Planos de aulas
Aula
1-2 (21 [1.ª] e 22/set [3.ª])
(10) Poucas
indicações úteis ao trabalho ao longo do ano.
(15) Leitura
de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e muito maioritário, autor
deste ano) para ajuizar da sua veracidade.
(35) Correção
muito comentada, incluindo assistência a clip de «Ao volante de um Chevrolet
pela estrada de Sintra».
(10) Preenchimento
da ficha de caderneta (incluindo acróstico com definição pessoal, mas, desta
vez, com advérbios/verbos).
(15) Redação
de quartetos, segundo modelo, em termos de versificação, de «Sou um evadido»
(p. 31), de Fernando Pessoa.
Aula
3R-3 (22 [1.ª], 23/set [3.ª])
(15) Ainda
sobre «Sou um evadido», de Fernando Pessoa e métrica.
(20) Questionário
para compreensão de poema de «De verão», de Cesário Verde.
(10) Assistência
a trecho da série ‘Grandes livros’ sobre Cesário Verde (18.30-28.30).
(5) Explicação
necessária sobre resposta a um item sobre «O Sentimento dum Ocidental».
(20) Redação
de resposta a item 7 do grupo I de exame nacional recente (2.ª fase de 2021),
sobre Cesário Verde, apoiada em passos de «O Sentimento dum Ocidental»
sugeridos.
(10) Assistência
sketches de Contemporâneos em torno de Pessoa.
(5) Exemplo
de solução do item 7 sobre Cesário Verde.
Aula
4-5 (24/set [1.ª, 3.ª])
(5) Explicação
sobre características do ortónimo.
(15) Leitura,
bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 37), para completar
respostas lacunares a perguntas.
(2) Audição
da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa.
(15) Correção
das respostas.
(8) Assistência
a sketch com ceifeiras (série
Barbosa).
(5) Comentário
a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa resposta).
(20) Compreensão
de «Gato que brincas na rua» (p. 38), pela redação de comparação com «Ela
canta, pobre ceifeira», em cerca de 100 palavras, sendo obrigatórias citações
de «Gato que brincas».
(18) Assistência
a início de Paterson, de Jim Jarmusch.
Aula 6-7 (28 [1.ª], 29/set [3.ª])
(10) Correção
do comentário sobre «Ela canta, pobre ceifeira»/«Gato que brincas na rua».
(10) Relance
à quadra «Quase anónima sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do
tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do
último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome.
(3) Audição
de «Gato que brincas na rua» (e «Ela canta, pobre ceifeira»), declamado por João
Villaret.
(5) Correção.
(15) Redação
de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e
«Dístico», de Sebastião da Gama.
(10) Correção.
(15) Redação
de síntese de «A dor de pensar» (p. 38).
(15) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula 8R-8 (29 [1.ª], 30/set [3.ª])
(15) Correção de questionário sobre «De Verão»,
de Cesário Verde.
(5) Devolução
de respostas a item 7 de prova recente (2021, 2.ª fase) e poucas correções.
(15) Assistência
a «A sua tia faleceu derivado a complicações» (série Meireles), para resolução
de exercício sobre orações subordinadas adverbiais.
(10) Correção.
(5) Assistência
a início do filme de João Botelho Conversa
acabada (o passo da morte de Pessoa no Hospital de São Luís dos Franceses).
(20) Redação
de texto narrativo dado um início com apontamento-recado para o «Senhor
Pessoa».
(16) Assistência
a trecho de Paterson.
(10) Classificação
de funções sintáticas com «Nos desenhos animados» (Os azeitonas).
Aula
9-10 (1/out [1.ª, 3.ª])
(30) Questionário
sobre carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos
heterónimos (pp. 25-27).
(10) Relance
a «Álvaro de Campos — o poeta da modernidade» (p. 55) e a excerto de «Opiário»,
de Álvaro de Campos.
(3) Explicação
sobre heterónimos, Campos, «fases» de Campos.
(2) Audição
de excertos de «Opiário».
(5) Visionamento
de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário».
(20) Redação
de poema, em verso livre, sem rima, com versos de extensão à Campos, cujo
título seja «Quedas de água», «Cai a água».
(15) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula 11-12 (6/out [1.ª, 3.ª])
(20) Correção
de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos.
(7) Resolução
de exercício de preenchimento de lacunas com conectores sobre «O estatuto
especial de Álvaro de Campos».
(5) Correção.
