Sunday, September 10, 2023

Planos de aulas

Aula 1-2 (15 [5.ª], 18 [3.ª], 19/set [4.ª, 1.ª])

(20)      Leitura de parágrafos sobre autores mais presentes no 11.º ano, para conjeturar acerca da sua veracidade.

(25)      Correção comentada (e escrutínio de quem errou menos).

(2)         «Estátua Amor de Perdição»

(3)         «Sotaques».

(20)      Informações sobre aspetos com utilidade para todo o ano (material; manual; blogue).

(30)      Preenchimento de folhas da caderneta (com acróstico-emblema e quadras de autorretrato).

 

Aula 3-4 (18 [5.ª], 20 [1.ª, 3.ª], 21/set [4.ª])

(5)         Devolução das folhas de caderneta, para melhoria ou verificação de marcações minhas.

(20)      Compreensão de «A uma estátua» (pp. 327-328), de Capicua, em torno de Cesário Verde, através de itens fechados.

(10)       Correção.

(15)       Reconstituição de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes; correção (e apuramento do prémio Tia Albertina).

(5)         Audição de «De tarde», dito por Sinde Filipe e João Villaret.

(5)         Assistência a clip de Capicua.

(15)       Preenchimento apenas com transcrições do poema de uma sua análise lacunar.

(10)       Correção.

(20)      Redação de texto de momento recordável, segundo exemplo de «De tarde», mas em prosa.

 

Aula 5-6 (22 [5.ª], 25 [3.ª], 26/set [1.ª, 4.ª])

(12)       Correção de redação da última aula; e explicação da sinalética.

(18)       Resolução de exercício sobre deíticos.

(2)         Assistência a trecho de programa de meteorologia com localidade galesa; línguas.

(8)         Correção.

(5)         Assistência a passagem do trecho do discurso de Bean em Bean, um autêntico desastre.

(5)         Marcação dos deíticos (pessoais, temporais, espaciais).

(5)         Correção.

(5)         Programa e conteúdos de gramática.

(10)       Depois de assistência a clip-anúncio, resolução de exercícios da p. 365.

(5)         Correção.

(30)      Leitura de um dos «Inquéritos de Proust» (Público, verão de 2020), para redigir respostas a seguir.

 

Aula 7-8 (25 [5.ª], 27 [1.ª, 3.ª], 28/set [4.ª])

(15)       Compreensão da apreciação crítica a Não olhem para cima na p. 14, através da seleção de sinónimos.

(3)         Assistência a trailer do filme.

(7)         Correção.

(5)         Audição de entrevista de Ricardo Cardoso Reis.

(3)         Resposta e correção a itens de compreensão oral no manual.

(5)         Assistência ao vídeo de ONU «Não escolha a extinção».

(15)       Exercício de passagem das legendas para português europeu.

(10)       Correção.

(10)       Resolução de exercício sobre deíticos a partir de apresntação de Bruno Nogueira em O último a sair.

(25)      Redação de miolo de texto de opinião.

 

Aula 9-10 (29/set [5.ª], 2 [3.ª], 3/out [4.ª, 1.ª])

(10)       Entrega dos textos de opinião e a distinção entre argumento e exemplo.

(5)         Exercício e correções (argumento e exemplo).

(10)       Assistência a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos (ep. 1: 10.30-14.20; ep. 3: 0.30-4.40).

(10)       Resolução de ficha em torno de tipos de argumentos (e os trechos de Bruno Aleixo); correção.

(15)       Compreensão de apreciação crítica a Parasitas (pp. 56-57).

(7)         Correção.

(13)       Assistência a início de Parasitas.

(25)      Redação de texto argumentativo.

(5)         Assistência a mais um trecho de Parasitas. (até 17.30)

 

Aula 11-12 (2 [5.ª], 4 [1.ª, 3.ª], 10/out [4.ª])

(5)         Entrega dos textos feitos na aula anterior.

(20)      Compreensão de texto ensaístico sobre Vieira na p. 21, selecionando um de quatro sinónimos de palavras em frases do texto.

(10)       Assistência a trecho do episódio da série de ‘Grandes Livros’ sobre Vieira.

(5)         Audição de crónica de Fernando Alves («Pai Grande»); cfr. p. 32.

(10)       Preenchimento de síntese da crónica ouvida. / Resolução de 1.1 / 1.2 / 1.3 (p. 32).

(5)         Correção e explicação com modelo de tese + argumento + exemplos.

(10)       Assistência a trecho de Parasitas.

(10)       Exercício com deíticos a partir de diálogo em Parasitas; correção

(20)      Redação de introdução e conclusão de texto sobre pichagem.

(10)       Assistência a trecho de Parasitas.

 

Aula 13-14 (10 [1.ª], 11 [3.ª], 12 [4.ª], 13/out [5.ª])

(8)         Sobre recente Nobel da literatura, Jon Fosse; sobre recente Camões, João Barrento.

(7)         Correção dos questionários de compreensão (sinónimos) feitos na aula anterior.

(18)       Explicação de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I, incluindo clip(s) com Santo António a pregar aos peixes.

(2)         Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Pregar aos peixes».

(10)       Transposição para português actual da didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar».

(5)         Correções.

(15)       Assistência a trecho de Parasitas.

(10)       Resposta a exercício sobre atos de fala; correção.

