Sunday, September 08, 2024

Aula 8

Aula 8 (24 [1.ª], 25 [3.ª], 26/set [4.ª]) Correção de questionário sobre «De Verão», de Cesário Verde.

Solução possível para o item 7 sobre a dor humana em «O Sentimento dum Ocidental»:

O sujeito poético de «O Sentimento dum Ocidental» deambula e observa, sempre muito sensorialmente. Confessa que as ruas de Lisboa, ao entardecer, lhe despertam «um desejo absurdo de sofrer». Além disso, parece atento ao mal-estar dos outros.

Se admira o vigor das varinas, não deixa de fazer notar as condições de vida degradantes destas representantes do povo: trabalham todo o dia descalças nas descargas de carvão, transportam os filhos nas canastras e vivem em bairros sem condições sanitárias e onde proliferam doenças. Outra menção às dificuldades de quem trabalha pode encontrar-se na caracterização das costureiras e das floristas, a quem custa elevar os pescoços (porque trabalham diariamente curvadas) e que, à noite, trabalham no teatro como comparsas ou coristas, representando assim o trabalho árduo do povo para sobreviver. Quanto à menção ao professor de Latim, agora pedinte, mostra a falta de apoio na velhice a quem dedicou a vida ao trabalho, significando a sensibilidade do poeta às injustiças sociais.

Resta saber se estas alusões à dor humana não decorrem em parte de uma propensão, que vemos em outros textos de Cesário Verde, para a admiração estética por quem enfrenta as condições adversas com ousadia física, como acontecia com a regateira de «Num bairro moderno» ou com os calceteiros de «Cristalizações».

Na p. 37, responde ao item 1 («Identifica as ideias-chave de cada um dos excertos»), completando o que já fui escrevendo:

A dor de pensar envolve:

— «um estado emotivo perturbado e ______»;

— a _____ de verdadeiramente sentir;

— a recusa da interrogação e da ______ dos sentimentos;

— uma ______ extrema.

Em pouco mais de oitenta palavras, resolve o ponto 2 da p. 37:

Escuta atentamente o tema musical «Talvez se eu dançasse», de Miguel Araújo, e explica em que medida a «luta» do sujeito enunciador da canção se aproxima da dor de pensar pessoana.

Inclui citações da letra (de preferência, incrustadas na tua sintaxe).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Exemplo de redação possível:

O «eu» da canção vive «sempre em supervisão de [si]», em contínuo processo de autoanálise. O excesso de «autoconsciência» fá-lo estar sempre «à espreita», em autocontrolo. A sua «luta» por deixar de estar sempre «alerta, atento» aproxima-se do desejo manifestado na poesia de Fernando Pessoa ortónimo de se libertar da racionalização e de poder simplesmente sentir, tal como o sujeito de «Se eu dançasse» revela a vontade de ser «leve», dançar e cantar, sem constrangimentos.

Nos espaços à direita da letra da canção, escreve a função sintática dos constituintes que sublinhei:

Talvez se eu dançasse (Miguel Araújo)

Eu tenho uma noção de mim,   ________
Perfeita noção de mim;   ________
Tenho-me sempre à espreita,   ________
Sob escuta atenta.
É uma luta, eu sei,
Tenho essa noção de mim.

Tenho uma noção de mim,   ________
Estreita noção de mim,
Debaixo de olho,
Alerta, atento,
Bem ciente do espelho, eu sei.   ________
Eu tenho essa noção de mim.

Talvez se alguém me jurasse   ________
Que talvez ninguém soubesse,
Talvez até me convencesse,   ________
Até me convencesse.

 

Talvez se eu dançasse
Como se ninguém me visse,   ________
Como se ninguém medisse os meus passos…

Talvez se eu cantasse
Como se ninguém me ouvisse,
Como se ninguém contasse os compassos…   ________

Eu tenho uma visão de mim,
Sempre em supervisão de mim;   ________
A autoconsciência armou o alarme
E dar-me eu já nem sei.   ________
Eu tenho essa visão de mim.

Eu tenho uma visão de mim,
Uma mais alta versão de mim,
Em que eu sou leve   ________
E o que me leva é a vida inteira,   ________
Inteiro até,
Uma mais alta versão de mim.

 

Talvez se alguém me jurasse
Que talvez ninguém soubesse,   ________
Talvez até me convencesse,
Até me convencesse.

 

Talvez se eu dançasse
Como se ninguém me visse,
Como se ninguém medisse os meus passos…   ________

Talvez se eu cantasse
Como se ninguém me ouvisse,   ________
Como se ninguém contasse os compassos…

Talvez se eu dançasse …

TPC — Se puderes, relanceia a análise de «De Verão» em Gaveta de Nuvens.

 

 

#