Saturday, September 07, 2024

Aula 80-81

Aula 80-81 (30 [3.ª], 31/jan [1.ª, 4.ª]) Correção de questionário de gramática (usando-se apenas a versão da turma 3.ª).

Soluções

Versão com bombeiro Dudu a querer barco que está no quintal

               Classifica as orações sublinhadas (escusas de escrever «oração»):

Os aparelhos microcic da AudiçãoAtiva são tão pequenos que António Sala não quer outra coisa.

subordinada adverbial consecutiva

O bombeiro Dudu gostaria de ficar com a embarcação que está no quintal de Marco Paulo.

subordinada adjetiva relativa restritiva

O companheiro da assassina do gelo seco, que morava em Benfica, não tem medo da mulher.

subordinada adjetiva relativa explicativa

Depois de Maria Cerqueira Gomes, é Carolina Patrocínio quem chega agora à Prime Video.

subordinada substantiva relativa

A estudante foi levada para o hospital para que se recolhessem indícios da violação.

subordinada adverbial final

Catarina Martins tanto gosta de ouvir discutir os jogos do Benfica em Bruxelas como gosta do críquete e do caril na Mouraria.

subordinada adverbial comparativa

Desde que ele instalou o elevador Levita, sente-se muito mais feliz.

subordinada adverbial temporal

A advogada do bombeiro diz que Dudu dá valor afetivo aos bens de Marco Paulo.

subordinada substantiva completiva

Os jornalistas perguntaram a Lage se se demitia.

subordinada substantiva completiva

Vamos tentar novamente mas, desta vez, vamos tentar bem.

coordenada adversativa

Ruben Amorim quebrou regra após jogos, dado que mostrou toda a sua fúria ao plantel por mais uma derrota com o Brighton, e ainda partiu uma TV.

subordinada adverbial causal

Ainda que Amorim fizesse quarenta anos, a equipa cumpriu os treinos habituais.

subordinada adverbial concessiva

Fábio Coentrão foi encontrado com uma tonelada de santolas e ameaçou os jornalistas.

coordenada copulativa

               Classifica quanto à função sintática os constituintes sublinhados:

A publicação dos poemas de Pessoa foi sobretudo póstuma.

complemento do nome

A Lídia que Ricardo Reis refere não é a escritora Lídia Jorge.

complemento direto

D. Dinis, cujo retrato foi cientificamente criado, morreu há setecentos anos.

modificador apositivo do nome

Logo à noite o Benfica entra no estádio da Juventus.

complemento oblíquo

Os argentinos consideram Milei a melhor opção.

predicativo do complemento direto

A tua prova deixou-me orgulhoso.

complemento direto

Ângelo Rodrigues, que enfrentou uma infeção generalizada em 2017, já se meteu noutra.

sujeito

Versão com António Ferro a criar prémio especial

               Classifica as orações sublinhadas (escusas de escrever «oração»):

Como Pessoa não vencera o prémio Antero de Quental, António Ferro criou um prémio especial.

subordinada adverbial causal

Embora os resultados de Amorim sejam fracotes, os adeptos parecem gostar dele.

subordinada adverbial concessiva

Em entrevista ao ex-bola de ouro Romário, Neymar lembrou a vez em que Jorge Jesus lhe tentou ensinar a bater pénaltis e não conteve os risos.

coordenada copulativa

Érica Postiço, ex-trabalhadora do Bloco de Esquerda, diz ter sido despedida em 2022 quando amamentava.

subordinada adverbial temporal

Uma estudante italiana diz que foi violada na zona do Martim Moniz.

subordinada substantiva completiva

Ignoro se o amanhã trará coisas boas.

subordinada substantiva completiva

Miúdo da Noruega é quem carrega.

subordinada substantiva relativa

Baldoni nega as acusações de assédio sexual de Lively e acusa o casal de estrelas de usar o seu poder para lhe destruir carreira.

subordinada adverbial final

Gostei mais do furação Hermínia do que simpatizei com a tempestade Ivo.

subordinada adverbial comparativa

O Cristian faz anos, mas também tem de resolver o questionário de gramática.

coordenada adversativa

Amo-te tanto que te odeio.

subordinada adverbial consecutiva

Temos estado a estudar o único livro que Pessoa publicou em português.

subordinada adjetiva relativa restritiva

O bombeiro Dudu, que herdou um décimo da fortuna de Marco Paulo, homenageou o artista no dia em que este, se fosse vivo, faria 80 anos.

subordinada adjetiva relativa explicativa

               Classifica quanto à função sintática os constituintes sublinhados:

Não gosto de Ricardo Reis como gosto de Campos.