(25)      Redação de curta narrativa com criação de um milagre de Santo António.

 

Aula 15-16 (11 [1.ª], 16 [5.ª, 3.ª], 17/out [4.ª])

(5)         Correção de «Questionários de Proust».

(8)         Apresentação do quadro de capítulos do »Sermão».

(2)         Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».

(20)      Preenchimento de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 26-27).

(5)         Itens de gramática na p. 29.

(10)       Correções.

(5)         Assistência a trecho de Parasitas.

(8)         Figuras de estilo e correção.

(2)         Sobre texto de opinião em exame; sobre apreciação crítica.

(25)      Redação de apreciação crítica.

(10)       Assistência a trecho de Parasitas.

 

Aula 17-18 (17 [1.ª], 18 [3.ª], 19 [4.ª], 20/out [5.ª])

(8)         Correção de milagres de Santo António criados; ainda ex-votos e Hubert Reeves.

(7)         Audição de cap. 1 de «Sermão» (Luís Lima Barreto).

(25)      Compreensão do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas curtas.

(10)       Correção.

(15)       Para exemplificar alegoria, assistência a Monty Python, O sentido da vida («a ceifeira»).

(20)      Comentário sobre alegoria e «Sermão»; correção.

(15)       Assistência a trecho de Parasitas.

 

Aula 19-20 (18 [1.ª], 23 [3.ª, 5.ª], 24/out [4.ª])

(5)         Audição do início do cap. 2 do «Sermão» (por Ary dos Santos).

(30)      Resposta a perguntas de exame acerca do cap. 2 do «Sermão».

(5)         Explicação da noção de ‘coerência’.

(25)      Aplicação da noção de ‘coerência’ a sketches (série Lopes da Silva) com quebras de coerência propositadas.

(20)      A propósito de anúncio, polissémico, com «Sermões», redação com inclusão de termos (campo semântico, polissemia, aceções, conotação).

(15)       Assistência mais um trecho de Parasitas.

 

Aula 21-22 (24 [1.ª], 25 [3.ª], 26 [4.ª], 27 [5.ª])

(5)         Correção de Introdução e Conclusão de texto de opinião sobre PAV.

(5)         Audição de gravação relativa à p. 33 («Crítica social e alegoria»).

(15)       Compreensão de resumo do cap. III, com preenchimento de tabela.

(10)       Sobre rémora e outros peixes louvados no cap. III; correção.

(10)       Exercício sobre pontuação; correção.

(20)      Assistência a anúncios publicitários a banco (Banif; CGD) e aos sketches «Mofo ou bafio?», «Primeiro-ministro discursa», «Parvoíce em torno de sinónimos», para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia.

(5)         Correção.

(20)      Redação de argumentos e exemplos sobre animais de estimação.

(10)       Assistência a trecho de Parasitas.

 

Aula 23-24 (25 [1.ª], 30 [3.ª, 5.ª], 31/out [4.ª])

(25)      Redação de resposta-comentário sobre textos de MEC e «Sermão».

(20)      Leitura em skimming de outras crónicas de MEC.

(5)         Correção.

(5)         Assistência a trecho de Parasitas.

(10)       Sobre critérios de avaliação.

(3)         Audição de trechos curtos da leitura de Luís Lima Barreto (rémora, raia).

(20)      Redação de louvor a animal.

(12)       Assistência a mais um trecho de Parasitas.

 

Aula 25-26 (31 [1.ª], 2 [4.ª], 3 [5.ª], 6/out [3.ª])

(10)       Correção de louvor a animais.

(23)     Compreensão do cap. IV do «Sermão» através de completamento de respostas dadas, em esboço, em ficha.

(10)       Correção; peixes feios.

(5)         Assistência a trailer de «Tudo pelo vosso bem»; seguido de cópia de resposta a 1.2 (p. 40).

(2)         Assistência a clip com Leonor Saúde sobre peixe-zebra.

(20)    Assistência a sketch («Debate com o Super-homem», série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares.

(20)      Acrescento à apreciação crítica «O cheiro a rabanete velho».

(10)       Assistência a conclusão de Parasitas.

 

Aula 27-28 (6 [5.ª], 7 [1.ª, 4,ª], 8/nov [3.ª])

(10)       Correção das apreciações críticas a cartoon de Gargalo.

(25)      Questionário de compreensão sobre «Ler é maçada».

(5)         Resposta item 3 da p. 43; e a tabela com patronímicos.

(10)       Correção (e informação sobre patronímicos e apelidos).

(30)      Redação com repreensões a animais.

(15)       Assistência a início de O discurso do rei.

(5)         Preenchimento de síntese sobre nomes e início do filme; correção.

 

Aula 29-30 (8 [1.ª], 9 [4.ª], 10 [5.ª], 13/nov [3.ª])

(12)       Correção de questionário de compreensão do escrito sobre «Ler é maçada».

(8)         Introdução ao cap. V, incluindo clips com os peixes em causa (Voadores, Roncadores, Polvo, [Rémora])

(20)      Leitura (em scanning) da 1.ª parte do cap. V do «Sermão de Santo António».

(10)       Correção.

(12)       Assistência a «Mães à compita», «Conheço o Lopes da Silva», «Dédalo e Ícaro».

