Aula 91-92
Aula 91-92 (10 [3.ª, 1.ª], 11 [4.ª], 12/abr [5.ª]) Correção
do questionário de compreensão feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor de Perdição).
Os capítulos II e III estão abreviadíssimos (pp.
178-179). Resumamo-los:
Capítulo II: Simão estuda em Coimbra,
adere às ideias da Revolução Francesa e continua a mostrar o seu caráter
conflituoso. Entretanto, tendo regressado a Viseu, apaixona-se por Teresa e
muda o seu comportamento: abandona a vida agitada e as «companhias da
ralé». O amor por Teresa (que
lhe corresponde) é contrariado por Tadeu de Albuquerque. Simão parte para
Coimbra e, deixando a boémia, troca cartas com Teresa; numa delas, toma
conhecimento de uma «peripécia que forçara a filha de Tadeu de Albuquerque a
escrever aquela carta de pungentíssima surpresa para o académico».
Capítulo III: a surpresa é a notícia
de que Tadeu quer casar a filha com o primo Baltasar Coutinho. Sendo evidente «o ódio de um [Tadeu] e o desprezo de outro [Domingos, pai de Simão]», os amores dos dois jovens são
violentamente contrariados. Mas Teresa opõe-se à vontade do pai: não casará com
Baltasar Coutinho e sujeita-se, por isso, a entrar num convento. Todavia, tal
não é necessário: Teresa promete «julgar-se morta para todos os homens, menos para seu
pai».
Vejamos o que se passa entre
o capítulo IV e o X [uso Carlos Reis, «Amor
de Perdição», Camilo Castelo Branco, ‘Leituras Orientadas’, Porto, Porto
Editora, 2016, pp. 82-83]:
Capítulo V — Celebra-se o aniversário
de Teresa, que se prepara para se encontrar com Simão. Baltasar Coutinho
interpõe-se e enfrenta Simão. Este regressa a casa de João da Cruz, que lhe
explica a dívida que tem para com o pai, Domingos Botelho. Também por isso, João
da Cruz, já antes de acolher Simão, recusara matar Simão por incumbência de
Baltasar. Vai-se manifestando o amor de Mariana por Simão.
Capítulo VI — Nova emboscada noturna de Baltasar
Coutinho e dois criados a Simão, que está acompanhado por João da Cruz e pelo
cunhado deste, quando se vai encontrar com Teresa. A espera torna-se violenta:
os criados de Baltasar são mortos e Simão é ferido.
Capítulo VII — Simão recolhe a casa de
João da Cruz e, ao mesmo que é tratado do ferimento, troca cartas com Teresa,
cujo pai quer encerrá-la num convento, como efetivamente acontece. Teresa fica
isolada do mundo e, no convento, vai-se apercebendo de intrigas impróprias da
vida religiosa.
Capítulo VIII — Mariana é encarregada de tratar de Simão e
vai-se tornando sua confidente. Simão toma conhecimento de que Teresa está no
convento e decide resgatá-la; ao mesmo tempo, apercebe-se de que a dedicação de
Mariana é um verdadeiro sentimento amoroso.
Capítulo IX — Simão continua a ser
protegido por João da Cruz e por Mariana e vai recebendo cartas de Teresa.
Entretanto, Tadeu de Albuquerque trata da mudança da filha para um convento do
Porto. Simão é informado por Teresa e manda-lhe uma carta por Mariana, que se prontifica
para a entregar.
O passo que vais ler agora — já do Capítulo X (pp. 186-194 do manual) — inclui, precisamente, a
entrega da carta de Simão a Teresa, feita por Mariana. Vai lendo essa parte do
texto (a partir da p. 188, l. 75) e respondendo a estas perguntas.
[ll. 75-98 e 99-104]
1. Identifica, no diálogo entre Teresa e Mariana, as marcas
linguísticas reveladoras do seu diferente estatuto social. Refere depois,
justificando-a, a informalidade do diálogo entre Joaquina e Mariana.
