Saturday, September 09, 2023

Aula 59-60

Aula 59-60 (22 [3.ª, 5.ª], 23 [1.ª], 25/jan [4.ª]) Correção de texto escrito na última aula (texto monologal de Maria). Assistência a cenas 9-12 do ato I no filme de António Lopes Ribeiro.

Durante os próximos quarenta minutos não posso estar cá. Ficarão a escrever o texto que lhes ia pedir no segundo tempo. Peço-lhes que estejam com os telemóveis desligados e fechados nas malas. Não quero a mínima consulta à net. Volto a repetir que é gravíssimo o que se já se passou, por parte de meia dúzia de rapazes, no que concerne a plágios. Evitem também dispersar-se, conversarem demasiado, etc.

Trata-se de texto para o concurso «A ética no desporto e na vida». Destaco estes elementos que retiro de regulamento e aviso de abertura:

Do regulamento

Comentário meu

«O Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” tem como objetivo estimular a produção de trabalhos escritos, subordinados ao tema da ética no desporto, por parte dos estudantes do ensino secundário»; realiza-se em duas fases: regional (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) e nacional sendo apurados vencedores em ambas as fases, pelos júris da fase regional e fase nacional do concurso. Passam à fase nacional até seis textos por região.»

Prémios para os vencedores da fase nacional: «1.º Prémio — 750 euros (setecentos e cinquenta euros), troféu, publicação do texto no jornal A Bola e entrevista (edição impressa); 2.º Prémio — 500 euros (quinhentos euros), troféu e publicação na edição online do jornal A Bola; 3.º Prémio — 250 euros (duzentos e cinquenta euros), troféu e publicação na edição online do jornal A Bola». Na fase regional, que venceu o ano passado a Joana B. (do então 10.º 4.ª), 100 euros.

«Os textos a concurso devem versar, exclusivamente, o tema da ética no desporto.»

Este «exclusivamente» não quer dizer que o texto tenha de referir muitas vezes a palavra «ética». Significa que a lição retirada do texto se centrará nesse tópico (ética no desporto). Creio que a melhor solução será partir de situação, ou situações, que ilustrem o tema. Isso pode conseguir-se tanto de modo mais narrativo como mais expositivo, ou, numa espécie de meio termo, de modo cronístico.

«Limite de carateres (sem contabilizar os espaços): 2.500»

Não vão ficar a contar carateres; reservamos isso para quando passarem a computador o texto que agora escreverem. Corresponde a cerca de quinhentas palavras, mas faço notar que esse é o limite máximo, o que significa que o texto pode ter menos palavras (mas, atenção, um texto pequeno não terá hipóteses – diria que, com menos de quatrocentas palavras, já não será premiável). Pode acrescentar-se texto na fase de passagem a computador (mas hoje é para ficar quase completo).

«A qualidade dos trabalhos admitidos a concurso é avaliada, pelos júris da 1.ª fase ou fase regional e da 2.ª fase ou fase nacional do concurso, de acordo com os seguintes critérios: a) Respeito pelo tema da ética no desporto; b) Criatividade e inovação; c) Adequação/correção linguística.»

A parte da alínea c) pode ser aperfeiçoada na fase da passagem a computador, até porque já terão as minhas revisões. As partes a) e b) dependem de boas ideias agora. Não esqueças título (embora sugira que penses nele só no final).

Sairão para o intervalo às exatas 10 horas (pedirei a Dona Beatriz que os venha avisar). Deixarão as folhas com o texto sobre a mesa. Às 10.20 regressarei.

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[Não ligues, para já, ao que se segue; é para a segunda parte da aula]

Vai lendo (pp. 104-105) as cenas finais do ato I de Frei Luís de Sousa e completa:

Cena IX (104)

Ficamos a saber que os governadores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Cenas X, XI e XII (104-105)

Mostra-se-nos a saída da família. Vemos que Manuel resolveu . . . . . . . . . . . . . a casa. Assim que o percebe, Madalena pede que lhe salvem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ., o que . . . . . {já não / ainda} foi possível.

Resolve o item 2 da p. 105, escrevendo por extenso o que falta nas lacunas:

No monólogo da cena XI, Manuel justifica a ação que está prestes a tomar com argumentos de natureza . . . . . . . . . . . . . . . (a) . Através da . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (b) , antecipa as possíveis consequências negativas da sua decisão, cujo carácter fatídico é reforçado pela referência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (c). Essa referência e a presença do fogo, símbolo de . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (d), adquirem o valor de indícios trágicos.

Na p. 103, resolve itens 2 e 3:

2.

1. «Façam o que lhes disse. Já, sem mais detença.» (ll. 58-59) | Ato _______

2. «Ah? inda bem, meu pai!» (l. 71) | Ato ______

3. «Hei de lhes dar uma lição, a eles e a este escravo deste povo que os sofre, […].» (ll. 82-83) | Ato ______

4. «Em verdade nunca te vi assim» (l. 148) | Ato ______

3. [item está mal feito; na verdade, «ali» não é, neste caso, deítico]

Aqui o advérbio «ali» não é deítico, é uma ______.

TPC — Vai arrumando o dossiê de Português; revê gramática; lê partes ensaísticas, sobre Frei Luís de Sousa, no manual.

 

 

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