(5)         Preenchimento de tabela com tipos humanos e ficcionais próximos dos peixes repreendidos por Vieira.

(20)      Apreciação crítica dos cartazes na p. 48.

(13)       Assistência a trecho de O discurso do rei.

 

Aula 31-32 (13 [5.ª], 14 [1.ª, 4.ª], 22/nov [3.ª])

(12)       Correção do tepecê; correção da apreciação crítica entregue.

(18)       Compreensão do passo do polvo (cap. V, pp. 53-54) e resposta em torno de recursos estilísticos.

(8)         Correção.

(12)       Assistência a trecho de À procura de Dory.

(8)         Assistência a outro trecho de À procura de Dory.

(5)         Resolução/correção de tabela.

(20)      Audição de «Fachada» (Tiago Bettencourt; p. 49), seguida de redação de comentário.

(12)       Assistência a final de À procura de Dory.

(5)         Correção de lista de adjetivos apropriados ao polvo de Vieira.

 

Aula 33-34 (21 [1.ª, 4.ª], 24 [5.ª], 27/nov [3.ª])

(10)       Correção de texto com repreensões a animais.

(20)      Questionário de compreensão de «O cérebro dos golfinhos».

(10)       Redação/Cópia de resposta a itens de exame sobre «Voadores».

(8)         Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

(2)         Assistência a clip com Bruno de Carvalho e «Berdamerda!»

(10)       Explicação sobre neologismos, arcaísmos, campo semântico, etimologia.

(20)      Redação de texto expositivo-argumentativo a propósito de cartoon relacionável com passo de O Discurso do Rei.

(17)       Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

(3)         Sobre imprecações e interjeições.

 

Aula 35-36 (22 [1.ª], 23 [4.ª], 27 [5.ª], 29/nov [3.ª])

(10)       Correção de apreciação crítica de cartoon sobre mass media; e ainda outros esclarecimentos.

(5)         Audição de cap. VI do «Sermão» (leitura de Luís Lima Barreto).

(15)       Preenchimento de tabela com história da língua sobre cap. VI do «Sermão».

(15)       Correção.

(30)      Escrutínio de elementos paratextuais em livros da coleção ‘Literatura de Viagens’ (Tinta-da-China).

(25)      Criação de paratexto de livro inventado.

 

Aula 37-38 (28 [1.ª, 4.ª], 4/dez [3.ª, 5.ª])

(5)         Audição do final do «Sermão» lido por Ary dos Santos.

(20)      Correção do questionário de compreensão de «O cérebro dos golfinhos».

(25)      Audição de discurso de João Miguel Tavares (0-7) para explicar, em resposta escrita, «qual é, para o orador, a diferença essencial entre a geração dos pais e a sua (e que lhe aliás acaba por sugerir a tese do discurso)?».

(10)       Exercício de intuição em torno de nomes de batismo em moda; correção.

(5)         Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos; por Variações).

(25)      Comentário-resposta em torno da letra da canção.

(10)       Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 39-40 (29 [1.ª], 30/nov [4.ª], 6 [3.ª], 11/dez [5.ª])

(10)       Correção de argumentos sobre animais de estimação.

(15)       Resolução de tabela com problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos).

(15)       Correção comentada da tabela sobre coesão.

(25)      Dados discursos políticos (e debates) em sketches, identificação do que pretendem caricaturar.

(20)      Redação de acróstico sobre o «Sermão de Santo António».

 

Aula 41-42 (5 [1.ª, 4.ª], 11 [3.ª], 15/dez [5.ª])

(5)         Correção de apreciação crítica a cartazes com frases «de ódio».

(25)      Questionário de compreensão dos textos «Rapinar» e «Ao encontro do preciosismo».

(10)       Resposta a ficha sobre empréstimos e estrangeirismos.

(10)       Correções.

(7-8)     Assistência a curto trecho de O Discurso do Rei.

(30)      Redação com inclusão obrigatória de doze conectores.

(10)       Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 43-44 (6 [1.ª], 7 [4.ª], 13 [3.ª], 18/dez [5.ª])

(10)       Correção de comentário sobre «Maria Albertina»; nomes medievais oferecidos aos padrinhos de hoje.

(20)      Exercício em torno de processos morfológicos de formação de palavras; Correção (e explicações adicionais).

(10)       Assistência a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier, para preenchimento de texto lacunar.

(10)       Correção e assistência a outros trechos com casos de neologia e processos de formação morfológica («cotovelite», «destreinadores»).

(10)       Assistência a sketch «Possuído por vozes da rádio» (LS, II, 9, 7), para resolver ficha relativa a processos morfológicos de formação de palavras; correção.

(5)         [Ainda correção de apreciação crítica a cartazes.]

(30)      Redação com dois argumentos.

(5)         Ainda discursos políticos em sketches.

 

Aula 45-46 (12 [1.ª, 4.ª], 18/dez [3.ª]; esta aula será diluída em outras no caso da turma 5.ª)

(20)      Correção de questionário de compreensão de textos («Rapinar»; «Ao encontro do preciosismo»).

(5)         Explicação sobre acentos (gráficos e fónicos).

(10)       Resolução de exercício de associação de regras de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos.

(15)       Correção.

(10)       Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

(28)      Redação de apreciação crítica de O emprego.

(12)       Assistência a conclusão de O Discurso do Rei.

