário de gramática (usando-se
apenas a versão da turma 3.ª).
Soluções
Versão com bombeiro Dudu a querer barco que está no
quintal
Classifica
as orações sublinhadas (escusas de
escrever «oração»):
Os aparelhos microcic da AudiçãoAtiva são tão
pequenos que António Sala não quer outra coisa. |
subordinada adverbial consecutiva |
O bombeiro Dudu
gostaria de ficar com a embarcação que está no quintal de Marco Paulo. |
subordinada adjetiva
relativa restritiva |
O companheiro da assassina do gelo seco, que
morava em Benfica, não tem medo da mulher. |
subordinada adjetiva
relativa explicativa |
Depois de Maria Cerqueira Gomes, é Carolina
Patrocínio quem chega agora à Prime Video. |
subordinada substantiva relativa |
A estudante foi levada para o hospital para
que se recolhessem indícios da violação. |
subordinada adverbial final |
Catarina Martins tanto gosta de ouvir discutir
os jogos do Benfica em Bruxelas como gosta do críquete e do caril na
Mouraria. |
subordinada adverbial comparativa |
Desde que ele instalou
o elevador Levita, sente-se muito mais feliz. |
subordinada adverbial
temporal |
A advogada do bombeiro
diz que Dudu dá valor afetivo aos bens de Marco Paulo. |
subordinada
substantiva completiva |
Os jornalistas
perguntaram a Lage se se demitia. |
subordinada
substantiva completiva |
Vamos tentar novamente mas, desta vez, vamos
tentar bem. |
coordenada adversativa |
Ruben Amorim quebrou regra após jogos, dado
que mostrou toda a sua fúria ao plantel por mais uma derrota com o Brighton,
e ainda partiu uma TV. |
subordinada adverbial causal |
Ainda que Amorim
fizesse quarenta anos, a equipa cumpriu os treinos
habituais. |
subordinada adverbial
concessiva |
Fábio Coentrão foi
encontrado com uma tonelada de santolas e ameaçou os jornalistas. |
coordenada copulativa |
Classifica
quanto à função sintática
os constituintes sublinhados:
A publicação dos
poemas de Pessoa foi sobretudo póstuma. |
complemento do nome |
A Lídia que
Ricardo Reis refere não é a escritora Lídia Jorge. |
complemento direto |
D. Dinis, cujo
retrato foi cientificamente criado, morreu há setecentos anos. |
modificador apositivo
do nome |
Logo à noite o Benfica
entra no estádio da Juventus. |
complemento oblíquo |
Os argentinos
consideram Milei a melhor opção. |
predicativo do
complemento direto |
A tua prova deixou-me
orgulhoso. |
complemento direto |
Ângelo Rodrigues, que
enfrentou uma infeção generalizada em 2017, já se meteu noutra. |
sujeito |
Versão
com António Ferro a criar prémio especial
Classifica
as orações sublinhadas (escusas de
escrever «oração»):
Como Pessoa não
vencera o prémio Antero de Quental, António Ferro criou
um prémio especial. |
subordinada adverbial causal |
Embora os resultados
de Amorim sejam fracotes, os adeptos parecem gostar dele. |
subordinada adverbial
concessiva |
Em entrevista ao ex-bola de ouro Romário, Neymar
lembrou a vez em que Jorge Jesus lhe tentou ensinar a bater pénaltis e não
conteve os risos. |
coordenada copulativa |
Érica Postiço, ex-trabalhadora do Bloco de
Esquerda, diz ter sido despedida em 2022 quando amamentava. |
subordinada adverbial
temporal |
Uma estudante italiana diz que foi violada na
zona do Martim Moniz. |
subordinada substantiva completiva |
Ignoro se o amanhã
trará coisas boas. |
subordinada
substantiva completiva |
Miúdo da Noruega é quem carrega. |
subordinada
substantiva relativa |
Baldoni nega as acusações de assédio sexual de
Lively e acusa o casal de estrelas de usar o seu poder para lhe destruir
carreira. |
subordinada
adverbial final |
Gostei mais do furação Hermínia do que
simpatizei com a tempestade Ivo. |
subordinada
adverbial comparativa |
O Cristian faz anos, mas também tem de
resolver o questionário de gramática. |
coordenada
adversativa |
Amo-te tanto que te
odeio. |
subordinada adverbial
consecutiva |
Temos estado a estudar o único livro que
Pessoa publicou em português. |
subordinada adjetiva relativa restritiva |
O bombeiro Dudu, que herdou um décimo da
fortuna de Marco Paulo, homenageou o artista no dia em que este, se fosse
vivo, faria 80 anos. |
subordinada adjetiva relativa explicativa |
Classifica
quanto à função sintática
os constituintes sublinhados:
Não gosto de
Ricardo Reis como gosto de Campos. |
complemento oblíquo |
Os socialistas
nomearam Alexandra Leitão candidata à Câmara de Lisboa. |
predicativo do
complemento direto |
