Saturday, September 09, 2023

Aula 35-36

Aula 35-36 (22 [1.ª], 23 [4.ª], 27 [5.ª], 29/nov [3.ª]) Correção de apreciação crítica de cartoon sobre mass media; e ainda outros esclarecimentos (cfr. Apresentação). Audição de cap. VI do «Sermão» (leitura de Luís Lima Barreto) [últimos cinco minutos da grvação a seguir:]

O capítulo VI do «Sermão de Santo António» corresponde à peroração, a última parte de um discurso. Vai ouvindo a excelente leitura em voz alta de Luís Lima Barreto e, na parte final, olhando também o manual (p. 58), que corta parte deste capítulo (só estão no manual os passos de que indico as linhas). Depois, preenche o que falta no quadro.

linhas

expressão no «Sermão»

expressão equi-valente ou que usaríamos hoje

comentário

1

despido

_______

O Padre Vieira usa a forma verbal mais antiga da 1.ª pessoa do Presente do Indicativo de «despedir», mas a forma que usamos atualmente resulta de analogia com as de outros verbos (cfr. «posso», «meço», «peço»).

 

vades

[para que vos vades consolados]

_______

É esta a forma da 2.ª pessoa do plural do Presente do Conjuntivo de «ir»; no entanto, se tivermos em conta que se usaria agora a 3.ª pessoa do plural (porque o tratamento seria «vocês» e não «vós»), a forma comum seria «_____».

 

outro

[não sei quando ouvireis outro]

outro sermão

Lembremos que o Padre Vieira ia partir para Portugal (aliás, em parte, para defesa dos índios), pelo que aquele seria, durante tempo, o último sermão que lhe ouviriam os _______.

 

mui

[mui antiga]

_______

O advérbio «mui» resulta de uma ______ (supressão do som final) de «muito» (como «São» resulta de apócope de «Santo»).

 

ficastes

_______

É esta a 2.ª pessoa do plural do Pretérito Perfeito, embora, como quase já não usamos esta pessoa, a forma nos pareça incorreta (se tivéssemos em conta que usaríamos hoje a 3.ª pessoa do plural — «vocês, peixes» —, teríamos a forma «______»).

 

habitadores

_______

Os peixes são os habitantes do elemento que é matéria do primeiro sacramento (cfr. infra), a água.

 

primeiro sacramento

batismo

Os sete sacramentos são Batismo, Confirmação, Comunhão, Penitência, Extrema unção, Ordem, Matrimónio («a matéria» do Batismo é a ______).

 

pregara

[se eu lhes pregara]

_______

Até tarde o Pretérito Mais-que-perfeito serviu em casos em que hoje temos de usar o Imperfeito do Conjuntivo.

 

Oh

[Oh quantas almas chegam (...)]

_______

É a interjeição (não é a expressão que se apõe a um vocativo), mas, hoje, usaríamos a seguir uma vírgula ou um ponto de ______.

3

alvedrio

_______

Hoje, preferiríamos a outra palavra do par de divergentes resultantes do lat. arbitrium (a palavra que hoje mais usamos é a que nos chegou por via erudita; a palavra usada por Vieira é a da chamada «via ______»).

10

do seu divino acatamento

de ______

«Acatamento» é a presença ou vista de pessoa divina a quem se deve reverência.

12

de um homem, que tinha as minhas mesmas obrigações,

de ______

Este apóstolo tinha as mesmas obrigações de Vieira e traiu-as (por isso Vieira diz correr também esse risco).

Num livro, o Paratexto é o que não é o texto propriamente dito. Inclui categorias da responsabilidade do autor (título, dedicatórias, epígrafes) e outras da responsabilidade do editor (capa, contracapa, orelhas, sobrecapa, cintas). Há ainda prefácio ou posfácio, notas, índices, bibliografia, ilustrações, que podem ser quer da responsabilidade autoral quer da do editor.

Verificarás as partes do livro que te calhar, completando o que se segue (preenche as linhas e risca ou circunda as alternativas dentro das chavetas):

Capa

A capa, além do logotipo da editora (Tinta-da-China), terá o nome do autor (______) e o título da obra (abreviado, se o título completo for grande).

Os livros desta coleção, ‘Literatura de viagens’, têm capas com uma única cor de fundo, que vai variando de obra para obra, e uma ilustração a negro. A autora da capa, a capista, é ______ (como podemos ler na ficha técnica, que está no verso do frontispício). Às vezes, os autores das capas usam fotografias ou ilustrações de outros artistas, cuja referência figurará também na ficha, mas não é o que sucede neste caso.

Na lombada, se descartarmos as ilustrações, temos os mesmos elementos que na capa: título (abreviado), ______, logotipo da editora.

