Aula 87-88
Aula 87-88 (3 [3.ª, 1.ª], 4 [4.ª], 5/abr [5.ª]) Correção de
texto com encaixe (inspirado na introdução de Amor de Perdição).
Preenche, segundo o que
podes ler nos excertos dos capítulos II e III de Amor de Perdição (pp. 178-179):
Simão — a) idade: __ anos; b) rejeitava as companhias da ____; c)
permanecia mais tempo em ___. (No que se cortou na transcrição: encerrava-se no
quarto; refugiava-se na natureza; mostrava-se mais introvertido.)
Teresa — d) idade: __ anos; e) posição social: _______ e
bem-nascida; f) caracterização: dotada de seriedade e maturidade incomuns na
sua idade;
obstáculos — g) litígios entre Tadeu de Albuquerque e ________, devido a
uma sentença desfavorável do juiz.
Resolve os itens da p. 179
(1 e 2, bem como os itens de «Gramática», também 1 e 2). completando o que já
está esboçado nas respostas:
1. De acordo com o narrador,
o amor de Teresa é marcado pela «seriedade» e pela força, uma vez que Teresa _________
ao ódio familiar dos parentes pelos parentes de Simão e os dois apaixonados
planeiam cuidadosamente e de forma discreta o seu futuro.
2. Para evitar ver manchada
a sua honra com a ligação de Teresa ao filho «do seu maior inimigo», Tadeu de
Albuquerque prepara o casamento da filha com ______________. Antecipando,
contudo, a recusa de Teresa, intimida-a com a hipótese de ___________.
Gramática
1. Coesão _____.
2. Coesão _____. Exemplos:
recurso às conjunções «que» , «__» e «__» e ao advérbio conetivo «porém».
Vai lendo, na p. 197, os
textos A e B sobre «O amor-paixão e a construção do herói
romântico». Nota que herói romântico
não é o herói de um romance (ou de uma
paixão); é o herói da escola Romântica, o herói típico da época do romantismo.
Se quiséssemos responder ao item 1 da mesma p. 197:
O herói romântico é
vítima do ______ e age motivado por uma paixão, por um sentimento intenso. É
individualista e mostra-se indiferente ao que ultrapassa o seu mundo interior.
Apresenta-se como um ser _______, «fora do comum».
Algumas características do
herói romântico:
•
Rebeldia
•
Impulsividade; emoção (que vence a razão)
•
Luta contra as convenções, contra a norma
•
Idealismo
•
Defesa da liberdade (recusa da submissão ao poder)
•
Honra
•
Espontaneidade
•
Individualismo
•
Engajamento político (cfr. mudar…)
•
Nacionalismo
•
Transgressão de barreiras sociais
•
Beleza física
Escreve sobre Simão enquanto herói
romântico. Faz alguma citação de Amor de Perdição (recorrendo ao que já
lemos, sobretudo ao cap. 1, pp. 175-176). A certa altura, deves aludir a Manuel
de Sousa Coutinho, de Frei Luís de Sousa, que também tem traços
característicos do herói romântico. A caneta. 150 a 180 palavras.
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . .
TPC — Lê materiais sobre
«Titãs», «Pandora», «Céfalo e Prócris» e faz tarefa a que já foste chamado na
Classroom (tarefa está também explicada em Gaveta de Nuvens: aqui).
#
<< Home