As redes sociais
consideram-te um cobarde. |
complemento direto |
Quero ir ver a
exposição sobre Alexandre O’Neill que está na Biblioteca Nacional. |
sujeito |
Não acredito muito na
planificação de redações, exceto para textos argumentativos. |
complemento do nome |
Temos estado a estudar o único livro que
Pessoa publicou em português. |
complemento direto |
Pessoa, que foi os
quatro melhores poetas portugueses do século XX, morreu há quase noventa
anos. |
modificador apositivo
do nome |
Versão
com avançado dos gansos
Classifica
as orações sublinhadas (escusas de
escrever «oração»):
Depois que Duplexe Tchamba colocou a bola no
avançado dos gansos, que marcou o terceiro golo dos casapianos, Rui
Costa levantou-se e saiu. |
subordinada adjetiva
relativa explicativa |
Quem conheço com o
nome Ivo são excelentes amigos que não são tempestades. |
subordinada substantiva relativa |
GrillMaxx é tão versátil que até faz
deliciosas panquecas. |
subordinada adverbial consecutiva |
O polémico áudio que vazou nas redes sociais
é um bocado ordinário. |
subordinada adjetiva
relativa restritiva |
Ângelo Rodrigues viajou para o México a fim
de experimentar cogumelos mágicos. |
subordinada adverbial final |
Os poemas ingleses de
Pessoa são mais convencionais do que são os seus textos em português. |
subordinada adverbial comparativa |
A estudante alemã, em Erasmus no Monte de
Caparica, afogou-se, mas só populares perceberam a situação. |
coordenada adversativa |
Uma vez que Pessoa bebia muito, supôs-se erradamente
ter tido uma cirrose. |
subordinada adverbial causal |
Muitos alunos
recitaram bem, apesar de que não eram fáceis os sonetos de Pessoa. |
subordinada adverbial
concessiva |
O Cristian faz hoje
anos e vai ser sempre feliz. |
coordenada copulativa |
Desde que cá cheguei, falamos sempre dos
tempos de Sir Alex [Ferguson]. |
subordinada adverbial
temporal |
O meu filho fala comigo sempre aos berros porque
não sabe que eu já comprei o maravilhoso Power ear. |
subordinada
substantiva completiva |
Perguntaram a Rui
Costa se o treinador tinha o lugar em risco. |
subordinada
substantiva completiva |
Classifica
quanto à função sintática
os constituintes sublinhados:
Alberto Caeiro, que
é percecionado como um pastor, seria o mestre de heterónimos e de
ortónimo. |
modificador apositivo
do nome |
Os italianos já
regressaram a Bolonha. |
complemento oblíquo |
Os jornalistas
elegeram Vítor Bruno treinador do mês. |
predicativo do
complemento direto |
Os professores
acharam-nos desinteressados. |
complemento direto |
Ainda teremos de rever
a lírica de Camões, que terá nascido há quinhentos anos. |
sujeito |
A divulgação do
áudio melindrou os dirigentes do Benfica. |
complemento do nome |
Em aula li o soneto que
tu me aconselhaste. |
complemento direto |
Num texto de opinião, defenda
uma perspetiva pessoal sobre qual deveria ser a palavra do ano.
No seu texto:
— explicite, de forma
clara e pertinente, o seu ponto de vista, fundamentando-o em dois argumentos,
cada um deles ilustrado com um exemplo significativo.
liberdade | auricular |
conflitos | fogos | imigração | inclusão | INEM | jovem | polícia | transportes
.
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1.º semestre — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser
vistos como parcelas para se chegar a uma média)
Leitura |
||
Aula |
Questionário sobre «De verão», de Cesário Verde
(aula 3) |
|
Questionário sobre carta de Pessoa a Adolfo
Casais Monteiro (aula 9-10) |
||
Questionário sobre «O país dos teimosos», de
Ricardo Araújo Pereira (aula 19-21) |
||
Questionário
sobre «Muda de vida», de Luís Filipe Borges (aula 50-51) |
||
Questionário
sobre «Famílias desavindas», de Mário de Carvalho (aula 65-66) |
||
Questionário
sobre «Ulisses», de Fernando Pessoa (aula 70-71) |
||
Observação direta da eficiência a resolver as
tarefas com textos em todas as aulas |
||
Escrita |
||
Aula |
«As minhas coisas favoritas» (aula 1-2) |
|
Comparação de «Gato que brincas na rua» com «Ela
canta, pobre ceifeira» (aula 4-5) |
||
Narrativa depois do recado «Snr. Pessoa» (aula
6-7) |
||
Apreciação crítica da curta Dia Triunfal
(aula 9-10) |
||
Ode ao estilo das de Campos (aula 11-12) |
||
Comentário com comparação entre os dois «Lisbon
Revisited» (aula 16-17) |
||
Resposta a item 7 (parte C) sobre Frei Luís
de Sousa (aula 18) |
||
Trechos inspirados em bandas sonoras de filmes
