Saturday, September 09, 2023

Aula 91-92

Aula 91-92 (10 [3.ª, 1.ª], 11 [4.ª], 12/abr [5.ª]) Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor de Perdição).

Já lemos a «Introdução» de Amor de Perdição (no manual, p. 170). Também está integralmente no manual o capítulo I (pp. 172-176), que lemos ou relanceámos.

Os capítulos II e III estão abreviadíssimos (pp. 178-179). Resumamo-los:

Capítulo II: Simão estuda em Coimbra, adere às ideias da Revolução Francesa e continua a mostrar o seu caráter conflituoso. Entretanto, tendo regressado a Viseu, apaixona-se por Teresa e muda o seu comportamento: abandona a vida agitada e as «companhias da ralé». O amor por Teresa (que lhe corresponde) é contrariado por Tadeu de Albuquerque. Simão parte para Coimbra e, deixando a boémia, troca cartas com Teresa; numa delas, toma conhecimento de uma «peripécia que forçara a filha de Tadeu de Albuquerque a escrever aquela carta de pungentíssima surpresa para o académico».

Capítulo III: a surpresa é a notícia de que Tadeu quer casar a filha com o primo Baltasar Coutinho. Sendo evidente «o ódio de um [Tadeu] e o desprezo de outro [Domingos, pai de Simão]», os amores dos dois jovens são violentamente contrariados. Mas Teresa opõe-se à vontade do pai: não casará com Baltasar Coutinho e sujeita-se, por isso, a entrar num convento. Todavia, tal não é necessário: Teresa promete «julgar-se morta para todos os homens, menos para seu pai».

Vejamos o que se passa entre o capítulo IV e o X [uso Carlos Reis, «Amor de Perdição», Camilo Castelo Branco, ‘Leituras Orientadas’, Porto, Porto Editora, 2016, pp. 82-83]:

Capítulo V Celebra-se o aniversário de Teresa, que se prepara para se encontrar com Simão. Baltasar Coutinho interpõe-se e enfrenta Simão. Este regressa a casa de João da Cruz, que lhe explica a dívida que tem para com o pai, Domingos Botelho. Também por isso, João da Cruz, já antes de acolher Simão, recusara matar Simão por incumbência de Baltasar. Vai-se manifestando o amor de Mariana por Simão.

Capítulo VI Nova emboscada noturna de Baltasar Coutinho e dois criados a Simão, que está acompanhado por João da Cruz e pelo cunhado deste, quando se vai encontrar com Teresa. A espera torna-se violenta: os criados de Baltasar são mortos e Simão é ferido.

Capítulo VII Simão recolhe a casa de João da Cruz e, ao mesmo que é tratado do ferimento, troca cartas com Teresa, cujo pai quer encerrá-la num convento, como efetivamente acontece. Teresa fica isolada do mundo e, no convento, vai-se apercebendo de intrigas impróprias da vida religiosa.

Capítulo VIII Mariana é encarregada de tratar de Simão e vai-se tornando sua confidente. Simão toma conhecimento de que Teresa está no convento e decide resgatá-la; ao mesmo tempo, apercebe-se de que a dedicação de Mariana é um verdadeiro sentimento amoroso.

Capítulo IX Simão continua a ser protegido por João da Cruz e por Mariana e vai recebendo cartas de Teresa. Entretanto, Tadeu de Albuquerque trata da mudança da filha para um convento do Porto. Simão é informado por Teresa e manda-lhe uma carta por Mariana, que se prontifica para a entregar.

O passo que vais ler agora — já do Capítulo X (pp. 186-194 do manual) — inclui, precisamente, a entrega da carta de Simão a Teresa, feita por Mariana. Vai lendo essa parte do texto (a partir da p. 188, l. 75) e respondendo a estas perguntas.

[ll. 75-98 e 99-104]

1. Identifica, no diálogo entre Teresa e Mariana, as marcas linguísticas reveladoras do seu diferente estatuto social. Refere depois, justificando-a, a informalidade do diálogo entre Joaquina e Mariana.

[Completa a resposta:]

A diferença social entre as duas é evidente na forma como Mariana se dirige a Teresa, servindo-se de expressões como «vossa _______» ou do vocativo «________». Também o narrador acentua essa diferença, na medida em que, logo no início do passo (l. 75), assumindo a perspetiva de Mariana através da focalização interna, se refere à filha de Tadeu de Albuquerque como «_________». Por seu lado, Teresa não faz uso de qualquer título para se dirigir a Mariana. (Entretanto, Joaquina, igualmente do povo, trata Teresa por «________».)

Entre Mariana e Joaquina o tratamento é informal. Usa-se a 2.ª pessoa do singular, o «tu»; Mariana recorre ao diminutivo em «__________» (podia ter sido o hipocorístico «Quina»); Joaquina socorre-se dos vocativos «Mariana» e «_________».

2. Justifica a atitude de Mariana quando recusa o anel de Teresa.

[Completa esta resposta:]

A recusa pode justificar-se pelo facto de Mariana evidenciar _______. Agia não em favor de Teresa mas de Simão, e, por isso, «a receber alguma paga [haveria] de ser de quem [a lá mandara]» (ll. 97-98). Para todos os efeitos, Mariana vê em Teresa uma ________ e seria ofensivo para si própria aceitar aquela oferenda.

[ll. 105-115]

3. Focando-te nestes quatro parágrafos (os das ll. 105-115), caracteriza Mariana.

[Completa a resposta só com citações:]

Mariana sente-se inferior a Teresa, tanto social como fisicamente («_________», ll. 106-107), embora seja ela própria atraente. Entretanto, abnegada, não deixa de ir memorizando a mensagem que ficou de transmitir («________», l. 105), o que faria com eficiência («________», l. 114).

