Aula 49-50
Aula 49-50 (20/dez [1.ª], 3 [3.ª], 4
[4.ª] 5/jan [5.ª]) Correção de apreciação crítica à animação «O emprego».
Retomando os Processos morfológicos de formação de palavras,
que estudámos a aula passada, distribui pelos quadros estas palavras dos sketch «Chatanato» (série Lopes da
Silva):
totalidade | psicólogo | invulgar | aeromodelismo | desconhecer
| chatice | igualmente | adormecer | sorrir | caixa de óculos
| [um] chato | visita (< visitar) | gajo
| filatelia
derivação
com adição de constituintes morfológicos |
|
prefixação |
|
sufixação |
|
prefixação e sufixação |
|
parassíntese |
|
derivação
sem adição de constituintes morfológicos |
|
conversão |
|
derivação não afixal |
|
composição |
|
composição morfológica |
|
composição
morfossintática |
|
No sketch cujos protagonistas são o talhante Lopes da Silva e a
freguesa Dona Raquel (série Lopes da Silva), a característica mais saliente é o
uso de diminutivos. Em
geral, são nomes que aparecem assim graduados, mas há palavras de outras
classes:
Palavra derivada (com
sufixo diminutivo) |
Palavra sem o diminutivo |
Classe |
[Está] boazinha? |
boa |
|
[umas] espetadinhas |
|
|
franguinho |
|
nomes (N) |
lombinhos |
|
|
campinho |
|
|
guisadinhas |
|
adjetivos (Adj) |
linguinha |
|
|
coelhinho |
|
|
saborzinho |
|
|
[tão] gostosinho |
|
|
molhozinho |
|
|
porquinho |
|
|
[papilas] gustativinhas |
|
|
peruzinho |
|
|
suculentozinho |
|
|
peixinho |
|
|
talhinho |
|
|
poucochinho |
|
|
tempinho |
|
|
parvalhãozinho |
|
|
cretinazinha |
|
|
talhantezinho |
|
|
[sua] pegazinha |
pega |
|
ruinha! |
|
|
Os diminutivos conferem valores
variados (pequenez, estima, desprezo, etc.). Neste caso, a maioria dos
diminutivos visava dar mostras de ________, sendo porém os últimos, depois de
se perceber que a cliente não ia comprar carne, de ________.
Nota
que a junção do sufixo inho pode
fazer-se à forma de base ou à palavra inteira, requerendo por vezes uma ligação
suplementar (com -z- ou com outra
consoante) — _______, _______, _______ {retira
da tabela exemplos com consoante anteposta a -inho} — ou não — ________ {só um exemplo}.
Em «Um quilinho de kunâmi» (série
Meireles) há bastantes adjetivos (uns graduados em comparativo, superlativo,
etc.; outros graduados através de diminutivos). Surgem ainda nomes que, pelo
seu significado, pela entoação ou pelo diminutivo, também exprimem uma
valorização. Marca os [A]djetivos e
os [N]omes. Circunda os sufixos diminutivos.
Um quilinho de kunâmi.
É
kunâmi do bom.
É
fruta tropical raríssima.
Paizinho!
Isto
é bom, muito raro.
Por
isso o preço é upa-upa, puxadote.
Olh'ò
kunâmi fresquinho!
Isto
é só fruta podre.
É
preciso ter um gosto sofisticado.
Docinho...
Maravilha!
Isto
faz um suminho...
Alface
velha, ameixas podres, ...
Com todo o respeito, a sua mulher é uma pega.
É
um bocadinho, é.
Ainda
há gente simpática...
Completa com complemento
direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal.
Moras em Cabul? |
|
Os estores da minha casa
foram estragados pela ventania. |
|
Em Miranda do Douro come-se boa carne. |
|
O Sandro é o último português sem telemóvel. |
|
Comi anteontem uma costeleta de gato excelente. |
|
O Alípio foi ali e já vem. |
|
Iracema mentiu a Adalberto. |
|
Na livraria vendem carapaus. |
|
Ontem passei por ela. |
|
Regressaste da Líbia. |
|
O Ulisses põe o livro na estante. |
|
Os jornalistas
consideraram Messi o melhor. |
predicativo do complemento
direto |
Identifica as funções sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto,
etc.), na canção com que se inicia o filme O
amor acontece. Interessam só as expressões sublinhadas.
Sinto-o nos meus dedos, Sinto-o nos meus pés, O amor anda à minha volta, O Natal está à minha volta, E o
sentimento cresce, Está escrito no vento, Está onde quer que vá. Por isso, se gostam do Natal, Deixem nevar. |
o = ____ (cujo referente
são os versos 4-7; trata-se, portanto de uma ____ {anáfora/catáfora}). [eu] (subentendido) = _____ à minha volta = ______ à minha volta = ______ o sentimento = ______ cresce = _______ escrito no vento = ______ Está onde quer que vá =
_____ do Natal = _______ [vocês] (subentendido) = ______ |
TPC — Aproveita para ler contos
(o mais que puderes) — cfr. última tarefa na Classroom.
#
<< Home