Aula 145
Aula 145 (27 [1.ª], 28 [3.ª], 29/mai [4.ª]) Sobre Frei Luís de Sousa
(e comentário a canções). Correção de miscelânea de itens de exames sobre
orações.
Leituras em voz alta de textos ensaísticos do manual (para Ligas).
1.º período — Frase simples.
2.º período — Subordinada adverbial concessiva + Subordinante.
3.º período — Subordinada adverbial temporal + Subordinante.
4.º período — Coordenada + Coordenada (assindética) +
Coordenada copulativa.
5.º período — Coordenada + Coordenada adversativa (que será
também Subordinante da oração que se segue) + Subordinada substantiva
completiva.
6.º período — Frase simples.
Estive a experimentar e a mim chegaram-me umas setenta e cinco
palavras. Resolve por isso tudo em cerca de setenta a cem palavras. Estes seis
períodos constituiriam normalmente um único parágrafo, mas admito que, para
efeitos de clareza da resposta, possas pôr cada período num novo parágrafo,
ficando assim com seis parágrafos.
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No texto abaixo — uma resposta-modelo ao Grupo III cujo
enunciado se viu [na aula anterior] —, marca o argumento 1, o respetivo exemplo,
o argumento 2 e o seu exemplo.
O futuro da humanidade é indissociável do progresso científico
e tecnológico, mas, tal como no passado, não deixará de implicar a valorização
das artes, enquanto dimensão fundamental de uma formação de base humanista.
Na verdade, o conhecimento científico e tecnológico
desenvolve-se a um ritmo intenso, o que nos coloca enormes desafios, entre os
quais a urgência da construção de uma sociedade centrada na pessoa e na
dignidade humana como valores fundamentais. Deste modo, a interseção da arte e
da tecnologia é um assunto cada vez mais mobilizador e o caso da Royal College
of Arts, uma das melhores universidades de design do mundo, torna-se emblemático. Esta instituição anunciou
recentemente um plano que aposta no potencial de jovens profissionais que
consigam misturar soluções tecnológicas e criatividade artística.
Podemos, sem dúvida, perguntar: a tecnologia será capaz de
eliminar as mais belas expressões de arte? Creio que a resposta será negativa
porque a humanidade nunca perderá valores essenciais como a sensibilidade e a
criatividade. Pelo contrário, a tecnologia, cada vez mais veloz e ousada, abre
enormes perspetivas para profundas mudanças na literatura, na música, nas artes
plásticas, na arquitetura. Lembremo-nos da importância da tecnologia durante a
pandemia na transmissão de vários eventos artísticos online, como, por exemplo, os vários concertos em streaming disponibilizados pela Casa da Música, no Porto.
Em suma, a tecnologia e a ciência têm vindo a transformar
profundamente o homem e o mundo como os conhecíamos, mas também têm contribuído
para o desenvolvimento de ideias e de projetos que visam a promoção da
sensibilidade estética e artística em diferentes suportes tecnológicos.
[265 palavras; resposta
modelo roubada a uma sebenta da Areal Editores]
Classifica as orações sublinhadas:
A gente vai continuar (Jorge Palma)
Tira a mão do queixo, não penses mais nisso,
O que lá vai já deu o que tinha a dar. | ____________
Quem ganhou ganhou e usou-se disso.
Quem perdeu há de ter mais cartas p’ra dar. | ____________
E, enquanto alguns fazem figura, | ______________
Outros sucumbem à batota.
Chega aonde tu quiseres | ____________
Mas goza bem a tua rota. | _______________
Enquanto
houver estrada p’ra andar,
A gente vai continuar. | ____________
Enquanto houver estrada pra andar,
Enquanto houver ventos e mar.
A gente não vai parar,
Enquanto houver ventos e mar. | ____________
Todos nós
pagamos por tudo o que usamos,
O sistema é antigo e não poupa ninguém. |____________
Somos todos escravos do que precisamos, | ____________
Reduz as necessidades se queres passar bem.| ____________
Que a
dependência é uma besta
Que dá cabo do desejo | ____________
E a liberdade é uma maluca
Que sabe quanto vale um beijo. | _____________
Enquanto
houver estrada pra andar,
A gente vai continuar.
Enquanto houver estrada pra andar,
Enquanto houver ventos e mar.
A gente não vai parar,
Enquanto houver ventos e mar.
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