Saturday, September 09, 2023

Aula 95-96

Aula 95-96 (17 [3.ª, 1.ª], 18 [4.ª], 22/abr [5.ª]) Correção de redação com comparação de «Antes de ela dizer que sim» e Amor de Perdição.

Leitura de resumos dos capítulos XI-XIX e assistência a trecho de filme de Manoel de Oliveira (cfr. 3.52.00 a 3.55.00) com cenas que antecedem a «Conclusão».

Vamos ler parte (pp. 202-204) da «Conclusão» (pp. 202-206) de Amor de Perdição. Circunda a melhor alínea de cada item. Consulta apenas as páginas deste texto.

 

O constituinte «num beliche de passageiro» (l. 1) desempenha a função sintática de

a) complemento agente da passiva.

b) complemento indireto.

c) complemento oblíquo.

d) modificador do grupo verbal.

 

A conjunção coordenativa copulativa «e» (l. 1) constitui um mecanismo de coesão

a) lexical.

b) frásica.

c) referencial.

d) interfrásica.

 

Em «tê-lo-ia» (l. 5), o pronome é

a) catáfora de «Simão Botelho» (l. 4).

b) anáfora de «O ouvido» (l. 5).

c) anáfora de «[um] arame» (l. 5).

d) anáfora de «Simão Botelho» (l. 4).

 

A «voz única no silêncio da terra e do céu» (l. 7) reporta-se

a) ao comandante.

b) a Mariana.

c) a Simão.

d) ao vento.

 

Através da oração adjetiva relativa explicativa «que era dela» (l. 9) percebemos que

a) no maço enviado haveria cartas de Simão.

b) a carta em causa era de Mariana.

c) a carta em causa não tivera a intermediação da mendiga.

d) o maço das cartas fora enviado por Teresa.

 

No período (e oração) que constitui a l. 11, o predicado é

a) «Dizia assim».

b) «Dizia».

c) «Dizia assim a carta».

d) «a carta».

 

Em vez de «se me Deus não engana» (l. 13), diríamos hoje «se Deus não me engana». Em qualquer dos casos, o pronome desempenha a função sintática de

a) complemento direto.

b) sujeito.

c) complemento oblíquo.

d) complemento indireto.

 

Na mesma l. 13, «em descanso» é

a) complemento direto.

b) complemento oblíquo.

c) modificador do grupo verbal.

d) predicativo do sujeito.

 

A «esposa do Céu» (l. 15) remete para

a) Teresa.

b) Nossa Senhora.

c) Rita.

d) Mariana.

 

«a última esperança» (l. 25) alude à circunstância de

a) Simão não ter aceitado uma derradeira comutação da pena, preferindo o degredo.

b) Teresa estar a morrer (ou já ter morrido até).

c) Simão ter confessado a Mariana que nunca a amaria senão como irmã.

d) o Sporting poder perder pontos em Vila Nova de Famalicão.

 

A paisagem que se infere de «Estou vendo a casinha que tu descrevias defronte de Coimbra, cercada de árvores, flores e aves» (ll. 36-37) corresponde

a) à paisagem romântica típica (agreste, espontânea) e aludirá a Romeu e Julieta.

b) à paisagem característica das cantigas de amor medievais.

c) ao ambiente que Simão encontraria no degredo, na Índia.

d) a um lugar calmo, simples, recatado (locus amœnus) e parece remeter também para Pedro e Inês.

 

A carta transcrita (ll. 12-66) é um texto encaixado cujo narrador é

a) homodiegético.

b) externo.

c) omnisciente.

d) heterodiegético.

 

A oração «que levantava a cabeça ao menor movimento dele» (ll. 67-68) desempenha a função de

a) modificador apositivo.

b) modificador restritivo.

c) complemento oblíquo.

d) complemento direto.

 

No período «Rogo-lhe que vá, porque não é necessário o seu sacrifício» (l. 72), temos

a) subordinante + subordinada adverbial causal.

b) subordinante + subordinada substantiva completiva + subordinada adverbial causal.

c) subordinante + subordinada substantiva relativa + subordinada adverbial causal.

d) subordinante + subordinada adjetiva relativa explicativa + subordinada adverbial causal.

 

Na fala das ll. 86-87, Simão

a) quer tranquilizar o capitão, que sabe estar do seu lado.

b) ironiza, para amesquinhar o capitão.

c) mente, determinado a tentar o suicídio depois.

d) está irritado com o capitão.

 

Nas linhas 88-92, o comandante

a) diz ir descer ao quarto, despede-se de Simão e de Mariana.

b) diz ir descer ao quarto, para conversar a sós com Mariana.

c) pede a Simão que desça ao quarto, Simão anui, mas diz sofrer mais, e ainda fica no convés.

d) sugere a Simão que vá para o quarto, Simão assente (embora diga ir sofrer mais) e descem ambos.

«A submissão é uma ignomínia, quando o poder paternal é uma afronta» é uma frase célebre de uma das cartas de Simão a Teresa (cap. VIII).

Discute a sua modernidade, num breve texto de opinião (ca. 150 palavras) que tenha em conta o que já conheces da obra.

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Põe ao lado das expressões sublinhadas uma destas siglas: Adj. Rel. = oração subordinada adjetiva relativa; Subst. Compl. = oração subordinada substantiva completiva; Subst. Rel. = oração subordinada substantiva relativa:

Nunca me fui embora

(Lena d’Água)

 

Eu já nem quero outra coisa

Além de ficar bem onde estou

A casa onde nasci    _______________

O bairro onde cresci    ________________

O tempo que eu vivi    ________________

A vida que eu escolhi    ________________

Não trocava o que eu tenho    ________________

Por quem eu não sou    ________________

 

Sinto que já perdi muita coisa    _______________

Mas, para perder, eu tive de encontrar

O muito que eu errei    _______________

O tanto (que) eu passei    ________________

Tudo que eu larguei    _______________

E a todos que abracei    ________________

Foi uma aventura e tanto

E eu aqui estou

 

Há sempre um dia novo

À espera de quem se põe a jeito    _______________

E faz acontecer um pouco

E se dá também

E nem supõe que é capaz    _______________

Há sempre um dia novo

À espera de alguém

 

E falta ainda tanta coisa

Ainda tenho tanto para contar

Um amor para ser

Um dia para tentar

Um amor para ter

E mais para cantar

E a vida não pense que me vai escapar    ______________

 

Há sempre um dia novo

À espera de quem se põe a jeito

E faz acontecer um pouco

E se dá também

E nem supõe que é capaz

 

Há sempre um dia novo

À espera de alguém

TPC — Vai lendo, pelo menos, os primeiros capítulos da obra de Eça que tenhas escolhido — A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias. Livros de resumos ou filmes não servem para este efeito.

 

 

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