Aula 99-100
Aula 99-100 (24 [3.ª, 1.ª], 29 [5.ª], 30/abr [4.ª]) Correção
de texto segundo matriz sintática.
Passamos
de Camilo (um romântico, ainda que na sua fase final também tenha
escrito ao gosto realista) para um poeta da geração seguinte, Cesário Verde.
Lerás
a «A débil», a que retirei a última palavra de quase todos os versos. Deixei a
primeira e a última quadra completas. Por elas ficas a saber que em cada
estrofe há rima interpolada e emparelhada, num esquema a-b-b-a.
Quanto à métrica, por esses oito versos se vê que se trata de decassílabos.
Tentarás
colocar nos espaços estas palavras deles retirados.
suspirando
/ suspeites / monarca / bordado / turbulento / respeito / loura / miserável / brando
/ imaculada / entanto / sossego / ostentação / pisada / quieta / corruptora /
sinto / matinais / cabeça / pedestal / fina / peito / braço / saudável / envidraçada
/ espessa / natural / tanto / casares / nação / pretos / embaraçada / poeta
A Débil
Eu, que sou feio, sólido,
leal,
A ti, que és bela, frágil, assustada,
Quero estimar-te sempre, recatada
Numa existência honesta, de cristal.
Sentado à mesa dum café devasso,
Ao avistar-te, há pouco, fraca e __________,
Nesta Babel tão velha e ____________,
Tive tenções de oferecer-te o ___________.
E, quando socorreste um _____________,
Eu, que bebia cálices de absinto,
Mandei ir a garrafa, porque ____________
Que me tornas prestante, bom, __________.
«Ela aí vem!» disse eu para os demais;
E pus-me a olhar, vexado e ____________,
O teu corpo que pulsa, alegre e __________,
Na frescura dos linhos ____________.
Via-te pela porta _____________;
E invejava, — talvez que não o
___________! —
Esse vestido simples, sem enfeites,
Nessa cintura tenra, ____________.
Ia passando, a quatro, o patriarca.
Triste eu saí. Doía-me a _____________.
Uma turba ruidosa, negra, _____________,
Voltava das exéquias dum _____________.
Adorável! Tu, muito _____________,
Seguias a pensar no teu _____________;
Avultava, num largo arborizado,
Uma estátua de rei num _____________.
Sorriam, nos seus trens, os titulares;
E ao claro sol, guardava-te, no __________,
A tua boa mãe, que te ama ____________,
Que não te morrerá sem te ____________!
Soberbo dia! Impunha-me _____________
A limpidez do teu semblante grego;
E uma família, um ninho de ____________,
Desejava beijar sobre o teu ____________.
Com elegância e sem ______________,
Atravessavas branca, esbelta e ___________,
Uma chusma de padres de batina,
E de altos funcionários da ____________.
«Mas se a atropela o povo ____________!
Se fosse, por acaso, ali ____________!»
De repente, paraste _____________
Ao pé dum numeroso ajuntamento.
E eu, que urdia estes fáceis esbocetos,
Julguei ver, com a vista de ___________,
Uma pombinha tímida e ____________
Num bando ameaçador de corvos
__________.
E foi, então, que eu, homem varonil,
Quis dedicar-te a minha pobre vida,
A ti, que és ténue, dócil, recolhida,
Eu, que sou hábil, prático, viril.
Cesário Verde, O Livro de Cesário Verde
Vai respondendo, ou completando respostas,
a estes itens (que roubei a Palavras 11):
1. Na primeira estrofe, sentado num café, o sujeito
poético observa quem passa e observa-se a si mesmo. Completa o quadro e mostra
a paradoxal complementaridade entre o sujeito poético e a mulher que passa.
Resp.:
«Eu» |
«feio» |
«_____» |
«_____» |
«Ela» |
«_____» |
«frágil» |
«_____» |
Os
adjetivos usados em cada um dos casos, embora antitéticos, sugerem que se podem
complementar, na perspetiva de que os opostos se atraem. O «eu», consciente da
sua degradação, diz-se capaz de lhe ser leal, adotando os valores por ela
representados (recato, honestidade).
2. Aos olhos do «eu», a cidade surge como uma
influência perversa. Transcreve os versos que comprovam esta afirmação:
Resp.: O sujeito poético está «[s]______»
(v. 5), «[n]_______» (v. 7) e bebe «_______» (v. 10).
3. Identifica na primeira estrofe três recursos
expressivos relacionados com a figura feminina e explicita o seu valor.
Resp.: Os três recursos são a
tripla adjetivação, em «______, ______, ______» (v. 2); a hipálage, em
«____________» (v. 4); e a ____ em «[existência] de cristal» (v. 4). Pretende-se
caracterizar o tipo de vida associado à figura feminina: uma existência pura,
transparente, imaculada, perfeita, como o cristal.
4. Mostra como a «débil» é colocada em oposição a
outras forças.
Resp.: A
figura feminina, na sua brancura e luminosidade, é «recatada», enquanto a turba
é «ruidosa, ______, ______». Os traços sombrios e ameaçadores da multidão
contrastam, vivamente, com a naturalidade e a brandura da jovem que passa.
