Aula 47-48
Aula 47-48 (13 [1.ª], 14 [4.ª], 20/dez [3.ª]; 8/jan [5.ª]) Já
analisámos o paratexto de livros de uma coleção de viagens. Vamos rever
essas noções mas aplicadas a teatro, ao Frei Luís de Sousa, de Almeida
Garrett, a obra que nos vai ocupar nos próximos tempos.
O manual — que apresenta o
texto integral da peça mas com interrupções (para introduzir perguntas, outros
textos, esquemas) — tem, na p. 75, uma reprodução facsimilada da página inicial
original.
E, na p. 82, sob «Educação Literária»,
temos essa mesma página já com a grafia modernizada, seguindo-se-lhe a didascália
com o cenário do Ato I («Ato Primeiro»).
Título da
peça |
[não esqueças a sublinha correspondente ao itálico
dos títulos de livros:] _____________ |
Autor |
_____________ |
Género (farsa, tragédia, drama
[romântico], comedia, tragicomédia, ...) |
____, que serve mesmo de subtítulo. Porém, se
lermos o que o diz o próprio Garrett em «Memória ao Conservatório Real»» (p. 78
do manual, ll. 30-32), percebemos que, «pela índole», considerava a peça uma
______. |
Informação sobre representações |
«Representado, a primeira vez, em _____,
por uma sociedade __, no teatro da Quinta do _____, em 4 de julho de __.» |
Lista de personagens («pessoas») |
[além das três que já pus, indica as três seguintes:]
Manuel de Sousa, Madalena de Vilhena, Maria, ______, ______, ______. |
Quantos atos há? |
___ (percebemo-lo logo pela tábua-resumo na p. 81);
no manual, a cena I de cada ato está nas pp. __, 109, __. |
Há descrição do cenário de
cada ato? |
Sim. As didascálias descritivas dos cenários
estão antes de cada ato. Portanto, no manual, respetivamente, nas pp. __, __,
131. |
Quantas
cenas têm os atos? |
Doze; _____; _____. |
Há didascálias junto das
falas das personagens? |
[Transcreve a primeira que encontres — entre
parênteses e em itálico, a seguir ao nome que antecede a fala:] «________ maquinalmente
e devagar o que acaba de ler». |
Onde se passa a ação? |
Em _____. |
Ouçamos agora o trecho do programa
radiofónico Vamos todos morrer, de Hugo
Van der Ding, https://www.rtp.pt/play/p5661/e511131/vamos-todos-morrer,
referido na p. 74 do manual, para depois respondermos a 1.1:
(A) | (B) | (C) | (D) |
(E) | (F)
Como já percebeste, a didascália relativa
ao cenário do ato I está na p. 82. É uma sala de um palácio de finais do século
XVI, domicílio de família rica.
Redige uma didascália
equivalente, mas transposta para o século XXI e para um contexto de classe média
(média-alta, média-baixa ou, mesmo, baixa mas não de um sem-abrigo). Uma verdadeira
didascália ficaria sublinhada (ou em itálico), mas, excecionalmente, vamos
prescindir dessa regra.
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Nesta aula trataremos de Paratexto
(no fundo, as partes do livro que não correspondem ao texto principal). Faz
corresponder os termos (1-22) a cada uma das descrições (a-v). Já resolvi o
primeiro termo, a que corresponde a definição i.
1. _i_ Lombada
2. __ Prefácio
3. __ Portada, rosto ou frontispício
4. __ Sinopse
5. __ Dedicatória
6. __ Índice
7. __ Rodapé ou pé
8. __ Capa
9. __ Título corrente
10. __ Adenda ou apêndice
11. __ Bibliografia
12. __ Sobrecapa
13. __ Contraportada
14. __ Posfácio
15. __ Contracapa
16. __ Glossário
17. __ Cinta
18. __ Guarda
19. __ Orelhas, abas ou badanas
20. __ Cólofon ou colofão
21. __ Epígrafe
22. __ Anterrosto
a.
Face posterior externa de um livro (pode incluir sinopse, citações de críticos,
código de barras).
b.
Página branca colocada no início e no fim do livro (não deveria contar para a paginação).
c.