(5) Assistência,
em Conversa acabada, do passo com
«Ode triunfal».
(10) Preenchimento
de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com
abonações do próprio texto.
(5) Correção.
(5) Visionamento
de clip (Wordsong) com adaptação de «Ode triunfal».
(15) Dada
definição de «ode» e «ode» à Campos, redação de alguns versos de uma ode a uma
realidade qualquer, à maneira futurista.
(10) Assistência
a trecho de Paterson.
TPC — Conclui,
melhorando-a, ode (e traz-ma em folha nova), apostando talvez mais na qualidade
do que na quantidade de versos.
Aula 13R-13 (7/out [por enquanto, só na turma 3.ª; na
turma 1.ª esta aula será dada quando houver uma sessão que a turma 3.ª, por culpa
de algum feriado, não tenha])
(10) Recordando
o ano passado, O amor acontece, assistindo ao passo em causa do filme.
(5) Ver
quadro com adjetivos a qualificarem portugueses.
(7) Audição
de «Do alvoroço [...]».
(10) Resposta
a ficha com nomes para ‘povo de Lisboa’.
(10) Correção.
(5) Audição
de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma).
(10) Indicação
de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a
mim».
(10) Correção.
(10) Assistência
a trecho de Paterson.
Aula
14-15 (8/out [1.ª, 3.ª])
(10) Correção de síntese de «A dor de pensar».
(5) Visionamento de leitura de «Todas as
cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco.
(5) Resolução de perguntas curtas sobre
«Todas as cartas [...]»; correção.
(5) Audição de «Aniversário» (Luís Lucas).
(15) Leitura de «Aniversário» (p. 64), também
de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de
composição curta.
(10) Correções.
(5) Assistência a passos com poemas de
Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone». (Notar que estão entre as
duas últimas fases.)
(10) Exercícios com funções sintáticas.
(10) Correção.
(5) Correção de sintaxe em «Morro na Praia».
Aula 16-17 (12 [1.ª], 13/out [3.ª])
(10) Correção de poema sobre «Quedas de água».
(10) Explicação sobre valores aspetuais.
(15) A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4),
preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais.
(10) Correção.
(5) Audição
de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 68), declamado por Joaquim de Almeida.
(25) Resposta-comentário
de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)», p. 68, e «Lisbon
Revisited (1926)», distribuído em folha).
(10) Assistência a trecho de Paterson.
(5) Classificação de funções sintáticas com
«Velha infância» (Tribalistas).
Aula 18R-18 (13 [1.ª], 14/out [3.ª])
(10) Correção de «ode» futurista.
(15) Exercícios sobre valor aspetual (p. 66;
com algumas respostas já lançadas); e sobre valor modal (na p.70).
(10) Correções.
(10) Assistência a «O Desensofador» (série Lopes
da Silva), para fazer exercício sobre modalidade; correção.
(10) Assistência a trecho(s) de Último a sair, para resolver exercícios
sobre aspeto.
(20) Reescrita
de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos
trechos narrativos. Audição prévia.
(12) Assistência a trecho de Paterson.
Aula 19-20 (14/out [1.ª, 3.ª])
(10) Correção de esboço de ode futurista.
(15) Leitura de «Datilografia», de Álvaro de
Campos (p. 60), com preenchimento de tabela com síntese de momentos e resposta
curta.
(5) Correção, precedida de audição de poema
declamado por João Grosso.
(10) Resposta conduzida sobre noções de
valores temporais com «Ao volante do Chevrolet [...]» (pp. 62-63); correção.
(15) Assistência a «Teste de bazófia» (série
Barbosa), para preencher tabela com tempo-modalidade-aspeto; correção.
(20) Comentário em torno de «selfies» e
Pessoa/Álvaro de Campos — cfr. «Quem
sou eu?» (p. 14).
(15) Assistência a trecho final de Paterson.
Aula 21-22 (20/out [1.ª, 3.ª])
(10) Correção
de comentário comparativo dos dois «Lisbon Revisited».
(15) Leitura
de «Alberto Caeiro, o poeta ‘bucólico’» (p. 49) e preenchimento de tabela com
valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de
rebanhos», de Alberto Caeiro.
(2) Audição
de poema IX de «O guardador de rebanhos [Sou um guardador de rebanhos]» (Mário
Viegas).
(15) Correção.
