Aula 103-104
Aula 103-104 (6 [3.ª, 5.ª], 7/mai [1.ª, 4.ª]) Correção de textos segundo
início de sobre «O Sentimento dum Ocidental»; reexplicação da estrutura de «O
Sentimento dum Ocidental».
Situando-te
nas pp. 303-304, vv. 13-44, relê as oito últimas estrofes da parte I de «O Sentimento dum Ocidental» (parte que veio a ter o título «Ave
Marias») e completa, com personagens ou tipos sociais, a tabela:
Espaço |
Personagens/Tipos |
Caracterização (ou ação caracterizadora) |
edificações somente
emadeiradas |
_________ |
saltam de viga em viga,
como morcegos |
[rua] |
_________ |
voltam aos magotes, de
jaquetão ao ombro, enfarruscados, secos |
por boqueirões, becos |
sujeito poético |
embrenha-se a cismar |
pelos cais |
erra [isto é, ‘vagueia’] |
|
hotéis da moda |
[clientes que jantam] |
num tinir de louças e
talheres |
trem de praça |
dois ______ |
arengam |
[rua] |
um ______ |
trôpego, braceja numas
andas |
Frederico Marquises |
querubins do ___ |
flutuam |
às portas [das lojas] |
________ |
enfadam-se |
arsenais, oficinas |
operários («obreiras») |
apressam-se |
[rua] |
_________ |
hercúleas, galhofeiras,
correndo com firmeza, sacodem ancas opulentas, têm troncos varonis, embalam
os filhos nas canastras, descalças, etc. |
Na parte II de «O Sentimento dum Ocidental» (na publicação em livro, intitulada
«Noite fechada») há referências a espaços que quem conheça Lisboa consegue
identificar. Seguindo os quartetos que estão nas pp. 309-310, completa o que
falte na tabela:
cadeias, Aljube |
só tem
____ e crianças, raramente uma mulher das classes altas |
prisões, Sé, Cruzes |
fazem
o «eu» sentir-se _____ e desconfiar de aneurisma |
andares, tascas, cafés,
tendas, _____ |
vão-se iluminando |
as duas igrejas de um
saudoso largo |
lançam a nódoa negra e
fúnebre do _____ |
construções retas,
iguais, _______ |
muram o «eu» |
íngremes subidas (e o
tanger dos sinos) |
afrontam o ______ |
um
recinto público e vulgar, «épico d’ outrora» (Camões), «brônzeo», «de
proporções guerreiras» |
ascende num ____ |
[idem] e
acumulação de corpos enfezados |
o «eu» sonha com _______ |
________ recolhem
(sombrios e espectrais) |
|
um palácio (em frente de
um ____) |
inflama-se [ilumina-se] |
dos
arcos dos quartéis que foram já conventos |
partem patrulhas de _____
(Idade Média!) |
às montras dos ____ |
as elegantes sorriem
curvadas |
dos magasins |
descem as ______, as
floristas, algumas serão comparsas ou coristas |
na brasserie |
entra o «eu», que acha
sempre assuntos para ____ revoltados |
nas mesas de emigrados |
joga-se, com risos, o
______ |
Passemos à parte III
de «O Sentimento dum Ocidental», pp.
312-313. Na edição que o manual adota, surge o título «Ao gás». Enquanto na primeira parte o sujeito poético iniciara as
suas deambulações «ao anoitecer», nesta terceira parte já «a noite pesa» e as
ruas são iluminadas por candeeiros a gás. «Ao gás» significa que a cidade é
vista sob a iluminação propiciada por esses candeeiros.
1. Na sua deambulação, o
sujeito poético continua a sofrer os efeitos opressivos do ambiente da cidade,
mas, neste começo da parte III (estrofes 1-3), quando «a noite pesa, esmaga», o
estado de espírito do poeta agudiza-se. Relaciona esse sentimento com a doença
e o contexto.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2. Destaca a importância da quarta quadra (vv. 13-16), atendendo
à oposição temática que estabelece com os restantes quartetos.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3.
Já na p. 313, a última quadra de «Ao gás» (vv. 41-44) retoma a sensação de
cansaço, doença, miséria, que já conhecemos.
Na última quadra, dá-se um exemplo
dessa miséria: {completa}
. . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . .
Liga dos Campeões
{em breve}
#
TPC — Prepara leitura em voz
alta, expressiva, da parte I de «O Sentimento dum Ocidental» (Liga dos
Campeões) ou da parte II do mesmo poema de Cesário Verde (Liga Europa).
Continua a avançar na leitura da obra de Eça (A Ilustre Casa de Ramires
ou Os Maias).
#
<< Home