Thursday, September 07, 2023

Aula 99-100

Aula 99-100 (24 [3.ª, 1.ª], 29 [5.ª], 30/abr [4.ª]) Correção de texto segundo matriz sintática.

Passamos de Camilo (um romântico, ainda que na sua fase final também tenha escrito ao gosto realista) para um poeta da geração seguinte, Cesário Verde.

Lerás a «A débil», a que retirei a última palavra de quase todos os versos. Deixei a primeira e a última quadra completas. Por elas ficas a saber que em cada estrofe há rima interpolada e emparelhada, num esquema a-b-b-a. Quanto à métrica, por esses oito versos se vê que se trata de decassílabos.

               Tentarás colocar nos espaços estas palavras deles retirados.

suspirando / suspeites / monarca / bordado / turbulento / respeito / loura / miserável / brando / imaculada / entanto / sossego / ostentação / pisada / quieta / corruptora / sinto / matinais / cabeça / pedestal / fina / peito / braço / saudável / envidraçada / espessa / natural / tanto / casares / nação / pretos / embaraçada / poeta

A Débil

Eu, que sou feio, sólido, leal,

A ti, que és bela, frágil, assustada,

Quero estimar-te sempre, recatada

Numa existência honesta, de cristal.

 

Sentado à mesa dum café devasso,

Ao avistar-te, há pouco, fraca e __________,

Nesta Babel tão velha e ____________,

Tive tenções de oferecer-te o ___________.

 

E, quando socorreste um _____________,

Eu, que bebia cálices de absinto,

Mandei ir a garrafa, porque ____________

Que me tornas prestante, bom, __________.

 

«Ela aí vem!» disse eu para os demais;

E pus-me a olhar, vexado e ____________,

O teu corpo que pulsa, alegre e __________,

Na frescura dos linhos ____________.

 

Via-te pela porta _____________;

E invejava, — talvez que não o ___________! —

Esse vestido simples, sem enfeites,

Nessa cintura tenra, ____________.

 

Ia passando, a quatro, o patriarca.

Triste eu saí. Doía-me a _____________.

Uma turba ruidosa, negra, _____________,

Voltava das exéquias dum _____________.

 

Adorável! Tu, muito _____________,

Seguias a pensar no teu _____________;

Avultava, num largo arborizado,

Uma estátua de rei num _____________.

 

Sorriam, nos seus trens, os titulares;

E ao claro sol, guardava-te, no __________,

A tua boa mãe, que te ama ____________,

Que não te morrerá sem te ____________!

 

Soberbo dia! Impunha-me _____________

A limpidez do teu semblante grego;

E uma família, um ninho de ____________,

Desejava beijar sobre o teu ____________.

 

Com elegância e sem ______________,

Atravessavas branca, esbelta e ___________,

Uma chusma de padres de batina,

E de altos funcionários da ____________.

 

«Mas se a atropela o povo ____________!

Se fosse, por acaso, ali ____________!»

De repente, paraste _____________

Ao pé dum numeroso ajuntamento.

 

E eu, que urdia estes fáceis esbocetos,

Julguei ver, com a vista de ___________,

Uma pombinha tímida e ____________

Num bando ameaçador de corvos __________.

 

E foi, então, que eu, homem varonil,

Quis dedicar-te a minha pobre vida,

A ti, que és ténue, dócil, recolhida,

Eu, que sou hábil, prático, viril.

Cesário Verde, O Livro de Cesário Verde


Vai respondendo, ou completando respostas, a estes itens (que roubei a Palavras 11):

1. Na primeira estrofe, sentado num café, o sujeito poético observa quem passa e observa-se a si mesmo. Completa o quadro e mostra a paradoxal complementaridade entre o sujeito poético e a mulher que passa.

Resp.:

«Eu»

«feio»

«_____»

«_____»

«Ela»

«_____»

«frágil»

«_____»

Os adjetivos usados em cada um dos casos, embora antitéticos, sugerem que se podem complementar, na perspetiva de que os opostos se atraem. O «eu», consciente da sua degradação, diz-se capaz de lhe ser leal, adotando os valores por ela representados (recato, honestidade).

2. Aos olhos do «eu», a cidade surge como uma influência perversa. Transcreve os versos que comprovam esta afirmação:

Resp.: O sujeito poético está «[s]______» (v. 5), «[n]_______» (v. 7) e bebe «_______» (v. 10).

3. Identifica na primeira estrofe três recursos expressivos relacionados com a figura feminina e explicita o seu valor.

Resp.: Os três recursos são a tripla adjetivação, em «______, ______, ______» (v. 2); a hipálage, em «____________» (v. 4); e a ____ em «[existência] de cristal» (v. 4). Pretende-se caracterizar o tipo de vida associado à figura feminina: uma existência pura, transparente, imaculada, perfeita, como o cristal.

