Saturday, September 09, 2023

Aula 65-66

Aula 65-66 (31/jan [1.ª, 3.ª], 1 [4.ª], 2/fev [5.ª]) Entrega do trabalho com neologismos e sua correção. Audição de «Não há duas sem três» (cfr. p. 116).

Os retratos têm função importante na peça. No final do ato I, o de Manuel de Sousa Coutinho, e no começo e no final do ato II, o de João de Portugal, são imprescindíveis à ação, condicionando as intervenções das personagens.

Escreve um comentário (de cerca de cento e cinquenta palavras) que explique esse papel relevante das duas pinturas.

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[Comentário possível:

Na cena que abre o ato II, o retrato de D. João de Portugal é um dos elementos que estabelecem a ligação com o ato anterior, que fechara com o quadro de Manuel de Sousa, em chamas.

Maria exige de Telmo a identificação da figura representada na pintura que tanto fascínio exerce sobre ela (e que aterrorizara a mãe à chegada ao palácio). Esta indagação conduz a outra função desempenhada pelo retrato, que surge ladeado pelos de D. Sebastião e de Camões, a de representar o passado.

No fim do ato, o retrato terá utilidade para o reconhecimento pedido por Madalena. Por outro lado, a melancolia profunda que Maria adivinhara no vulto representado na pintura identifica-se com o estado de espírito do Romeiro (o próprio modelo, agora «Ninguém»).]

[Comentário possível, proposto pelo manual:

Tal como na canção o sujeito enunciador se sonha «dono de um castelo» em que seria feliz com o ser amado, lutando contra «fadas», «dragões» e «demónios», também D. João, o Romeiro, foi metaforicamente o dono do seu «castelo», o palácio em que viveu com a esposa, onde protegia Madalena e a que agora, quase «por magia», regressa. No seu caso, contudo, a vontade de «acordar» pode associar-se ao desfazer da ilusão de reencontrar a sua vida e o seu casamento conforme os idealizou, uma vez que, como destaca o refrão do tema musical, viu «os dias a mudar» e o tempo alterou irreversivelmente a família que tivera no passado.]

Frei Luís de Sousa

Entre Irmãos

D. João de Portugal é identificado por Jorge, mas não por _____. Telmo reconhecerá o seu amo, embora também não ao primeiro relance. João vem velho, de vinte e um ____ passados e do duro cativeiro.

____ é bem recebido por todos, que o acolhem com amizade, com amor. Porém, vem diferente. Só passaram ____, mas foi duro o cativeiro. (E, embora só nós o adivinhemos, desgasta-o um sentimento de culpa.)

1.º semestre — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)


Leitura

Aula

Questionário, com escolha de sinónimos, sobre o Padre Vieira (p. 21) (aula 11-12)

 

Questionário sobre «Ler é maçada» (aula 27-28)

Questionário sobre «O cérebro dos golfinhos» (aula 33-34)

Questionário sobre «Rapinar» e «Ao encontro do preciosismo» (aula 41-42)

Questionário sobre cena II do ato I de Frei Luís de Sousa (aula 53-54)

Questionário sobre cenas I-IV do ato II de Frei Luís de Sousa (aula 61-62)

Observação direta da eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas

Escrita

Aula

Argumentos sobre emergência climática (aula 7-8)

 

Argumentos sobre jovens e causas (aula 9-10)

Introdução e conclusão a texto de opinião sobre Padre António Vieira (aula 11-12)

Sinopse de um milagre, inventado, de Santo António (aula 13-14)

Apreciação crítica de cartoon de Vasco Gargalo (aula 15-16)

Argumentos sobre animais de estimação (aula 21-22)

Louvor a animal (aula 23-24)

Parágrafo acrescentado numa apreciação crítica (aula 25-26)

Repreensões a animal (aula 27-28)

Apreciação crítica a cartazes (aula 29-30)

Apreciação crítica a cartazes de Booligan sobre poder dos média (aula 33-34)

Comentário a «Maria Albertina» (aula 37-38)

Redação de texto expositivo com conectores (aula 41-42 [ou 43-44])

Comentário à animação «O emprego» (aula 45-46)

Didascália de cenário do ato I  transposta para o século XXI (aula 47-48)

Fala de Madalena desesperada com demora de marido transposta para o XXI (53-54)

Narração por Maria da cena VII (aula 57-58)

Primeiro esboço para «A ética no desporto e na vida» (aula 59-60) [ainda não na 4.ª]

(Comple-tado em)

Casa

Respostas a «questionário de Proust» (tepecê da aula 5-6)

Criação de paratexto de livro inventado (tepecê da aula 35-36)

Acróstico sobre sermão de santo antónio aos peixes (tepecê da aula 39-40)

Criação de neologismos para substituição de empréstimos (tepecê da aula 41-42)

Conto para Correntes d’Escritas (tepecê de aula 55-56)

Reformulação do anterior (tepecê de aula 57-58)

Compreensão do oral/Expressão oral + Educação literária

Aula

Observação direta da atitude de procurar ouvir os outros com atenção (sem falar para o lado)

 

Casa

Leituras de contos (a partir do tepecê da aula 25-26)

 

Gramática

Casa

 

[Classroom:] «Por» e «Pôr» e algumas funções sintáticas (tepecê de aula 11-12)

 

[Classroom:] Texto com cinco funções sintáticas (tepecê de aula 19-20)

[Classroom:] Texto sobre escola com dez funções sintáticas (tepecê de aula 31-32)

[Classroom:] Questionário sobre funções sintáticas (tepecê de aula 61-62)

[Classroom:] Pequeno questionário sobre outros assuntos (tepecê de aula 61-62)

Aula

Observação direta da atenção nos momentos em que se trata de ouvir explicações de conteúdos

 

Assiduidade, pontualidade, material

TPC — Tentem ir lendo. Escolham, se quiserem, os autores que trouxe.

 

 

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