[ll. 116-155]

4. Apresenta a perspetiva de João da Cruz sobre os relacionamentos amorosos, associando-a à época retratada na obra.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Classifica as orações.

A Terra Gira (Os Quatro e Meia)

Eu não sei    ________

Nem como nem quando aqui cheguei.    Substantiva(s) (coordenadas entre si)

Sem saber,

Dou por mim a viver a correr.

 

E o mundo segue

Sem olhar para nós.

Queremos tudo,    _______

Mas vivemos tudo a sós.    Coordenada _______

 

A terra gira em contramão,

Ficamos tontos sem direção,

Corremos até nos faltar o ar    Coordenada ________

E a vida vai ficando para depois   

E continuamos os dois a sonhar.    Coordenada ________

 

Mal me vi

No caminho até chegar aqui,

Sem contar

Corro às cegas

Sem saber onde chegar.

 

E o mundo segue

Sem olhar para nós.

Queremos tudo,

Mas vivemos tudo a sós.

 

A terra gira em contramão,    _______

Ficamos tontos sem direção,    _______

Corremos até nos faltar o ar

E a vida vai ficando para depois    ________

E continuamos os dois a sonhar.

 

E a terra gira em contramão,

Ficamos tontos sem direção,

Corremos até nos faltar o ar

E a vida vai ficando para depois

E continuamos os dois a sonhar.

 

Bis

 

E, mal nos encostamos aos lençóis    Subordinada adverbial ________

Com a lua iluminando este T2,

Num instante adormecemos os dois,    ________ (e Coordenada)

Mas logo chega a hora de acordar.    ________

Amor Simão-Teresa

 

Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco)

Um Amor de Perdição (Mário Barroso)

Oponentes

Tadeu de Albuquerque

Primeiro, não deixa que Teresa saia de casa; depois, encerra-a num _________.

Não deixa que Teresa vá ao liceu; ameaça interná-la numa ____________.

Baltasar Coutinho

O primo de Teresa é formal no trato, retórico. Prepara um atentado contra ________, mas acaba por perder dois criados.

O primo de Teresa vai buscá-la à _____, revela-se cabotino. Reage a uma ameaça de agressão por Simão, mas acaba por perder no despique verbal que se sucede.

Adjuvantes

João da Cruz

É ferrador (trata das ferraduras dos animais). Está em dívida com o pai de Simão, porque este o absolvera da culpa de _______.

É mecânico (trata de motores de automóveis). Está em dívida com o pai de Simão, porque, em África, na guerra, este o livrara de acusação de ______.

«Condu-tores»

Um arrieiro (condutor de _____) é quem leva Simão até João da Cruz.

Zé Xavier (que trata do Volvo e do ______) leva Simão até João da Cruz.

Mariana

Ajuda o pai, João da Cruz, na lida da casa. Cedo se apaixona por Simão (já o conhecia como filho do _______ do pai). Quando ferido, trata-o. Serve também para transmitir mensagens entre o par amoroso (ainda que o faça com sofrimento). É humilde, altruísta.

Ajuda o pai, João da Cruz, na oficina e em casa. Cedo se apaixona por Simão (já o olhara fixamente no episódio da discoteca). Quando ferido, trata-o. Ajuda o par amoroso (ainda que o faça com sofrimento). Não _______ a possibilidade de também seduzir Simão.

Outros

Joaquina (criada no Mosteiro de Viseu), Mendiga, Constança (criada dos Albuquerque que acompanha Teresa) permitem a ______, sobretudo por carta, entre Simão e Teresa.

Zé Xavier e Rita acumulam com a sua própria ação o papel instrumental de tentarem ligar Simão ao mundo. Parte da comunicação entre Teresa e Simão passa pelo uso do _______.

Classifica quanto à função sintática os constituintes sublinhados:

Tonto de ti (Os Azeitonas)

Como quando o Porto perde em casa

Ou me deito com o grão na asa,    __________

Fico tonto, zonzo, assim só de me lembrar,    _________

 

Ou como quando andava nos carrinhos   _________

Do Senhor de Matosinhos,

Perna à banda, bamba assim só de me lembrar.

 

E, agora, quem me diz onde é o norte,    _________

Se fui tonto em tentar a sorte               ________

Com quem não tem dó de mim?

Tanto que eu, às tantas, fico tão tonto de ti.

 

Como quando me negaste um beijo    ________

Na noite do cortejo,    _______

Fico zonzo, zonzo assim só de me lembrar,

 

Ou como daquela vez na escola,    ________

No recreio a cheirar cola,    ________

Fico zonzo, tonto assim só de me lembrar.

 

E, agora, quem me diz onde é o norte,

Se fui tonto em tentar a sorte    ________

Com quem não tem dó de mim?

Tento há tanto tempo que ando tão tonto de ti,

Tonto de ti, tonto de ti.    ________

 

E, agora, quem me diz onde é o norte,

Se fui tonto em tentar a sorte

Com quem não tem dó de mim?

Tento há tanto tempo que ando tão tonto de ti,    ________

Tonto, tonto de ti,

Tonto, tonto de ti.

TPC — Treina leitura em voz alta dos sonetos de Antero que ainda não preparaste (se és ímpar, prepara agora os textos pares; se és par, os ímpares).

Não te esqueças de, na Classroom, em ‘Leitura de livros’, ires anotando o que possas ir lendo. Vai também escolhendo entre A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias, como livro de Eça a ser lido efetivamente. Parece-me que é mais exequível a leitura efetiva (e só essa interessa) de A Ilustre Casa de Ramires. Deixei-lhes os começos dos dois romances, bem como pedeefes bastante legíveis dos dois livros (embora a leitura em papel seja muito mais aconselhada).

 

 

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