Aula 95-96
Aula 95-96 (17 [3.ª, 1.ª], 18 [4.ª], 22/abr [5.ª]) Correção
de redação com comparação de «Antes de ela dizer que sim» e Amor de Perdição.
Leitura de resumos dos
capítulos XI-XIX e assistência a trecho de filme de Manoel de Oliveira (cfr.
3.52.00 a 3.55.00) com cenas que antecedem a «Conclusão».
O constituinte «num
beliche de passageiro» (l. 1) desempenha a função sintática de
a) complemento agente da
passiva.
b) complemento indireto.
c) complemento oblíquo.
d) modificador do grupo
verbal.
A conjunção coordenativa
copulativa «e» (l. 1) constitui um mecanismo de coesão
a) lexical.
b) frásica.
c) referencial.
d) interfrásica.
Em «tê-lo-ia» (l. 5), o
pronome é
a) catáfora de «Simão
Botelho» (l. 4).
b) anáfora de «O ouvido»
(l. 5).
c) anáfora de «[um] arame»
(l. 5).
d) anáfora de «Simão
Botelho» (l. 4).
A «voz única no silêncio
da terra e do céu» (l. 7) reporta-se
a) ao comandante.
b) a Mariana.
c) a Simão.
d) ao vento.
Através da oração adjetiva
relativa explicativa «que era dela» (l. 9) percebemos que
a) no maço enviado haveria
cartas de Simão.
b) a carta em causa era de
Mariana.
c) a carta em causa não
tivera a intermediação da mendiga.
d) o maço das cartas fora
enviado por Teresa.
No período (e oração) que
constitui a l. 11, o predicado é
a) «Dizia assim».
b) «Dizia».
c) «Dizia assim a carta».
d) «a carta».
Em vez de «se me Deus não
engana» (l. 13), diríamos hoje «se Deus não me engana». Em qualquer dos casos,
o pronome desempenha a função sintática de
a) complemento direto.
b) sujeito.
c) complemento oblíquo.
d) complemento indireto.
Na mesma l. 13, «em
descanso» é
a) complemento direto.
b) complemento oblíquo.
c) modificador do grupo
verbal.
d) predicativo do sujeito.
A «esposa do Céu» (l. 15)
remete para
a) Teresa.
b) Nossa Senhora.
c) Rita.
d) Mariana.
«a última esperança» (l.
25) alude à circunstância de
a) Simão não ter aceitado
uma derradeira comutação da pena, preferindo o degredo.
b) Teresa estar a morrer
(ou já ter morrido até).
c) Simão ter confessado a
Mariana que nunca a amaria senão como irmã.
d) o Sporting poder perder
pontos em Vila Nova de Famalicão.
A paisagem que se infere
de «Estou vendo a casinha que tu descrevias defronte de Coimbra, cercada de
árvores, flores e aves» (ll. 36-37) corresponde
a) à paisagem romântica
típica (agreste, espontânea) e aludirá a Romeu e Julieta.
b) à paisagem
característica das cantigas de amor medievais.
c) ao ambiente que Simão
encontraria no degredo, na Índia.
d) a um lugar calmo,
simples, recatado (locus amœnus) e
parece remeter também para Pedro e Inês.
A carta transcrita (ll.
12-66) é um texto encaixado cujo narrador é
a) homodiegético.
b) externo.
c) omnisciente.
d) heterodiegético.
A
oração «que levantava a cabeça ao menor movimento dele» (ll. 67-68) desempenha
a função de
a) modificador apositivo.
b) modificador restritivo.
c) complemento oblíquo.
d) complemento direto.
No período «Rogo-lhe que
vá, porque não é necessário o seu sacrifício» (l. 72), temos
a) subordinante +
subordinada adverbial causal.
b) subordinante +
subordinada substantiva completiva + subordinada adverbial causal.
c) subordinante +
subordinada substantiva relativa + subordinada adverbial causal.
d) subordinante +
subordinada adjetiva relativa explicativa + subordinada adverbial causal.
Na fala das ll. 86-87,
Simão
a) quer tranquilizar o
capitão, que sabe estar do seu lado.
b) ironiza, para
amesquinhar o capitão.
c) mente, determinado a
tentar o suicídio depois.
d) está irritado com o
capitão.
Nas linhas 88-92, o
comandante
a) diz ir descer ao
quarto, despede-se de Simão e de Mariana.
b) diz ir descer ao
quarto, para conversar a sós com Mariana.
c) pede a Simão que desça
ao quarto, Simão anui, mas diz sofrer mais, e ainda fica no convés.
d)
sugere a Simão que vá para o quarto, Simão assente (embora diga ir sofrer mais)
e descem ambos.
«A
submissão é uma ignomínia, quando o poder paternal é uma afronta» é uma frase
célebre de uma das cartas de Simão a Teresa (cap. VIII).
Discute a sua modernidade,
num breve texto de opinião (ca. 150 palavras) que tenha em conta o que já
conheces da obra.
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Põe ao lado das
expressões sublinhadas uma destas siglas: Adj. Rel. = oração subordinada adjetiva relativa; Subst.
Compl. = oração subordinada
substantiva completiva; Subst. Rel. = oração subordinada
substantiva relativa:
Nunca
me fui embora
(Lena
d’Água)
Eu já nem quero outra
coisa
Além de ficar bem onde
estou
A casa onde nasci _______________
O bairro onde cresci ________________
O tempo que eu vivi ________________
A vida que eu escolhi ________________
Não trocava o que eu
tenho ________________
Por quem eu não sou ________________
Sinto que já perdi
muita coisa _______________
Mas, para perder, eu
tive de encontrar
O muito que eu errei _______________
O tanto (que) eu
passei ________________
Tudo que eu larguei _______________
E a todos que abracei ________________
Foi uma aventura e tanto
E eu aqui estou
Há sempre um dia novo
À espera de quem se
põe a jeito _______________
E faz acontecer um pouco
E se dá também
E nem supõe que é
capaz _______________
Há sempre um dia novo
À espera de alguém
E falta ainda tanta
coisa
Ainda tenho tanto para
contar
Um amor para ser
Um dia para tentar
Um amor para ter
E mais para cantar
E a vida não pense que
me vai escapar ______________
Há sempre um dia novo
À espera de quem se põe
a jeito
E faz acontecer um pouco
E se dá também
E nem supõe que é capaz
Há sempre um dia novo
À espera de alguém
TPC
— Vai lendo, pelo menos, os primeiros capítulos da obra de Eça que tenhas
escolhido — A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias. Livros de
resumos ou filmes não servem para este efeito.
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