Saturday, September 09, 2023

Aula 49-50

Aula 49-50 (20/dez [1.ª], 3 [3.ª], 4 [4.ª] 5/jan [5.ª]) Correção de apreciação crítica à animação «O emprego».

Retomando os Processos morfológicos de formação de palavras, que estudámos a aula passada, distribui pelos quadros estas palavras dos sketch «Chatanato» (série Lopes da Silva):

totalidade | psicólogo | invulgar | aeromodelismo | desconhecer | chatice | igualmente | adormecer | sorrir | caixa de óculos | [um] chato | visita (< visitar) | gajo | filatelia

derivação com adição de constituintes morfológicos

prefixação

 

sufixação

 

prefixação e sufixação

 

parassíntese

 

 

derivação sem adição de constituintes morfológicos

conversão

 

derivação não afixal

 

 

composição

composição morfológica

 

composição morfossintática

 

No sketch cujos protagonistas são o talhante Lopes da Silva e a freguesa Dona Raquel (série Lopes da Silva), a característica mais saliente é o uso de diminutivos. Em geral, são nomes que aparecem assim graduados, mas há palavras de outras classes:

Palavra derivada (com sufixo diminutivo)

Palavra sem o diminutivo

Classe

[Está] boazinha?

boa

 

[umas] espetadinhas

 

 

franguinho

 

nomes (N)

lombinhos

 

 

campinho

 

 

guisadinhas

 

adjetivos (Adj)

linguinha

 

 

coelhinho

 

 

saborzinho

 

 

[tão] gostosinho

 

 

molhozinho

 

 

porquinho

 

 

[papilas] gustativinhas

 

 

peruzinho

 

 

suculentozinho

 

 

peixinho

 

 

talhinho

 

 

poucochinho

 

 

tempinho

 

 

parvalhãozinho

 

 

cretinazinha

 

 

talhantezinho

 

 

[sua] pegazinha

pega

 

ruinha!

 

 

Os diminutivos conferem valores variados (pequenez, estima, desprezo, etc.). Neste caso, a maioria dos diminutivos visava dar mostras de ________, sendo porém os últimos, depois de se perceber que a cliente não ia comprar carne, de ________.

Nota que a junção do sufixo inho pode fazer-se à forma de base ou à palavra inteira, requerendo por vezes uma ligação suplementar (com -z- ou com outra consoante) — _______, _______, _______ {retira da tabela exemplos com consoante anteposta a -inho} — ou não — ________ {só um exemplo}.

Em «Um quilinho de kunâmi» (série Meireles) há bastantes adjetivos (uns graduados em comparativo, superlativo, etc.; outros graduados através de diminutivos). Surgem ainda nomes que, pelo seu significado, pela entoação ou pelo diminutivo, também exprimem uma valorização. Marca os [A]djetivos e os [N]omes. Circunda os sufixos diminutivos.

Um quilinho de kunâmi.

É kunâmi do bom.

É fruta tropical raríssima.

Paizinho!

Isto é bom, muito raro.

Por isso o preço é upa-upa, puxadote.

Olh'ò kunâmi fresquinho!

Isto é só fruta podre.

 

É preciso ter um gosto sofisticado.

Docinho... Maravilha!

Isto faz um suminho...

Alface velha, ameixas podres, ...

Com todo o respeito, a sua mulher é uma pega.

É um bocadinho, é.

Ainda há gente simpática...

 

Completa com complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal.

Moras em Cabul?

 

Os estores da minha casa foram estragados pela ventania.

 

Em Miranda do Douro come-se boa carne.

 

O Sandro é o último português sem telemóvel.

 

Comi anteontem uma costeleta de gato excelente.

 

O Alípio foi ali e já vem.

 

Iracema mentiu a Adalberto.

 

Na livraria vendem carapaus.

 

Ontem passei por ela.

 

Regressaste da Líbia.

 

O Ulisses põe o livro na estante.

 

Os jornalistas consideraram Messi o melhor.

predicativo do complemento direto

Identifica as funções sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto, etc.), na canção com que se inicia o filme O amor acontece. Interessam só as expressões sublinhadas.

Sinto-o nos meus dedos,

Sinto-o nos meus pés,

O amor anda à minha volta,

O Natal está à minha volta,

E  o sentimento   cresce,

Está escrito no vento,

Está onde quer que vá.

Por isso, se gostam do Natal,

Deixem nevar.

o = ____ (cujo referente são os versos 4-7; trata-se, portanto de uma ____ {anáfora/catáfora}).

[eu] (subentendido) = _____

à minha volta = ______

à minha volta = ______

o sentimento = ______

cresce = _______

escrito no vento = ______

Está onde quer que vá = _____

do Natal = _______

[vocês] (subentendido) = ______

TPC — Aproveita para ler contos (o mais que puderes) — cfr. última tarefa na Classroom.

 

 

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