Thursday, September 16, 2021

Sobre a obra de José Saramago que é preciso ler



Não me esqueci que lhes prometera dar notícia sobre o livro de José Saramago que se terá de ler, e estudar, no 12.º ano. Dissera-lhes que o grupo de professores de Português escolheria entre O ano da morte de Ricardo Reis e Memorial do Convento. Já posso confirmar que, como previra, será O ano da morte de Ricardo Reis. A capa que ponho aqui é da edição que tinha à mão (há muitas outras, é claro).
Para se perceber O ano da morte de Ricardo Reis, é conveniente ter alguns conhecimentos acerca de Fernando Pessoa e da criação dos heterónimos — Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis —, porque o romance de Saramago aproveitou, ficcionando-a mais um pouco, essa célebre ficção de Pessoa (Saramago adotou como protagonista o heterónimo Ricardo Reis e usou o próprio Fernando Pessoa como personagem secundária). Ora, será agora no 1.º período que a questão dos heterónimos de Pessoa será abordada (logo no início, através da leitura da carta em que Pessoa explica a Adolfo Casais Monteiro como criara os heterónimos; essa longa carta de Fernando Pessoa está aqui na íntegra e é útil lê-la desde já, completa precisamente; no manual, nas pp. 25-27, há alguns excertos apenas).
Uma das obras do projeto de leitura (cuja lista mais convencional está aqui) — Ficções, de Jorge Luis Borges — é também aproveitada por Saramago no seu romance, embora mais marginalmente.