(aula XXII-XXIII ou 22-23) |
||
Comentário em torno de «Notas sobre Tavira»,
Campoe e Caeiro (aula 24-25) |
||
Comparação entre ««Matarruano sonhador» e
Alberto Caeiro (aula 27-28) |
||
Reescrita de «Dobrada à moda do Porto» (aula 31) |
||
Comparação entre poemas de Ricardo Reis e de
José Gomes Ferreira (aula 32-33) |
||
Resposta a item de exame
sobre herói romântico [só no 12.º 1.ª e no 12.º 4.ª] (aula 35-36) |
||
Comentário sobre «O avô e o neto», de Fernando
Pessoa (aula 39-40) |
||
Resposta a item de exane sobre «Sonho e
realidade» (aula 42-43) |
||
Comentário contrastivo entre textos de Caeiro e
Jorge de Sena (aula 45-46) |
||
Item, ou itens, de exame de 2019, sobre «Bem sei
que há ilhas [...]» (aula 42-43) |
||
Comentário sobre famílias desavindas e heróis
românticos (aula 46R-46) |
||
Poemas segundo Paterson e Ana Luís
Amaral, «Tabacaria» (aulas 50-51 ou 52-53) |
||
Décimas com rima segundo modelo de «Sísifo», de
Torga (aula 55-56) |
||
Poema com epígrafe retirada de versos de livro
de poesia do século XX (aula 57-58) |
||
Exposição sobre famílias
desavindas em Mário de Carvalho, Camilo, 1986 (aula 65-66) |
||
Redação de argumentos escolhidos dentre quatro
enunciados de exame (aula 69) |
||
Caracterização do rei em «D. Dinis», de Pessoa
(aula 72-73 ou 74) |
||
Argumentos para «Os loucos estão certos» [só no
12.º 3.ª e no 12.º 4.ª] (aula 77-78) |
||
Aula + Casa |
«Lembro-me que» (tepecê de
39-40) |
|
Texto deambulatório com períodos
progressivamente maiores (tepecê de 44) |
||
Crónica de viagem para «Fugas» [só no 12.º 3.ª]
(a partir da aula XIX-XX) |
||
Expressão
oral |
||
(Casa) Aula |
Leitura em voz alta expressiva de versos de
poemas do século XX (aula 57-58) |
|
Leitura em voz alta expressiva de soneto de
Pessoa ou Campos (aula 75-76) |
||
Recitação de soneto de Pessoa ou Campos (aula
77-78) |
||
Educação
literária |
||
Casa |
Leitura de livros (ao longo do semestre, a partir da aula 35-36) |
|
Gramática |
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(Casa) Aula |
Questionário sobre funções sintáticas, aspeto,
etc. (aula 32-33 ou 34 ou 35-36) |
|
Questionário sobre orações e funções sintáticas (aula 77-78 ou 79) |
||
Assiduidade,
pontualidade, material, ... |
||
|
Deixo aqui alguns conselhos
para se melhorar (infere-se, portanto, que estou a criticar os
aspetos que assinalei à esquerda com xis). Evitarei repeti-los quando falar com
cada um, cingindo-me então, se houver tempo, aos aspetos mais positivos.
1. Evitar
faltar a aulas (a não ser, é claro, por motivo compreensível).
2. Ser pontual.
3. Em aula, ser autónomo (ir lendo — ler mesmo, não ficar à
espera — as tarefas pelas folhas e procurando resolver o que seja pedido). Não
saltar itens à mínima dificuldade.
4. Fazer as tarefas pedidas para casa (neste semestre, nem
lhes pedi muitas tarefas a preparar em casa — as falhas na recitação ou
na preparação de leitura em voz alta é que podem entrar aqui; e, claro,
a gramática, de que trato a seguir).
5. Focar-se mais no estudo de gramática, procurando fazer
revisão do que não se tenha acompanhado. Assuntos de gramática podem ser
estudados isoladamente (são aliás de índole diferente uns dos outros), por isso
não há que descartar estas matérias só porque se interiorizou que é difícil.
Podes começar por ir estudando as folhas finais do manual (pp. 314-371), já que
está aí quase tudo o que é preciso recuperar.
6. Estar concentrado nos momentos em que se «explica matéria»
ou se dão indicações julgadas úteis (evita tagarelar nessas alturas).
7. Ler livros, o que me parece ser a melhor maneira de
melhorar na compreensão de textos (e na ortografia, e escrita em geral).
Poderias ter avançado mais na leitura de livros combinada neste semestre.
8. Evitar escrita «trapalhona» (revê sempre; olha as emendas
feitas nas redações; atenta nos erros que são advertidos em aula, fugindo a
repeti-los).
9. Em certas tarefas da aula procurar ser menos demorado (em
termos de exame, é preocupante que fiques tanto tempo só numa tarefa).
10. Arruma mesmo o telemóvel assim que estiveres em aula (como
sabes, já tive de te chamar a atenção para o facto de estares a usar o
telemóvel).
TPC — Lê o conto «George», de
Maria Judite de Carvalho, nas pp. 148-153 do manual. (Além disso, como sempre,
aproveita para fazer outras leituras.)
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