 

Aula 47-48 (13 [1.ª], 14 [4.ª], 20/dez [3.ª], 8/jan [5.ª])

(10)       Correção de acróstico sobre «Sermão de Santo António».

(10)       Tarefa de translineação.

(3)         Rápida introdução a Frei Luís de Sousa; «deíticos»: efeméride; Teatro das Laranjeiras; Ordem de São Domingos.

(10)       Leitura em scanning para análise de paratexto de Frei Luís de Sousa.

(10)       Correção (comentada).

(7)         Exercício de compreensão do oral (com crónica radiofónica de Hugo Van der Ding).

(20)      Redação de didascália transposta para o XXI (100 a 150, pouco trapalhões).

(5)         [Só na 1.ª: Exercício de correspondência com termos e definições de elementos do paratexto; correção.]

(12)       Assistência a conclusão de O Discurso do Rei.

(5)         Audição de verdadeiros discursos do rei.

(8)         Classificação de funções sintáticas em «Nos desenhos animados» (Os Azeitonas).

 

Aula 49-50 (20/dez [1.ª], 3 [3.ª], 4 [4.ª] 5/jan [5.ª])

(5)         Correção de apreciação crítica à animação «O emprego».

(15)       Assistência a sketch «Chatanato» (LS, 7, 4); resolução de ficha relativa ao mesmo sketch e a processos morfológicos de formação de palavras.

(5)         Correções.

(10)       Assistência a sketch («O talhantezinho», série Lopes da Silva, II, 9, 5) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo.

(3)         Correção.

(7)         Assistência a sketch («Um quilinho de kunami», série Meireles) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo.

(5)         Correção e súmula sobre diminutivos.

(10)       Exercício sobre funções sintáticas internas ao grupo verbal.

(4)         Assistência a trecho de O amor acontece, com canção a usar no exercício seguinte.

(10)       Identificação, em texto da canção referida, de funções sintáticas (em geral, mas, sobretudo, em torno do grupo verbal).

(5)         Correção.

(8)         Assistência a trechos de O amor acontece.

(5)         Assistência a final de O amor acontece.

 

Aula 51-52 (3 [1.ª], 8 [3.ª, 5.ª], 9/jan [4.ª])

(10)       Correção do trabalho com didascália de cenário; retoma de outras correções.

(15)       Leitura de verbetes e de início da peça Frei Luís de Sousa para responder a perguntas de escolha múltipla.

(10)       Correção.

(10)       Resposta a pergunta com alguma escrita (sobre analogia entre Madalena e Inês).

(5)         Correção.

(5)         Assistência a inícios de Quem és tu? e de Frei Luís de Sousa (versão de 1950).

(5)         Explicação sobre características ideais de um conto.

(20)      Procura, em livros de citações, de epígrafes para figurar à cabeça de conto.

(20)      Início da elaboração de conto.

 

Aula 53-54 (9 [1.ª], 10 [3.ª], 11 [4.ª], 15/jan [5.ª])

(10)       Assistência a versão de Frei Luís de Sousa (1950), em filme de António Lopes Ribeiro, cena II.

(25)      Questionário sobre a cena II do ato 1.

(5)         Resposta a item 1 da p. 89; correção.

(5)         Resposta a itens de gramática (p. 90, 1); correção.

(7)         Ainda outro trecho de outra versão da cena II.

(20)      Tarefa de escrita: «Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 89), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade».

(13)       Assistência a início de Entre Irmãos.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa entre Entre Irmãos e Frei Luís de Sousa.

 

Aula 55-56 (10 [1.ª], 15 [3.ª, 5.ª], 18/jan [4.ª])

(10)       Explicação sobre redações feitas na aula anterior e entretanto comentadas. // Entrega de contos e instrução para reformulações; autorização para concurso.

(5)         Audição/Leitura de «O Sebastianismo» (p. 96).

(2)         Resolução do item 1 da p. 96; correção.

(8)         Assistência a cenas III-IV na versão de Quem és tu?.

(15)       Leitura das cenas III e IV para completar sínteses com trechos em falta.

(8)         Assistência a versão de Jorge Listopad das cenas em causa.

(5)         Correções.

(5)         Assistência a trecho de Madalena.

(25)      Depois de se assistir a clip de «Fizz Limão», de Miguel Araújo, redação de pequeno comentário; exemplo nosso.

 

Aula 57-58 (17 [1.ª, 3.ª], 19 [5.ª], 23/jan [4.ª])

(15)       Entrega de contos e instrução para reformulações; autorização para concurso.

(25)      Correção do questionário sobre cena II.

(5)         Resolução do item 4 da p. 93.

(10)       Assistência a trechos dos filmes de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI) e de Quem és tu? (cenas VII-VIII).

(10)       Leitura das cenas V a VIII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 97-101), para completar sínteses, com frases.

(5)         Correção.

(20)      Transposição para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII.

(10)       Assistência a passo de Entre Irmãos e preenchimento de tabela comparativa com Frei Luís de Sousa.

 

Aula 59-60 (22 [3.ª, 5.ª], 23 [1.ª], 25/jan [4.ª])

(10)       Correção de texto escrito na última aula (texto monologal de Maria).

(5)         Assistência a cenas 9-12 do ato I no filme de António Lopes Ribeiro.

