Aula 121
Aula 121 (8/abr [3.ª]) Correção do comentário sobre «desimportantizar» e O’Neill:
«Desimportantizar»
é um neologismo, decerto criado pelo próprio O’Neill, que não enjeitava brincar
com a gramática.
Percebe-se
que o processo de formação, que é de derivação, decorreu a dois tempos.
«Importantizar» faz apelo ao sufixo verbal «-izar», que significa ‘tornar’. Com
esta palavra derivada por sufixação O’Neill troçava dos que gostam de se fazer
importantes, de se valorizar artificialmente. O prefixo «des-» tem sentido
negativo, atribuível àquele que desfaz ou rejeita.
Enfim,
o poeta reivindica para a sua escrita a intenção de lhe retirar os enfeites, as
joias, de a fazer mais lhana (e talvez também mais ridicularizadora dos que se
importantizam).
Último a sair,
poemas (a partir do minuto 29 até ao minuto 41)
Poemas de Último a sair
Roberto Leal
A vida é como um rio que
desagua para o mar, que é a poesia.
Pelas mãos de minha mãezinha
Andei nos tempos então;
Hoje, como está velhinha,
É ela que anda p’la minha
E faz a minha obrigação.
Endoscopia
da alma
O meu peito é feito de luz
e brilho
E ontem encontrei um sinal nas costas.
Ninguém sabia se era maligno,
Começou tudo a fazer apostas.
A minha alma estava doente
E as minhas costas, não.
Ai que feliz de mim
E qualquer coisa que rime com ão.
Luciana
Abreu
Havia uma velha na rua a
correr
Com uma lata no cu a bater.
Quanto mais a velha corria,
Mais a lata no cu lhe batia.
Feijoada
de ternura
Estava eu a apanhar sol,
Estavas tu no sol a apanhar.
Veio chuva e veio o sol
Estavas tua na chuva a apanhar
Se eu soubesse o que sei hoje,
Talvez tivesse vindo mais cedo.
Assim, não vim mais cedo,
E fiquei a fazer a feijoada de ternura.
Bruno
Nogueira
Gosto da minha mãe.
Ganso daltónico
Ai, um ganso daltónico,
Ai,
um ganso pateta,
Porque
és daltónico,
Meu
ganso pateta?
Se
Albufeira é assim um bocado nhnhrhhihn,
Matei
uma criança cheia de sarampo
E
enterrei-a ao lado do primo Joel.
Este
bife está mal passado, sr. Antunes,
E
o robalo não está fresco, seu ganso daltónico.
Neste
episódio de Último a sair, os poemas
escritos pelas personagens (sim, são personagens: os atores estão a representar
uma personagem que foi criada para fingir corresponder a eles mesmos mas que é
obviamente fictícia) parodiam a má poesia. Porém, algumas das características
escolhidas para construir esta caricatura da poesia são comuns a
características encontráveis quer na boa poesia realista quer no modernismo.
Num comentário breve,
aproxima certas características de poemas (ou de algum dos poemas) de Último
a sair da escrita de Álvaro de Campos.
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Classifica quanto à função
sintática os segmentos sublinhados
Antes Dela [aliás, porque não pode haver contração: de ela] Dizer Que Sim (Bárbara
Tinoco)
Ele não sabe o nome dela
Tem medo de perguntar
Ela é como atriz de novela | ______________
Que ele gosta de ver sonhar
Ela não sabe o nome dele
Tem medo de perguntar
E, se as promessas coradas | ______________
Foram bebida a falar,
E ele não contou
Mas ela não escondeu
Com quem a noite passou,
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Jura ela o seu Romeu
Ele quer mais
Ela também
Talvez por isso nesse dia
Ele foi vê-la à luz do dia | ______________
Ele gosta das formas dela | ______________
E ela diz que ele tem bom ar
O mundo finge não saber | ______________
Que ele não é rapaz de fiar
Ela tem um novo sorriso
Mas medo de o partilhar | ______________
Ele gosta mais do que é preciso
De a desafiar
Ele, que sabia de cor | ______________
As moças mais fáceis,
Engates mais rascas;
Ela, que ficava em casa fechada | ______________
Com medo de ser
Só mais um rabo de saias;
Ele agora diz que a ama, | ______________
Dormem juntos só a dormir
Gosta dela de pijama
E ela de o corrigir…
Ela
agora diz que o ama,
Dormem
juntos só a dormir,
Gosta
dele desarmado,
E
ele de a ver despir.
E
as velhinhas, na cidade,
Sussuram no meu tempo não era assim,
Oh
onde já se viu dois enamorados,
Com
cara de parvos,
Antes
de ela dizer que sim.
Mas
ele ainda se lembra,
De
descer aquelas escadas,
Ganhar
coragem, perguntar,
E
como raio tu te chamas.
Ela
fingiu-se de irritada,
Ofendida
pela trama, | ______________
Reuniu
coragem para o amar, | ______________
Perguntou
e tu como raio te chamas.
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