Aula 39-40
Aula 39-40 (29 [1.ª], 30/nov [4.ª],
6 [3.ª], 11/dez [5.ª]) Correção de argumentos sobre animais de estimação (cfr.
Apresentação).
Especificamente sobre a coesão textual, a tabela a seguir
agrupa erros (encontrados em escritos de turmas do 11.º ano) que exemplificam o
incumprimento dos vários mecanismos a que devemos recorrer. Na coluna do meio,
corrigirás o que retirei de redações e que evidencia alguma falha nas
estratégias que tornam os textos coesos.
Coesão frásica
trecho agramatical |
trecho corrigido |
fonte do problema |
conhecido pelo o nome |
conhecido ___ nome |
ortografia |
à [á] tempos encontrei o José |
__ tempos encontrei o José |
|
o
facto de haverem nomes portugueses |
o facto de ___ nomes portugueses |
concordância |
o
grupo mais numeroso dos apelidos vêm
de |
o
grupo mais numeroso dos apelidos __ de |
|
prefiro isto do que aquilo |
prefiro isto ____ |
regência |
os políticos aperceberam-se que |
os políticos
aperceberam-se __ |
|
a convicção
que Lionel era bom médico |
a
convicção ___ Lionel era bom médico |
|
o aspeto que chamei a atenção |
o aspeto ____ chamei a atenção |
|
a parte que mais gostei |
a parte ___ mais gostei |
|
chamou a filha de «Maria Albertina» |
chamou a filha «Maria Albertina» |
|
o rei Jorge VI que era gago, tinha de discursar |
o rei Jorge _____ tinha
de discursar |
função sintática (e
pontuação que implica) |
«Maria
Albertina» cantada agora pelos Humanos
foi escrita por Variações |
«Maria
Albertina» ________ foi escrita por Variações |
|
como por exemplo a
telefonia |
_________ a telefonia |
Coesão interfrásica
terminou o discurso continuando a |
terminou o _______ a |
reconhecimento de
subordinação ou coordenação
|
A letra
foi criada por Variações, e a
música foi modernizada pelos Humanos |
A
letra foi criada por _______ a música foi modernizada pelos Humanos |
|
Sendo que |
[Frase anterior], sendo que |
|
Pois o rei gaguejava. |
_________ |
|
Estando o rei cada vez mais
gago. |
Estando
o rei cada vez mais gago, [subordinante] |
|
o facto da Albertina ter uma filha |
o facto __ Albertina ter
uma filha |
|
apesar do rei sofrer de gaguez |
apesar __ rei sofrer de
gaguez |
|
Concluindo, Ou seja, Como já referi, Hoje em dia, Nos dias de hoje, Na minha opinião, |
ø |
banalização de
articuladores
|
Direi então que |
______ |
Coesão temporal
Bertie não discursou no
Natal mas, antes, falou em Wembley |
Bertie não discursou no
Natal mas, antes, ______ em Wembley |
correlação dos tempos
verbais |
Antes de ter conhecido Lionel,
Bertie experimentou várias terapias |
Antes de ter conhecido Lionel,
Bertie _______ várias terapias |
|
não falava com Lionel há meses |
não falava com Lionel _____
meses |
|
Não acho que será correto |
Não acho que ______
correto |
modo exigido pela
negativa |
Agrada-me que escolheste um bom nome |
Agrada-me que ______ um
bom nome |
modo
exigido pela subordinação |
Coesão referencial
O surgimento da rádio foi
o azar de Bertie. Porém, ele venceria
a rádio |
O surgimento da rádio foi
o grande azar de Bertie. Porém, ______ |
anáfora e elipse |
António Variações
critica o novorriquismo nos nomes. António
Variações refere a |
_______ critica o novorriquismo
nos nomes. António Variações refere a |
catáfora |
Bertie ficou angustiado. Ele falara pouco mais do que |
Bertie ficou angustiado.
