Saturday, September 09, 2023

Aula 83-84

Aula 83-84 (18 [3.ª, 5.ª], 19/mar [1.ª, 4.ª]) Já conheces o quadro de orações que ponho a seguir. Falta só o termo «Subordinante», que podia estar, sem nada debaixo, ao lado de «Subordinadas».



Classifica as orações sublinhadas. Não vale a pena escreveres «oração». Mas o resto da classificação deve ficar completa. Nas coordenadas, há que distinguir entre coordenada, coordenada assindética e coordenada copulativa, coordenada adversativa, coordenada disjuntiva, coordenada conclusiva, coordenada explicativa. Na subordinação, podem estar sublinhadas a subordinante ou alguma subordinada. Nestas, é preciso distinguir substantiva, adjetiva, adverbial (e, dentro das três categorias, usar o resto da classificação). Exemplos: subordinada adjetiva relativa restritiva; subordinada adverbial causal; subordinante; coordenada; coordenada copulativa. (Pode haver classificações que se repitam; e não é obrigatório que apareçam todas os tipos de orações. Podes abreviar desde que de modo claro.)

Versão com Chanfra, cunhado de Marco Orelhas

«Chanfra», que é cunhado de Marco Orelhas, atacou Igor Silva.

 

É expectável que seja constituído arguido muito em breve.

 

Quem estuda gramática merece gomas, rebuçados e dentes cariados.

 

Não se deve voltar ao lugar onde se foi feliz.

 

Admito que Fernando Valente seja o culpado.

 

Dado que o turco se queixou, Rogério vai falar com ele.

 

Enquanto durar o Ramadão, Salah só come depois do pôr do sol.

 

Se os votos da emigração não surpreenderem, Montenegro será indigitado.

 

Embora a Seomara seja uma escola pacífica, ouviram-se disparos de arma de fogo.

 

Fredrik Aursnes tem jogado mais jogos do que tem jogado qualquer jogador em todo o mundo.

 

A fim de que os requerentes de asilo vão para o Ruanda, o Reino Unido paga bom dinheiro.

 

Uma colega confessava-me que o Pedro Nuno Santos era bonito todos os dias.

 

A tempestade Filipo, que atingiu a província de Inhambane, arrancou telhados de escolas.

 

Angel não é anjo quando ganha.

 

A polícia de Kano deteve onze muçulmanos porque quebraram com comida o jejum do Ramadão.

 

O caso do corpo esquartejado era tão óbvio, que a PJ o desvendou em poucas horas.

 

Kim Kardashian usou o vestido de Marilyn e este ficou ligeiramente danificado.

 

Nenhum assumiu as dezoito facadas que vitimaram Igor Silva.

 

A PJ anunciou que o cadáver tinha uma tatuagem na nádega esquerda.

 

Estes pais não sabem se a autópsia já foi realizada.

 

Versão com Jorge a morrer engasgado com um papo-seco

Jorge ter-se-ia engasgado com um papo seco, que seria a causa da morte.

 

O corpo que foi encontrado num caixote na Lapa era de um brasileiro de trinta e cinco anos.

 

Um amigo de Joaquim Oliveira revela que ainda está traumatizado com o assalto.

 

O aluno inquiriu se ia haver Liga dos Campeões.

 

É surpreendente que o Crisnaldo ainda jogue.

 

Espero que justiça seja feita.

 

Como Arthur Cabral está muito elegante, pode comer picanha durante a Páscoa.

 

Desde que o PS não eleja quatro deputados pela emigração, Marcelo escolherá Montenegro.

 

Ainda que a Lapa seja um bairro pacato, às vezes surgem no lixo cadáveres cortados pelo umbigo.

 

Jeremiah St. Juste está na enfermaria mais tempo do que corre nos relvados.

 

Para que o PS ganhasse, teria de ter vitória retumbante na emigração.

 

Respondi-lhe que tinha pouca capacidade de argumentação.

 

Georgina, que esbanjou sensualidade recentemente, desfilou com o número sete.

 

Mal começaram a comer tartaruga marinha na ilha de Pemba, nove pessoas morreram.

 

A campanha eleitoral do F. C. Porto está de tal modo agressiva, que até Sérgio Conceição interveio.

 

Kim Kardashian só o usou cinco minutos, mas terá danificado o vestido de Marilyn.

 

Quem o feio ama bonito lhe parece.

