Planos de aulas
Aula 1-2 (15
[5.ª], 18 [3.ª], 19/set [4.ª, 1.ª])
(20) Leitura
de parágrafos sobre autores mais presentes no 11.º ano, para conjeturar acerca
da sua veracidade.
(25) Correção
comentada (e escrutínio de quem errou menos).
(2) «Estátua
Amor de Perdição»
(3) «Sotaques».
(20) Informações
sobre aspetos com utilidade para todo o ano (material; manual; blogue).
(30) Preenchimento
de folhas da caderneta (com acróstico-emblema e quadras de autorretrato).
Aula 3-4 (18 [5.ª], 20 [1.ª,
3.ª], 21/set [4.ª])
(5) Devolução das folhas de caderneta, para
melhoria ou verificação de marcações minhas.
(20) Compreensão de «A uma estátua» (pp. 327-328),
de Capicua, em torno de Cesário Verde, através de itens fechados.
(10) Correção.
(15) Reconstituição de poema de Cesário Verde,
dados apenas os versos em recortes; correção (e apuramento do prémio Tia
Albertina).
(5) Audição de «De tarde», dito por Sinde
Filipe e João Villaret.
(5) Assistência a clip de Capicua.
(15) Preenchimento apenas com
transcrições do poema de uma sua análise lacunar.
(10) Correção.
(20) Redação de texto de momento
recordável, segundo exemplo de «De tarde», mas em prosa.
Aula 5-6 (22 [5.ª], 25 [3.ª], 26/set [1.ª, 4.ª])
(12) Correção de redação da última aula; e
explicação da sinalética.
(18) Resolução
de exercício sobre deíticos.
(2) Assistência
a trecho de programa de meteorologia com localidade galesa; línguas.
(8) Correção.
(5) Assistência a passagem do trecho do discurso
de Bean em Bean, um autêntico desastre.
(5) Marcação dos deíticos (pessoais,
temporais, espaciais).
(5) Correção.
(5) Programa e conteúdos de gramática.
(10) Depois de assistência a clip-anúncio,
resolução de exercícios da p. 365.
(5) Correção.
(30) Leitura de um dos «Inquéritos de Proust» (Público,
verão de 2020), para redigir respostas a seguir.
Aula 7-8 (25 [5.ª], 27 [1.ª, 3.ª], 28/set [4.ª])
(15) Compreensão da apreciação crítica a Não
olhem para cima na p. 14, através da seleção de sinónimos.
(3) Assistência a trailer do filme.
(7) Correção.
(5) Audição de entrevista de Ricardo
Cardoso Reis.
(3) Resposta e correção a itens de
compreensão oral no manual.
(5) Assistência ao vídeo de ONU «Não
escolha a extinção».
(15) Exercício de passagem das legendas para
português europeu.
(10) Correção.
(10) Resolução de exercício sobre deíticos a
partir de apresntação de Bruno Nogueira em O último a sair.
(25) Redação de miolo de texto de opinião.
Aula 9-10 (29/set [5.ª], 2 [3.ª], 3/out [4.ª, 1.ª])
(10) Entrega dos textos de opinião e a
distinção entre argumento e exemplo.
(5) Exercício e correções (argumento e exemplo).
(10) Assistência a dois trechos de Bruno
Aleixo, com momentos argumentativos (ep. 1: 10.30-14.20; ep. 3: 0.30-4.40).
(10) Resolução de ficha em torno de tipos de
argumentos (e os trechos de Bruno Aleixo); correção.
(15) Compreensão de apreciação crítica a Parasitas
(pp. 56-57).
(7) Correção.
(13) Assistência a início de Parasitas.
(25) Redação de texto argumentativo.
(5) Assistência a mais um trecho de Parasitas.
(até 17.30)
Aula 11-12 (2
[5.ª], 4 [1.ª, 3.ª], 10/out [4.ª])
(5) Entrega dos textos feitos na aula
anterior.
(20) Compreensão de texto ensaístico sobre
Vieira na p. 21, selecionando um de quatro sinónimos de palavras em frases do
texto.
(10) Assistência a trecho do episódio da série
de ‘Grandes Livros’ sobre Vieira.
(5) Audição de crónica de Fernando Alves
(«Pai Grande»); cfr. p. 32.
(10) Preenchimento de síntese da crónica ouvida.
/ Resolução de 1.1 / 1.2 / 1.3 (p. 32).
(5) Correção e explicação com modelo de tese
+ argumento + exemplos.
(10) Assistência a trecho de Parasitas.
(10) Exercício com deíticos a partir de diálogo
em Parasitas; correção
(20) Redação de introdução e conclusão de texto
sobre pichagem.
(10) Assistência a trecho de Parasitas.
Aula 13-14 (10 [1.ª], 11 [3.ª], 12 [4.ª], 13/out [5.ª])
(8) Sobre recente Nobel da literatura, Jon Fosse;
sobre recente Camões, João Barrento.
(7) Correção dos questionários de compreensão
(sinónimos) feitos na aula anterior.
(18) Explicação de pontos necessários à compreensão
do «Sermão de Santo António», cap. I, incluindo clip(s) com Santo António a pregar
aos peixes.
(2) Audição de crónica radiofónica («Lugares
comuns», Antena 1) sobre «Pregar aos peixes».
(10) Transposição para português actual da
didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual); e preenchimento
de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar».
(5) Correções.
(15) Assistência a trecho de Parasitas.
