Saturday, September 07, 2024

Aula 69 / Aula LXIX

Aula 69 (14/jan [1.ª]) ou LXIX (15 [3.ª], 16/jan [4.ª]) Correção de questionário sobre «Famílias desavindas».

Vê estes grupos III — de provas de exames (nota, porém, que, nos últimos anos, nestes itens de grupo III, têm-se pedido ora textos de opinião, ora apreciações críticas):

GRUPO III (2019, 1.ª fase)

Se algumas pessoas consideram que o acesso rápido e livre à informação é uma mais-valia na sociedade atual, outras defendem que esta facilidade pode ter um impacto negativo, tanto em termos pessoais como sociais.

Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre a problemática apresentada.

No seu texto:

— explicite, de forma clara e pertinente, o seu ponto de vista, fundamentando-o em dois argumentos, cada um deles ilustrado com um exemplo significativo;

— utilize um discurso valorativo (juízo de valor explícito ou implícito).

GRUPO III (2019, 2.ª fase)

Tradicionalmente, a casa era o espaço de domínio feminino; por seu lado, o homem movia-se predominantemente num espaço exterior, fora de casa.

Será que, na atualidade, esta visão do mundo está já ultrapassada?

Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre a questão apresentada.

No seu texto: [... {= ao anterior} ...]

GRUPO III (2018, 1.ª fase)

«Há palavras que nos beijam / Como se tivessem boca.»

Alexandre O’Neill, Poesias Completas, 4.ª ed., Lisboa, Assírio & Alvim, 2005, p. 64.

«São como um cristal, / as palavras. / Algumas, um punhal, / um incêndio.»

Eugénio de Andrade, Antologia Breve, 6.ª ed., Porto, Fundação Eugénio de Andrade, 1994, p. 35.

Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre o poder das palavras nas relações humanas.

No seu texto: [... {= ao anterior} ...]

GRUPO III (2018, 2.ª fase)

Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre o impacto do progresso técnico na qualidade de vida do ser humano, no futuro.

No seu texto: [... {= ao anterior} ...]

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Aproveito uns exercícios sobre Coesão textual tirados da Nova Gramática didática de português (Carnaxide, Santillana, 2011), pp. 306-307, em que introduzi pouquíssimas reformulações:

1. Lê o texto e repara nas formas que dizem respeito aos «dinossauros». Em baixo, completa os itens, referindo qual é a relação entre aquelas formas e dinossauros, determinando ainda se o seu uso corresponde a um mecanismo de coesão lexical ou de coesão referencial.

Os Dinossauros

Em tempos, já houve a «mania dos dinossauros».

Então, toda a gente adorava esses monstros e não parava de dizer «— Que seres fantásticos!», que os peluches desses répteis eram «queridos», «fofinhos» e mais uma série de inutilidades.

Pergunto-me: o que é que se achou de tão espetacular nesses bichos? Eles são feios até dizer basta e, ainda por cima, estão extintos. Em vez de se adorar tais criaturas, porque não se olha para espécies em vias de extinção? Pensemos no Tamagochi, no Nenuco e em tantas outras coisas pelas quais muitas pessoas perderam a cabeça. Agora, estão esquecidos nos armários ou mesmo «extintos de brincadeiras». Os dinossauros foram pelo mesmo caminho...

Enfim, foram febres da nossa sociedade que já passaram e que deram muitos lucros, que é o que parece interessar!

a) «monstros» — substituição por um hiperónimo; mecanismo de coesão lexical;

b) «seres» — substituição por um ___________; mecanismo de coesão lexical;

c) «répteis» — substituição por um hiperónimo; mecanismo de coesão _________;

d) «bichos» — substituição por um ___________; mecanismo de coesão _________;

e) «eles» — pronominalização (uso de uma _________); mecanismo de coesão referencial;

f) Ø [estão extintos] — recurso a uma elipse; mecanismo de coesão ______________;

g) «criaturas» — substituição por um hiperónimo; mecanismo de coesão __________;

h) «dinossauros» — repetição; mecanismo de coesão __________.

2. Os pronomes destacados nas frases seguintes asseguram a sua coesão referencial. Diz a que se refere cada um dos pronomes.

a) O Jaime conhecia muito bem o Eleutério. Ele conhecia-o tão bem que lhe ofereceu um presente invulgar.

b) O rapaz viu a carrinha que estava estacionada à beira da estrada.

c) O Marcelino viu o Acácio no cinema e este disse-lhe que já tinha visto aquele filme.

d) O teu computador e o meu deviam ser substituídos.

e) Quaisquer que sejam as dúvidas, esclarecê-las-ei!

f) Gosto muito de ler Eça de Queirós. Tenho vários livros dele.

3. Assegura a coesão interfrásica dos enunciados seguintes, ligando as orações com os conectores adequados.

a) Fui cedo para a bilheteira. Consegui bilhete.

b) Eram oito horas. Ele chegou a casa.

c) Ele estava maldisposto. Comera uma salada russa.

d) Comi um bolo. Bebi um sumo.

e) Consegui marcar os bilhetes para o concerto na Casa da Música. Não arranjei lugares para Guimarães.

4. Seleciona do quadro abaixo os marcadores discursivos adequados para completar os enunciados que se seguem.

efetivamente | depois | antigamente | agora | primeiro | ou seja

a) ________ tomei o pequeno-almoço, _______ escovei os dentes.

b) ______ pensava que tudo era fácil, mas, ________, penso que é mais complicado.

c) Adoro citrinos, ______, laranjas, limões, limas. _______, são os meus frutos preferidos.

5. Conjuga os verbos entre parênteses por forma a assegurar a coesão temporo-aspetual.

a) Ontem não saí de casa. _____ (ficar) o dia inteiro a descansar e a trabalhar, porque _______ (ter) uma semana complicada. ______ (dormir), _______ (ver) televisão, _____ (ler) um pouco e _______ (estudar) bastante, exceto a porcaria do Português.

b) Um dia, ______ (visitar) a Islândia para _____ (assistir) a uma aurora boreal. É claro que _____ (haver) muito mais para ver.

E, por fim, uma tarefa sobre coerência textual (da Nova Gramática didática de português, Carnaxide, Santillana, 2011, p. 306):

Restabelece a coerência nos enunciados apresentados.

a) Deite a gelatina numa cama, de modo a ficar com cerca de 1 cm de descanso. Prepare a gelatina de morango de acordo com as instruções da perfumaria, mas utilizando apenas 1 dl de sopa a ferver e 2 dl de água fria.

b) Primeiro, entrei em casa da Etelvina; depois, cheguei lá.

c) Têm duas hipóteses: ou calam-se ou calam-se!

d) O dueto a solo foi fantástico!

e) D. Afonso Henriques foi o primeiro rei do Condado Portucalense.

f) Venci, vi e cheguei.

TPC — Revê ‘Mecanismos de coesão textual’ no manual (pp. 351-352). / Completa os parágrafos iniciados em aula.

 

 

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