Friday, September 06, 2024

Aula 119-120

Aula 119-120 (7 [3.ª], 8/abr [1.ª (só a primeira parte da aula); 4.ª])

«Adolescência e a tentação da bala de prata, que tudo explica» é recentíssimo, saído este sábado, 5 de abril de 2025, no Público. Interessa-nos enquanto texto argumentativo que — embora João Miguel Tavares não se deva preocupar com exames de Português — cumpre as indicações que costumam ser dadas escolarmente para este tipo de textos.

Reconhece as partes que costumam ser exigidas num texto de opinião, preenchendo as lacunas ou, quando haja mais linhas, escrevendo uma síntese. Tens, é claro, de ler todo o texto, embora a primeira metade prepare apenas a apresentação da «tese».

[Tese:]

É preciso resistir às «balas de prata» — e a bala de prata, por estes dias, é a da defesa, que decorre da série Adolescência, de que os smartphones potenciam a violência e o mal-estar adolescente.

[Introdução:]

A forma como os quatro episódios da série da Netflix Adolescência têm sido recebidos pela generalidade do público é uma bala de prata. A série tem muitos méritos, mas um deles não é revelar a chave definitiva da violência e do mal-estar adolescente».

[Argumento 1:]

A série contrapõe «o mundo do quarto fechado» a um mundo idílico passado que, porém, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

[Exemplo(s):]

Nos anos 50, a ___; nos anos 60 e 70, a _________; nos 80 e 90, os ___________.

[Argumento 2:]

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

[Exemplo(s):]

A juventude dizimada por _______ nos anos 80 ou os __________ em massa nos anos 90.

[Conclusão:]

Sim, a tecnologia pode potenciar a violência. Mas o mal está — como sempre esteve — dentro de nós.

[Exercício de Gramática Prática de Português. Da Comunicação à Expressão. Exercícios:] Reescreve as frases, substituindo as expressões destacadas pelos pronomes pessoais convenientes:

a) Elas lavaram os pratos. ______________

b) Amanhã faremos o bife. ______________

c) A Vénus e eu comprámos os hipopótamos. _______________

d) O Nakajima telefonou à Yoko e a ti. _______________

e) O meu primo falou aos traficantes. _______________

f) A Iva ofereceu os presentes à aniversariante. _______________

g) Diz a verdade, estúpido! _______________

h) Faria a viagem contigo, Eusébio.      _______________

i) Não provarei o cozido. _______________

Classifica quanto à função sintática os segmentos sublinhados (não acrescentei pontuação, pelo que, como é normal nestes casos de reprodução de letras de canções, sendo escassa a pontuação inscrita, nem sempre fica clara a sintaxe que o autor pretendia).

Palhaços

(The soaked lamb [música: Afonso Cruz e Tiago Albuquerque / letra: Gito Lima])

Senhoras, senhores | _______________

Meninas, meninos

Operários, doutores

Grandes e pequeninos

 

A pedido das melhores famílias | _______________

Quem tem voto neste assento | _______________

O circo veio de malas e mobílias

P’r’acabar com o lamento | _______________

 

Com os animais habituais

Tem outros tais, bem especiais

São lobos, cobras, lagartos | _______________

Palhaços ricos e fartos

 

O circo chegou à cidade | _______________

Numa tenda de pedra e cal

Traz paz, traz felicidade | _______________

Até dinheiro e coiso e tal

 

Artistas nas faces das revistas

De pés p’r’ó ar e vice-versa

Ilusionistas bem malabaristas

Balões de ar e de conversa | _______________

 

Já arde o teto do barraco | _______________

Não se mexam do lugar | _______________

É parte do grande espetáculo

Ninguém sai até acabar

 

O circo chegou à cidade

Numa tenda de pedra e cal

Traz paz, traz felicidade | _______________

Até dinheiro e coiso e tal

 

O circo chegou à cidade | _______________

Numa tenda de pedra e cal

Traz paz, traz felicidade

Até dinheiro e coiso e tal

 

O circo está instalado

E está mesmo aqui ao lado. | _______________

TPC — (i) Vai lendo livros. (ii) Está na Classroom tarefa não obrigatória. (iii) Compra, ou tem à mão mas em papel, O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago.

 

 

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