(10) Resposta a exercício sobre atos de fala;
correção.
(25) Redação de curta narrativa
com criação de um milagre de Santo António.
Aula 15-16 (11 [1.ª], 16 [5.ª, 3.ª], 17/out [4.ª])
(5) Correção de «Questionários de Proust».
(8) Apresentação do quadro de capítulos do
»Sermão».
(2) Audição de crónica radiofónica («Lugares
comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».
(20) Preenchimento de lacunas em síntese-análise,
para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 26-27).
(5) Itens de gramática na p. 29.
(10) Correções.
(5) Assistência
a trecho de Parasitas.
(8) Figuras de estilo e correção.
(2) Sobre texto de opinião em exame; sobre
apreciação crítica.
(25) Redação de apreciação crítica.
(10) Assistência a trecho de Parasitas.
Aula 17-18 (17
[1.ª], 18 [3.ª], 19 [4.ª], 20/out [5.ª])
(8) Correção de milagres de Santo António
criados; ainda ex-votos e Hubert Reeves.
(7) Audição de cap. 1 de
«Sermão» (Luís Lima Barreto).
(25) Compreensão do cap. II do
«Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas curtas.
(10) Correção.
(15) Para exemplificar alegoria,
assistência a Monty Python, O sentido da vida («a ceifeira»).
(20) Comentário sobre alegoria
e «Sermão»; correção.
(15) Assistência a trecho de Parasitas.
Aula 19-20 (18 [1.ª], 23 [3.ª, 5.ª], 24/out [4.ª])
(5) Audição do início do cap.
2 do «Sermão» (por Ary dos Santos).
(30) Resposta
a perguntas de exame acerca do cap. 2 do «Sermão».
(5) Explicação da noção de ‘coerência’.
(25) Aplicação da noção de ‘coerência’
a sketches (série Lopes da Silva) com quebras de coerência propositadas.
(20) A propósito de anúncio,
polissémico, com «Sermões», redação com inclusão de termos (campo semântico, polissemia,
aceções, conotação).
(15) Assistência mais um
trecho de Parasitas.
Aula 21-22 (24 [1.ª], 25 [3.ª], 26 [4.ª], 27 [5.ª])
(5) Correção de Introdução e Conclusão de
texto de opinião sobre PAV.
(5) Audição de gravação relativa à p. 33
(«Crítica social e alegoria»).
(15) Compreensão de resumo do
cap. III, com preenchimento de tabela.
(10) Sobre rémora e outros peixes
louvados no cap. III; correção.
(10) Exercício sobre pontuação; correção.
(20) Assistência a anúncios publicitários a
banco (Banif; CGD) e aos sketches
«Mofo ou bafio?», «Primeiro-ministro discursa», «Parvoíce em
torno de sinónimos», para
resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia,
étimo, convergência, homonímia.
(5) Correção.
(20) Redação de argumentos e exemplos sobre animais
de estimação.
(10) Assistência a trecho de Parasitas.
Aula 23-24 (25 [1.ª], 30 [3.ª, 5.ª], 31/out [4.ª])
(25) Redação
de resposta-comentário sobre textos de MEC e «Sermão».
(20) Leitura
em skimming de outras crónicas de MEC.
(5) Correção.
(5) Assistência
a trecho de Parasitas.
(10) Sobre
critérios de avaliação.
(3) Audição
de trechos curtos da leitura de Luís Lima Barreto (rémora, raia).
(20) Redação
de louvor a animal.
(12) Assistência
a mais um trecho de Parasitas.
Aula 25-26 (31 [1.ª], 2 [4.ª], 3 [5.ª], 6/out [3.ª])
(10) Correção
de louvor a animais.
(23) Compreensão do cap. IV do «Sermão» através
de completamento de respostas dadas, em esboço, em ficha.
(10) Correção; peixes feios.
(5) Assistência a trailer de «Tudo pelo
vosso bem»; seguido de cópia de resposta a 1.2 (p. 40).
(2) Assistência a clip com Leonor Saúde
sobre peixe-zebra.
(20) Assistência a sketch («Debate com o Super-homem», série Barbosa) para
preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos
por verbos auxiliares.
(20) Acrescento à apreciação crítica «O cheiro
a rabanete velho».
(10) Assistência a conclusão
de Parasitas.
Aula 27-28
(6 [5.ª],
7 [1.ª, 4,ª], 8/nov [3.ª])
(10) Correção das apreciações críticas a
cartoon de Gargalo.
(25) Questionário
de compreensão sobre «Ler é maçada».
(5) Resposta item 3 da p. 43; e a tabela
com patronímicos.
(10) Correção (e informação sobre patronímicos
e apelidos).
(30) Redação com repreensões a animais.
(15) Assistência a início de O discurso do
rei.
(5) Preenchimento de síntese sobre nomes e
início do filme; correção.
Aula 29-30 (8 [1.ª], 9 [4.ª], 10 [5.ª], 13/nov [3.ª])
(12) Correção
de questionário de compreensão do escrito sobre «Ler é maçada».
(8) Introdução
ao cap. V, incluindo clips com os peixes em causa (Voadores, Roncadores, Polvo,
[Rémora])
(20) Leitura
(em scanning) da 1.ª parte do cap. V do «Sermão de Santo António».
(10) Correção.
(12) Assistência a «Mães à compita», «Conheço
o Lopes da Silva», «Dédalo e Ícaro».