Margem inferior da página (onde pode haver notas, além das que fiquem no final do
texto).
d.
Referência tipográfica registada na última página de um livro («Este livro foi
impresso [etc.]»).
e.
Frase ou citação colocada no início de um livro ou de um capítulo, por vezes em
página única.
f.
Página onde aparece o título completo da obra, autor, lugar, editor e data
(eventualmente, prefaciador e tradutor); é por ela que se faz a referência bibliográfica.
g.
Face anterior externa de um livro (livros podem tê-la mole ou dura).
h.
Folha impressa (de papel ou outro material) que pode envolver a capa.
i.
Parte lateral de um livro, que une a capa e a contracapa (numa estante é muito
relevante).
j. Texto colocado no final de
um livro com esclarecimentos, autorais ou não, que parece cumprir desígnios
semelhantes que o prefácio mas com maior discrição.
k. Cada uma das partes da
capa e da contracapa, ou da sobrecapa, de um livro que se dobram para dentro
(podem ter texto sobre o autor, listas de livros da coleção).
l.
Banda de papel que pode envolver um livro e que contém elementos que o publicitam.
m. Página ímpar, não numerada,
que precede o frontispício e só leva o título (abreviado, se for longo).
n. Frase ou pequeno texto em
que o autor oferece a obra a alguém, geralmente numa página isolada.
o. Sumário do conteúdo de um
livro (que pode figurar na contracapa ou nas orelhas).
p. Acrescentamento, suplemento,
um pouco à margem do resto, no fim de um livro.
q. Verso da portada, onde
fica muitas vezes a ficha técnica.
r. Texto introdutório no início
do livro, para o apresenta (não costuma ser do autor).
s. Lista, alfabeticamente
ordenada, dos termos técnicos utilizados num livro e respetivos significados.
t. Listagem de obras consultadas
ou sobre um determinado assunto.
u. Título (abreviado) que
fica no cabeçalho das páginas ímpares; nas pares fica, em geral, o nome do
autor.
v. Relação dos capítulos, temas,
palavras ou autores contidos num livro, com indicação da(s) página(s) em que surgem.
Como já
percebeste, a didascália relativa ao cenário do ato I está na p. 82. É uma sala
de um palácio de finais do século XVI, domicílio de família rica. Redige uma
didascália equivalente, mas transposta para o século XXI e para um contexto de
classe média (média-alta, média-baixa ou, mesmo, baixa mas não de um
sem-abrigo).
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Nos espaços à direita da
letra da canção, escreve a função sintática dos constituintes que sublinhei:
«Nos
desenhos animados (Nunca acaba mal)»
(Os Azeitonas)
Eu quero a sorte de
um cartoon ____________
Nas manhãs da RTP1 ____________
És o meu Tom Sawyer ____________
E o meu Huckleberry Finn
E vens de mascarilha
e espadachim ____________
Lá em cima, há planetas
sem fim ____________
Tu
és o meu super-herói ____________
Sem tirar o chapéu de
cowboy
Com o teu galeão e uma
garrafa de rum
Eu era tua e de mais
nenhum ____________
Um por todos e todos por
um
Nos desenhos animados
Eu já conheço o fim
O bem
abre caminho ____________
A golpe de espadachim ____________
E o príncipe encantado
Volta sempre para mim ____________
Eu sou a Jane e tu, Tarzan ____________
A Julieta do meu
D’Artagnan
Se o teu cavalo falasse
Tinha tanto para contar
Ao fantasma debaixo dos
meus lençóis ____________
Dos tesouros que
escondemos dos espanhóis ____________
Nos desenhos animados
Eu já conheço o fim
O bem abre caminho
A golpe de espadachim
E o príncipe encantado
Volta sempre para mim ____________
Quando chegar o final ____________
Já podemos mudar de
canal
Nos desenhos animados
É raro chover ____________
E nunca, quase nunca
acaba mal.
TPC
— Lembro tarefas em curso, na Classroom, destacando o interesse de irem lendo
contos (não só os dois que considero obrigatórios, mas ainda os que os possam
ler das revistas que anexei).
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