Aula 119-120
Aula 119-120 (7 [3.ª], 8/abr [1.ª (só a primeira parte
da aula); 4.ª])
«Adolescência
e a tentação da bala de prata, que tudo explica» é recentíssimo, saído este
sábado, 5 de abril de 2025, no Público. Interessa-nos enquanto texto
argumentativo que — embora João Miguel Tavares
não se deva preocupar com exames de Português — cumpre as indicações que
costumam ser dadas escolarmente para este tipo de textos.
Reconhece
as partes que costumam ser exigidas num texto de
opinião, preenchendo as lacunas ou, quando haja mais
linhas, escrevendo uma síntese. Tens, é claro, de ler todo o texto, embora a
primeira metade prepare apenas a apresentação da «tese».
[Tese:]
É
preciso resistir às «balas de prata» — e a bala de prata, por estes dias, é a
da defesa, que decorre da série Adolescência, de que os smartphones
potenciam a violência e o mal-estar adolescente.
[Introdução:]
A
forma como os quatro episódios da série da Netflix Adolescência têm sido
recebidos pela generalidade do público é uma bala de prata. A série tem muitos
méritos, mas um deles não é revelar a chave definitiva da violência e do
mal-estar adolescente».
[Argumento 1:]
A
série contrapõe «o mundo do quarto fechado» a um mundo idílico passado que,
porém, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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[Exemplo(s):]
Nos
anos 50, a ___; nos anos 60 e 70, a _________; nos 80 e 90, os ___________.
[Argumento 2:]
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[Exemplo(s):]
A
juventude dizimada por _______ nos anos 80 ou os __________ em massa nos anos
90.
[Conclusão:]
Sim,
a tecnologia pode potenciar a violência. Mas o mal está — como sempre esteve —
dentro de nós.
[Exercício de Gramática
Prática de Português. Da Comunicação à Expressão. Exercícios:] Reescreve as
frases, substituindo as expressões destacadas pelos pronomes pessoais
convenientes:
a) Elas lavaram os pratos. ______________
b) Amanhã faremos o bife. ______________
c) A Vénus e eu comprámos os hipopótamos. _______________
d) O Nakajima telefonou à Yoko e a ti. _______________
e) O meu primo falou aos traficantes. _______________
f) A Iva ofereceu os presentes à
aniversariante. _______________
g) Diz a verdade, estúpido! _______________
h) Faria a viagem contigo, Eusébio. _______________
i) Não provarei o cozido. _______________
Classifica quanto à função
sintática os segmentos sublinhados (não acrescentei pontuação, pelo que, como é
normal nestes casos de reprodução de letras de canções, sendo escassa a
pontuação inscrita, nem sempre fica clara a sintaxe que o autor pretendia).
Palhaços
(The soaked lamb [música: Afonso Cruz e Tiago Albuquerque / letra:
Gito Lima])
Senhoras,
senhores
| _______________
Meninas, meninos
Operários, doutores
Grandes e pequeninos
A pedido das melhores famílias | _______________
Quem tem voto neste assento | _______________
O circo veio de malas e mobílias
P’r’acabar com o lamento | _______________
Com os animais habituais
Tem outros tais, bem especiais
São lobos, cobras, lagartos | _______________
Palhaços ricos e fartos
O circo chegou à cidade | _______________
Numa tenda de pedra e cal
Traz paz, traz felicidade | _______________
Até dinheiro e coiso e tal
Artistas nas faces das revistas
De pés p’r’ó ar e vice-versa
Ilusionistas bem malabaristas
Balões de ar e de conversa | _______________
Já arde o teto do barraco | _______________
Não se mexam do lugar | _______________
É parte do grande espetáculo
Ninguém sai até acabar
O circo chegou à cidade
Numa tenda de pedra e cal
Traz paz, traz felicidade | _______________
Até dinheiro e coiso e tal
O circo chegou à cidade | _______________
Numa tenda de pedra e cal
Traz paz, traz felicidade
Até dinheiro e coiso e tal
O circo está instalado
E está mesmo aqui ao lado. | _______________
TPC — (i) Vai lendo livros.
(ii) Está na Classroom tarefa não obrigatória. (iii) Compra, ou tem à mão mas
em papel, O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago.
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