(5) Preenchimento de tabela com tipos
humanos e ficcionais próximos dos peixes repreendidos por Vieira.
(20) Apreciação
crítica dos cartazes na p. 48.
(13) Assistência
a trecho de O discurso do rei.
Aula 31-32 (13 [5.ª], 14 [1.ª, 4.ª], 22/nov [3.ª])
(12) Correção do tepecê; correção da
apreciação crítica entregue.
(18) Compreensão do passo do polvo (cap. V,
pp. 53-54) e resposta em torno de recursos estilísticos.
(8) Correção.
(12) Assistência a trecho de À procura de Dory.
(8) Assistência a outro trecho de À procura de Dory.
(5) Resolução/correção de tabela.
(20) Audição de «Fachada» (Tiago Bettencourt;
p. 49), seguida de redação de comentário.
(12) Assistência a final de À procura de Dory.
(5) Correção de lista de adjetivos
apropriados ao polvo de Vieira.
Aula 33-34 (21 [1.ª, 4.ª], 24 [5.ª], 27/nov [3.ª])
(10) Correção de texto com repreensões a
animais.
(20) Questionário de compreensão de «O cérebro
dos golfinhos».
(10) Redação/Cópia de resposta a itens de
exame sobre «Voadores».
(8) Assistência a trecho de O Discurso
do Rei.
(2) Assistência a clip com Bruno de
Carvalho e «Berdamerda!»
(10) Explicação sobre neologismos, arcaísmos,
campo semântico, etimologia.
(20) Redação de texto expositivo-argumentativo
a propósito de cartoon relacionável com passo de O Discurso do Rei.
(17) Assistência a trecho de O Discurso do
Rei.
(3) Sobre imprecações e
interjeições.
Aula 35-36 (22 [1.ª], 23 [4.ª], 27
[5.ª], 29/nov [3.ª])
(10) Correção de
apreciação crítica de cartoon sobre mass media; e ainda outros
esclarecimentos.
(5) Audição de cap. VI
do «Sermão» (leitura de Luís Lima Barreto).
(15) Preenchimento de tabela com história da
língua sobre cap. VI do «Sermão».
(15) Correção.
(30) Escrutínio de elementos
paratextuais em livros da coleção ‘Literatura de Viagens’ (Tinta-da-China).
(25) Criação de paratexto de
livro inventado.
Aula 37-38 (28 [1.ª, 4.ª], 4/dez [3.ª, 5.ª])
(5) Audição do final do «Sermão» lido por
Ary dos Santos.
(20) Correção do questionário de compreensão de
«O cérebro dos golfinhos».
(25) Audição de discurso de João Miguel Tavares
(0-7) para explicar, em resposta escrita, «qual é, para o orador, a diferença essencial
entre a geração dos pais e a sua (e que lhe aliás acaba por sugerir a tese do
discurso)?».
(10) Exercício de intuição em torno de nomes
de batismo em moda; correção.
(5) Audição/leitura de «Maria Albertina»
(por Humanos; por Variações).
(25) Comentário-resposta em torno da letra da
canção.
(10) Assistência a trecho de O Discurso do
Rei.
Aula 39-40 (29 [1.ª], 30/nov [4.ª], 6 [3.ª], 11/dez [5.ª])
(10) Correção de argumentos
sobre animais de estimação.
(15) Resolução de tabela com
problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos).
(15) Correção comentada da
tabela sobre coesão.
(25) Dados discursos políticos (e debates) em sketches, identificação do que pretendem
caricaturar.
(20) Redação de acróstico sobre o «Sermão de
Santo António».
Aula
41-42 (5
[1.ª, 4.ª], 11 [3.ª], 15/dez [5.ª])
(5) Correção de apreciação crítica a
cartazes com frases «de ódio».
(25) Questionário
de compreensão dos textos «Rapinar» e «Ao encontro do preciosismo».
(10) Resposta
a ficha sobre empréstimos e estrangeirismos.
(10) Correções.
(7-8) Assistência a curto trecho de O Discurso do Rei.
(30) Redação
com inclusão obrigatória de doze conectores.
(10) Assistência a trecho de O Discurso do Rei.
Aula 43-44 (6 [1.ª], 7 [4.ª], 13 [3.ª], 18/dez [5.ª])
(10) Correção de comentário sobre «Maria
Albertina»; nomes medievais oferecidos aos padrinhos de hoje.
(20) Exercício em torno de processos morfológicos
de formação de palavras; Correção (e explicações adicionais).
(10) Assistência a trecho de conferência de
imprensa por Abel Xavier, para preenchimento de texto lacunar.
(10) Correção e assistência a outros trechos
com casos de neologia e processos de formação morfológica («cotovelite»,
«destreinadores»).
(10) Assistência a sketch «Possuído por vozes da rádio» (LS, II, 9, 7), para resolver ficha
relativa a processos morfológicos de formação de palavras; correção.
(5) [Ainda correção de apreciação crítica a
cartazes.]
(30) Redação com dois argumentos.
(5) Ainda discursos políticos em sketches.
Aula 45-46 (12 [1.ª, 4.ª], 18/dez [3.ª]; esta aula será
diluída em outras no caso da turma 5.ª)
(20) Correção de questionário de compreensão de
textos («Rapinar»; «Ao encontro do preciosismo»).
(5) Explicação sobre
acentos (gráficos e fónicos).
(10) Resolução de exercício
de associação de regras de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos.
(15) Correção.
(10) Assistência a trecho de O Discurso do Rei.
