Saturday, September 09, 2023

Aula 47-48

Aula 47-48 (13 [1.ª], 14 [4.ª], 20/dez [3.ª]; 8/jan [5.ª]) Já analisámos o paratexto de livros de uma coleção de viagens. Vamos rever essas noções mas aplicadas a teatro, ao Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, a obra que nos vai ocupar nos próximos tempos.

O manual — que apresenta o texto integral da peça mas com interrupções (para introduzir perguntas, outros textos, esquemas) — tem, na p. 75, uma reprodução facsimilada da página inicial original.

E, na p. 82, sob «Educação Literária», temos essa mesma página já com a grafia modernizada, seguindo-se-lhe a didascália com o cenário do Ato I («Ato Primeiro»).

Título da peça

[não esqueças a sublinha correspondente ao itálico dos títulos de livros:] _____________

Autor

_____________

Género (farsa, tragédia, drama [romântico], comedia, tragicomédia, ...)

____, que serve mesmo de subtítulo. Porém, se lermos o que o diz o próprio Garrett em «Memória ao Conservatório Real»» (p. 78 do manual, ll. 30-32), percebemos que, «pela índole», considerava a peça uma ______.

Informação sobre representações

«Representado, a primeira vez, em _____, por uma sociedade __, no teatro da Quinta do _____, em 4 de julho de __.»

Lista de personagens («pessoas»)

[além das três que já pus, indica as três seguintes:] Manuel de Sousa, Madalena de Vilhena, Maria, ______, ______, ______.

Quantos atos há?

___ (percebemo-lo logo pela tábua-resumo na p. 81); no manual, a cena I de cada ato está nas pp. __, 109, __.

Há descrição do cenário de cada ato?

Sim. As didascálias descritivas dos cenários estão antes de cada ato. Portanto, no manual, respetivamente, nas pp. __, __, 131.

Quantas cenas têm os atos?

Doze; _____; _____.

Há didascálias junto das falas das personagens?

[Transcreve a primeira que encontres — entre parênteses e em itálico, a seguir ao nome que antecede a fala:] «________ maquinalmente e devagar o que acaba de ler».

Onde se passa a ação?

Em _____.

Ouçamos agora o trecho do programa radiofónico Vamos todos morrer, de Hugo Van der Ding, https://www.rtp.pt/play/p5661/e511131/vamos-todos-morrer, referido na p. 74 do manual, para depois respondermos a 1.1:

(A) | (B) | (C) | (D) | (E) | (F)

Como já percebeste, a didascália relativa ao cenário do ato I está na p. 82. É uma sala de um palácio de finais do século XVI, domicílio de família rica.

Redige uma didascália equivalente, mas transposta para o século XXI e para um contexto de classe média (média-alta, média-baixa ou, mesmo, baixa mas não de um sem-abrigo). Uma verdadeira didascália ficaria sublinhada (ou em itálico), mas, excecionalmente, vamos prescindir dessa regra.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Nesta aula trataremos de Paratexto (no fundo, as partes do livro que não correspondem ao texto principal). Faz corresponder os termos (1-22) a cada uma das descrições (a-v). Já resolvi o primeiro termo, a que corresponde a definição i.

1. _i_ Lombada

2. __ Prefácio

3. __ Portada, rosto ou frontispício

4. __ Sinopse

5. __ Dedicatória

6. __ Índice

7. __ Rodapé ou pé

8. __ Capa

9. __ Título corrente

10. __ Adenda ou apêndice

11. __ Bibliografia

12. __ Sobrecapa

13. __ Contraportada

14. __ Posfácio

15. __ Contracapa

16. __ Glossário

17. __ Cinta

18. __ Guarda

19. __ Orelhas, abas ou badanas

20. __ Cólofon ou colofão

21. __ Epígrafe

22. __ Anterrosto

a. Face posterior externa de um livro (pode incluir sinopse, citações de críticos, código de barras).

b. Página branca colocada no início e no fim do livro (não deveria contar para a paginação).

