Aula 9-10
Aula 9-10 (29/set [5.ª], 2 [3.ª], 3/out [4.ª, 1.ª]) Entrega
dos textos de opinião e a distinção entre argumento e exemplo.
Argumentos vs. Exemplos
Imaginando que teríamos como
exemplo «Gil Vicente, no Auto
da Barca do Inferno, utiliza as seguintes figuras alegóricas: o Anjo e o
Diabo», qual o respetivo argumento mais pertinente (entre 1-4)? [possíveis argumentos:]
1. O recurso a figuras
alegóricas provoca o riso.
2. A alegoria possibilita
a reflexão crítica de uma forma indireta.
3. O recurso a figuras
alegóricas é imprescindível para a moralização.
4. A alegoria é o recurso expressivo mais importante para a
crítica.
Distingue argumentos
(A) e exemplos (E):
1. Nos cortejos de
Carnaval são utilizados carros alegóricos para criticar aspetos sociais e políticos.
2. No Auto da Feira,
Roma é uma personagem alegórica.
3. A crítica veiculada de
uma forma indireta é mais feliz.
4. O humor é uma
manifestação de inteligência.
5. Nos seus sermões,
Vieira recorre a parábolas bíblicas e explica o seu significado alegórico.
6. O recurso à alegoria
contribui para cativar o auditório.
[os
exercícios em cima são de Maria João Pereira & Fernanda Delindro, Palavras
11, Porto, Areal, 2016]
Repara nesta classificação de tipos de argumentos
(usei sobretudo: Rui Alexandre Grácio, Vocabulário
Crítico de Argumentação, Coimbra, Grácio Editor, 2013):
Argumento por analogia — Assimilação de uma relação geralmente conhecida a outra, que
pode ser mais problemática. Aproximam-se dois fenómenos particulares. A refutação
típica de um argumento por analogia é «não se podem comparar coisas que não são
comparáveis». No campo jurídico, o precedente
implica um argumento analógico.
Argumento dedutivo (dedução) — Passagem de proposições,
tomadas como premissas, para uma nova proposição, que é a sua consequência
necessária. Trata-se de um argumento «lógico»: «Todos os homens são mortais | Arnaldo
é homem | Arnaldo é mortal».
Argumento indutivo (indução) — Passagem do particular para o geral. Partindo de um facto,
observação, experiência, conclui-se uma lei geral (estamos no domínio da
probabilidade): «A água do Tejo, do Douro, do Mondego é doce | O Tejo, o Douro,
o Mondego são rios | A água dos rios é doce».
Argumento de autoridade — Citação de alguém reconhecido como autoridade na matéria em
causa.
Depois de vermos dois
trechos de episódios da segunda temporada do Programa do Aleixo, completa.
episódio 1 (vê só de 1.20
a 5.10):
episódio 3 (vê só de 0.45
a 4.40):
No episódio 1 é discutida
a tese «É preferível urinar-se no _________________». Nesse «Debate Tipo Prós
& Contras», a referida tese é _____ por uns (Busto, Nélson) e refutada por
outros (Renato, Bussaco, Bruno).
Os «argumentos» — na verdade,
não se trata de argumentos bem formulados, mas podemos reconstituir as
premissas em que se fundariam —, em apoio ou em prejuízo da ____, podem
exemplificar a tipologia na página anterior (nota, porém, que este exercício é
bastante amador — é bem provável que estes «argumentos» pudessem ser escrutinados
de outro modo):
Completa
com dedutivo / indutivo / por analogia / de autoridade |
|
Faço na mata porque o
chichi também é natureza (Bussaco) {Mata integra natureza /
Chichi lembra natureza / Chichi deve fazer-se na mata} |
Argumento _____ |
Faço no duche porque uma
vez saí do banho para fazer chichi e, quando voltei para o banho, já não
havia água. (Nélson) {Uma vez saí do banho e
deixou de haver água / Presumo que todas as vezes que saia do banho faltará a
água} |
Argumento _____ |
Não havia água, porque
puxaste o autoclismo. (Renato) {Inválido, porque pode
haver outros motivos para faltar a água} |
Argumento indutivo |
Se não puxasse, ficava a
casa de banho a cheirar a chichi. (Nélson) {Se o chichi ficar na
retrete, a casa de banho cheirará mal / Se não puxar o autoclismo, o chichi
fica na retrete / Se não puxar o autoclismo, a casa de banho cheirará mal} |
Argumento _____ |
Se se fizer chichi no banho,
poupam-se descargas de autoclismo. (Busto) {Se se fizer chichi no banho,
usa-se menos vezes a sanita / Se se usar menos vezes a sanita, poupam-se
descargas do autoclismo / Se se fizer chichi no banho, poupam-se descargas do
autoclismo} |
Argumento _____ |
Ao contrário da água dos
autoclismos, que vai para o mar, a do duche volta a ser distribuída; por
isso, se se fizer chichi no duche, beberemos a nossa urina. (Bruno) |
Argumento _____, assente
em premissa falsa |
A água com detergente das
casas de banho vai para a piscina, porque a piscina tem um cheiro característico
e é azul, e a água com detergente tem um cheiro característico e é azul.