[Pergunta que surgirá em slide]
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Preenche a coluna da direita, classificando
a função sintática do constituinte sublinhado na coluna da esquerda. (A
coluna do centro é apenas para ajudar.)
Frase (de O último a
sair ou sobre o mesmo passo) |
A ter em atenção |
Função sintática |
Segundo Unas, o público verá Filipa como boa (e não como burra). |
Considerá-la-á boa (e não burra). |
|
Porque está há semanas no jacúzi, Filipa sente a pele encarquilhada. |
Sente
encarquilhada a pele. |
|
Porque está há semanas no jacúzi, Filipa sente a pele encarquilhada. |
subordinada adverbial causal |
|
Na verdade,
só esteve alguns minutos no jacúzi. |
* É na verdade que só esteve ... |
|
Débora diz a Unas
que está farta daquelas conversas. |
«farta», sem mais, ficaria incompleto |
|
Esta reunião faz-me lembrar a minha infância lá em Trás-os-Montes. |
faz-me lembrá-la |
|
Temos o direito de
sonhar, nesta casa. |
só nome «direito» ficaria incompleto |
|
Temos o direito de
sonhar, nesta casa. |
√ Que acontece nesta casa? Temos ... |
|
Vou-vos perguntar. |
Vou-*os [√-lhes]
perguntar |
|
Se ganhassem o
Euromilhões, o que é que faziam? |
subordinada adverbial condicional |
|
Acho que comprava uma casa junto ao mar. |
subordinada substantiva completiva |
|
Eu comprava um
banco. |
Eu ... e tu também. |
|
Ó Filipa, se comprares um banco não
ficas com o dinheiro das pessoas. |
«autónomo», entre
vírgulas |
|
Todos me disseram que
eu não tinha lá dinheiro. |
todos mo
disseram |
|
Vamos fazer uma
coisa que eu acho do agrado de todos. |
«eu» é o sujeito |
|
Vamos fazer uma
coisa que eu acho do agrado de todos. |
acho-a assim ou
assado |
|
Mandava fazer uma igreja linda, revestida a casca de sapateira. |
= , que seria
revestida... |
|
Mandava fazer uma igreja linda, revestida a casca de sapateira. |
= que seria linda |
|
Punha primeiro
o dinheiro a render. |
√ Que fazia ela primeiro? Punha ... |
|
Continuo a não
gostar da minha personagem. |
cfr.
verbo copulativo |
|
Eu ia para África. |
*Que faz ela para África? Ia. |
|
Este assunto, de
África, tira-me a fome. |
Estes assuntos ...
tiram ... |
|
Precisas de
água para ir à internet? |
*Que faz ela de água? Precisa ... |
|
Por todos foi
ouvida a voz da casa. |
cfr. Todos ouviram a voz da
casa |
|
Por todos
foi ouvida a voz da casa. |
auxiliar «ser»,
preposição |
|
Classifica as orações
sublinhadas:
Não há estrelas no céu (Rui Veloso)
Não há estrelas no céu
a dourar o meu caminho:
Por mais amigos que tenha,
sinto-me sempre sozinho. ______________
De que vale ter a chave de casa para entrar,
Ter uma nota no bolso pr’a cigarros e bilhar?
A primavera da vida é bonita de viver:
Tão depressa o sol brilha, como, a seguir, está
a chover. ______________
Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar,
Parece que o mundo inteiro se uniu pr’a me tramar!
Passo horas no café, sem saber para onde ir:
Tudo à volta é tão feio, [que] só me apetece
fugir. ______________
Vejo-me à noite ao espelho, o corpo sempre a mudar;
De manhã ouço o conselho que o velho tem pr’a me
dar. ______________
A primavera da vida é bonita de viver:
Tão depressa o sol brilha,
como a seguir está a chover. ______________
Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar,
Parece que o mundo inteiro se uniu pr’a me tramar!
Vou
por aí, às escondidas,
A
espreitar às janelas,
Perdido
nas avenidas
E
achado nas vielas.
Mãe,
o meu primeiro amor
Foi
um trapézio sem rede;
Sai
da frente, por favor,
[Que]
estou entre a espada e a parede.
______________
Não
vês como isto é duro:
______________
Ser
jovem não é um posto,
Ter
de encarar o futuro
Com
borbulhas no rosto.
Porque
é que tudo é incerto?
Não
pode ser ser sempre assim.
Se
não fosse o Rock and Roll, ______________
O
que seria de mim?
A primavera da vida é bonita de viver:
Tão depressa o sol brilha como, a seguir, está a
chover.
Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar; coordenada assindética
Parece que o mundo inteiro se uniu pr’a me
tramar! ______________
Não
há estrelas no céu,
estrelas
no céu,
....
TPC
— Vai lendo, pelo menos, os primeiros capítulos da obra de Eça que tenhas
escolhido — A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias. Livros de
resumos ou filmes não servem para este efeito.
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