(28) Redação de apreciação
crítica de O emprego.
(12) Assistência a conclusão
de O Discurso do Rei.
Aula 47-48 (13 [1.ª], 14 [4.ª], 20/dez [3.ª], 8/jan [5.ª])
(10) Correção de acróstico sobre «Sermão de
Santo António».
(10) Tarefa de translineação.
(3) Rápida introdução a Frei Luís de Sousa;
«deíticos»: efeméride; Teatro das Laranjeiras; Ordem de São Domingos.
(10) Leitura em scanning para análise de paratexto de Frei Luís de Sousa.
(10) Correção (comentada).
(7) Exercício de compreensão do oral (com
crónica radiofónica de Hugo Van der Ding).
(20) Redação de didascália transposta para o XXI
(100 a 150, pouco trapalhões).
(5) [Só
na 1.ª: Exercício
de correspondência com termos e definições de elementos do paratexto; correção.]
(12) Assistência a conclusão
de O Discurso do Rei.
(5) Audição de verdadeiros discursos do rei.
(8) Classificação de funções sintáticas em «Nos
desenhos animados» (Os Azeitonas).
Aula 49-50 (20/dez [1.ª], 3 [3.ª], 4 [4.ª] 5/jan [5.ª])
(5) Correção de apreciação crítica à
animação «O emprego».
(15) Assistência a sketch «Chatanato» (LS, 7, 4); resolução de ficha relativa ao mesmo
sketch e a processos morfológicos de
formação de palavras.
(5) Correções.
(10) Assistência a sketch («O talhantezinho», série Lopes
da Silva, II, 9, 5) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo.
(3) Correção.
(7) Assistência a sketch («Um quilinho de kunami», série
Meireles) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo.
(5) Correção e súmula sobre
diminutivos.
(10) Exercício sobre funções
sintáticas internas ao grupo verbal.
(4) Assistência a trecho de O amor acontece, com canção a usar no
exercício seguinte.
(10) Identificação, em texto da canção
referida, de funções sintáticas (em geral, mas, sobretudo, em torno do grupo
verbal).
(5) Correção.
(8) Assistência a trechos de O amor acontece.
(5) Assistência a final de O amor acontece.
Aula 51-52 (3 [1.ª], 8 [3.ª, 5.ª], 9/jan [4.ª])
(10) Correção do trabalho com didascália de
cenário; retoma de outras correções.
(15) Leitura de verbetes e de início da peça Frei Luís de Sousa para responder a
perguntas de escolha múltipla.
(10) Correção.
(10) Resposta a pergunta com alguma escrita
(sobre analogia entre Madalena e Inês).
(5) Correção.
(5) Assistência a inícios de Quem és tu?
e de Frei Luís de Sousa (versão de
1950).
(5) Explicação sobre características ideais
de um conto.
(20) Procura, em livros de citações, de
epígrafes para figurar à cabeça de conto.
(20) Início da elaboração de conto.
Aula 53-54 (9 [1.ª], 10 [3.ª], 11 [4.ª], 15/jan [5.ª])
(10) Assistência a versão de Frei Luís de Sousa
(1950), em filme de António Lopes Ribeiro, cena II.
(25) Questionário sobre a cena II do ato 1.
(5) Resposta a item 1 da p. 89; correção.
(5) Resposta a itens de gramática (p. 90,
1); correção.
(7) Ainda outro trecho de outra versão da
cena II.
(20) Tarefa de escrita: «Reescrita da última
fala de Madalena na cena II (p. 89), transpondo a mesma situação (espera por
alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade».
(13) Assistência a início de Entre Irmãos.
(5) Preenchimento de tabela comparativa
entre Entre Irmãos e Frei Luís de Sousa.
Aula
55-56 (10 [1.ª], 15 [3.ª, 5.ª], 18/jan [4.ª])
(10) Explicação sobre redações feitas na aula
anterior e entretanto comentadas. // Entrega de contos e instrução para
reformulações; autorização para concurso.
(5) Audição/Leitura de «O Sebastianismo» (p.
96).
(2) Resolução do item 1 da p. 96; correção.
(8) Assistência a cenas III-IV na versão de
Quem és tu?.
(15) Leitura das cenas III e IV para completar
sínteses com trechos em falta.
(8) Assistência a versão de Jorge Listopad
das cenas em causa.
(5) Correções.
(5) Assistência a trecho de Madalena.
(25) Depois de se assistir a clip de «Fizz
Limão», de Miguel Araújo, redação de pequeno comentário; exemplo nosso.
Aula
57-58 (17 [1.ª, 3.ª], 19 [5.ª], 23/jan [4.ª])
(15) Entrega de contos e instrução para
reformulações; autorização para concurso.
(25) Correção do questionário sobre cena II.
(5) Resolução do item 4 da p. 93.
(10) Assistência a trechos dos filmes de
António Lopes Ribeiro (cenas V e VI) e de Quem és tu? (cenas VII-VIII).
(10) Leitura das cenas V a VIII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 97-101), para
completar sínteses, com frases.
(5) Correção.
(20) Transposição para texto narrativo (com
Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII.
(10) Assistência a passo de Entre Irmãos
e preenchimento de tabela comparativa com Frei Luís de Sousa.
Aula 59-60 (22
[3.ª, 5.ª], 23 [1.ª], 25/jan [4.ª])
(10) Correção de texto escrito na última aula
(texto monologal de Maria).