4. Mostra como a «débil» é colocada em oposição a outras forças.

Resp.: A figura feminina, na sua brancura e luminosidade, é «recatada», enquanto a turba é «ruidosa, ______, ______». Os traços sombrios e ameaçadores da multidão contrastam, vivamente, com a naturalidade e a brandura da jovem que passa.

[Pergunta que surgirá em slide]

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Preenche a coluna da direita, classificando a função sintática do constituinte sublinhado na coluna da esquerda. (A coluna do centro é apenas para ajudar.)

Frase (de O último a sair ou sobre o mesmo passo)

A ter em atenção

Função sintática

Segundo Unas, o público verá Filipa como boa (e não como burra).

Considerá-la-á boa (e não burra).

 

Porque está há semanas no jacúzi, Filipa sente a pele encarquilhada.

Sente encarquilhada a pele.

 

Porque está há semanas no jacúzi, Filipa sente a pele encarquilhada.

subordinada adverbial causal

 

Na verdade, só esteve alguns minutos no jacúzi.

* É na verdade que só esteve ...

 

Débora diz a Unas que está farta daquelas conversas.

«farta», sem mais, ficaria incompleto

 

Esta reunião faz-me lembrar a minha infância lá em Trás-os-Montes.

faz-me lembrá-la

 

Temos o direito de sonhar, nesta casa.

só nome «direito» ficaria incompleto

 

Temos o direito de sonhar, nesta casa.

√ Que acontece nesta casa? Temos ...

 

Vou-vos perguntar.

Vou-*os [√-lhes] perguntar

 

Se ganhassem o Euromilhões, o que é que faziam?

subordinada adverbial condicional

 

Acho que comprava uma casa junto ao mar.

subordinada substantiva completiva

 

Eu comprava um banco.

Eu ... e tu também.

 

Ó Filipa, se comprares um banco não ficas com o dinheiro das pessoas.

«autónomo», entre vírgulas

 

Todos me disseram que eu não tinha lá dinheiro.

todos mo disseram

 

Vamos fazer uma coisa que eu acho do agrado de todos.

«eu» é o sujeito

 

Vamos fazer uma coisa que eu acho do agrado de todos.

acho-a assim ou assado

 

Mandava fazer uma igreja linda, revestida a casca de sapateira.

= , que seria revestida...

 

Mandava fazer uma igreja linda, revestida a casca de sapateira.

= que seria linda

 

Punha primeiro o dinheiro a render.

√ Que fazia ela primeiro? Punha ...

 

Continuo a não gostar da minha personagem.

cfr. verbo copulativo

 

Eu ia para África.

*Que faz ela para África? Ia.

 

Este assunto, de África, tira-me a fome.

Estes assuntos ... tiram ...

 

Precisas de água para ir à internet?

*Que faz ela de água? Precisa ...

 

Por todos foi ouvida a voz da casa.

cfr. Todos ouviram a voz da casa

 

Por todos foi ouvida a voz da casa.

auxiliar «ser», preposição

 

Classifica as orações sublinhadas:

Não há estrelas no céu (Rui Veloso)

Não há estrelas no céu a dourar o meu caminho:

Por mais amigos que tenha, sinto-me sempre sozinho.    ______________

De que vale ter a chave de casa para entrar,

Ter uma nota no bolso pr’a cigarros e bilhar?

 

A primavera da vida é bonita de viver:

Tão depressa o sol brilha, como, a seguir, está a chover.    ______________

Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar,

Parece que o mundo inteiro se uniu pr’a me tramar!

 

Passo horas no café, sem saber para onde ir:

Tudo à volta é tão feio, [que] só me apetece fugir.    ______________

Vejo-me à noite ao espelho, o corpo sempre a mudar;

De manhã ouço o conselho que o velho tem pr’a me dar.    ______________

 

A primavera da vida é bonita de viver:

Tão depressa o sol brilha, como a seguir está a chover.    ______________

Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar,

Parece que o mundo inteiro se uniu pr’a me tramar!

 

Vou por aí, às escondidas,

A espreitar às janelas,

Perdido nas avenidas

E achado nas vielas.

 

Mãe, o meu primeiro amor

Foi um trapézio sem rede;

Sai da frente, por favor,

[Que] estou entre a espada e a parede.    ______________

 

Não vês como isto é duro:    ______________

Ser jovem não é um posto,

Ter de encarar o futuro

Com borbulhas no rosto.

 

Porque é que tudo é incerto?

Não pode ser ser sempre assim.

Se não fosse o Rock and Roll,    ______________

O que seria de mim?

 

A primavera da vida é bonita de viver:

Tão depressa o sol brilha como, a seguir, está a chover.

Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar;    coordenada assindética

Parece que o mundo inteiro se uniu pr’a me tramar!     ______________

 

Não há estrelas no céu,

estrelas no céu,

....

TPC — Vai lendo, pelo menos, os primeiros capítulos da obra de Eça que tenhas escolhido — A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias. Livros de resumos ou filmes não servem para este efeito.

 

 

#