Falara pouco mais do que |
______ |
O filho de Jorge V era
pai de Elisabeth e Margaret. Ele tinha
aquelas duas filhas |
O filho de Jorge V era pai
de Elisabeth e Margaret. ____ tinha aquelas duas filhas |
correferência não anafórica |
O rapaz [de] que o pai era Jorge V |
O rapaz ____ pai era
Jorge V |
pronominalizações diversas |
O século passado, onde nasceu a telefonia, |
O século passado, ______ nasceu a telefonia, |
Coesão lexical
a citação que faz Jorge V |
a _____ que faz Jorge V |
pertinência do termo |
o cartoon demonstra |
o cartoon _____ |
|
o cronista fala que |
o cronista ______ que |
|
A rádio acabava de surgir.
Foi a rádio que |
A rádio acabava de surgir.
Foi a _____ que |
sinonímia |
a escolha dos nomes mostra
que os portugueses têm pouca criatividade. Essa não originalidade |
a escolha dos nomes
mostra que os portugueses têm pouca criatividade. Essa ______ |
antonímia |
A rádio acabava de
surgir. Foi a rádio que |
A rádio acabava de surgir.
Foi _______ que |
hiperonímia |
coisas do género |
[termo mais específico] |
______ |
À medida que fores vendo
os sketches, escreve nas quadrículas ainda vagas o foco da caricatura, isto
é, o traço característico de debates
ou discursos políticos que
se pretende criticar. (Procura não te ficares pela situação concreta, demasiado
ridícula, mas encontrar os aspetos típicos de que ela possa ser o emblema caricatural).
Sketch com discurso de político |
Autores |
O que se pretende caricaturar |
Palavras |
Porta dos Fundos |
|
Deputado dirige-se à
Assembleia |
Gato Fedorento |
Formalismo da oratória
política |
Lições sobre política, futebol
e afins |
Gato Fedorento |
|
Faltas dos deputados |
Gato Fedorento |
|
Escândalo na cantina |
Gato Fedorento |
|
Grupo parlamentar de
palhaços |
Gato Fedorento |
|
Vota Lopes da Silva |
Gato Fedorento |
Recurso
a palavras e entoações apenas para suscitar aplausos (como espetáculo sujeito
a um protocolo entre orador e claque) |
Primeiro-ministro
discursa |
Gato Fedorento |
Sketch com debate |
Autores |
O que se pretende caricaturar |
Debate quente |
Porta dos Fundos |
|
Debate político insultuoso |
Gato Fedorento |
|
Desculpe, o sotor usou um
argumento |
Gato Fedorento |
|
Ó sotor |
Gato Fedorento |
|
Completa,
no estilo das frases que já lancei, usando o que saibas acerca do «Sermão de
Santo António [aos Peixes]», do Padre António Vieira, de oratória, de aspetos
históricos. Podes ir «flanando» pelo manual, mas evita transposições sem
criação tua.
S olho (esturjão) — e não «solha» — e salmão são peixes que
Vieira opõe às sardinhas.
E xórdio. Constitui a abertura dos discursos; corresponde-lhe o
capítulo I do «Sermão».
R oncador. Pedro
Nuno Santos, ao prometer deixar os banqueiros alemães a tremerem de medo.
M ______________________________
à o-ão: «O cão que faz ão-ão/ É bom para os que
o são», mas Vieira prefere os peixes, que não se deixam domesticar.
O ______________________________
D ______________________________
E ______________________________
S ______________________________
A ______________________________
N ______________________________
T ______________________________
O ______________________________
A ______________________________
N ______________________________
T ______________________________
Ó ou Oh?
Em Vieira, «oh» serve ora como interjeição (oh!)
ora em vocativos (ó fulano, …).
N ______________________________
I ______________________________
O ______________________________
A ______________________________
O ______________________________
S uscitar a benevolência dos ouvintes e o interesse
pelo assunto é objetivo do Exórdio.
P ______________________________
E ______________________________
I ______________________________
X avier (São Francisco), o «apóstolo do
Oriente», era jesuíta, tal como o Padre Vieira.
E ______________________________
S ______________________________
TPC — Em «Coerência e coesão textuais» (Gaveta de Nuvens), lê a parte sobre ‘Coesão’
(as páginas iniciais, sobre coerência, podes olhá-las com menos atenção).
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