(5) Assistência a cenas 9-12 do ato I no
filme de António Lopes Ribeiro.
(10) Preenchimento de sínteses para compreensão
das cenas 9-12 do ato I de Frei Luís de
Sousa (pp. 104-105).
(10) Resolução de itens «sobrantes» do manual.
(15) Assistência a cenas 1-4 do ato II no
filme de António Lopes Ribeiro.
(10) Correção.
(40) Redação de crónica para concurso «Ética no
desporto e na vida».
Aula 61-62 (24 [1.ª, 3.ª], 25 [4.ª],
26/jan [5.ª])
(25) Questionário em torno das cenas I a IV do
ato II do Frei Luís de Sousa.
(10) Assistência à parte do filme Quem és tu? correspondente às cenas a
ler a seguir.
(15) Redação/Seleção de frases-título que sirvam
de emblema a cada uma das cenas V-VIII do ato II (pp. 117-120).
(10) Exemplo(s) de respostas de títulos sobre
as cenas V-VIII; e sobre poema de Garrett.
(15) Comentário escrito sobre como nestas
cenas V-VIII se vão reunindo as condições convenientes à tragédia (ou só cópia
da minha solução).
(5) Correção, com leitura de comentário meu.
(15) Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(5) Correção da tabela.
Aula
63-64 (29 [3.ª, 5.ª], 30/jan [4.ª, 1.ª])
(20) Correção do questionário sobre as cenas
1-4 do Ato II.
(7) Assistência a trecho correspondente em Frei Luís de Sousa.
(15) Compreensão das três cenas finais do Ato
II, criando títulos expressivos.
(8) Correção.
(10) Assistência a três ou quatro encenações relativas
ao final do ato II: Quem és tu?; Lopes
Ribeiro; Madalena [45-46,50]; no Dona Maria [1. 1.17-21].
(15) Leitura de comentário por Pedro Mexia,
redação de argumentos sobre o mesmo assunto.
(5) Audição de alguns argumentos (de
alunos).
(5) Leitura de uma solução redigida.
(15) Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(5) Preenchimento de tabela comparativa com
entre o filme e Frei Luís de Sousa.
Aula
65-66 (31/jan [1.ª, 3.ª], 1 [4.ª], 2/fev [5.ª])
(10) Entrega do trabalho com neologismos e
correção.
(2) Audição de «Não há duas sem três» (cfr.
p. 116).
(20) Redação de comentário (de cerca de cento e
cinquenta palavras) sobre papel dos retratos em Frei Luís de Sousa.
(5) Correção.
(5) Assistência a clip de «Acordar», por Syro
(cfr. p. 124).
(3) Leitura de exemplo de resposta.
(5) Leituras de livros a começar agora.
(10) Sobre avaliação.
(40) Assistência a final de Entre Irmãos
e, ao mesmo tempo, conversa sobre avaliação.
Aula 67-68 (19 [3.ª, 5.ª], 20/fev [4.ª, 1.ª])
(5) Entrega da redação sobre «Ética na vida
e no desporto».
(25) Resposta a questionário de escolha múltipla,
em torno da cena I do ato III.
(15) Assistência a cenas II-VI do ato III em Frei
Luís de Sousa de Lopes Ribeiro.
(5) Assistência a cena VI em Quem és tu?.
(20) Redação de respostas a perguntas sobre aquelas
cenas.
(10) Correção.
(3) Resposta a quadro comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos).
(12) Assistência a início de Birdman.
Aula 69-70 (21 [3.ª, 1.ª], 22 [4.ª], 23/fev [5.ª])
(20) Correção de questionário de compreensão feito
na última aula.
(6) Assistência a cenas VII-IX no filme de Lopes
Ribeiro.
(10) Redação de resposta a item sobre evolução
de psicologia de Madalena.
(8) Correção.
(6) Assistência a final da peça em diversas
encenações: Frei Luís de Sousa, de
Lopes Ribeiro.
(10) Assistência a finais da peça em diversas
encenações: Quem és tu?; Madalena; Frei Luís
de Sousa no Dona Maria.
(5) Resposta sobre fala de Maria.
(3) Correção.
(7) O cenário (cópia de comentário).
(5) Levantamento de argumentos sobre «Quem
é o verdadeiro herói de Frei Luís de Sousa?» (= A personagem mais
admirável) Qual seria o novo título?
(3) Correção da tabela de comparação filme/peça.
(14) Assistência a trecho de Birdman.
Aula 71-72 (26 [3.ª, 5.ª], 27/fev [1.ª, 4.ª])
(10) Preparativos de concurso do PNED.
(20) Relance a textos ensaísticos (77-80) e a
«Memória ao Conservatório Real», para resolver diversos itens do manual.
(5) Correções.
(5) Audição de textos sobre dimensão
trágica de FLS (pp. 151-152).
(5) Explicação através de slide sobre
tragédia.
(5) Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald»
(Lopes da Silva).
(8) Preenchimento de síntese sobre aquele sketch, tragédia e drama.
(15) Exercícios do manual sobre coesão
textual.
(3) Assistência a passo de A idade do
esplendor.
(3) Preenchimento de tabela comparativa com
Birdman.
(18) Redação de Argumento + dois exemplos
sobre modernidade do Frei Luís de Sousa.
(12) Assistência a passo de Birdman.
Aula 73-74
(28 [3.ª,
1.ª], 29/fev [4.ª]), 1/mar [5.ª])
(10) Correção de trabalho em aula sobre
título.