(10)       Preenchimento de sínteses para compreensão das cenas 9-12 do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 104-105).

(10)       Resolução de itens «sobrantes» do manual.

(15)       Assistência a cenas 1-4 do ato II no filme de António Lopes Ribeiro.

(10)       Correção.

(40)      Redação de crónica para concurso «Ética no desporto e na vida».

 

Aula 61-62 (24 [1.ª, 3.ª], 25 [4.ª], 26/jan [5.ª])

(25)      Questionário em torno das cenas I a IV do ato II do Frei Luís de Sousa.

(10)       Assistência à parte do filme Quem és tu? correspondente às cenas a ler a seguir.

(15)       Redação/Seleção de frases-título que sirvam de emblema a cada uma das cenas V-VIII do ato II (pp. 117-120).

(10)       Exemplo(s) de respostas de títulos sobre as cenas V-VIII; e sobre poema de Garrett.

(15)       Comentário escrito sobre como nestas cenas V-VIII se vão reunindo as condições convenientes à tragédia (ou só cópia da minha solução).

(5)         Correção, com leitura de comentário meu.

(15)       Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(5)         Correção da tabela.

 

Aula 63-64 (29 [3.ª, 5.ª], 30/jan [4.ª, 1.ª])

(20)      Correção do questionário sobre as cenas 1-4 do Ato II.

(7)         Assistência a trecho correspondente em Frei Luís de Sousa.

(15)       Compreensão das três cenas finais do Ato II, criando títulos expressivos.

(8)         Correção.

(10)       Assistência a três ou quatro encenações relativas ao final do ato II: Quem és tu?; Lopes Ribeiro; Madalena [45-46,50]; no Dona Maria [1. 1.17-21].

(15)       Leitura de comentário por Pedro Mexia, redação de argumentos sobre o mesmo assunto.

(5)         Audição de alguns argumentos (de alunos).

(5)         Leitura de uma solução redigida.

(15)       Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa com entre o filme e Frei Luís de Sousa.

 

Aula 65-66 (31/jan [1.ª, 3.ª], 1 [4.ª], 2/fev [5.ª])

(10)       Entrega do trabalho com neologismos e correção.

(2)         Audição de «Não há duas sem três» (cfr. p. 116).

(20)      Redação de comentário (de cerca de cento e cinquenta palavras) sobre papel dos retratos em Frei Luís de Sousa.

(5)         Correção.

(5)         Assistência a clip de «Acordar», por Syro (cfr. p. 124).

(3)         Leitura de exemplo de resposta.

(5)         Leituras de livros a começar agora.

(10)       Sobre avaliação.

(40)      Assistência a final de Entre Irmãos e, ao mesmo tempo, conversa sobre avaliação.

 

Aula 67-68 (19 [3.ª, 5.ª], 20/fev [4.ª, 1.ª])

(5)         Entrega da redação sobre «Ética na vida e no desporto».

(25)      Resposta a questionário de escolha múltipla, em torno da cena I do ato III.

(15)       Assistência a cenas II-VI do ato III em Frei Luís de Sousa de Lopes Ribeiro.

(5)         Assistência a cena VI em Quem és tu?.

(20)      Redação de respostas a perguntas sobre aquelas cenas.

(10)       Correção.

(3)         Resposta a quadro comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos).

(12)       Assistência a início de Birdman.

 

Aula 69-70 (21 [3.ª, 1.ª], 22 [4.ª], 23/fev [5.ª])

(20)      Correção de questionário de compreensão feito na última aula.

(6)         Assistência a cenas VII-IX no filme de Lopes Ribeiro.

(10)       Redação de resposta a item sobre evolução de psicologia de Madalena.

(8)         Correção.

(6)         Assistência a final da peça em diversas encenações: Frei Luís de Sousa, de Lopes Ribeiro.

(10)       Assistência a finais da peça em diversas encenações: Quem és tu?; Madalena; Frei Luís de Sousa no Dona Maria.

(5)         Resposta sobre fala de Maria.

(3)         Correção.

(7)         O cenário (cópia de comentário).

(5)         Levantamento de argumentos sobre «Quem é o verdadeiro herói de Frei Luís de Sousa?» (= A personagem mais admirável) Qual seria o novo título?

(3)         Correção da tabela de comparação filme/peça.

(14)       Assistência a trecho de Birdman.

 

Aula 71-72 (26 [3.ª, 5.ª], 27/fev [1.ª, 4.ª])

(10)       Preparativos de concurso do PNED.

(20)      Relance a textos ensaísticos (77-80) e a «Memória ao Conservatório Real», para resolver diversos itens do manual.

(5)         Correções.

(5)         Audição de textos sobre dimensão trágica de FLS (pp. 151-152).

(5)         Explicação através de slide sobre tragédia.

(5)         Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva).

(8)         Preenchimento de síntese sobre aquele sketch, tragédia e drama.

(15)       Exercícios do manual sobre coesão textual.

(3)         Assistência a passo de A idade do esplendor.

(3)         Preenchimento de tabela comparativa com Birdman.

(18)       Redação de Argumento + dois exemplos sobre modernidade do Frei Luís de Sousa.

(12)       Assistência a passo de Birdman.

 

Aula 73-74 (28 [3.ª, 1.ª], 29/fev [4.ª]), 1/mar [5.ª])

(10)       Correção de trabalho em aula sobre título.

