Friday, September 06, 2024

Aulas 131-132 e 133-134

Reproduz-se aqui essencialmente a aula 133-134, uma vez que as tarefas da aula 131-132 ora correspondem a tarefas já realizadas na aula 121 de uma das turmas (cfr.) ora serão aproveitadas na aula 133-134 de outras turmas.

Aula 131-132 (9 [1.ª, 4.ª (na primeira parte deste bloco,  na turma 4, deu-se a aula 130, a que a turma não assistira por estar em «Vozes da democracia»)], 10/mai [3.ª (esta segunda parte da aula não acontecerá na turma 3.ª, que já a teve na aula 121])

Aula 133-134 (13 [4.ª], 15/mai [1.ª, 3.ª]) Correção do trabalho de casa com questionário de gramática.

Veremos quatro trailers de filmes que adaptaram obras de José Saramago, para depois se votar no filme que, se ainda for caso disso, seria mais interessante ver em aula:

Escreve uma apreciação crítica acerca do paratexto de dois exemplares de O Ano da Morte de Ricardo Reis, o do teu exemplar, e o de que vê a capa na p. 231. Procura mostrar já algum conhecimento do enredo.

(As regras da apreciação crítica estão na p. 354.) Desta vez, o objeto da apreciação crítica é O Ano da Morte de Ricardo Reis mas nos seus aspetos, digamos, exteriores, materiais.

Algum vocabulário porventura útil: Sobrecapa | Capa | Folha de guarda |Anterrosto | Portada, página de rosto, frontispício | Contraportada | Orelhas, abas ou badanas | Colofão | Contracapa | Lombada | Sinopse | Biografia | Bibliografia | Ilustrações | Autor ! Editor | Título | Subtítulo | Epígrafe | Dedicatória | Título corrente (nos cabeçalhos) | Rodapés

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Classifica as funções sintáticas dos constituintes sublinhadas (e, por vezes, entre parênteses, a oração):

Já sei namorar (Tribalistas)

 

Já sei namorar
Já sei beijar de língua
Agora, só me resta sonhar
Já sei onde ir | _________ (subordinada _________)
Já sei onde ficar
Agora, só me falta sair

 

Não tenho paciência
p’ra televisão | _________
Eu não sou audiência
para a solidão
Eu sou de ninguém | _________
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem | _________
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo | _________
E todo mundo é meu também

 

Já sei namorar
Já sei chutar a bola | _________
Agora, só me falta ganhar | _________
Não tenho juiz
Se você quer a vida em jogo | _________ (subordinada _________)
Eu quero é ser feliz

 

Não tenho paciência
p’ra televisão
Eu não sou audiência
para a solidão
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem | _________
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também | _________

 

‘Tou te querendo como ninguém | _________
‘Tou te querendo como Deus quiser
‘Tou te querendo como eu te quero
‘Tou te querendo como se quer
‘Tou te querendo como se quer

TPC — Lê Caderno de encargos até ao fim do ano.

 

 

#