(20) Compreensão de crónica de MEC («Portugal:
o maior país do mundo para portugueses e estrangeiros»), na p. 107, através de
redação de respostas sobre segmentos irónicos.
(5) Resposta a itens 1 a 3 da p. 108.
(10) Correções.
(5) Itens sobre coesão na p. 149 (resolução
e correção).
(13) Assistência a trecho de «A Alma e a
Gente».
(7) Preenchimento de tabela; outros dados
(slide).
(15) Compreensão de «O Padeiro» e pequeno
comentário.
(10) Redação de argumentos.
(5) Audição de «Amar pelos dois» para
classificação de orações.
(15) Assistência a trecho de Birdman.
Aula
75-76 (4
[3.ª, 5.ª], 5/mar [4.ª, 1.ª])
(12) Os autores do 2.º
semestre; aspetos narratológicos de Amor de Perdição.
(25) Questionário de
compreensão de texto inicial («Introdução») de Amor de Perdição (p. 170).
(3) Audição de texto ensaístico (debate, p.
171).
(7) Assistência a trechos
iniciais das versões cinematográficas de Amor de Perdição de Lopes
Ribeiro, que acentua o encaixe, e de Manoel de Oliveira, que esbate o encaixe.
(3) Assistência a clip de
«Anda estragar-me os planos» (Salvador Sobral).
(12) Classificação de funções sintáticas ao
mesmo tempo que se ouvia «Anda estragar-me os planos».
(25) Redação de narrativa
encaixada (copiando estrutura de Amor de Perdição).
(13) Assistência a trecho de Birdman.
(até «e o Papa também»).
Aula 77-78 (6 [3.ª, 1.ª], 7 [4.ª],
8/mar [5.ª])
(20) Correção do questionário
de compreensão sobre «Introdução» de Amor de Perdição.
(10) Exercício sobre coesão
textual.
(12) Sorteio Liga dos
Campeões.
(8) Audição de «Balada Astral» para
classificação de orações.
(5) Trecho de filme de Manoel Oliveira.
(30) Redação de biografia ficcionada, pretexto para compreensão dos começos do cap. I de Amor de Perdição (pp. 172-173).
(13) Assistência a trecho de Birdman.
Aula
79-80 (11
[3.ª, 5.ª], 12/mar [4.ª, 1.ª])
(10) Correção de argumentos sobre «Portugal é
o pior país do mundo».
(2) Audição de «Lugares
Comuns», episódio sobre ‘cavaleiro andante’.
(25) Resposta a itens sobre o
soneto «O Palácio da Ventura», de Antero de Quental, incluindo escrutínio das
correções.
(10) Supertaça («O Palácio da
Ventura» vs. Idem ou «Tormento do Ideal»).
(5) Assistência a vídeo
educativo «Porque devemos conhecer Dom Quixote?».
(10) Identificação de tópicos
de poemas de Antero.
(5) Correção.
(8) Classificação de
orações (em canção de Rui Veloso, «Cavaleiro andante»).
(15) Assistência a trecho de Birdman.
Aula 81-82 (13 [1.ª, 3.ª], 14 [4.ª], 15/mar [5.ª])
(20) Explicação
sobre orações.
(5) Assistência a
episódio 6 (série 2) de Bruno Aleixo [1-4,5].
(10) Resolução de
exercício de classificação de orações adjetivas (sobretudo).
(5) Assistência
ao sketch «Reunião de condóminos com
o Drácula» (Meireles, 4).
(15) Resposta a
ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a
propósito do texto do sketch citado.
(5) Assistência a
«O último a sair», parte com ‘Mortal de Bruno’.
(10) Classificação
de orações variadas.
(10) Correção.
(10) Assistência a trecho de Birdman.
Aula 83-84 (18 [3.ª, 5.ª], 19/mar
[1.ª, 4.ª])
(25) Exercício com
classificação de orações.
(15) Assistência
a episódio sobre Amor de Perdição na
série ‘Grandes Livros’.
(5) Resolução.
(5) Correção.
(40) Leituras
para UELVA.
(10) Assistência a conclusão
de Birdman.
Aula 85-86 (20 [3.ª, 1.ª], 21 [4.ª], 22/mar [5.ª])
(25) Correção de exercício de
classificação de orações.
(12) Compreensão de final de
cap. II (pp. 175-176) através de preenchimento de diagrama sobre relações de
Simão com resto de família.
(8) Assistência
a passo da versão de Lopes Ribeiro.
(5) Explicar
tepecê.
(25) Champions.
(20) Redação
de parágrafo argumentativo (arrumadores); vendo também episódio de Bruno Aleixo,
em torno do mesmo tópico.
(5) Audição
de «Na escola», de Jorge Palma, para classificar orações.
Aula 87-88 (3 [3.ª, 1.ª], 4 [4.ª], 5/abr [5.ª])
(10) Correção de texto com encaixe (inspirado
na introdução de Amor de Perdição).
(15) Compreensão de trechos de capítulos 2 e 3,
mediante completamento de respostas a perguntas de composição curta.
(7) Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes
Ribeiro.
(5) Correção.
(7) Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes
Ribeiro.
(5) Sobre características do herói
romântico.
(15) Champions.
(20) Comentário sobre Simão enquanto herói
romântico (lembrar, por exemplo, Manuel de Sousa Coutinho).
(12) Assistência a início de Um Amor de Perdição (Mário Barroso).
