Aula 65-66
Aula 65-66 (31/jan [1.ª, 3.ª], 1 [4.ª], 2/fev [5.ª]) Entrega
do trabalho com neologismos e sua correção. Audição de «Não há duas sem três» (cfr.
p. 116).
Os retratos têm função
importante na peça. No final do ato I, o de Manuel de Sousa Coutinho, e no
começo e no final do ato II, o de João de Portugal, são imprescindíveis à ação,
condicionando as intervenções das personagens.
Escreve um comentário (de
cerca de cento e cinquenta palavras) que explique esse papel relevante das duas
pinturas.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[Comentário possível:
Na cena que abre o ato II,
o retrato de D. João de Portugal é um dos elementos que estabelecem a ligação
com o ato anterior, que fechara com o quadro de Manuel de Sousa, em chamas.
Maria exige de Telmo a
identificação da figura representada na pintura que tanto fascínio exerce sobre
ela (e que aterrorizara a mãe à chegada ao palácio). Esta indagação conduz a
outra função desempenhada pelo retrato, que surge ladeado pelos de D. Sebastião
e de Camões, a de representar o passado.
No fim do ato, o retrato terá
utilidade para o reconhecimento pedido por Madalena. Por outro lado, a
melancolia profunda que Maria adivinhara no vulto representado na pintura
identifica-se com o estado de espírito do Romeiro (o próprio modelo, agora «Ninguém»).]
[Comentário possível, proposto pelo manual:
Tal como na canção o
sujeito enunciador se sonha «dono de um castelo» em que seria feliz com o ser
amado, lutando contra «fadas», «dragões» e «demónios», também D. João, o
Romeiro, foi metaforicamente o dono do seu «castelo», o palácio em que viveu
com a esposa, onde protegia Madalena e a que agora, quase «por magia»,
regressa. No seu caso, contudo, a vontade de «acordar» pode associar-se ao
desfazer da ilusão de reencontrar a sua vida e o seu casamento conforme os
idealizou, uma vez que, como destaca o refrão do tema musical, viu «os dias a
mudar» e o tempo alterou irreversivelmente a família que tivera no passado.]
Frei Luís de Sousa |
Entre Irmãos |
D. João de Portugal é identificado por Jorge, mas
não por _____. Telmo reconhecerá o seu amo, embora também não ao primeiro
relance. João vem velho, de vinte e um ____ passados e do duro cativeiro. |
____ é bem recebido por todos, que o acolhem com
amizade, com amor. Porém, vem diferente. Só passaram ____, mas foi duro o cativeiro.
(E, embora só nós o adivinhemos, desgasta-o um sentimento de culpa.) |
1.º semestre — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser
vistos como parcelas para se chegar a uma média)
Leitura |
||
Aula |
Questionário, com escolha de sinónimos, sobre o Padre
Vieira (p. 21) (aula 11-12) |
|
Questionário sobre «Ler é maçada» (aula 27-28) |
||
Questionário
sobre «O cérebro dos golfinhos» (aula 33-34) |
||
Questionário
sobre «Rapinar» e «Ao encontro do preciosismo» (aula 41-42) |
||
Questionário
sobre cena II do ato I de Frei Luís de
Sousa (aula 53-54) |
||
Questionário
sobre cenas I-IV do ato II de Frei Luís
de Sousa (aula 61-62) |
||
Observação direta da eficiência a resolver as tarefas
com textos em todas as aulas |
||
Escrita |
||
Aula |
Argumentos sobre emergência climática (aula 7-8) |
|
Argumentos sobre jovens e causas (aula 9-10) |
||
Introdução e conclusão a texto de opinião sobre
Padre António Vieira (aula 11-12) |
||
Sinopse de um milagre, inventado, de Santo António
(aula 13-14) |
||
Apreciação crítica de cartoon de Vasco Gargalo (aula
15-16) |
||
Argumentos sobre animais de estimação (aula 21-22) |
||
Louvor a animal (aula 23-24) |
||
Parágrafo acrescentado numa apreciação
crítica (aula 25-26) |
||
Repreensões a animal (aula 27-28) |
||
Apreciação crítica a cartazes (aula 29-30) |
||
Apreciação crítica a cartazes de Booligan sobre
poder dos média (aula 33-34) |
||
Comentário a «Maria Albertina» (aula 37-38) |
||
Redação de texto expositivo com conectores (aula
41-42 [ou 43-44]) |
||
Comentário à animação «O emprego» (aula 45-46) |
||
Didascália de cenário do ato I transposta para o século XXI (aula 47-48) |
||
Fala de Madalena desesperada com demora de
marido transposta para o XXI (53-54) |
||
Narração por Maria da cena VII (aula 57-58) |
||
Primeiro esboço para «A ética no desporto e na
vida» (aula 59-60) [ainda não na 4.ª] |
||
(Comple-tado
em) Casa |
Respostas a «questionário de Proust» (tepecê da aula
5-6) |
|
Criação de paratexto de livro inventado (tepecê
da aula 35-36) |
||
Acróstico sobre sermão de santo
antónio aos peixes (tepecê da aula 39-40) |
||
Criação de neologismos para substituição de
empréstimos (tepecê da aula 41-42) |
||
Conto para Correntes d’Escritas
(tepecê de aula 55-56) |
||
Reformulação do anterior (tepecê
de aula 57-58) |
||
Compreensão
do oral/Expressão oral + Educação literária |
||
Aula |
Observação direta
da atitude de procurar ouvir os outros com atenção (sem falar para o lado) |
|
Casa |
Leituras de contos (a partir
do tepecê da aula 25-26) |
|
Gramática |
||
Casa
|
[Classroom:] «Por» e «Pôr» e algumas funções sintáticas
(tepecê de aula 11-12) |
|
[Classroom:] Texto com cinco funções sintáticas (tepecê
de aula 19-20) |
||
[Classroom:] Texto sobre escola com dez funções
sintáticas (tepecê de aula 31-32) |
||
[Classroom:] Questionário sobre funções sintáticas
(tepecê de aula 61-62) |
||
[Classroom:] Pequeno questionário sobre outros
assuntos (tepecê de aula 61-62) |
||
Aula |
Observação direta da atenção nos momentos em que se
trata de ouvir explicações de conteúdos |
|
Assiduidade,
pontualidade, material |
TPC
— Tentem ir lendo. Escolham, se quiserem, os autores que trouxe.
#
<< Home