Friday, September 06, 2024

Aula 121

Aula 121 (8/abr [3.ª]) Correção do comentário sobre «desimportantizar» e O’Neill:

«Desimportantizar» é um neologismo, decerto criado pelo próprio O’Neill, que não enjeitava brincar com a gramática.

Percebe-se que o processo de formação, que é de derivação, decorreu a dois tempos. «Importantizar» faz apelo ao sufixo verbal «-izar», que significa ‘tornar’. Com esta palavra derivada por sufixação O’Neill troçava dos que gostam de se fazer importantes, de se valorizar artificialmente. O prefixo «des-» tem sentido negativo, atribuível àquele que desfaz ou rejeita.

Enfim, o poeta reivindica para a sua escrita a intenção de lhe retirar os enfeites, as joias, de a fazer mais lhana (e talvez também mais ridicularizadora dos que se importantizam).

Último a sair, poemas  (a partir do minuto 29 até ao minuto 41)

Poemas de Último a sair

Roberto Leal

A vida é como um rio que desagua para o mar, que é a poesia.

 

Pelas mãos de minha mãezinha

Andei nos tempos então;

Hoje, como está velhinha,

É ela que anda p’la minha

E faz a minha obrigação.

 

Endoscopia da alma

O meu peito é feito de luz e brilho

E ontem encontrei um sinal nas costas.

Ninguém sabia se era maligno,

Começou tudo a fazer apostas.

 

A minha alma estava doente

E as minhas costas, não.

Ai que feliz de mim

E qualquer coisa que rime com ão.

 

Luciana Abreu

Havia uma velha na rua a correr

Com uma lata no cu a bater.

Quanto mais a velha corria,

Mais a lata no cu lhe batia.

 

Feijoada de ternura

Estava eu a apanhar sol,

Estavas tu no sol a apanhar.

Veio chuva e veio o sol

Estavas tua na chuva a apanhar

 

Se eu soubesse o que sei hoje,

Talvez tivesse vindo mais cedo.

Assim, não vim mais cedo,

E fiquei a fazer a feijoada de ternura.

 

Bruno Nogueira

Gosto da minha mãe.

 

Ganso daltónico

Ai, um ganso daltónico,

Ai, um ganso pateta,

Porque és daltónico,

Meu ganso pateta?

 

Se Albufeira é assim um bocado nhnhrhhihn,

Matei uma criança cheia de sarampo

E enterrei-a ao lado do primo Joel.

 

Este bife está mal passado, sr. Antunes,

E o robalo não está fresco, seu ganso daltónico.

Neste episódio de Último a sair, os poemas escritos pelas personagens (sim, são personagens: os atores estão a representar uma personagem que foi criada para fingir corresponder a eles mesmos mas que é obviamente fictícia) parodiam a má poesia. Porém, algumas das características escolhidas para construir esta caricatura da poesia são comuns a características encontráveis quer na boa poesia realista quer no modernismo.

Num comentário breve, aproxima certas características de poemas (ou de algum dos poemas) de Último a sair da escrita de Álvaro de Campos.

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Classifica quanto à função sintática os segmentos sublinhados

Antes Dela [aliás, porque não pode haver contração: de ela] Dizer Que Sim (Bárbara Tinoco)

 

Ele não sabe o nome dela

Tem medo de perguntar

Ela é como atriz de novela | ______________

Que ele gosta de ver sonhar

 

Ela não sabe o nome dele

Tem medo de perguntar

E, se as promessas coradas | ______________

Foram bebida a falar,

 

E ele não contou

Mas ela não escondeu

Com quem a noite passou, | ______________

Jura ela o seu Romeu

 

Ele quer mais

Ela também

Talvez por isso nesse dia

Ele foi vê-la à luz do dia | ______________

 

Ele gosta das formas dela | ______________

E ela diz que ele tem bom ar

O mundo finge não saber | ______________

Que ele não é rapaz de fiar

 

Ela tem um novo sorriso

Mas medo de o partilhar | ______________

Ele gosta mais do que é preciso

De a desafiar

 

Ele, que sabia de cor | ______________

As moças mais fáceis,

Engates mais rascas;

 

Ela, que ficava em casa fechada | ______________

Com medo de ser

Só mais um rabo de saias;

 

Ele agora diz que a ama, | ______________

Dormem juntos só a dormir

Gosta dela de pijama

E ela de o corrigir…

Ela agora diz que o ama,

Dormem juntos só a dormir,

Gosta dele desarmado,

E ele de a ver despir.

 

E as velhinhas, na cidade,

Sussuram no meu tempo não era assim,

Oh onde já se viu dois enamorados,

Com cara de parvos,

Antes de ela dizer que sim.

 

Mas ele ainda se lembra,

De descer aquelas escadas,

Ganhar coragem, perguntar,

E como raio tu te chamas.

Ela fingiu-se de irritada,

Ofendida pela trama, | ______________

Reuniu coragem para o amar, | ______________

Perguntou e tu como raio te chamas.

 

 

 

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