 

A grávida da Murtosa, cuja tia está com pulseira eletrónica, ainda não apareceu.

 

Amad, que já tinha um amarelo, foi expulso porque despiu a camisola dos Diabos Vermelhos.

 

Quando estiverem em férias, podiam ler algum livro.

 

Depois de termos ouvido o início do episódio da série ‘Grandes Livros’ sobre Amor de Perdição, assinala, à esquerda, os parágrafos V(erdadeiros) e F(alsos).

Camilo escreveu Amor de Perdição em quinze meses.

A novela chegou ao público em 1862.

«Amou, perdeu o campeonato por causa do Moreirense e morreu amando» é como o narrador resume a história.

Para Isabel Rocheta, quer o subtítulo quer a introdução são elementos que aproximam a novela da própria vida do autor.

Annabela Rita diz que Camilo encontrou na cadeia o registo da prisão de Simão, segundo ela seu tio-avô.

Em 1849, Camilo apaixona-se por Ana Flácida, que tem dezassete aninhos.

Em 1856, Camilo torna-se conhecido com a publicação de Onde está a D. Felicidade?

Para Aníbal Pinto de Castro, em Onde está a felicidade? captou um dos ingredientes mais importantes do século XIX, o dinheiro.

Pinto de Castro alude também ao endinheiramento dos «brasileiros de torna-viagem».

Em 1858, no Porto, vão-se comentando as relações adulterinas de Camilo e Ana Plácido.

Pinheiro Alves tenta negociar o fim da relação, disposto a receber a mulher de volta.

Em 1859 o marido enganado leva o caso à justiça: Ana Plácido é acusada de adultério e Camilo de copular com mulher casada.

Ana e Camilo foram presos quando, precisamente, estavam a copular, portanto, em flagrante delito.

António Trabulo considera que, ao escrever Amor de Perdição, Camilo publicitou a sua prisão.

Para José Manuel Oliveira, a publicação de Amor de Perdição teve também um objetivo de procurar influenciar o seu próprio julgamento.

Camilo não «passou a lima sobre os defeitos» nas edições posteriores da Amor de Perdição.

Para Isabel Rocheta, o êxito da obra não foi imediato, mas dever-se-á também, no futuro, aos seus aspetos realistas.

Ana Maria Magalhães salienta o caráter popular, porque emocional, da obra.

João Bigotte Chorão diz-nos que Camilo tinha na sua biblioteca livros de Pedro Mexia.

João Bigotte Chorão considera que Camilo, desta vez, não se «derramou» excessivamente em comentários fora da ação.

Liga dos Campeões — fase de grupos — 11.º 5.ª

Grupo A

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Giuliana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Frederico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leonor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rafaela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luna

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tomás

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo B

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Matias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Duarte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gonçalo F.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo C

 

Leitor

1.ªjornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

José

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago M.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

André

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gonçalo S.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo D

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Salvador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Miguel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago C.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matilde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liga dos Campeões — fase de grupos — 11.º 1.ª

Grupo A

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Margarida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Laura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Constança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Duarte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo B

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Cristian

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bea

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matilde S.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anastacia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo C

 

Leitor

1.ªjornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Matilde Ch.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cecília

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leonor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inês

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

André

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo D

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Neves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Miguel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jair

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liga dos Campeões — fase de grupos — 11.º 3.ª

Grupo A

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eduardo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leonor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Henrique

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artur

 

 

 

 

 

 

 

 

 

André

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carol

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Augusto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo B

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Joana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Helena

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gonçalo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

António

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago E.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo C

 

Leitor

1.ªjornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Letícia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mariana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carolina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anna

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Afonso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo D

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carlos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago N.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bia B.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bea

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diogo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liga dos Campeões — fase de grupos — 11.º 4.ª

Grupo A

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Ranya

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Afonso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mariana A.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carolina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

André

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leonor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eliana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo B

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Gonçalo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joana C.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sofia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Margarida N.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mariana R.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manuel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo C

 

Leitor

1.ªjornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Lourenço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joana B.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santiago

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Miguel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sarah

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Martim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo D

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Antero

Antero

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Margarida R.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leonor M.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Francisco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rafa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TPC — [Para aqueles a quem devolvi texto para Olimpíadas da Cultura Clássica:] Passa a limpo o texto e entrega-o na Classroom.

 

 

#