Saturday, September 09, 2023

Aula 87-88

Aula 87-88 (3 [3.ª, 1.ª], 4 [4.ª], 5/abr [5.ª]) Correção de texto com encaixe (inspirado na introdução de Amor de Perdição).

Preenche, segundo o que podes ler nos excertos dos capítulos II e III de Amor de Perdição (pp. 178-179):

Simão — a) idade: __ anos; b) rejeitava as companhias da ____; c) permanecia mais tempo em ___. (No que se cortou na transcrição: encerrava-se no quarto; refugiava-se na natureza; mostrava-se mais introvertido.)

Teresa — d) idade: __ anos; e) posição social: _______ e bem-nascida; f) caracterização: dotada de seriedade e maturidade incomuns na sua idade;

obstáculos — g) litígios entre Tadeu de Albuquerque e ________, devido a uma sentença desfavorável do juiz.

Resolve os itens da p. 179 (1 e 2, bem como os itens de «Gramática», também 1 e 2). completando o que já está esboçado nas respostas:

1. De acordo com o narrador, o amor de Teresa é marcado pela «seriedade» e pela força, uma vez que Teresa _________ ao ódio familiar dos parentes pelos parentes de Simão e os dois apaixonados planeiam cuidadosamente e de forma discreta o seu futuro.

2. Para evitar ver manchada a sua honra com a ligação de Teresa ao filho «do seu maior inimigo», Tadeu de Albuquerque prepara o casamento da filha com ______________. Antecipando, contudo, a recusa de Teresa, intimida-a com a hipótese de ___________.

Gramática

1. Coesão _____.

2. Coesão _____. Exemplos: recurso às conjunções «que» , «__» e «__» e ao advérbio conetivo «porém».

Vai lendo, na p. 197, os textos A e B sobre «O amor-paixão e a construção do herói romântico». Nota que herói romântico não é o herói de um romance (ou de uma paixão); é o herói da escola Romântica, o herói típico da época do romantismo. Se quiséssemos responder ao item 1 da mesma p. 197:

O herói romântico é vítima do ______ e age motivado por uma paixão, por um sentimento intenso. É individualista e mostra-se indiferente ao que ultrapassa o seu mundo interior. Apresenta-se como um ser _______, «fora do comum».

Algumas características do herói romântico:

        Rebeldia

        Impulsividade; emoção (que vence a razão)

        Luta contra as convenções, contra a norma

        Idealismo

        Defesa da liberdade (recusa da submissão ao poder)

        Honra

        Espontaneidade

        Individualismo

        Engajamento político (cfr. mudar…)

        Nacionalismo

        Transgressão de barreiras sociais

        Beleza física

Escreve sobre Simão enquanto herói romântico. Faz alguma citação de Amor de Perdição (recorrendo ao que já lemos, sobretudo ao cap. 1, pp. 175-176). A certa altura, deves aludir a Manuel de Sousa Coutinho, de Frei Luís de Sousa, que também tem traços característicos do herói romântico. A caneta. 150 a 180 palavras.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Lê materiais sobre «Titãs», «Pandora», «Céfalo e Prócris» e faz tarefa a que já foste chamado na Classroom (tarefa está também explicada em Gaveta de Nuvens: aqui).

 

 

#