c. Margem inferior da página (onde pode haver notas, além das que fiquem no final do texto).

d. Referência tipográfica registada na última página de um livro («Este livro foi impresso [etc.]»).

e. Frase ou citação colocada no início de um livro ou de um capítulo, por vezes em página única.

f. Página onde aparece o título completo da obra, autor, lugar, editor e data (eventualmente, prefaciador e tradutor); é por ela que se faz a referência bibliográfica.

g. Face anterior externa de um livro (livros podem tê-la mole ou dura).

h. Folha impressa (de papel ou outro material) que pode envolver a capa.

i. Parte lateral de um livro, que une a capa e a contracapa (numa estante é muito relevante).

j. Texto colocado no final de um livro com esclarecimentos, autorais ou não, que parece cumprir desígnios semelhantes que o prefácio mas com maior discrição.

k. Cada uma das partes da capa e da contracapa, ou da sobrecapa, de um livro que se dobram para dentro (podem ter texto sobre o autor, listas de livros da coleção).

l. Banda de papel que pode envolver um livro e que contém elementos que o publicitam.

m. Página ímpar, não numerada, que precede o frontispício e só leva o título (abreviado, se for longo).

n. Frase ou pequeno texto em que o autor oferece a obra a alguém, geralmente numa página isolada.

o. Sumário do conteúdo de um livro (que pode figurar na contracapa ou nas orelhas).

p. Acrescentamento, suplemento, um pouco à margem do resto, no fim de um livro.

q. Verso da portada, onde fica muitas vezes a ficha técnica.

r. Texto introdutório no início do livro, para o apresenta (não costuma ser do autor).

s. Lista, alfabeticamente ordenada, dos termos técnicos utilizados num livro e respetivos significados.

t. Listagem de obras consultadas ou sobre um determinado assunto.

u. Título (abreviado) que fica no cabeçalho das páginas ímpares; nas pares fica, em geral, o nome do autor.

v. Relação dos capítulos, temas, palavras ou autores contidos num livro, com indicação da(s) página(s) em que surgem.

Como já percebeste, a didascália relativa ao cenário do ato I está na p. 82. É uma sala de um palácio de finais do século XVI, domicílio de família rica. Redige uma didascália equivalente, mas transposta para o século XXI e para um contexto de classe média (média-alta, média-baixa ou, mesmo, baixa mas não de um sem-abrigo).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Nos espaços à direita da letra da canção, escreve a função sintática dos constituintes que sublinhei:

«Nos desenhos animados (Nunca acaba mal)»

(Os Azeitonas)

 

Eu quero a sorte de um cartoon     ____________

Nas manhãs da RTP1     ____________

És o meu Tom Sawyer     ____________

E o meu Huckleberry Finn

E vens de mascarilha e espadachim     ____________

Lá em cima, há planetas sem fim     ____________

 

Tu és o meu super-herói     ____________

Sem tirar o chapéu de cowboy

Com o teu galeão e uma garrafa de rum

Eu era tua e de mais nenhum     ____________

Um por todos e todos por um

 

Nos desenhos animados

Eu já conheço o fim

O bem abre caminho     ____________

A golpe de espadachim     ____________

E o príncipe encantado

Volta sempre para mim     ____________

 

Eu sou a Jane e tu, Tarzan     ____________

A Julieta do meu D’Artagnan

Se o teu cavalo falasse

Tinha tanto para contar

Ao fantasma debaixo dos meus lençóis     ____________

Dos tesouros que escondemos dos espanhóis                   ____________

 

Nos desenhos animados

Eu já conheço o fim

O bem abre caminho

A golpe de espadachim

E o príncipe encantado

Volta sempre para mim     ____________

 

Quando chegar o final     ____________

Já podemos mudar de canal

Nos desenhos animados

É raro chover     ____________

E nunca, quase nunca acaba mal.

TPC — Lembro tarefas em curso, na Classroom, destacando o interesse de irem lendo contos (não só os dois que considero obrigatórios, mas ainda os que os possam ler das revistas que anexei).

 

 

#