Aula 89-90
Aula 89-90 (8 [3.ª, 5.ª], 9/abr [4.ª, 1.ª]) Correção da
biografia de personagem castiça (segundo o modelo dos primeiros parágrafos do
cap. I de Amor de Perdição).
Vamos ler o cap. IV de Amor de Perdição (pp. 180-183 do manual). Centrar-nos-emos neste questionário nas
pp. 181-183. Escolhe a melhor alínea de cada item:
«de bons humores para dar
ao autor de seus dias um resto de velhice feliz» (ll. 27-28) significa
a) ‘com sentido de humor para dar a Camilo Castelo
Branco um fim de vida agradável’.
b) ‘com disposição para cumprir a vontade do pai’.
c) ‘de bom humor para conceder a Camilo uns
últimos dias aceitáveis’.
d) ‘com vontade de corresponder a um apelo de
Deus’.
O parágrafo «O silêncio de Teresa era
interrogador.» (l. 28) quer dizer que
a) Teresa a si própria se perguntava das razões
daquele silêncio.
b) Teresa falava com a colega ao lado durante a
secante atividade «Ouvindo o silêncio, lendo».
c) a filha de Tadeu de Albuquerque usara uma
interrogação retórica.
d) Teresa não percebera a situação.
Na l. 29, «minha filha» desempenha a função
sintática de
a) vocativo.
b) sujeito.
c) modificador apositivo do nome.
d) complemento direto.
O advérbio «cegamente» (l. 30) significa
a) ‘de olhos vendados’.
b) ‘como se não houvesse amanhã’.
c) ‘com confiança em outrem’.
d) ‘tipo Stevie Wonder’.
«e talvez com o desfalque do teu grande
património» (l. 34) alude à possibilidade de Tadeu
a) deserdar a filha.
b) tirar do banco joias que pertenciam à filha.
c) atirar um cocó de cão à cara da sonsa da filha.
d) roubar a Teresa a coleção de Barbies e Nenucos
e a filmografia anotada de Violetta.
«desassombrada do diabólico prestígio do maldito
que acordou o teu inocente coração» (ll. 35-36) significa
a) ‘sem influência do sacana do Simão’.
b) ‘sem o espírito do diabo assombrar a sua
ingenuidade’.
c) ‘liberta do fascínio das ideias malditas do
Diabo’.
d) ‘com o coração puro livre das más influências
dos infiéis’.
O determinante possessivo «seu» (l. 39) tem como
referente
a) Tadeu de Albuquerque.
b) o primo Baltasar.
c) Simão.
d) Domingos Botelho.
Para Albuquerque, Baltasar é um «composto de todas
as virtudes» (l. 49),
a) só lhe faltando a beleza.
b) quer quanto às relevantes (ser rico, sabedor,
bom cristão), quer nas acessórias (não ser um emplastro).
c) tanto no domínio sexual como no espiritual.
d) só comparável a compostos como CaCO3 ou COCÓ2.
Em termos de classificação de orações podemos
descrever «Quero que cases!» (l. 59) assim:
a) Subordinante + Subordinada adjetiva relativa
explicativa.
b) Subordinante + Subordinada consecutiva.
c) Subordinante + Subordinada substantiva
completiva.
d) Subordinante + Subordinada adjetiva relativa
restritiva.
Segundo o que se lê no parágrafo das ll. 69-74, o
conselho que Baltasar deu a seu tio foi
a) que não pusesse Teresa num convento e mandasse
matar Simão.
b) que deixasse Simão a seu cargo e permitisse a
Teresa ficar em casa.
c) que fizesse Teresa entrar num convento e
esperasse que Simão chegasse de Coimbra.
d) esquecer tudo e avançar bastante na leitura de Os Maias ou a Ilustre Casa de Ramires.
Ainda antes de terminada a leitura da carta de
Teresa (ll. 79-83), Simão pensou
a) em matar Baltasar, por um ímpeto resultante da
paixão.
b) em apunhalar o primo de Teresa, por um
imperativo do seu amor pela fidalga de Viseu.
c) que era urgente começar a preparar leitura
expressiva de sonetos de Antero.
d) em matar Baltasar, mais por feitio do que pelo
amor a Teresa.
No período que começa com «Nenhuma daquelas páginas» (l. 90),
diz-se-nos que
a) Simão lera com paixão todas as cartas enviadas
por Teresa.
b) Simão, assim que lia as cartas de Teresa,
ficava fortalecido, vencia os seus ímpetos mais irracionais.
c) as páginas da história do coração de Simão eram
as cartas que recebia de Teresa.
d) Simão, ao estudar, pensava sempre em Teresa.
No último período do primeiro parágrafo (ll.
99-101), Simão
a) procura convencer-se de que as afrontas de
Baltasar não seriam assim tão graves.
b) atribui as ameaças de Baltasar a má
interpretação por Teresa.
c) atinge o auge da sua fúria, dadas as ameaças e
os insultos que lhe relata Teresa.
d) decide-se pela vingança (que horrorizará a
própria Teresa).
