Saturday, September 09, 2023

A Ilustre Casa de Ramires 2

Clara & Leonor (11.º 1.ª)

Leonor & Clara (Muito Bom -) Ponto forte Conceção das cenas, montagem, capacidade de fragmentar a narrativa como convém em cinema. Representação. Aspeto melhorável A corrigir: no título, Ilustre Casa de Ramires daria lugar a A Ilustre Casa de Ramires. Na segunda parte, trecho que é sobretudo de leitura destoa um pouco do resto.  

 

André & Tomás (11.º 5.ª)

Tomás & André (Bom (+)) Ponto forte Percorre-se o essencial do capítulo. Conseguiu-se, com recurso a adereços e a um bom plano, condensar o enredo com proficiência.  Aspeto melhorável Aqui e ali há transposição para o século XXI mas apenas erraticamente; esta transposição podia ter sido levada mais longe. 

 

Eduardo (11.º 3.ª)

Eduardo (Muito Bom) Ponto forte Soluções de filmagem e de montagem, geralmente para resolverem dificuldades de «logística», são criativas e em concretizadas. Boas ironias (humor inteligente na paródia à própria realização de um vídeo). Aspeto melhorável «R[á]mires» (por «R[a]mires»), a não ser que a primeira fosse propositada.

 

Leo (11.º 5.ª)

Leo (Muito Bom-/Bom+) Ponto forte Recursos de realização, videográficos e de som. Representação. Ironia. Aspeto melhorável Deveria mais discurso oral. A corrigir: «*projenitor» (progenitor); «toda a gente *fartou-se da canção» (toda a gente se fartou da canção).

 

Mariana & Margarida R. (11.º 4)

Margarida & Mariana R. (Muito Bom (-)) Ponto forte Na parte 2, de «memória», a translação para o século XXI. Aspeto melhorável A corrigir, pronúncia de «Berna[*n]dino» (Bernardino), se ouvi bem.

 

Tiago N. (11.º 3.ª)

Tiago N (Bom-) Ponto forte Legibilidade, acabamento. Aspeto melhorável Era pedido cerca de três minutos... Nas quadras dos sonetos (clássicos), esquema rimático costuma ser uno: ABBA ABBA. Nem todos os versos são decassilábicos (v. 6 tem onze sílabas métricas; v. 7, doze; v. 12, onze ou dez?; v. 14, doze; o v. 5, no modo como é dito, também não é decassilábico).   

 

André (11.º 4.ª)

André (Suficiente -) Ponto forte Leitura sem erros. Aspeto melhorável Só dois minutos (pedira cerca de três). Pedira que evitassem sinopses (e, mais ainda, quando não originais).

 

Alice, Inês, Matilde S. (11.º 1.ª)

Matilde, Inês, Alice (Muito Bom (-)) Ponto forte Perceção da correspondência no nosso tempo da intriga de A Ilustre Casa de Ramires (até em termos de linguagem). Ritmo (para que concorrem separadores). Acabamento (ou «produção»).  Aspeto melhorável Entrega no final do prazo.

 

#