Na contracapa há uma citação de ________ (o conhecido Santo Agostinho), que percebemos serve de lema a toda a coleção, e {um/dois excerto(s)}, tirado(s) do {livro propriamente dito e/ou do prefácio}. Vem também {o nome do tradutor, o nome do coordenador da coleção, o código de barras}.

Os livros desta coleção não têm badanas (orelhas), porque são de capa dura. As badanas usam-se em livros de capa mole ou nas sobrecapas. O que costuma estar escrito nas badanas pode ser uma notícia biobibliográfica sobre o autor, o elenco de outros livros da coleção, uma lista dos livros do mesmo autor, até uma sinopse do livro.

Uma característica especial desta coleção é estarem coladas nos versos da capa e da contracapa, e funcionando também como primeiro resguardo das folhas do livro, cartolinas de cor com o mapa das _______ de que trata a obra.

Folhas

Páginas não numeradas ímpares (pp. [1], [3], [5], [7]), de rosto, portanto

guarda (folha em branco ou só com o logotipo da editora)? {Sim / Não}.

anterrosto (página que terá só o título, talvez até abreviado)? {Sim / Não}.

Quanto ao frontispício (portada ou página de rosto), que contém {autor / título completo (e subtítulo) / tradução / cidade, editora, ano / coordenador da coleção}, é a página mais importante de qualquer livro, e é por ela que se faz a referência bibliográfica.

Em alguns dos livros desta coleção, antes das páginas numeradas vem o índice.

Páginas não numeradas pares ([2], [4], [6], [8]), de verso, portanto

Qual das páginas tem a ficha técnica? {O verso do anterrosto / A contraportada, ou seja, o verso do frontispício}. Que elementos aí vemos? {Endereços da editora / título original (se o livro for uma tradução) e autor da tradução / autor do prefácio / responsáveis por capa, revisão, composição / depósito legal / data da edição}.

Páginas numeradas mas ainda antes do texto propriamente dito

Deverá haver um Prefácio, escrito por alguém que não é o autor do livro. Neste caso, o prefaciador foi ___________.

Em alguns dos livros, já na parte da responsabilidade do autor, pode haver páginas de dedicatória {Não tem / Tem, a _________}, alguma epígrafe (citação, máxima) {Não / Sim, e é uma frase do autor / é um provérbio / é uma citação de outro autor / _________} e até algum prólogo ou introdução {Não / Sim}.

Páginas do texto principal

No cabeçalho, nas páginas ímpares, vem o título corrente (o título do livro, talvez abreviado) e, nas pares, o nome do ______).

notas de rodapé (pé de página)? {Não / Sim, do autor / tradutor / editor}.

Páginas depois do texto principal

Creio que, como em todos os volumes desta coleção, haverá uma Nota biográfica (acerca do autor), da responsabilidade da editora. {Confirma-se / Não}.

Ainda antes, pode haver algum Posfácio ou Nota à edição, mas é raro.

Nos livros desta coleção não há secções que aparecem em outras obras, como bibliografia, cronologia, índices toponímico (lugares) ou onomástico (nomes), lista de ilustrações. {Confirma-se que não há / Há: ______}.

Na última (ou penúltima) folha há o colofão (ou colofon): «[Título] foi composto em caracteres [fonte] e impresso na [tipografia], em papel [marca e gramagem], em [data: _____]».

Por vezes, surge ainda a lista de obras na coleção. {Neste caso, não / Sim}.

Relanceando agora também o miolo da obra, tenta perceber o exato género do livro, sabendo-se já que todas as obras da coleção cabem na classificação abrangente de ‘literatura de viagens’. (Nota que alguns dos géneros seguintes podem até coexistir — nesse caso, terás de selecionar mais do que um item.)

É um livro de {crónicas / relato de viagem / narrativa(s) de ficção / narrativa(s) autobiográfica(s) / diário / reportagem / reflexões político-sociológicas sob a forma epistolar (isto é, em cartas) / memórias / ensaio / [outro: _______]}.

 

Pensa numa obra (que inventarás). Tanto pode ser biografia ou autobiografia, como coletânea de crónicas, livro de viagens, romance, antologia de contos, ensaio, etc., mas sempre de autor por ti criado. Desse livro inexistente escreverás o seguinte paratexto.

Anterrosto:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Frontispício (página de rosto ou portada) {Põe os diversos elementos em linhas diferentes}:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Texto para contracapa:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Curta biografia do autor para badanas (orelhas):

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Lista de obras da mesma coleção (para orelhas ou para páginas finais):

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Índice (bastarão cinco entradas; dispenso a indicação das páginas):

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Completa e melhora (e, depois, traz-mo) texto iniciado em aula.

 

 

#