complemento oblíquo

Os socialistas nomearam Alexandra Leitão candidata à Câmara de Lisboa.

predicativo do complemento direto

As redes sociais consideram-te um cobarde.

complemento direto

Quero ir ver a exposição sobre Alexandre O’Neill que está na Biblioteca Nacional.

sujeito

Não acredito muito na planificação de redações, exceto para textos argumentativos.

complemento do nome

Temos estado a estudar o único livro que Pessoa publicou em português.

complemento direto

Pessoa, que foi os quatro melhores poetas portugueses do século XX, morreu há quase noventa anos.

modificador apositivo do nome

Versão com avançado dos gansos

               Classifica as orações sublinhadas (escusas de escrever «oração»):

Depois que Duplexe Tchamba colocou a bola no avançado dos gansos, que marcou o terceiro golo dos casapianos, Rui Costa levantou-se e saiu.

subordinada adjetiva relativa explicativa

Quem conheço com o nome Ivo são excelentes amigos que não são tempestades.

subordinada substantiva relativa

GrillMaxx é tão versátil que até faz deliciosas panquecas.

subordinada adverbial consecutiva

O polémico áudio que vazou nas redes sociais é um bocado ordinário.

subordinada adjetiva relativa restritiva

Ângelo Rodrigues viajou para o México a fim de experimentar cogumelos mágicos.

subordinada adverbial final

Os poemas ingleses de Pessoa são mais convencionais do que são os seus textos em português.

subordinada adverbial comparativa

A estudante alemã, em Erasmus no Monte de Caparica, afogou-se, mas só populares perceberam a situação.

coordenada adversativa

Uma vez que Pessoa bebia muito, supôs-se erradamente ter tido uma cirrose.

subordinada adverbial causal

Muitos alunos recitaram bem, apesar de que não eram fáceis os sonetos de Pessoa.

subordinada adverbial concessiva

O Cristian faz hoje anos e vai ser sempre feliz.

coordenada copulativa

Desde que cá cheguei, falamos sempre dos tempos de Sir Alex [Ferguson].

subordinada adverbial temporal

O meu filho fala comigo sempre aos berros porque não sabe que eu já comprei o maravilhoso Power ear.

subordinada substantiva completiva

Perguntaram a Rui Costa se o treinador tinha o lugar em risco.

subordinada substantiva completiva

               Classifica quanto à função sintática os constituintes sublinhados:

Alberto Caeiro, que é percecionado como um pastor, seria o mestre de heterónimos e de ortónimo.

modificador apositivo do nome

Os italianos já regressaram a Bolonha.

complemento oblíquo

Os jornalistas elegeram Vítor Bruno treinador do mês.

predicativo do complemento direto

Os professores acharam-nos desinteressados.

complemento direto

Ainda teremos de rever a lírica de Camões, que terá nascido há quinhentos anos.

sujeito

A divulgação do áudio melindrou os dirigentes do Benfica.

complemento do nome

Em aula li o soneto que tu me aconselhaste.

complemento direto

Num texto de opinião, defenda uma perspetiva pessoal sobre qual deveria ser a palavra do ano.

No seu texto:

— explicite, de forma clara e pertinente, o seu ponto de vista, fundamentando-o em dois argumentos, cada um deles ilustrado com um exemplo significativo.

liberdade | auricular | conflitos | fogos | imigração | inclusão | INEM | jovem | polícia | transportes

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1.º semestre — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)


Leitura

Aula

Questionário sobre «De verão», de Cesário Verde (aula 3)

 

Questionário sobre carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro (aula 9-10)

Questionário sobre «O país dos teimosos», de Ricardo Araújo Pereira (aula 19-21)

Questionário sobre «Muda de vida», de Luís Filipe Borges (aula 50-51)

Questionário sobre «Famílias desavindas», de Mário de Carvalho (aula 65-66)

Questionário sobre «Ulisses», de Fernando Pessoa (aula 70-71)

Observação direta da eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas

Escrita

Aula

«As minhas coisas favoritas» (aula 1-2)

 

Comparação de «Gato que brincas na rua» com «Ela canta, pobre ceifeira» (aula 4-5)

Narrativa depois do recado «Snr. Pessoa» (aula 6-7)

Apreciação crítica da curta Dia Triunfal (aula 9-10)

Ode ao estilo das de Campos (aula 11-12)

Comentário com comparação entre os dois «Lisbon Revisited» (aula 16-17)

Resposta a item 7 (parte C) sobre Frei Luís de Sousa (aula 18)

Trechos inspirados em bandas sonoras de filmes (aula XXII-XXIII ou 22-23)

Comentário em torno de «Notas sobre Tavira», Campoe e Caeiro (aula 24-25)

