Aula 51-52
Aula 51-52 (3 [1.ª], 8 [3.ª, 5.ª], 9/jan [4.ª]) Correção do
trabalho com didascália de cenário (ver Apresentação).
Lê o excerto de verbete que se segue:
Frei Luís de Sousa — Drama de Garrett, em três atos, em prosa, justamente
considerado a obra-prima do teatro português. Foi representado pela primeira
vez em 4 de julho de 1843, num teatro particular (o da Quinta do Pinheiro, a
Sete Rios, pertença de Duarte de Sá), e por amadores da melhor sociedade (o
próprio autor desempenhou o papel de Telmo). A 1.ª edição data de
Jacinto do Prado Coelho (dir.), Dicionário de literatura portuguesa [...],
3.ª ed., Porto, Figueirinhas, 1984, s. v.
Outros dados históricos úteis para se perceber a intriga:
D. Pedro I nasceu em 1320, iniciou o reinado em 1357 e morreu
em 1367. (Inês de
Luís de Camões nasceu em 1524 (ou 1525) e morreu a 10-6-1580.
A Batalha de Alcácer Quibir ocorreu em 4-8-1578. O rei português
era então D. Sebastião, nascido em 1554 e desaparecido (provavelmente, morto)
nessa batalha.
Entre 1580 e 1640 foram reis de Portugal Filipe I (de 1580 a 1598),
Filipe II (1598-1621) e Filipe III (1621-1640), respetivamente Filipe II, III e
IV de Espanha.
Manuel de Sousa Coutinho (aka
Frei Luís de Sousa) nasceu c. 1555 e morreu em 1632 (em S. Domingos de Benfica);
foi um dos melhores prosadores da língua portuguesa.
João de Portugal, fidalgo da casa de Vimioso, terá morrido em
Alcácer Quibir (1578); este D. João não era rei de Portugal («Portugal» é um
apelido).
Almeida Garrett nasceu em 1799 e morreu em 1854.
Dia em que começa a ação
da peça (e em que decorre o Ato I): 28
de julho de 1599
Lê a p. 83, que contém a cena I do ato I de Frei Luís de Sousa, mas revê também o
cenário deste primeiro ato (na p. 82). Vai respondendo:
p. 82, l. 3 Vê-se toda
Lisboa porque a casa-palácio fica {circunda
a solução certa} num ponto alto da capital / em Almada / num ponto
privilegiado do Bairro da Jamaica
p. 82, ll. 4-5 O retrato será de {circunda
o nome certo} D. João de Portugal / Manuel de Sousa / D. Sebastião / Telmo
/ um cocó vestido de cavaleiro de Malta
p. 83, ll. 13-15 O facto de Madalena
recitar o passo dos Lusíadas que
precede a chegada dos algozes de Inês de Castro («Estavas, linda Inês») pretenderá
{risca o que consideres errado} acentuar
os hábitos literários da personagem / prenunciar que algo funesto sucederá /
possibilitar analogias entre os amores de Inês e de Madalena
p. 83, ll. 16-19 Madalena considera-se {circunda
a solução certa} mais infeliz do que Inês / mais feliz do que Inês / tão
infeliz quanto Inês
p. 83, l. 19 O pronome pessoal «ele» tem função de {circunda a solução certa} complemento direto / complemento indireto
/ complemento oblíquo / sujeito
p. 83, l. 19 Este pronome «ele» refere-se a {circunda a solução certa} Manuel de Sousa Coutinho / D. João de
Portugal / Telmo / D. Pedro
p. 83, ll. 16-23 No monólogo de Madalena, as reticências, a interrogação e as exclamações
concorrem para exprimir {risca o que
consideres errado} a angústia / a intranquilidade / a fome de golo / o
apetite sexual / a euforia / o entusiasmo.
Resolve o item 3 da
p. 83 (escreve mesmo os termos):
A primeira cena da peça corresponde a um ______, durante o
qual Madalena, através de uma linguagem emotiva, marcada pelas _______, expressa
a sua ________.
Na primeira cena da obra, encontramos D. Madalena numa
reflexão motivada por dois versos de Os Lusíadas, relativos a Inês de
Castro.
Contextualiza os versos na obra de Luís de Camões.
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Sintetiza a forma como D. Madalena os transpõe para a sua
própria existência.
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[Nas turmas 3.ª, 4.ª e 5.ª, o que se segue foi realizado em
aula anterior, 49-50; e deu-se aqui o que fora objeto da segunda parte da aula
49-50 do 11.º 1.ª; cfr. aula 49-50]
Escolhe, entre as citações bonitas nos livros distribuídos,
uma, duas ou três que pudessem servir de epígrafe(s) a um conto que escreverás.
Transcreve-as com cuidado (quer frase quer autor).
Começa o conto (vai escrevendo, mais em qualidade do que em
quantidade — com a preocupação já de como se «resolverá» o conto na sua
totalidade).
{Depois, dentro de chavetas, tenta antecipar-me o que se
seguirá.}
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TPC — Aproveita para ler contos
(o mais que puderes) — cfr. última tarefa na Classroom.
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