Saturday, September 09, 2023

Aula 29-30

Aula 29-30 (8 [1.ª], 9 [4.ª], 10 [5.ª], 13/nov [3.ª]) Correção de questionário de compreensão do escrito sobre «Ler é maçada» (ver Apresentação).

O capítulo V do «Sermão de Santo António» (pp. 49-54) aborda o que o orador tem contra quatro tipos de «peixes». Deter-nos-emos nos três verdadeiros peixes, (pp. 49-53, ll. 1-149), deixando para a próxima aula o polvo (já nas pp. 53-54, ll. 150-211).

Relanceando o texto, marca as linhas em que começam e em que acabam os trechos sobre cada um dos animais (incluindo as comparações com os homens):

os roncadores: ll. 2-____; || os pegadores: ll. ____-____;

os voadores: ll. ____-____; || o polvo: ll. 150-211.

Transcreve o passo em que está a queixa principal sobre cada um dos peixes:

Peixe

Repreensão

Linhas

roncadores

«É possível que sendo vós . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .»

3-4

pegadores

«sendo pequenos, não só se chegam a outros maiores, mas de tal sorte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .»

40-41

voadores

«. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Pois porque vos meteis a ser aves?»

94-95

Os três peixes de hoje (e o polvo) servem para se aludir a pecados humanos. Outros casos históricos confirmam esses defeitos dos homens. Ao contrário, Santo António seria um bom exemplo a seguir. Preenche:

 

Peixe

Característica dos homens que está a ser criticada

Outros maus exemplos

 

Linhas a consultar

O bom exemplo de Santo António

 

 

 

roncadores

 

 

 

_______

São Pedro «roncou», porque asseverara ser o único constante na sua fé, mas logo negou Cristo quando interpelado por uma ____. Também adormeceu, apesar de se ter comprometido a vigiar o horto.

Caifás alardeava o ____. Pilatos exibia _____.

8-22

 

 

 

31-34

Apesar do seu saber e poder, nunca deles fazia alarde, preferia _____.

34-36

 

 

 

 

pegadores

 

 

 

 

_______

Não parte um vice-rei ou um governador sem que vá acolitado por uma série de _____.

Morto Herodes, também morreram os que dele dependiam (como acontecerá aos peixes que se não despeguem do _____ que parasitam).

46-51

 

 

57-64

Pegou-se apenas a Deus, como costuma ver-se na imagem tradicional, em que Santo António surge com _____ ao colo.

70-73

 

 

 

voadores

 

 

 

_______

O mago Simão disse ser filho de Deus e anunciou quando subiria aos céus, mas não só se viu privado de asas, para voar, como de _____, para andar.

Por querer voar, Ícaro se _____.

119-131

 

 

132-133

Tendo «asas» — a sabedoria — para «subir», preferiu _____: apagar-se, passar por leigo e sem ciência.

134-149

Faz corresponder os trechos/sketches/personagens a um dos peixes repreendidos no cap. V do «Sermão de Santo António» (roncador, pegador, voador, polvo). Depois pensa em personagens/pessoas suscetíveis de ilustrar na tabela algum dos peixes criticados:

«Eu conheço o Lopes da Silva»

Pegadores, pelo parasitismo, pelo oportunismo

«Mães à compita»

Roncadores, pela bazófia, pela vaidade

Dédalo & Ícaro

Voadores, pela ambição irrazoável

Georgina Rodríguez, Kátia Aveiro (e decerto muitos outros do círculo de Cristiano Ronaldo)

 

Jorge Jesus (em qualquer conferência de imprensa ou entrevista)

 

Ângelo Rodrigues (ator que esteve em risco de vida por tomar produtos para ficar musculado)

 

Familiares de políticos que ascendem a lugares no governo, gabinetes ministeriais, autarquias

 

Maneira de ser a que alude o provérbio «Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão?»

 

Família de gémeas que obteve «cunha» através de nora de Marcelo Rebelo de Sousa

 

Famílias pobres de Parasitas

 

«Fachada» (de Tiago Bettencourt)

 

Hank (À procura de Dory)

 




Escreve uma apreciação crítica ao conjunto dos cartazes na p. 48. Cerca de 150 palavras. A tinta.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Lê nas pp. 46-47 «Aprender» sobre ‘Dêixis e referência deítica’. Tenta também resolver «Praticar» (p. 47).

 

 

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