(Nélson) {Inválido, porque o
cheiro característico não tem de vir obrigatoriamente da água com detergente} |
Argumento _____ |
No episódio 3, Renato
alega que «uma vez, um homem morreu depois de ter bebido por latas com urina de
rato», o que constitui um argumento ________ (se isso aconteceu uma vez, é de
prever que aconteça assim mais vezes).
Falta-nos um exemplo de
argumento de autoridade, mas podíamos inventá-lo: {sobre a tese ‘Beber diretamente da lata é perigoso’}: «. . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .».
Na p. 56 tens uma nova apreciação crítica a um filme,
desta vez, ao filme sul-coreano Parasitas, realizado por Bong Joon-ho. O
autor do texto é Alexandre Borges.
Responde aqui às perguntas da p. 57.
1. No terceiro parágrafo, as
referências ao «jornal» e ao «filme sul-coreano» contribuem para realçar ({escolhe}
A | B | C | D)
2. De acordo com os dois
últimos parágrafos, Parasitas distingue-se de outros êxitos de
bilheteira de língua não inglesa (A | B | C | D)
3. Na frase «Ponham uma cara
feliz» (l. 1), o autor concretiza um ato de fala (A | B | C | D)
4. Com o uso da locução
«Mesmo que» (l. 2), introduz-se um valor de (A | B | C | D)
5. Todas as orações abaixo
transcritas são adjetivas relativas, exceto a oração (A | B | C | D) [repara
que, em «não assumindo que são a sua família» (l. 27), o segmento
sublinhado é substituível por «o», logo é complemento direto e oração
subordinada substantiva completiva]
6. Identifica as funções
sintáticas desempenhadas por
a. [dou-te a seguinte ajuda: «tão mais admirável» é o
predicativo do sujeito] _____
b. [não é agente da passiva, nem complemento oblíquo] _____
7. Identifica o tipo de dêixis
assegurado:
a. _____ | b. _____
Traduz de forma mais denotativa o que sublinhei (que está
usado no texto, portanto, conotativamente, isto é, em sentido figurado):
ll. 12-17: Não admira que
convidar alguém para ir ao cinema ver um filme sul-coreano se arrisque a ter
por resposta a expressão de terror de quem na verdade ouviu “pós-doutoramento
em culturas asiáticas e literaturas antigas comparadas, com aula prática de
tortura”.
Não admira que convidar
alguém para ir ao cinema ver um filme sul-coreano ____________
ll. 18-19: do filme de Bong
Joon-ho, que entre nós resiste há mais quatro épicos meses em cartaz.
do filme de Bong Joon-ho, que
entre nós ____________
ll. 41-42: Porque é humano, não uma
banda desenhada presunçosa e moralista.
Porque é humano, não _____________
O que te
peço são os dois parágrafos (com dois argumentos e respetivos exemplos — um por
cada argumento) [nas turmas com menos tempo: um parágrafo (com um argumento e
respetivo exemplo], em torno do tema proposto na p. 115: «Nos dias de hoje os
jovens mobilizam-se por causas».
A tua posição pode ser
favorável ou desfavorável a esta tese. Ambos os argumentos defenderão a mesma
perspetiva.
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TPC — Lê a ficha corrigida sobre Funções sintáticas em Gaveta de Nuvens.
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