[Completa a resposta:]
A diferença social entre as duas é evidente na forma como
Mariana se dirige a Teresa, servindo-se de expressões como «vossa _______» ou
do vocativo «________». Também o narrador acentua essa diferença, na medida em
que, logo no início do passo (l. 75), assumindo a perspetiva de Mariana através
da focalização interna, se refere à filha de Tadeu de Albuquerque como
«_________». Por seu lado, Teresa não faz uso de qualquer título para se
dirigir a Mariana. (Entretanto, Joaquina, igualmente do povo, trata Teresa por
«________».)
Entre Mariana e Joaquina o tratamento é informal. Usa-se a 2.ª
pessoa do singular, o «tu»; Mariana recorre ao diminutivo em «__________»
(podia ter sido o hipocorístico «Quina»); Joaquina socorre-se dos vocativos
«Mariana» e «_________».
2. Justifica a atitude de Mariana quando recusa o anel de
Teresa.
[Completa esta resposta:]
A recusa pode justificar-se pelo facto de Mariana evidenciar
_______. Agia não em favor de Teresa mas de Simão, e, por isso, «a receber
alguma paga [haveria] de ser de quem [a lá mandara]» (ll. 97-98). Para todos os
efeitos, Mariana vê em Teresa uma ________ e seria ofensivo para si própria
aceitar aquela oferenda.
[ll. 105-115]
3. Focando-te nestes quatro parágrafos (os das ll. 105-115),
caracteriza Mariana.
[Completa a resposta só com citações:]
Mariana sente-se inferior a Teresa, tanto social como
fisicamente («_________», ll. 106-107), embora seja ela própria atraente.
Entretanto, abnegada, não deixa de ir memorizando a mensagem que ficou de
transmitir («________», l. 105), o que faria com eficiência («________», l.
114).
[ll. 116-155]
4. Apresenta a perspetiva de João da Cruz sobre os
relacionamentos amorosos, associando-a à época retratada na obra.
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Classifica as orações.
A Terra
Gira
(Os Quatro e Meia)
Eu
não sei ________
Nem como nem quando aqui cheguei.
Substantiva(s) (coordenadas entre si)
Sem
saber,
Dou
por mim a viver a correr.
E
o mundo segue
Sem
olhar para nós.
Queremos
tudo, _______
Mas vivemos tudo a sós.
Coordenada _______
A
terra gira em contramão,
Ficamos
tontos sem direção,
Corremos até nos faltar o ar
Coordenada ________
E
a vida vai ficando para depois
E
continuamos os dois a sonhar. Coordenada ________
Mal
me vi
No
caminho até chegar aqui,
Sem
contar
Corro
às cegas
Sem
saber onde chegar.
E
o mundo segue
Sem
olhar para nós.
Queremos
tudo,
Mas
vivemos tudo a sós.
A
terra gira em contramão, _______
Ficamos tontos sem direção,
_______
Corremos
até nos faltar o ar
E
a vida vai ficando para depois ________
E
continuamos os dois a sonhar.
E
a terra gira em contramão,
Ficamos
tontos sem direção,
Corremos
até nos faltar o ar
E
a vida vai ficando para depois
E
continuamos os dois a sonhar.
Bis
E, mal nos encostamos aos lençóis Subordinada adverbial ________
Com
a lua iluminando este T2,
Num instante adormecemos os dois,
________ (e Coordenada)
Mas logo chega a hora de acordar.
________
Amor Simão-Teresa |
||
|
Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco) |
Um Amor de Perdição (Mário Barroso) |
Oponentes |
||
Tadeu de Albuquerque |
Primeiro, não deixa que Teresa saia de casa;
depois, encerra-a num _________. |
Não deixa que Teresa vá ao liceu; ameaça
interná-la numa ____________. |
Baltasar Coutinho |
O primo de Teresa é formal no trato, retórico.