Comparação entre ««Matarruano sonhador» e Alberto Caeiro (aula 27-28)

Reescrita de «Dobrada à moda do Porto» (aula 31)

Comparação entre poemas de Ricardo Reis e de José Gomes Ferreira (aula 32-33)

Resposta a item de exame sobre herói romântico [só no 12.º 1.ª e no 12.º 4.ª] (aula 35-36)

Comentário sobre «O avô e o neto», de Fernando Pessoa (aula 39-40)

Resposta a item de exane sobre «Sonho e realidade» (aula 42-43)

Comentário contrastivo entre textos de Caeiro e Jorge de Sena (aula 45-46)

Item, ou itens, de exame de 2019, sobre «Bem sei que há ilhas [...]» (aula 42-43)

Comentário sobre famílias desavindas e heróis românticos (aula 46R-46)

Poemas segundo Paterson e Ana Luís Amaral, «Tabacaria» (aulas 50-51 ou 52-53)

Décimas com rima segundo modelo de «Sísifo», de Torga (aula 55-56)

Poema com epígrafe retirada de versos de livro de poesia do século XX (aula 57-58)

Exposição sobre famílias desavindas em Mário de Carvalho, Camilo, 1986 (aula 65-66)

Redação de argumentos escolhidos dentre quatro enunciados de exame (aula 69)

Caracterização do rei em «D. Dinis», de Pessoa (aula 72-73 ou 74)

Argumentos para «Os loucos estão certos» [só no 12.º 3.ª e no 12.º 4.ª] (aula 77-78)

Aula +

Casa

«Lembro-me que» (tepecê de 39-40)

Texto deambulatório com períodos progressivamente maiores (tepecê de 44)

Crónica de viagem para «Fugas» [só no 12.º 3.ª] (a partir da aula XIX-XX)

Expressão oral

(Casa)

Aula

Leitura em voz alta expressiva de versos de poemas do século XX (aula 57-58)

 

Leitura em voz alta expressiva de soneto de Pessoa ou Campos (aula 75-76)

Recitação de soneto de Pessoa ou Campos (aula 77-78)

Educação literária

Casa

Leitura de livros (ao longo do semestre, a partir da aula 35-36)

 

Gramática

(Casa)

Aula

Questionário sobre funções sintáticas, aspeto, etc. (aula 32-33 ou 34 ou 35-36)

 

Questionário sobre orações e funções sintáticas (aula 77-78 ou 79)

Assiduidade, pontualidade, material, ...

 

Deixo aqui alguns conselhos para se melhorar (infere-se, portanto, que estou a criticar os aspetos que assinalei à esquerda com xis). Evitarei repeti-los quando falar com cada um, cingindo-me então, se houver tempo, aos aspetos mais positivos.

1.            Evitar faltar a aulas (a não ser, é claro, por motivo compreensível).

2.           Ser pontual.

3.           Em aula, ser autónomo (ir lendo — ler mesmo, não ficar à espera — as tarefas pelas folhas e procurando resolver o que seja pedido). Não saltar itens à mínima dificuldade.

4.           Fazer as tarefas pedidas para casa (neste semestre, nem lhes pedi muitas tarefas a preparar em casa — as falhas na recitação ou na preparação de leitura em voz alta é que podem entrar aqui; e, claro, a gramática, de que trato a seguir).

5.            Focar-se mais no estudo de gramática, procurando fazer revisão do que não se tenha acompanhado. Assuntos de gramática podem ser estudados isoladamente (são aliás de índole diferente uns dos outros), por isso não há que descartar estas matérias só porque se interiorizou que é difícil. Podes começar por ir estudando as folhas finais do manual (pp. 314-371), já que está aí quase tudo o que é preciso recuperar.

6.           Estar concentrado nos momentos em que se «explica matéria» ou se dão indicações julgadas úteis (evita tagarelar nessas alturas).

7.            Ler livros, o que me parece ser a melhor maneira de melhorar na compreensão de textos (e na ortografia, e escrita em geral). Poderias ter avançado mais na leitura de livros combinada neste semestre.

8.           Evitar escrita «trapalhona» (revê sempre; olha as emendas feitas nas redações; atenta nos erros que são advertidos em aula, fugindo a repeti-los).

9.           Em certas tarefas da aula procurar ser menos demorado (em termos de exame, é preocupante que fiques tanto tempo só numa tarefa).

10.         Arruma mesmo o telemóvel assim que estiveres em aula (como sabes, já tive de te chamar a atenção para o facto de estares a usar o telemóvel).

TPC — Lê o conto «George», de Maria Judite de Carvalho, nas pp. 148-153 do manual. (Além disso, como sempre, aproveita para fazer outras leituras.)

 

 

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