Aula 69 / Aula LXIX
Aula 69 (14/jan [1.ª]) ou LXIX (15 [3.ª], 16/jan [4.ª]) Correção de
questionário sobre «Famílias desavindas».
Vê estes grupos III
— de provas de exames (nota, porém, que, nos últimos anos, nestes itens de
grupo III, têm-se pedido ora textos de opinião, ora apreciações
críticas):
GRUPO III (2019, 1.ª fase)
Se
algumas pessoas consideram que o acesso rápido e livre à informação é uma
mais-valia na sociedade atual, outras defendem que esta facilidade pode ter um
impacto negativo, tanto em termos pessoais como sociais.
Num
texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de
trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre a
problemática apresentada.
No
seu texto:
—
explicite, de forma clara e pertinente, o seu ponto de vista, fundamentando-o
em dois argumentos, cada um deles ilustrado com um exemplo significativo;
—
utilize um discurso valorativo (juízo de valor explícito ou implícito).
GRUPO III (2019, 2.ª fase)
Tradicionalmente,
a casa era o espaço de domínio feminino; por seu lado, o homem movia-se
predominantemente num espaço exterior, fora de casa.
Será
que, na atualidade, esta visão do mundo está já ultrapassada?
Num
texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de
trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre a questão
apresentada.
No
seu texto: [... {= ao anterior} ...]
GRUPO III (2018, 1.ª fase)
«Há
palavras que nos beijam / Como se tivessem boca.»
Alexandre
O’Neill, Poesias Completas, 4.ª ed., Lisboa, Assírio & Alvim, 2005,
p. 64.
«São
como um cristal, / as palavras. / Algumas, um punhal, / um incêndio.»
Eugénio de
Andrade, Antologia Breve, 6.ª ed., Porto, Fundação Eugénio de Andrade,
1994, p. 35.
Num
texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de
trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre o poder
das palavras nas relações humanas.
No
seu texto: [... {= ao anterior} ...]
GRUPO III (2018, 2.ª fase)
Num
texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de
trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre o impacto
do progresso técnico na qualidade de vida do ser humano, no futuro.
No
seu texto: [... {= ao anterior} ...]
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1. Lê o texto e repara nas formas que dizem respeito aos
«dinossauros». Em baixo, completa os itens, referindo qual é a relação entre
aquelas formas e dinossauros, determinando ainda se o seu uso corresponde a um
mecanismo de coesão lexical ou de coesão referencial.
Os Dinossauros
Em tempos, já houve a «mania dos dinossauros».
Então, toda a gente adorava esses monstros e não parava de dizer «— Que seres fantásticos!», que os peluches desses répteis eram «queridos»,
«fofinhos» e mais uma série de inutilidades.
Pergunto-me: o que é que se achou de tão espetacular nesses bichos? Eles são feios até dizer basta e, ainda por cima, estão
extintos. Em vez de se adorar tais criaturas,
porque não se olha para espécies em vias de extinção? Pensemos no Tamagochi, no
Nenuco e em tantas outras coisas pelas quais muitas pessoas perderam a cabeça.
Agora, estão esquecidos nos armários ou mesmo «extintos de brincadeiras». Os dinossauros foram pelo mesmo
caminho...
Enfim, foram febres da nossa sociedade que já passaram e que
deram muitos lucros, que é o que parece interessar!
a) «monstros» — substituição por um hiperónimo; mecanismo de
coesão lexical;
b) «seres» — substituição
por um ___________; mecanismo de coesão lexical;
c) «répteis» —
substituição por um hiperónimo; mecanismo de coesão _________;
d) «bichos» — substituição
por um ___________; mecanismo de coesão _________;
e) «eles» —
pronominalização (uso de uma _________); mecanismo de coesão referencial;
f) Ø [estão extintos] —
recurso a uma elipse; mecanismo de coesão ______________;
g) «criaturas» —
substituição por um hiperónimo; mecanismo de coesão __________;
h) «dinossauros» —
repetição; mecanismo de coesão __________.
2. Os pronomes destacados nas frases seguintes asseguram a sua
coesão
referencial. Diz a que se refere cada um dos pronomes.
a) O Jaime conhecia muito bem o Eleutério. Ele conhecia-o tão bem que lhe ofereceu um presente
invulgar.
b) O rapaz viu a carrinha que estava estacionada à
beira da estrada.
c) O Marcelino viu o
Acácio no cinema e este disse-lhe que já tinha visto aquele filme.
d) O teu computador e o meu deviam ser substituídos.
e) Quaisquer que sejam as
dúvidas, esclarecê-las-ei!
f) Gosto muito de ler Eça
de Queirós. Tenho vários livros dele.
3. Assegura a coesão interfrásica dos enunciados
seguintes, ligando as orações com os conectores adequados.
a) Fui cedo para a bilheteira. Consegui bilhete.
b) Eram oito horas. Ele
chegou a casa.
c) Ele estava maldisposto.
Comera uma salada russa.
d) Comi um bolo. Bebi um
sumo.
e)
Consegui marcar os bilhetes para o concerto na Casa da Música. Não arranjei
lugares para Guimarães.
4. Seleciona do quadro abaixo os marcadores discursivos
adequados para completar os enunciados que se seguem.
efetivamente | depois | antigamente | agora | primeiro | ou seja
a) ________ tomei o
pequeno-almoço, _______ escovei os dentes.
b) ______ pensava que tudo
era fácil, mas, ________, penso que é mais complicado.
c) Adoro citrinos, ______,
laranjas, limões, limas. _______, são os meus frutos preferidos.
5. Conjuga os verbos entre parênteses por forma a assegurar a coesão
temporo-aspetual.
a) Ontem não saí de casa. _____ (ficar) o dia inteiro a descansar e a trabalhar, porque _______ (ter) uma semana complicada. ______ (dormir), _______ (ver) televisão, _____ (ler)
um pouco e _______ (estudar)
bastante, exceto a porcaria do Português.
b) Um dia, ______ (visitar) a Islândia para _____ (assistir) a uma aurora boreal. É claro
que _____ (haver) muito mais para
ver.
E, por fim, uma tarefa sobre coerência textual (da Nova Gramática didática de português, Carnaxide, Santillana, 2011, p. 306):
Restabelece a coerência
nos enunciados apresentados.
a) Deite a gelatina numa cama, de modo a ficar com cerca de 1 cm de descanso. Prepare a gelatina de morango de acordo com
as instruções da perfumaria, mas utilizando apenas 1 dl de sopa a ferver e 2 dl
de água fria.
b) Primeiro, entrei em casa da Etelvina; depois, cheguei lá.
c) Têm duas hipóteses: ou calam-se ou calam-se!
d) O dueto a solo foi fantástico!
e) D. Afonso Henriques foi o primeiro rei do Condado
Portucalense.
f) Venci, vi e cheguei.
TPC — Revê ‘Mecanismos de coesão textual’ no manual (pp. 351-352). / Completa os parágrafos iniciados em aula.
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