Aula 89-90 (8 [3.ª, 5.ª], 9/abr [4.ª, 1.ª])
(10) Correção da biografia de personagem
castiça (segundo o modelo dos primeiros parágrafos do cap. I de Amor de
Perdição).
(25) Questionário de compreensão de trechos do
cap. IV de Amor de Perdição.
(10) Classificação de orações em «Antes de ela
dizer que sim» (Bárbara Tinoco).
(5) Audição de «Antes dela dizer que sim».
(8) Assistência a passos de Amor de Perdição (de ALR),
28-38.20 / Assistência a curtos momentos de filme de 1943 (28-32,15 [há de tudo
acabar assim] + 35-38,15 [caco]).
(25) Redação de texto expositivo sobre «Antes
de ela dizer que sim» e Amor de Perdição.
(10) Assistência a trecho de Um Amor de
Perdição (13,30-24).
(7) Preenchimento de comparação entre Amor de Perdição e Um
Amor de Perdição.
Aula
91-92 (10
[3.ª, 1.ª], 11 [4.ª], 12/abr [5.ª])
(15) Correção do questionário de compreensão
feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor
de Perdição).
(10) Assistência a trechos de Amor de Perdição de António Lopes
Ribeiro.
(15) Redação de respostas sobre parte inicial
do cap. X.
(5) Correção de respostas 1-4.
(5) Classificação de orações com «A Terra
Gira».
(15) Redação de resposta sobre João da Cruz e
o amor.
(4) Correção.
(16) Assistência a passo de Um Amor de Perdição.
(5) Tabela comparativa sobre amor no livro
e no filme.
(7) Classificação de funções sintáticas em
«Tonto de ti».
Aula 93-94 (15 [3.ª], 16 [4.ª, 1.ª],
19/abr [5.ª])
(10) Correção de «Simão enquanto herói
romântico».
(10) Resposta a itens curtos sobre capítulo X
de Amor de Perdição; correção.
(6) Assistência a passo de Amor de Perdição de António Lopes
Ribeiro.
(10) Cópia de resposta acerca de carta.
(5) Assistência a trecho de Amor de Perdição de António Lopes
Ribeiro.
(10) Resposta a mais perguntas; correção.
(30) Champions.
(15) Assistência a passo de Um Amor de Perdição.
Aula
95-96 (17
[3.ª, 1.ª], 18 [4.ª], 22/abr [5.ª])
(10) Correção de redação com comparação de
«Antes de ela dizer que sim» e Amor de Perdição.
(10) Leitura de resumos dos capítulos XI-XIX e
assistência a trecho de filme de Manoel de Oliveira com cenas que antecedem a «Conclusão».
(25) Questionário de compreensão da 1.ª parte
da Conclusão de Amor de Perdição (pp.
2o2-204).
(3) Assistência a mais um trecho de filme
de Manoel de Oliveira.
(15) Leituras em voz alta.
(20) Redação de texto de opinião em torno de «A
insubmissão [...].
(10) Assistência a trecho de Um Amor de
Perdição.
(7) Audição de canção («Nunca me fui
embora») e preenchimento de orações.
Aula 97-98 (22 [3.ª], 23 [1.ª, 4.ª], 26/abr [5.ª])
(10) Ainda esclarecimentos, correções.
(10) Correção de questionário de compreensão
(sobre Conclusão de Amor de Perdição, 1.ª parte).
(15) Leitura de conclusão (2.ª parte; pp.
204-206) para completar tabela (só o lado esquerdo).
(10) Assistência ao mesmo momento nas versões
em filme de António Lopes Ribeiro e Manoel de Oliveira.
(5) Correção.
(25) Redação de comentário segundo uma matriz
sintática.
(12) Assistência a conclusão de Um amor de
perdição.
Aula
99-100
(24 [3.ª, 1.ª], 29 [5.ª], 30/abr [4.ª])
(12) Correção de texto segundo matriz
sintática.
(15) Preenchimento de lacunas no final dos
versos de «A débil», para compreensão do poema.
(5) Correção; e audição de declamação (de
Sinde Filipe) de «A débil».
(15) Resposta a perguntas sobre «A débil»;
correção.
(15) Assistência a trecho de Que mal fiz eu
a Deus?, para responder a pergunta comparativa com Amor de Perdição.
(25) Assistência a trecho de O Último a Sair,
para preenchimento de tabela sobre funções sintáticas; correção.
(8) Classificação de orações com ‘Não há
estrelas no céu’.
Aula 101-102 (29 [3.ª], 30/abr [1.ª], 2 [4.ª], 3/mai [5.ª])
(10) Correção de texto sobre «A insubmissão é
uma ignomínia [...]».
(25) Depois de breve explicação sobre o
contexto da criação do poema, redação com transposição dos versos dos cinco
primeiros quartetos de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 303), de Cesário
Verde, para contexto diferente (sentimentos disfóricos > alegria, otimismo
ou quaisquer outros sentimentos «positivos»; cidade > campo, praia,
montanha, ar; XIX > XXI).
(15) Exercício de correção de sabotagem das
estrofes restantes da parte I (pp. 303-304) do poema de Cesário Verde.
(10) Correção; e audição da parte I (Sinde
Filipe).
(15) Cópia de resposta a uma das perguntas do
exame de 2014; [explicação da outra].
(20) Classificação de orações com «Homicídio da
Paragem Assassina» (Barbosa).
