Aula 35-36
Aula 35-36 (22 [1.ª], 23 [4.ª], 27
[5.ª], 29/nov [3.ª]) Correção de apreciação crítica de cartoon sobre mass
media; e ainda outros esclarecimentos (cfr. Apresentação). Audição
de cap. VI do «Sermão» (leitura de Luís Lima Barreto) [últimos cinco minutos da
grvação a seguir:]
O capítulo VI do «Sermão de Santo António» corresponde à peroração, a última parte de um
discurso. Vai ouvindo a excelente leitura em voz alta de Luís Lima Barreto e,
na parte final, olhando também o manual (p. 58), que corta parte deste capítulo
(só estão no manual os passos de que indico as linhas). Depois, preenche o que
falta no quadro.
linhas |
expressão no «Sermão» |
expressão
equi-valente ou que usaríamos hoje |
comentário |
1 |
despido |
_______ |
O Padre Vieira usa a forma verbal mais antiga da
1.ª pessoa do Presente do Indicativo de «despedir», mas a forma que usamos
atualmente resulta de analogia com as de outros verbos (cfr. «posso», «meço», «peço»). |
|
vades
[para
que vos vades consolados] |
_______ |
É esta a forma da 2.ª pessoa
do plural do Presente do Conjuntivo de «ir»; no entanto, se tivermos em conta
que se usaria agora a 3.ª pessoa do plural (porque o tratamento seria «vocês»
e não «vós»), a forma comum seria «_____». |
|
outro
[não
sei quando ouvireis outro] |
outro
sermão |
Lembremos que o Padre Vieira
ia partir para Portugal (aliás, em parte, para defesa dos índios), pelo que
aquele seria, durante tempo, o último sermão que lhe ouviriam os _______. |
|
mui [mui
antiga] |
_______ |
O advérbio «mui» resulta de uma ______
(supressão do som final) de «muito» (como «São» resulta de apócope de
«Santo»). |
|
ficastes |
_______ |
É esta a 2.ª pessoa do plural do Pretérito
Perfeito, embora, como quase já não usamos esta pessoa, a forma nos pareça
incorreta (se tivéssemos em conta que usaríamos hoje a 3.ª pessoa do plural —
«vocês, peixes» —, teríamos a forma «______»). |
|
habitadores |
_______ |
Os peixes são os habitantes do elemento que é
matéria do primeiro sacramento (cfr.
infra), a água. |
|
primeiro
sacramento |
batismo |
Os sete sacramentos são Batismo, Confirmação,
Comunhão, Penitência, Extrema unção, Ordem, Matrimónio («a matéria» do
Batismo é a ______). |
|
pregara
[se
eu lhes pregara] |
_______ |
Até tarde o Pretérito Mais-que-perfeito serviu
em casos em que hoje temos de usar o Imperfeito do Conjuntivo. |
|
Oh [Oh
quantas almas chegam (...)] |
_______ |
É a interjeição (não é a expressão que se apõe a
um vocativo), mas, hoje, usaríamos a seguir uma vírgula ou um ponto de ______. |
3 |
alvedrio |
_______ |
Hoje, preferiríamos a outra palavra do par de
divergentes resultantes do lat. arbitrium (a palavra que hoje mais usamos é a
que nos chegou por via erudita; a palavra usada por Vieira é a da chamada
«via ______»). |
10 |
do
seu divino acatamento |
de
______ |
«Acatamento» é a presença ou vista de pessoa
divina a quem se deve reverência. |
12 |
de um homem, que tinha as minhas mesmas obrigações, |
de
______ |
Este apóstolo tinha as mesmas obrigações de
Vieira e traiu-as (por isso Vieira diz correr também esse risco). |
Num livro,
o Paratexto é o que não é o texto
propriamente dito. Inclui categorias da responsabilidade do autor (título, dedicatórias, epígrafes)
e outras da responsabilidade do editor (capa,
contracapa, orelhas, sobrecapa, cintas). Há ainda prefácio ou posfácio, notas, índices, bibliografia, ilustrações, que podem ser quer da
responsabilidade autoral quer da do editor.
Verificarás as partes do
livro que te calhar, completando o que se segue (preenche as linhas e risca ou
circunda as alternativas dentro das chavetas):
Capa
A capa, além do logotipo da editora (Tinta-da-China), terá o nome do
autor (______) e o título da obra (abreviado, se o título completo for grande).
Os livros desta coleção,
‘Literatura de viagens’, têm capas com uma única cor de fundo, que vai variando
de obra para obra, e uma ilustração a negro. A autora da capa, a capista, é ______ (como podemos ler na ficha
técnica, que está no verso do frontispício). Às vezes, os autores das capas
usam fotografias ou ilustrações de outros artistas, cuja referência figurará
também na ficha, mas não é o que sucede neste caso.
Na lombada, se descartarmos as ilustrações, temos os mesmos elementos
que na capa: título (abreviado), ______, logotipo da editora.