(20)      Compreensão de crónica de MEC («Portugal: o maior país do mundo para portugueses e estrangeiros»), na p. 107, através de redação de respostas sobre segmentos irónicos.

(5)         Resposta a itens 1 a 3 da p. 108.

(10)       Correções.

(5)         Itens sobre coesão na p. 149 (resolução e correção).

(13)       Assistência a trecho de «A Alma e a Gente».

(7)         Preenchimento de tabela; outros dados (slide).

(15)       Compreensão de «O Padeiro» e pequeno comentário.

(10)       Redação de argumentos.

(5)         Audição de «Amar pelos dois» para classificação de orações.

(15)       Assistência a trecho de Birdman.

 

Aula 75-76 (4 [3.ª, 5.ª], 5/mar [4.ª, 1.ª])

(12)       Os autores do 2.º semestre; aspetos narratológicos de Amor de Perdição.

(25)      Questionário de compreensão de texto inicial («Introdução») de Amor de Perdição (p. 170).

(3)         Audição de texto ensaístico (debate, p. 171).

(7)         Assistência a trechos iniciais das versões cinematográficas de Amor de Perdição de Lopes Ribeiro, que acentua o encaixe, e de Manoel de Oliveira, que esbate o encaixe.

(3)         Assistência a clip de «Anda estragar-me os planos» (Salvador Sobral).

(12)       Classificação de funções sintáticas ao mesmo tempo que se ouvia «Anda estragar-me os planos».

(25)      Redação de narrativa encaixada (copiando estrutura de Amor de Perdição).

(13)       Assistência a trecho de Birdman. (até «e o Papa também»).

 

Aula 77-78 (6 [3.ª, 1.ª], 7 [4.ª], 8/mar [5.ª])

(20)      Correção do questionário de compreensão sobre «Introdução» de Amor de Perdição.

(10)       Exercício sobre coesão textual.

(12)       Sorteio Liga dos Campeões.

(8)         Audição de «Balada Astral» para classificação de orações.

(5)         Trecho de filme de Manoel Oliveira.

(30)      Redação de biografia ficcionada, pretexto para compreensão dos começos do cap. I de Amor de Perdição (pp. 172-173).

(13)       Assistência a trecho de Birdman.

 

Aula 79-80 (11 [3.ª, 5.ª], 12/mar [4.ª, 1.ª])

(10)       Correção de argumentos sobre «Portugal é o pior país do mundo».

(2)         Audição de «Lugares Comuns», episódio sobre ‘cavaleiro andante’.

(25)      Resposta a itens sobre o soneto «O Palácio da Ventura», de Antero de Quental, incluindo escrutínio das correções.

(10)       Supertaça («O Palácio da Ventura» vs. Idem ou «Tormento do Ideal»).

(5)         Assistência a vídeo educativo «Porque devemos conhecer Dom Quixote?».

(10)       Identificação de tópicos de poemas de Antero.

(5)         Correção.

(8)         Classificação de orações (em canção de Rui Veloso, «Cavaleiro andante»).

(15)       Assistência a trecho de Birdman.

 

Aula 81-82 (13 [1.ª, 3.ª], 14 [4.ª], 15/mar [5.ª])

(20)      Explicação sobre orações.

(5)         Assistência a episódio 6 (série 2) de Bruno Aleixo [1-4,5].

(10)       Resolução de exercício de classificação de orações adjetivas (sobretudo).

(5)         Assistência ao sketch «Reunião de condóminos com o Drácula» (Meireles, 4).

(15)       Resposta a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito do texto do sketch citado.

(5)         Assistência a «O último a sair», parte com ‘Mortal de Bruno’.

(10)       Classificação de orações variadas.

(10)       Correção.

(10)       Assistência a trecho de Birdman.

 

Aula 83-84 (18 [3.ª, 5.ª], 19/mar [1.ª, 4.ª])

(25)      Exercício com classificação de orações.

(15)       Assistência a episódio sobre Amor de Perdição na série ‘Grandes Livros’.

(5)         Resolução.

(5)         Correção.

(40)      Leituras para UELVA.

(10)       Assistência a conclusão de Birdman.

 

Aula 85-86 (20 [3.ª, 1.ª], 21 [4.ª], 22/mar [5.ª])

(25)      Correção de exercício de classificação de orações.

(12)       Compreensão de final de cap. II (pp. 175-176) através de preenchimento de diagrama sobre relações de Simão com resto de família.

(8)         Assistência a passo da versão de Lopes Ribeiro.

(5)         Explicar tepecê.

(25)      Champions.

(20)      Redação de parágrafo argumentativo (arrumadores); vendo também episódio de Bruno Aleixo, em torno do mesmo tópico.

(5)         Audição de «Na escola», de Jorge Palma, para classificar orações.

 

Aula 87-88 (3 [3.ª, 1.ª], 4 [4.ª], 5/abr [5.ª])

(10)       Correção de texto com encaixe (inspirado na introdução de Amor de Perdição).

(15)       Compreensão de trechos de capítulos 2 e 3, mediante completamento de respostas a perguntas de composição curta.

(7)         Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro.

(5)         Correção.

(7)         Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro.

(5)         Sobre características do herói romântico.

(15)       Champions.