Em «Perguntou ao arrieiro se conhecia alguma casa
em Viseu onde ele pudesse estar escondido uma noite ou duas, sem receio de ser
denunciado» (ll. 110-112), a oração começada por «se» é
a) subordinada substantiva completiva e a começada
por «onde» é subordinada adjetiva relativa explicativa.
b) subordinada substantiva relativa e a começada
por «onde» é subordinada adjetiva relativa restritiva.
c) subordinada adverbial condicional e a começada
por «onde» é subordinada adjetiva relativa explicativa.
d) subordinada substantiva completiva e a começada
por «onde» é subordinada adjetiva relativa restritiva.
Neste parágrafo, «arrieiro» (ll. 108, 111, 112)
e «homem» (114) concorrem para a coesão
a) lexical (por reiteração e por hiperonímia).
b) referencial.
c) lexical (por sinonímia).
d) interfrásica.
O uso do primeiro «e» da l. 114 é um processo de
coesão
a) interfrásica.
b) lexical.
c) frásica.
d) referencial.
Classifica as orações sublinhadas:
Antes dela [aliás, porque não pode haver contração: de
ela] dizer que sim (Bárbara Tinoco)
Ele não sabe o nome dela,
Tem medo de perguntar; ___________
Ela é como atriz de novela
Que ele gosta de ver sonhar. subordinada ___________
Ela não sabe o nome dele, ____________
Tem medo de perguntar.
E, se as promessas coradas ____________
Foram bebida a falar,
E ele não contou
Mas ela não escondeu
coordenada ___________
Com quem a noite passou, subordinada __________
Jura ela o seu Romeu.
Ele quer mais,
Ela também;
Talvez por isso nesse dia
Ele foi vê-la à luz do dia.
Ele gosta das formas dela
E ela diz que ele tem bom ar; subordinada _________
O mundo finge não saber subordinada _________ infinitiva
Que ele não é rapaz de fiar. subordinada ________
Ela tem um novo sorriso
Mas medo de o partilhar;
Ele gosta mais do que é preciso
De a desafiar.
Ele, que sabia de cor subordinada _________
As moças mais fáceis,
Engates mais rascas;
Ela, que ficava em casa fechada
Com medo de ser
Só mais um rabo de saias;
Ele agora diz que a ama, __________
Dormem juntos só a dormir,
Gosta dela de pijama
E ela de o corrigir…
Ela agora diz que o ama,
Dormem juntos só a dormir,
Gosta dele desarmado,
E ele de a ver despir.
E as velhinhas, na cidade,
Sussurram no meu tempo não era assim,
Oh onde já se viu dois enamorados,
Com cara de parvos,
Antes de ela dizer que sim.
Mas ele ainda se lembra
De descer aquelas escadas,
Ganhar coragem, perguntar,
E como raio tu te chamas.
Ela fingiu-se de irritada,
Ofendida pela trama,
Reuniu coragem para o amar, subordinada _________
infinitiva
Perguntou e tu como raio te chamas.
[Feito no 10.º ano:]
Classifica quanto à função sintática os segmentos sublinhados:
Antes de ela dizer que sim (Bárbara Tinoco)
Ele
não sabe o nome dela
Tem
medo de perguntar
Ela
é como atriz de novela / Predicativo do sujeito
Que
ele gosta de ver sonhar
Ela
não sabe o nome dele
Tem
medo de perguntar
E,
se as promessas coradas / Modificador de frase
Foram
bebida a falar,
E
ele não contou
Mas
ela não escondeu
Com
quem a noite passou,
/ Complemento direto
Jura
ela o seu Romeu
Ele
quer mais
Ela
também
Talvez
por isso nesse dia
Ele
foi vê-la à luz do dia / Modificador do grupo verbal
Ele
gosta das formas dela / Complemento oblíquo
E
ela diz que ele tem bom ar
O
mundo finge não saber / Complemento direto
Que
ele não é rapaz de fiar
Ela
tem um novo sorriso
Mas
medo de o partilhar / Complemento do nome
Ele
gosta mais do que é preciso
De
a desafiar
Ele,
que sabia de cor / Sujeito
As
moças mais fáceis,
Engates
mais rascas;
Ela,
que ficava em casa fechada / Predicado
Com
medo de ser
Só
mais um rabo de saias;
Ele
agora diz que a ama, / Complemento direto
Dormem
juntos só a dormir
Gosta
dela de pijama
E
ela de o corrigir…
Ela agora diz que o ama,
Dormem juntos só a dormir,
Gosta dele desarmado,
E ele de a ver despir.
E as velhinhas, na cidade,
Sussurram
no meu tempo não era assim,
Oh onde já se viu dois
enamorados,
Com cara de parvos,
Antes de ela dizer que sim.
Mas ele ainda se lembra,
De descer aquelas escadas,
Ganhar coragem, perguntar,
E como raio tu te chamas.