Na contracapa há uma citação de ________ (o conhecido Santo
Agostinho), que percebemos serve de lema a toda a coleção, e {um/dois
excerto(s)}, tirado(s) do {livro propriamente dito e/ou do prefácio}. Vem
também {o nome do tradutor, o nome do coordenador da coleção, o código de
barras}.
Os livros desta coleção
não têm badanas (orelhas), porque são de capa dura. As
badanas usam-se em livros de capa mole ou nas sobrecapas. O que costuma estar escrito nas badanas pode ser uma
notícia biobibliográfica sobre o autor, o elenco de outros livros da coleção,
uma lista dos livros do mesmo autor, até uma sinopse do livro.
Uma característica
especial desta coleção é estarem coladas nos versos da capa e da contracapa, e funcionando também como primeiro
resguardo das folhas do livro, cartolinas de cor com o mapa das _______ de que
trata a obra.
Folhas
Páginas não
numeradas ímpares (pp. [1], [3], [5], [7]), de rosto, portanto
Há guarda (folha em branco ou só com o logotipo da editora)? {Sim /
Não}.
Há anterrosto (página que terá só o título, talvez até abreviado)?
{Sim / Não}.
Quanto ao frontispício (portada ou página de rosto),
que contém {autor / título completo (e subtítulo) / tradução / cidade, editora,
ano / coordenador da coleção}, é a página mais importante de qualquer livro, e
é por ela que se faz a referência bibliográfica.
Em alguns dos livros desta
coleção, antes das páginas numeradas vem o índice.
Páginas não numeradas pares ([2], [4], [6], [8]), de verso,
portanto
Qual das páginas tem a ficha técnica? {O verso do anterrosto /
A contraportada, ou seja, o verso do frontispício}. Que elementos aí vemos?
{Endereços da editora / título original (se o livro for uma tradução) e autor
da tradução / autor do prefácio / responsáveis por capa, revisão, composição /
depósito legal / data da edição}.
Páginas numeradas mas ainda antes do texto propriamente dito
Deverá haver um Prefácio, escrito por alguém que não é
o autor do livro. Neste caso, o prefaciador foi ___________.
Em alguns dos livros, já
na parte da responsabilidade do autor, pode haver páginas de dedicatória {Não tem / Tem, a _________},
alguma epígrafe (citação, máxima)
{Não / Sim, e é uma frase do autor / é um provérbio / é uma citação de outro
autor / _________} e até algum prólogo
ou introdução {Não / Sim}.
Páginas do texto principal
No cabeçalho, nas páginas
ímpares, vem o título corrente (o
título do livro, talvez abreviado) e, nas pares, o nome do ______).
Há notas de rodapé (pé de
página)? {Não / Sim, do autor / tradutor / editor}.
Páginas depois do texto principal
Creio que, como em todos
os volumes desta coleção, haverá uma Nota
biográfica (acerca do autor), da responsabilidade da editora. {Confirma-se
/ Não}.
Ainda antes, pode haver
algum Posfácio ou Nota à edição, mas é raro.
Nos livros desta coleção
não há secções que aparecem em outras obras, como bibliografia, cronologia,
índices toponímico (lugares) ou onomástico
(nomes), lista de ilustrações.
{Confirma-se que não há / Há: ______}.
Na
última (ou penúltima) folha há o colofão
(ou colofon): «[Título] foi composto em caracteres [fonte] e impresso na [tipografia],
em papel [marca e gramagem], em [data: _____]».
Por
vezes, surge ainda a lista de obras na
coleção. {Neste caso, não / Sim}.
Relanceando agora também o
miolo da obra, tenta perceber o exato género
do livro, sabendo-se já que todas as obras da coleção cabem na classificação
abrangente de ‘literatura de viagens’. (Nota que alguns dos géneros seguintes
podem até coexistir — nesse caso, terás de selecionar mais do que um item.)
É um livro de {crónicas /
relato de viagem / narrativa(s) de ficção / narrativa(s) autobiográfica(s) /
diário / reportagem / reflexões político-sociológicas sob a forma epistolar
(isto é, em cartas) / memórias / ensaio / [outro:
_______]}.
Pensa numa obra (que
inventarás). Tanto pode ser biografia ou autobiografia, como coletânea de
crónicas, livro de viagens, romance, antologia de contos, ensaio, etc., mas
sempre de autor por ti criado. Desse
livro inexistente escreverás o seguinte paratexto.
Anterrosto:
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
.
Frontispício (página de
rosto ou portada) {Põe os diversos elementos em linhas
diferentes}:
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . .
Texto para contracapa:
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . .
Curta biografia do autor
para badanas (orelhas):
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . .
Lista de obras da mesma
coleção (para orelhas ou para páginas finais):
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . .
Índice (bastarão cinco entradas; dispenso a indicação das páginas):
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . .
TPC
— Completa e melhora (e, depois, traz-mo) texto iniciado em aula.
#
<< Home