Aula 7-8
Aula 7-8 (25 [5.ª], 27 [1.ª, 3.ª], 28/set [4.ª]) Na p. 12,
vai lendo a apreciação crítica, por Luís Miguel Oliveira, ao
filme Não olhem para cima e circunda o sinónimo que melhor poderia
substituir no texto a palavra assinalada a negro. (Tirei cada grupo de quatro
palavras de um dicionário de sinónimos, o que mostra que os sinónimos de uma
dada palavra não se adequam a todos os contextos.)
famoso (linha 1) = brilhante |
exímio | célebre | esfaimado
iminência (3) = urgência | ameaça | proximidade | outeiro
ruído (7) = som | estrondo | motim | alarido
esfalfa (10) = estanca | afadiga | debilita | mói
exprimir (18) = declarar | falar| traduzir | dizer
sustentar (21) = restringir | aguentar | criar | governar
mosaico (23) = hebraico | embutido | judaico | miscelânea
incomodativo (24) = aborrecido | desagradável | maçador
| importuno
ansiar (25) = aspirar | oprimir | afrontar | agoniar
mantém (27) = segura | defende | observa | nutre
zangado (30) = amuado | bilioso | trombudo | contrariado
Responde ao item 6
na p. 13:
a. [nota que antes está o
nome filme] ________
b. [o segmento é substituível por o ou por
isso?] _______
c. [o verbo que antecede o segmento é tornar-se]
_______
d. [ansiar pode selecionar compl. direto mas aqui
segue-se a preposição por] _______
Depois de ouvires a entrevista
do astrofísico Ricardo Cardoso Reis à ingénua Guilhermina Sousa, lê o exercício de
Oralidade na p. 14 do manual e assinala a alínea correta de cada um dos três
itens [circunda a opção certa aqui a seguir]:
1 = A | B | C | D
2 = A | B | C | D
3 = A | B | C | D
O vídeo da ONU Não escolha a
extinção (p. 14) está legendado na variante brasileira do português (embora
se saiba que os dinossauros se expressavam ora em inglês ora em português
europeu). Passa o texto para a variante europeia do português:
Português (variante
sul-americana) |
Português (variante
europeia) |
Você está bem? |
Está bem? |
Precisa de um minuto? |
|
Legal. |
|
Escutem aqui, pessoal. |
|
Eu sei uma ou duas coisas sobre extinção. |
Eu sei uma coisa ou duas sobre extinção. |
E eu vou te dizer. |
|
Vocês podem até pensar que isso é meio óbvio: |
|
ser extinto é uma coisa ruim. |
|
E vocês mesmos se levarem à extinção? |
|
Em setenta milhões de anos essa é a coisa mais
ridícula que eu já ouvi. |
Em setenta milhões de anos nunca ouvi nada tão
ridículo. |
A gente pelo menos teve um asteroide. |
|
Qual é a desculpa de vocês? |
|
Vocês estão indo rumo a um desastre climático. |
|
E, ainda assim, todos os anos os governos gastam
bilhões de recursos públicos para subsidiar combustíveis fósseis. |
E, no entanto, ano após ano, governos gastam
centenas de milhões de recursos públicos em subsídios de combustíveis
fósseis. |
Imagine se nós tivéssemos gasto centenas de
bilhões por ano subsidiando meteoros gigantes. |
|
Isso é o que vocês estão fazendo agora! |
|
Pensem em todas as coisas que poderiam ser
feitas com este dinheiro. |
Pensem em todas as outras coisas que poderiam
fazer com esse dinheiro. |
Em todas as partes do mundo há pessoas vivendo
na pobreza. |
|
Vocês não acham que ajudá-las
faz mais sentido do que, sei lá, pagar para que sua espécie inteira morra? |
|
Deixe-me ser sincero por um segundo. |
|
Vocês têm uma grande oportunidade bem agora,
enquanto reconstroem suas economias e se recuperam desta pandemia. |
Têm agora uma excelente oportunidade para
reconstruir as vossas economias e recuperarem desta palermia. |
Essa é a grande chance da Humanidade. |
|
Então, a minha ideia maluca é essa: |
|
não escolham a extinção! |
não escolham a extinção! |
Salvem as suas espécies, antes que seja tarde
demais. |
|
Chegou a hora de vocês, humanos, pararem de
inventar desculpas e começarem a comprar as vacinas das grandes farmacêuticas
e a encher os bolsos de todas as grandes empresas que nos patrocinam. |
Está na altura de vocês, humanos, deixarem de
arranjar desculpas e começarem a fazer mudanças. |
Obrigado. Um grande bem-haja à Santa Greta. |
Obrigado. |
Transcrevi algumas frases
da apresentação de Bruno Nogueira em O
último a sair, que já vimos o ano passado mas para outros efeitos. Se as
palavras sublinhadas forem deíticos,
marca-as com E(spacial), T(emporal) ou P(essoal).
Eu sou o Bruno Nogueira
e este é o meu mundo. / Como é que eu me defino? Humilde,
muito humilde. / Conhecias a palavra? É espanhol. / O meu maior defeito
é ser um coração de manteiga e as pessoas aproveitarem-se disso.
/ O meu padrinho, na noite de Páscoa, chamou-me para eu ir à despensa,
para ver se havia lá um busca-polos. / Este é o meu
quarto. / Todas as semanas, trago um idoso de um lar. / Andor.
Escreve o miolo de
um texto de opinião em que defendesses que não são urgentes medidas contra a
mudanças climáticas. Num texto destes haveria normalmente quatro parágrafos:
[Introdução]
[Primeiro argumento + respetivo exemplo]
[Segundo argumento + respetivo exemplo]
[Conclusão]
Estes textos de opinião
são muitas vezes o que se pede como grupo III de exame (200 a 350 palavras). O
conjunto dos parágrafos com os argumentos talvez deva ter cerca de 200
palavras.
[Introdução] Tem
estado na ordem do dia a chamada «emergência climática». Todos temos presente,
por exemplo, o percurso de Greta Thunberg, que pode servir para contextualizar
esta evolução das preocupações de boa parte da opinião pública ocidental. No
entanto, defenderei que, na verdade, não se trata de tema que nos deva
mobilizar. (ca. 50 palavras)
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
TPC — Não deixes de ler a
ficha corrigida sobre deíticos que pus em Gaveta de Nuvens.
#
<< Home