Ela fingiu-se de irritada,
Ofendida pela trama,
/ Complemento agente da passiva
Reuniu coragem para o
amar, / Modificador do grupo verbal
Perguntou e tu como raio te
chamas.
Redige uma exposição bem
estruturada em que estabeleças uma aproximação temática entre a canção e Amor
de Perdição. (cfr. p. 184)
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Amor de Perdição. Memórias duma família (novela de Camilo Castelo Branco) |
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Um Amor de Perdição (filme de Mário Barroso) |
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Tempo |
[Camilo:]
Ação decorre no século ___, em dois momentos. Na moldura introdutória
estávamos nos anos sessenta do século XIX — quando o narrador lê os registos
da Cadeia da Relação —; a intriga propriamente dita decorre sessenta anos
antes, nos inícios do XIX (1801-1807), se descartarmos o resumo dos
antecedentes da família. |
|
[Barroso:]
Ação decorre no século ____. |
||
Espaço |
[Camilo:]
Ação decorre em _______ (e em Coimbra e, mais tarde, no Porto). |
|
[Barroso:]
Ação decorre em ________. |
||
Narrador |
[Camilo:]
Embora de 1.ª pessoa, não é ____________, exceto na moldura do 1.º nível
narrativo, quando nos diz como chegou à história que vai contar. Depois, só
esporadicamente usa a 1.ª pessoa (mas há alusões aos «leitores» e às
«leitoras», o que reforça o caráter subjetivo da narração) e a focalização
parece quase omnisciente. A cer-ta altura (cap. XII), transcreve-se carta de
Rita com os «tristes acontecimentos da minha mocidade». (É aliás comum o
recurso a cartas para preencher o relato da narrativa.) |
|
[Barroso:]
É homodiegético, já que é a voz de ______ que vamos ouvindo. |
||
Personagens |
Simão |
[Camilo:]
É rebelde mas genial. Em Coimbra, onde estuda Humanidades, arranja desacatos
por defender ideias da Revolução Francesa, mas passa nos exames. Em Viseu,
luta sozinho contra o povo para defender um criado que fora atacado no
__________. |
[Barroso:]
É rebelde mas genial. No colégio, a que aliás vai pouco, tem vintes e só um
dezasseis, mas agride professor. Na noite de Lisboa, luta sozinho para
defender Zé Xavier, que fora atacado numa __________. |
||
Pai |
[Camilo:]
Domingos Botelho, corregedor, inicialmente ___________ Simão, mas é frio,
inconstante, impiedoso. Tem características ridicularizadas pelo narrador. |
|
[Barroso:]
Domingos Botelho, juiz, inicialmente defende Simão, mas quer sobretudo que o
filho não o _________. Não é tão castiço como a personagem do livro. |
||
Mãe |
[Camilo:]
Rita Preciosa, nobre decadente e pretensiosa, preocupa-se com Simão, mesmo
que se aborreça com o desprezo a que este vota os Caldeirões e prefira o
filho _______. |
|
[Barroso:]
[Rita] Preciosa, burguesa rica, fútil no seu quotidiano, tem comportamentos
quase incestuosos com ________, mas não deixa de se preocupar com Simão. |
||
Manuel |
[Camilo:]
É personagem quase instrumental. Queixa-se do irmão. É visto como mais fraco.
Estuda Direito, em _______; por sugestão da mãe, tentará ser cadete de
cavalaria, em Bragança; depois, regressará a Coimbra para Matemáticas.
Reconcilia-se com Simão, mas foge com uma açoriana casada. (Terá de novo
intervenção só no cap. XVI.) |
|
[Barroso:]
É personagem mais saliente do que no livro.
Queixa-se do irmão. É o estereótipo do fraco. Parece amante da mãe; estuda no
mesmo colégio que o irmão, mas, por sugestão da mãe, prefere ser transferido
para o Colégio ______. Tem má relação com
Rita. |
||
Irmãs & Zé |
[Camilo:]
As três irmãs (Maria, Ana, Rita) «são
o prazer e a vida toda do coração de sua mãe». A mais nova, Rita, é a
__________ de Simão. |
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[Barroso:]
Rita e Simão dão-se muito bem. Rita, que detesta Manuel, está a ler Amor de Perdição. (Não há mais irmãs.)
Zé Xavier é, para já, personagem instrumental (desempenha funções que, no
livro, cabem a criados). Parece interessar-se por ______. |
||
Teresa |
[Camilo:]
É ______ de Tadeu de Albuquerque, grande inimigo do pai de Simão (magistrado
sentenciara em desfavor de Tadeu). |
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[Barroso:]
É filha de Tadeu de Albuquerque, grande inimigo do pai de Simão (segundo a
mãe, porque o Albuquerque o impedira de ser __________). |
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Amor |
[Camilo:]
Simão vê Teresa na __________ em frente e logo se apaixona. Comunicação entre
os dois será feita sobretudo por carta. |
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[Barroso:]
Simão vê Teresa num vídeo da equipa de ________ de Rita e logo se apaixona.
Comunicação entre os dois será feita sobretudo por telemóvel. |
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