Aula 103-104 (6 [3.ª, 5.ª], 7/mai [1.ª, 4.ª])
(15) Correção de textos segundo início de
sobre «O Sentimento dum Ocidental»; reexplicação da estrutura de «O Sentimento
dum Ocidental».
(15) Compreensão de trechos das partes 1 e 2
de «O Sentimento dum Ocidental», mediante tabelas a preencher.
(7) Correção.
(3) Audição da segunda parte de «O
Sentimento dum Ocidental».
(4) Mixórdia de temáticas sobre níveis de
amor e Amor
de Perdição.
(10) Matriz da fase eliminatória da Liga de
leitura em voz alta.
(20) Compreensão da parte III, através de
resposta a perguntas (à exame).
(10) Correção; audição da parte III.
Aula 105-106 (8 [3.ª, 1.ª], 9 [4.ª], 10/mai [5.ª])
(20) Compreensão de texto na p. 311 («Cidade
mulher da minha carestia de vida»), de Ricardo Araújo Pereira; algumas
perguntas de gramática ainda sobre a parte I de «O Sentimento dum Ocidental»;
correções.
(25) Compreensão da parte IV de «O Sentimento
dum Ocidental» com redação de quadras: “Introduz uma (ou mais estrofes) que se
integrassem no clima desta parte IV (usa o mesmo esquema rimático das restantes
e a mesma métrica)”.
(5) Audição da parte IV.
(30) Leituras em voz alta,
(5) Assistência a «Curso de literatura para
porteiras» (Lopes da Silva), para classificação de orações.
(5) Correções.
(5) Audição de canção de João Só, cantada
por Ana Bacalhau («Pensamos no futuro amanhã»), para preenchimento de
classificação em torno de aspeto, tempo, modo.
Aula 107-108 (13 [3.ª, 5.ª], 14/mai [1.ª, 4.ª])
(10) Correção de tarefa da aula anterior (com
métrica e rima).
(30) Questionário de compreensão de apreciação
crítica a Pôr do Sol.
(8) Assistência a trechos da série Pôr
do Sol.
(30) Leituras em voz alta.
(10) Assistência a trechos de Pôr do Sol.
(5) Preenchimento de tabela comparativa
entre a série e as duas obras de Eça a ler.
Aula 109-110 (15 [3.ª, 1.ª], 16 [4.ª], 20/mai [5.ª])
(15) Correção de questionário de compreensão
feito na aula anterior.
(15) Leitura de começos e finais de romances
de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais.
(10) Correção.
(10) Assistência a trechos de Pôr do Sol.
(20) Leituras
em voz alta.
(25) Redação
de um incipit de um romance
(queirosiano) apócrifo; redação também de de continuação de um dos inícios dos
romances do mesmo autor.
(3) Sobre
epónimos.
Aula
111-112
(21* [4.ª; metade da turma em sala; a outra metade relanceará a aula na
classroom], 22 [1.ª, 3.ª], 24/mai [5.ª])
(20) Redação de sínteses-resumos para estrofes
de «Cristalizações» (p. 346).
(10) Correção.
(10) Assistência a trecho de «O Livro de
Cesário Verde» na série ‘Grandes Livros’.
(5) Resposta a questionário.
(5) Correções.
(15) Comentário comparativo de «Em Viagem»
(Antero) e «Viagem» (Tiago Bettencourt).
(5) Correção.
(12) Assistência a início de Malèna.
(8) Preenchimento e correção de tabela
comparativa entre filme e obras de Eça.
(10) Exercício de funções
sintáticas com «Velha Infância» (Tribalistas).
Aula 113-114 (23 [4.ª], 27 [3.ª, 5.ª], 28/mai [1.ª])
(10) Correções dos textos a imitar Eça.
(5) Descrição de situação quanto a leitura
da obra de Eça.
(23) Redação de comentário sobre
Anaquim/Cesário Verde.
(12) 2.ª parte do episódio da série ‘Grandes
Livros’ sobre O Livro de Cesário Verde.
(20) Leituras em voz alta.
(12) Assistência a trecho de Malèna.
(8) Preenchimento e correção de tabela
comparativa.
(7) Classificação de orações, a partir de
«Fazes-me falta».
Aula 115-116 (28 [4.ª], 29 [3.ª, 1.ª], 31/mai [5.ª])
(10) Correções dos questionários sobre obras.
(10) Exercícios para introdução ao discurso
indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso).
(10) Correção.
(5) Assistência a trecho da série feita a
partir de adaptação de Os Maias, de
Bruno Carreiro.
(10) Passagem para discurso direto de trecho
em discurso indireto livre (do início do cap. III).
(5) Correção.
(20) Questionário sobre obra
lida.
(15) Assistência a trecho de Malèna.
(15) Preenchimento de
tabela(s) comparativa(s) sobre espaço e personagens no filme e nas obras em
causa.
(20) Questionário sobre orações
e funções sintáticas.
Aula
117-118
(3 [3.ª, 5.ª], 4/jun [1.ª, 4.ª])
(15) Correções breves de aspetos do
questionário de gramática.
(15) Leituras expressivas para as finais das
duas Ligas.
(5) Preenchimento de tabela sobre tragédia
e em Malèna, Os Maias e A Ilustre Casa de
Ramires.
(15) Quem concluiu leitura de livro
entretanto? Questionário.
(5) Explicações sobre avaliação.
(45) Assistência a conclusão de Malèna e conversas sobre avaliação.
#
<< Home