Aula 59-60
Aula 59-60 (22 [3.ª, 5.ª], 23 [1.ª], 25/jan [4.ª]) Correção
de texto escrito na última aula (texto monologal de Maria). Assistência a cenas
9-12 do ato I no filme de António Lopes Ribeiro.
Durante
os próximos quarenta minutos não posso estar cá. Ficarão a escrever o texto que
lhes ia pedir no segundo tempo. Peço-lhes que estejam com os telemóveis desligados
e fechados nas malas. Não quero a mínima consulta à net. Volto a repetir que é
gravíssimo o que se já se passou, por parte de meia dúzia de rapazes, no que
concerne a plágios. Evitem também dispersar-se, conversarem demasiado, etc.
Trata-se
de texto para o concurso «A ética no desporto e na vida». Destaco estes
elementos que retiro de regulamento e aviso de abertura:
Do regulamento |
Comentário meu |
«O Concurso Literário
“A Ética na Vida e no Desporto” tem como objetivo estimular a produção de
trabalhos escritos, subordinados ao tema da ética no desporto, por parte dos
estudantes do ensino secundário»; realiza-se em duas fases: regional (Norte,
Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) e
nacional sendo apurados vencedores em ambas as fases, pelos júris da fase
regional e fase nacional do concurso. Passam à fase nacional até seis textos
por região.» |
Prémios para os
vencedores da fase nacional: «1.º Prémio — 750 euros (setecentos e cinquenta euros),
troféu, publicação do texto no jornal A Bola e entrevista (edição
impressa); 2.º Prémio — 500 euros (quinhentos euros), troféu e publicação na
edição online do jornal A Bola; 3.º Prémio — 250 euros (duzentos e
cinquenta euros), troféu e publicação na edição online do jornal A Bola».
Na fase
regional, que venceu o ano passado a Joana B. (do então 10.º 4.ª), 100 euros. |
«Os
textos a concurso devem versar, exclusivamente, o tema da ética no desporto.»
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Este
«exclusivamente» não quer dizer que o texto tenha de referir muitas vezes a
palavra «ética». Significa que a lição retirada do texto se centrará nesse tópico
(ética no desporto). Creio que a melhor solução será partir de situação, ou
situações, que ilustrem o tema. Isso pode conseguir-se tanto de modo mais
narrativo como mais expositivo, ou, numa espécie de meio termo, de modo cronístico.
|
«Limite
de carateres (sem contabilizar os espaços): 2.500» |
Não vão ficar a contar carateres; reservamos isso para
quando passarem a computador o texto que agora escreverem. Corresponde a cerca
de quinhentas palavras, mas faço notar que esse é o limite máximo, o que significa
que o texto pode ter menos palavras (mas, atenção, um texto pequeno não terá
hipóteses – diria que, com menos de quatrocentas palavras, já não será premiável).
Pode acrescentar-se texto na fase de passagem a computador (mas hoje é para ficar
quase completo). |
«A qualidade dos trabalhos admitidos a concurso é
avaliada, pelos júris da 1.ª fase ou fase regional e da 2.ª fase ou fase
nacional do concurso, de acordo com os seguintes critérios: a) Respeito pelo
tema da ética no desporto; b) Criatividade e inovação; c) Adequação/correção
linguística.» |
A
parte da alínea c) pode ser aperfeiçoada na fase da passagem a computador,
até porque já terão as minhas revisões. As partes a) e b) dependem de boas
ideias agora. Não esqueças título (embora sugira que penses nele só no final). |
Sairão
para o intervalo às exatas 10 horas (pedirei a Dona Beatriz que os venha
avisar). Deixarão as folhas com o texto sobre a mesa. Às 10.20 regressarei.
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[Não ligues, para já, ao
que se segue; é para a segunda parte da aula]
Vai lendo (pp.
104-105) as cenas finais do ato I de Frei
Luís de Sousa e completa:
Cena IX (104)
Ficamos a saber que os governadores . . . . . . .
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Cenas X, XI
e XII (104-105)
Mostra-se-nos a saída da família. Vemos que Manuel
resolveu . . . . . . . . . . . . . a casa. Assim que o percebe, Madalena pede que
lhe salvem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ., o
que . . . . . {já não / ainda} foi possível.
Resolve
o item 2 da p. 105, escrevendo por extenso o que falta nas lacunas:
No monólogo da cena XI, Manuel
justifica a ação que está prestes a tomar com argumentos de natureza . . . . .
. . . . . . . . . . (a) . Através da . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . (b) , antecipa as possíveis consequências negativas da sua
decisão, cujo carácter fatídico é reforçado pela referência . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . (c). Essa referência e a presença do fogo, símbolo
de . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (d), adquirem
o valor de indícios trágicos.
Na
p. 103, resolve itens 2 e 3:
2.
1. «Façam o que lhes disse. Já, sem mais detença.»
(ll. 58-59) | Ato _______
2. «Ah? inda bem, meu pai!» (l. 71) | Ato ______
3. «Hei de lhes dar uma lição, a eles e a este
escravo deste povo que os sofre, […].» (ll. 82-83) | Ato ______
4. «Em verdade nunca te vi assim» (l. 148) |
Ato ______
3. [item está
mal feito; na verdade, «ali» não é, neste caso, deítico]
Aqui o advérbio «ali» não é deítico, é uma
______.
TPC — Vai arrumando o dossiê
de Português; revê gramática; lê partes ensaísticas, sobre Frei Luís de
Sousa, no manual.
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