Thursday, September 07, 2023

Aula 103-104

Aula 103-104 (6 [3.ª, 5.ª], 7/mai [1.ª, 4.ª]) Correção de textos segundo início de sobre «O Sentimento dum Ocidental»; reexplicação da estrutura de «O Sentimento dum Ocidental».

Situando-te nas pp. 303-304, vv. 13-44, relê as oito últimas estrofes da parte I de «O Sentimento dum Ocidental» (parte que veio a ter o título «Ave Marias») e completa, com personagens ou tipos sociais, a tabela:

Espaço

Personagens/Tipos

Caracterização (ou ação caracterizadora)

edificações somente emadeiradas

_________

saltam de viga em viga, como morcegos

[rua]

_________

voltam aos magotes, de jaquetão ao ombro, enfarruscados, secos

por boqueirões, becos

sujeito poético

embrenha-se a cismar

pelos cais

erra [isto é, ‘vagueia’]

hotéis da moda

[clientes que jantam]

num tinir de louças e talheres

trem de praça

dois ______

arengam

[rua]

um ______

trôpego, braceja numas andas

Frederico Marquises

querubins do ___

flutuam

às portas [das lojas]

________

enfadam-se

arsenais, oficinas

operários («obreiras»)

apressam-se

[rua]

_________

hercúleas, galhofeiras, correndo com firmeza, sacodem ancas opulentas, têm troncos varonis, embalam os filhos nas canastras, descalças, etc.

Na parte II de «O Sentimento dum Ocidental» (na publicação em livro, intitulada «Noite fechada») há referências a espaços que quem conheça Lisboa consegue identificar. Seguindo os quartetos que estão nas pp. 309-310, completa o que falte na tabela:

cadeias, Aljube

só tem ____ e crianças, raramente uma mulher das classes altas

prisões, Sé, Cruzes

fazem o «eu» sentir-se _____ e desconfiar de aneurisma

andares, tascas, cafés, tendas, _____

vão-se iluminando

as duas igrejas de um saudoso largo

lançam a nódoa negra e fúnebre do _____

construções retas, iguais, _______

muram o «eu»

íngremes subidas (e o tanger dos sinos)

afrontam o ______

um recinto público e vulgar, «épico d’ outrora» (Camões), «brônzeo», «de proporções guerreiras»

ascende num ____

[idem] e acumulação de corpos enfezados

o «eu» sonha com _______

________ recolhem (sombrios e espectrais)

um palácio (em frente de um ____)

inflama-se [ilumina-se]

dos arcos dos quartéis que foram já conventos

partem patrulhas de _____ (Idade Média!)

às montras dos ____

as elegantes sorriem curvadas

dos magasins

descem as ______, as floristas, algumas serão comparsas ou coristas

na brasserie

entra o «eu», que acha sempre assuntos para ____ revoltados

nas mesas de emigrados

joga-se, com risos, o ______

Passemos à parte III de «O Sentimento dum Ocidental», pp. 312-313. Na edição que o manual adota, surge o título «Ao gás». Enquanto na primeira parte o sujeito poético iniciara as suas deambulações «ao anoitecer», nesta terceira parte já «a noite pesa» e as ruas são iluminadas por candeeiros a gás. «Ao gás» significa que a cidade é vista sob a iluminação propiciada por esses candeeiros.

1. Na sua deambulação, o sujeito poético continua a sofrer os efeitos opressivos do ambiente da cidade, mas, neste começo da parte III (estrofes 1-3), quando «a noite pesa, esmaga», o estado de espírito do poeta agudiza-se. Relaciona esse sentimento com a doença e o contexto.

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2. Destaca a importância da quarta quadra (vv. 13-16), atendendo à oposição temática que estabelece com os restantes quartetos.

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3. Já na p. 313, a última quadra de «Ao gás» (vv. 41-44) retoma a sensação de cansaço, doença, miséria, que já conhecemos.

Na última quadra, dá-se um exemplo dessa miséria: {completa}

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Liga dos Campeões {em breve}

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TPC — Prepara leitura em voz alta, expressiva, da parte I de «O Sentimento dum Ocidental» (Liga dos Campeões) ou da parte II do mesmo poema de Cesário Verde (Liga Europa). Continua a avançar na leitura da obra de Eça (A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias).

 

 

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