Prepara um atentado contra ________, mas acaba por perder dois criados. |
O primo de Teresa vai buscá-la à _____,
revela-se cabotino. Reage a uma ameaça de agressão por Simão, mas acaba por
perder no despique verbal que se sucede. |
Adjuvantes |
||
João da Cruz |
É ferrador (trata das ferraduras dos animais).
Está em dívida com o pai de Simão, porque este o absolvera da culpa de
_______. |
É mecânico (trata de motores de automóveis).
Está em dívida com o pai de Simão, porque, em África, na guerra, este o
livrara de acusação de ______. |
«Condu-tores» |
Um arrieiro (condutor de _____) é quem leva
Simão até João da Cruz. |
Zé Xavier (que trata do Volvo e do ______) leva
Simão até João da Cruz. |
Mariana |
Ajuda o pai, João da Cruz, na lida da casa. Cedo
se apaixona por Simão (já o conhecia como filho do _______ do pai). Quando
ferido, trata-o. Serve também para transmitir mensagens entre o par amoroso
(ainda que o faça com sofrimento). É humilde, altruísta. |
Ajuda o pai, João da Cruz, na oficina e em casa.
Cedo se apaixona por Simão (já o olhara fixamente no episódio da discoteca).
Quando ferido, trata-o. Ajuda o par amoroso (ainda que o faça com
sofrimento). Não _______ a possibilidade de também seduzir Simão. |
Outros |
Joaquina (criada no Mosteiro de Viseu), Mendiga,
Constança (criada dos Albuquerque que acompanha Teresa) permitem a ______,
sobretudo por carta, entre Simão e Teresa. |
Zé Xavier e Rita acumulam com a sua própria ação
o papel instrumental de tentarem ligar Simão ao mundo. Parte da comunicação
entre Teresa e Simão passa pelo uso do _______. |
Classifica quanto à função
sintática os constituintes sublinhados:
Tonto
de ti (Os
Azeitonas)
Como quando o
Porto perde em casa
Ou
me deito com o grão na asa,
__________
Fico
tonto, zonzo, assim só de me lembrar,
_________
Ou
como quando andava nos carrinhos
_________
Do Senhor de Matosinhos,
Perna
à banda, bamba assim só de me lembrar.
E,
agora, quem me diz onde é o norte,
_________
Se
fui tonto em tentar a sorte ________
Com quem não tem dó de mim?
Tanto
que eu, às tantas, fico tão tonto de ti.
Como
quando me negaste um beijo
________
Na
noite do cortejo, _______
Fico
zonzo, zonzo assim só de me lembrar,
Ou
como daquela vez na escola,
________
No
recreio a cheirar cola,
________
Fico
zonzo, tonto assim só de me lembrar.
E,
agora, quem me diz onde é o norte,
Se
fui tonto em tentar a sorte
________
Com
quem não tem dó de mim?
Tento
há tanto tempo que ando tão tonto de ti,
Tonto
de ti, tonto de ti. ________
E,
agora, quem me diz onde é o norte,
Se
fui tonto em tentar a sorte
Com
quem não tem dó de mim?
Tento
há tanto tempo que ando tão tonto de ti, ________
Tonto, tonto de ti,
Tonto, tonto de ti.
TPC — Treina leitura em voz
alta dos sonetos de Antero que ainda não preparaste (se és ímpar, prepara agora
os textos pares; se és par, os ímpares).
Não te esqueças de, na
Classroom, em ‘Leitura de livros’, ires anotando o que possas ir lendo. Vai
também escolhendo entre A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias,
como livro de Eça a ser lido efetivamente. Parece-me que é mais exequível a
leitura efetiva (e só essa interessa) de A Ilustre Casa de Ramires.
Deixei-lhes os começos dos dois romances, bem como pedeefes bastante legíveis
dos dois livros (embora a leitura em papel seja muito mais aconselhada).
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