Aula 8
Aula 8 (24 [1.ª], 25 [3.ª],
26/set [4.ª]) Correção de questionário sobre «De Verão», de Cesário Verde.
Solução possível para o
item 7 sobre a dor humana em «O Sentimento dum Ocidental»:
O sujeito poético de «O
Sentimento dum Ocidental» deambula e observa, sempre muito sensorialmente.
Confessa que as ruas de Lisboa, ao entardecer, lhe despertam «um desejo absurdo
de sofrer». Além disso, parece atento ao mal-estar dos outros.
Se admira o vigor das
varinas, não deixa de fazer notar as condições de vida degradantes destas
representantes do povo: trabalham todo o dia descalças nas descargas de carvão,
transportam os filhos nas canastras e vivem em bairros sem condições sanitárias
e onde proliferam doenças. Outra menção às dificuldades de quem trabalha pode
encontrar-se na caracterização das costureiras e das floristas, a quem custa
elevar os pescoços (porque trabalham diariamente curvadas) e que, à noite,
trabalham no teatro como comparsas ou coristas, representando assim o trabalho
árduo do povo para sobreviver. Quanto à menção ao professor de Latim, agora
pedinte, mostra a falta de apoio na velhice a quem dedicou a vida ao trabalho,
significando a sensibilidade do poeta às injustiças sociais.
Resta saber se estas
alusões à dor humana não decorrem em parte de uma propensão, que vemos em
outros textos de Cesário Verde, para a admiração estética por quem enfrenta as
condições adversas com ousadia física, como acontecia com a regateira de «Num
bairro moderno» ou com os calceteiros de «Cristalizações».
Na p. 37, responde ao item
1 («Identifica as ideias-chave de cada um dos excertos»), completando o
que já fui escrevendo:
A dor de pensar envolve:
— «um estado emotivo
perturbado e ______»;
— a _____ de
verdadeiramente sentir;
— a recusa da interrogação
e da ______ dos sentimentos;
— uma ______ extrema.
Em pouco mais de oitenta
palavras, resolve o ponto 2 da p. 37:
Escuta atentamente o tema
musical «Talvez se eu dançasse», de Miguel Araújo, e explica em que medida a
«luta» do sujeito enunciador da canção se aproxima da dor de pensar pessoana.
Inclui citações da letra
(de preferência, incrustadas na tua sintaxe).
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Exemplo de redação possível:
O «eu» da canção vive
«sempre em supervisão de [si]», em contínuo processo de autoanálise. O excesso
de «autoconsciência» fá-lo estar sempre «à espreita», em autocontrolo. A sua
«luta» por deixar de estar sempre «alerta, atento» aproxima-se do desejo manifestado
na poesia de Fernando Pessoa ortónimo de se libertar da racionalização e de
poder simplesmente sentir, tal como o sujeito de «Se eu dançasse» revela a
vontade de ser «leve», dançar e cantar, sem constrangimentos.
Nos espaços à direita da
letra da canção, escreve a função sintática dos constituintes que sublinhei:
Talvez
se eu dançasse
(Miguel Araújo)
Eu tenho uma noção de mim, ________
Perfeita noção de mim; ________
Tenho-me sempre à espreita, ________
Sob escuta atenta.
É uma luta, eu sei,
Tenho essa noção de mim.
Tenho
uma noção de mim, ________
Estreita noção de mim,
Debaixo de olho,
Alerta, atento,
Bem ciente do espelho, eu sei. ________
Eu tenho essa noção de mim.
Talvez
se alguém me jurasse ________
Que talvez ninguém soubesse,
Talvez até me convencesse, ________
Até me convencesse.
Talvez
se eu dançasse
Como se ninguém me visse, ________
Como se ninguém medisse os meus passos…
Talvez
se eu cantasse
Como se ninguém me ouvisse,
Como se ninguém contasse os compassos…
________
Eu
tenho uma visão de mim,
Sempre em supervisão de mim; ________
A autoconsciência armou o alarme
E dar-me eu já nem sei. ________
Eu tenho essa visão de mim.
Eu
tenho uma visão de mim,
Uma mais alta versão de mim,
Em que eu sou leve ________
E o que me leva é a vida inteira,
________
Inteiro até,
Uma mais alta versão de mim.
Talvez
se alguém me jurasse
Que talvez ninguém soubesse, ________
Talvez até me convencesse,
Até me convencesse.
Talvez
se eu dançasse
Como se ninguém me visse,
Como se ninguém medisse os meus passos…
________
Talvez
se eu cantasse
Como se ninguém me ouvisse, ________
Como se ninguém contasse os compassos…
Talvez
se eu dançasse …
TPC — Se puderes, relanceia a análise de «De Verão»
em Gaveta de Nuvens.
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