(20)      Comentário sobre Simão enquanto herói romântico (lembrar, por exemplo, Manuel de Sousa Coutinho).

(12)       Assistência a início de Um Amor de Perdição (Mário Barroso).

 

Aula 89-90 (8 [3.ª, 5.ª], 9/abr [4.ª, 1.ª])

(10)       Correção da biografia de personagem castiça (segundo o modelo dos primeiros parágrafos do cap. I de Amor de Perdição).

(25)      Questionário de compreensão de trechos do cap. IV de Amor de Perdição.

(10)       Classificação de orações em «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco).

(5)         Audição de «Antes dela dizer que sim».

(8)         Assistência a passos de Amor de Perdição (de ALR), 28-38.20 / Assistência a curtos momentos de filme de 1943 (28-32,15 [há de tudo acabar assim] + 35-38,15 [caco]).

(25)      Redação de texto expositivo sobre «Antes de ela dizer que sim» e Amor de Perdição.

(10)       Assistência a trecho de Um Amor de Perdição (13,30-24).

(7)         Preenchimento de comparação entre Amor de Perdição e Um Amor de Perdição.

 

Aula 91-92 (10 [3.ª, 1.ª], 11 [4.ª], 12/abr [5.ª])

(15)       Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor de Perdição).

(10)       Assistência a trechos de Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro.

(15)       Redação de respostas sobre parte inicial do cap. X.

(5)         Correção de respostas 1-4.

(5)         Classificação de orações com «A Terra Gira».

(15)       Redação de resposta sobre João da Cruz e o amor.

(4)         Correção.

(16)       Assistência a passo de Um Amor de Perdição.

(5)         Tabela comparativa sobre amor no livro e no filme.

(7)         Classificação de funções sintáticas em «Tonto de ti».

 

Aula 93-94 (15 [3.ª], 16 [4.ª, 1.ª], 19/abr [5.ª])

(10)       Correção de «Simão enquanto herói romântico».

(10)       Resposta a itens curtos sobre capítulo X de Amor de Perdição; correção.

(6)         Assistência a passo de Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro.

(10)       Cópia de resposta acerca de carta.

(5)         Assistência a trecho de Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro.

(10)       Resposta a mais perguntas; correção.

(30)      Champions.

(15)       Assistência a passo de Um Amor de Perdição.

 

Aula 95-96 (17 [3.ª, 1.ª], 18 [4.ª], 22/abr [5.ª])

(10)       Correção de redação com comparação de «Antes de ela dizer que sim» e Amor de Perdição.

(10)       Leitura de resumos dos capítulos XI-XIX e assistência a trecho de filme de Manoel de Oliveira com cenas que antecedem a «Conclusão».

(25)      Questionário de compreensão da 1.ª parte da Conclusão de Amor de Perdição (pp. 2o2-204).

(3)         Assistência a mais um trecho de filme de Manoel de Oliveira.

(15)       Leituras em voz alta.

(20)      Redação de texto de opinião em torno de «A insubmissão [...].

(10)       Assistência a trecho de Um Amor de Perdição.

(7)         Audição de canção («Nunca me fui embora») e preenchimento de orações.

 

Aula 97-98 (22 [3.ª], 23 [1.ª, 4.ª], 26/abr [5.ª])

(10)       Ainda esclarecimentos, correções.

(10)       Correção de questionário de compreensão (sobre Conclusão de Amor de Perdição, 1.ª parte).

(15)       Leitura de conclusão (2.ª parte; pp. 204-206) para completar tabela (só o lado esquerdo).

(10)       Assistência ao mesmo momento nas versões em filme de António Lopes Ribeiro e Manoel de Oliveira.

(5)         Correção.

(25)      Redação de comentário segundo uma matriz sintática.

(12)       Assistência a conclusão de Um amor de perdição.

 

Aula 99-100 (24 [3.ª, 1.ª], 29 [5.ª], 30/abr [4.ª])

(12)       Correção de texto segundo matriz sintática.

(15)       Preenchimento de lacunas no final dos versos de «A débil», para compreensão do poema.

(5)         Correção; e audição de declamação (de Sinde Filipe) de «A débil».

(15)       Resposta a perguntas sobre «A débil»; correção.

(15)       Assistência a trecho de Que mal fiz eu a Deus?, para responder a pergunta comparativa com Amor de Perdição.

(25)      Assistência a trecho de O Último a Sair, para preenchimento de tabela sobre funções sintáticas; correção.

(8)         Classificação de orações com ‘Não há estrelas no céu’.

 

Aula 101-102 (29 [3.ª], 30/abr [1.ª], 2 [4.ª], 3/mai [5.ª])

(10)       Correção de texto sobre «A insubmissão é uma ignomínia [...]».

(25)      Depois de breve explicação sobre o contexto da criação do poema, redação com transposição dos versos dos cinco primeiros quartetos de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 303), de Cesário Verde, para contexto diferente (sentimentos disfóricos > alegria, otimismo ou quaisquer outros sentimentos «positivos»; cidade > campo, praia, montanha, ar; XIX > XXI).

(15)       Exercício de correção de sabotagem das estrofes restantes da parte I (pp. 303-304) do poema de Cesário Verde.

(10)       Correção; e audição da parte I (Sinde Filipe).

(15)       Cópia de resposta a uma das perguntas do exame de 2014; [explicação da outra].

