Friday, September 06, 2024

Aula 138-139

Aula 138-139 (19 [3.ª], 20/mai [1.ª, 4.ª]) Correção de recolha de itens de exame em torno de funções sintáticas.

Parte C

Mas, num recinto público e vulgar,

Com bancos de namoro e exíguas pimenteiras,

Brônzeo, monumental, de proporções guerreiras,

Um épico d’outrora ascende, num pilar!

Cesário Verde, Cânticos do Realismo. O Livro de Cesário Verde

A quadra em cima, a sexta da parte II de «O Sentimento dum Ocidental», de Cesário Verde, refere um monumento mencionado em O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago. A estátua surge a meio de deambulações (do sujeito poético e da personagem, respetivamente) com bastantes semelhanças. Recentemente, relemos o percurso do poeta em «O Sentimento [...]» e terás decerto também bastante presente o passeio de Ricardo Reis no capítulo III do romance de Saramago.

Escreve, a tinta, uma breve exposição na qual explicites dois aspetos que aproximem as duas viagens a que me reportei.

A tua exposição deve incluir:

uma introdução ao tema;

um desenvolvimento no qual explicites dois aspetos que aproximem os dois passeios em causa, fundamentando cada um desses aspetos em, pelo menos, um exemplo significativo;

uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Identifica a função sintática dos segmentos sublinhados:

Leve beijo triste (interpret.: Paulo Gonzo & Lúcia Moniz)

Teimoso, subi
Ao cimo de mim
E, no alto, rasguei | ________
As voltas que dei. | ________

Sombras de mil sóis em glória
Cobrem todo o vale ao fundo,
Dorme meu pequeno mundo. | ________

Como um barco vazio, | ________
Pelas margens do rio,
Desce o denso véu lilás, | ________
Desce em silêncio e paz,
Manso e macio.

Deixa que te leve | ________
Assim, tão leve,
Leve e que te beije, meu anjo, triste. | ________
Deixo-te o meu canto, canção tão breve, | ________
Brando, como tu, amor, pediste. | ________

Não fales, calei,
E assim fiquei. | ________
Sombra de mil sóis cansados,
Crescendo como dedos finos,
A embalar nossos destinos.

Deixa que te leve
Assim, tão leve,
Leve e que te beije, meu anjo, triste.
Deixo-te o meu canto, canção tão breve, | ________
Brando como tu, amor, pediste.

Deixa que te leve | ________
Assim, tão leve,
Leve e que te beije, meu anjo, triste.
Deixo-te o meu canto, canção tão breve,
Brando como tu, amor, pediste.

 

 

#