(20)      Classificação de orações com «Homicídio da Paragem Assassina» (Barbosa).

 

Aula 103-104 (6 [3.ª, 5.ª], 7/mai [1.ª, 4.ª])

(15)       Correção de textos segundo início de sobre «O Sentimento dum Ocidental»; reexplicação da estrutura de «O Sentimento dum Ocidental».

(15)       Compreensão de trechos das partes 1 e 2 de «O Sentimento dum Ocidental», mediante tabelas a preencher.

(7)         Correção.

(3)         Audição da segunda parte de «O Sentimento dum Ocidental».

(4)         Mixórdia de temáticas sobre níveis de amor e Amor de Perdição.

(10)       Matriz da fase eliminatória da Liga de leitura em voz alta.

(20)      Compreensão da parte III, através de resposta a perguntas (à exame).

(10)       Correção; audição da parte III.

 

Aula 105-106 (8 [3.ª, 1.ª], 9 [4.ª], 10/mai [5.ª])

(20)      Compreensão de texto na p. 311 («Cidade mulher da minha carestia de vida»), de Ricardo Araújo Pereira; algumas perguntas de gramática ainda sobre a parte I de «O Sentimento dum Ocidental»; correções.

(25)      Compreensão da parte IV de «O Sentimento dum Ocidental» com redação de quadras: “Introduz uma (ou mais estrofes) que se integrassem no clima desta parte IV (usa o mesmo esquema rimático das restantes e a mesma métrica)”.

(5)         Audição da parte IV.

(30)      Leituras em voz alta,

(5)         Assistência a «Curso de literatura para porteiras» (Lopes da Silva), para classificação de orações.

(5)         Correções.

(5)         Audição de canção de João Só, cantada por Ana Bacalhau («Pensamos no futuro amanhã»), para preenchimento de classificação em torno de aspeto, tempo, modo.

 

Aula 107-108 (13 [3.ª, 5.ª], 14/mai [1.ª, 4.ª])

(10)       Correção de tarefa da aula anterior (com métrica e rima).

(30)      Questionário de compreensão de apreciação crítica a Pôr do Sol.

(8)         Assistência a trechos da série Pôr do Sol.

(30)      Leituras em voz alta.

(10)       Assistência a trechos de Pôr do Sol.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa entre a série e as duas obras de Eça a ler.

 

Aula 109-110 (15 [3.ª, 1.ª], 16 [4.ª], 20/mai [5.ª])

(15)       Correção de questionário de compreensão feito na aula anterior.

(15)       Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais.

(10)       Correção.

(10)       Assistência a trechos de Pôr do Sol.

(20)      Leituras em voz alta.

(25)      Redação de um incipit de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor.

(3)         Sobre epónimos.

 

Aula 111-112 (21* [4.ª; metade da turma em sala; a outra metade relanceará a aula na classroom], 22 [1.ª, 3.ª], 24/mai [5.ª])

(20)      Redação de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 346).

(10)       Correção.

(10)       Assistência a trecho de «O Livro de Cesário Verde» na série ‘Grandes Livros’.

(5)         Resposta a questionário.

(5)         Correções.

(15)       Comentário comparativo de «Em Viagem» (Antero) e «Viagem» (Tiago Bettencourt).

(5)         Correção.

(12)       Assistência a início de Malèna.

(8)         Preenchimento e correção de tabela comparativa entre filme e obras de Eça.

(10)       Exercício de funções sintáticas com «Velha Infância» (Tribalistas).

 

Aula 113-114 (23 [4.ª], 27 [3.ª, 5.ª], 28/mai [1.ª])

(10)       Correções dos textos a imitar Eça.

(5)         Descrição de situação quanto a leitura da obra de Eça.

(23)      Redação de comentário sobre Anaquim/Cesário Verde.

(12)       2.ª parte do episódio da série ‘Grandes Livros’ sobre O Livro de Cesário Verde.

(20)      Leituras em voz alta.

(12)       Assistência a trecho de Malèna.

(8)         Preenchimento e correção de tabela comparativa.

(7)         Classificação de orações, a partir de «Fazes-me falta».

 

Aula 115-116 (28 [4.ª], 29 [3.ª, 1.ª], 31/mai [5.ª])

(10)       Correções dos questionários sobre obras.

(10)       Exercícios para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso).

(10)       Correção.

(5)         Assistência a trecho da série feita a partir de adaptação de Os Maias, de Bruno Carreiro.

(10)       Passagem para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap. III).

(5)         Correção.

(20)      Questionário sobre obra lida.

(15)       Assistência a trecho de Malèna.

(15)       Preenchimento de tabela(s) comparativa(s) sobre espaço e personagens no filme e nas obras em causa.

(20)      Questionário sobre orações e funções sintáticas.

 

Aula 117-118 (3 [3.ª, 5.ª], 4/jun [1.ª, 4.ª])

(15)       Correções breves de aspetos do questionário de gramática.

(15)       Leituras expressivas para as finais das duas Ligas.

(5)         Preenchimento de tabela sobre tragédia e em Malèna, Os Maias e A Ilustre Casa de Ramires.

(15)       Quem concluiu leitura de livro entretanto? Questionário.

(5)         Explicações sobre avaliação.

(45)      Assistência a conclusão de Malèna e conversas sobre avaliação.

 

#