(10) Compreensão
do «Poema segundo [O meu olhar é nítido como um girassol]» (p. 52), escrevendo
sínteses de máximas (ouvindo declamação, vendo clip).
(5) Correção.
(15) Redação
de comentário comparativo entre Alberto Caeiro e Paterson.
(5) Correção.
(17) Assistência
a trecho de O Clube dos Poetas Mortos.
Aula
23R-23 (19 [1.ª], 21/out
[3.ª])
(15) Leitura
de «O que há em mim é sobretudo cansaço», de Campos, para completar análise a
que só faltam citações.
(5) Correção.
(10) Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço»
(Barbosa), resolução de exercícios sobre processos irregulares de formação de
palavras e sobre aspeto.
(10) Correção.
(10) Assistência
a passo de Último a sair (traição de
Débora), para resolver exercício sobre modalidades.
(5) Correção.
(20) Redação/cópia
de respostas de grupo I de um exame nacional (com texto de Álvaro de Campos).
Aula 24-25 (22/out [1.ª, 3.ª])
(5) Correção da recriação de «Dobrada à
moda do Porto», de Campos.
(10) Leitura
de dois textos expositivos — «Ricardo Reis, o poeta “clássico”»» (p. 71),
«Epicurismo e estoicismo» (74).
(12) Leitura
de ode de Ricardo Reis na p. 72 («Uns, cons os olhos postos no passado»), para
responder a perguntas de composição curta; e sínteses de estrofes de outra ode
(«Cada dia sem gozo não foi teu»).
(8) Correção.
(5) Resposta
sobre v. 7 e antítese.
(5) Correção
(incluindo reflexão sobre marcas estilísticas das odes de Reis).
(5) Assistência
a «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos).
(2) Assistência
a clip «Nada fica de nada» (Rui Reininho diz Reis).
(24) Redação
de comentário de comparação de poema de José Gomes Ferreira («Vive em cada
minuto») com ode de Reis («Tão cedo passa tudo quanto passa!», p. 72).
(14) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 26-27 (26 [1.ª], 27/out [3.ª])
(12) Leitura
de «O arroz-doce quente», de MEC, e resolução de item de composição curta.
(5) Correção.
(3) Audição
de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 75), de Ricardo Reis,
declamado por Luís Lima Barreto.
(15) Compreensão
de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 75), para resposta a
vários itens fechados em torno do texto.
(8) Correção;
audição de declamação por Sinde Filipe.
(15) Resposta
a item de composição curta para compreensão de poema de Sophia — «Não creias,
Lídia, que nenhum estio» (p. 76) —, em contraste com odes de Reis.
(10) Leitura
de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 73), para preenchimento de texto
lacunar (precedida de audição de declamação de Luís Lima Barreto).
(7) Correções.
(13) Assistência
a trecho de Clube dos poetas mortos.
Aula
28R-28 (27 [1.ª], 28/out [3.ª])
(20) Resposta
a perguntas de exame com lírica de Camões (clássica).
(10) Exemplo
de solução.
(8) Classificações
de funções sintáticas em «A cantiga é uma arma».
(7) Sobre
avaliação.
(30) Compreensão
oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa (2-23), seguida de
questionário V/F; correção (e Tia Albertina).
(5) Assistência
a Big Brother dos Grandes Portugueses.
(8) Classificação de funções sintáticas em «A
Paixão (segundo Nicolau da Viola)».
Aula 29-30 (29/out
[1.ª, 3.ª])
(5) Audição
da sexta parte de «Chuva Oblíqua», por Sinde Filipe.
(12) Releitura
de trecho da carta sobre a génese dos heterónimos e de «Chuva Oblíqua» (p. 46),
de Pessoa ortónimo, para localizar partes relativas à infância e ao presente.
(5) Correção.
(5) Resolução
(e correção) de itens de exames recentes sobre aspeto e modalidade.
(8) Assistência
a trecho de Conversa acabada (dia triunfal:
Caeiro, «Chuva Oblíqua», Caeiro, «Vem sentar-te comigo», «Ode triunfal»).
(15) Leitura
de «Se eu pudesse trincar a terra toda», poema XXI de «O Guardador de
Rebanhos», de Caeiro, para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo
de grupo I de exames.
(16) Assistência
a trechos de O Guardador de Rebanhos
de Edgar Feldman.
(10) Correções.
(13) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 31-32 (2 [1.ª], 3/nov [3.ª])
(10) Correção de comentário comparado José
Gomes Ferreira/Ricardo Reis.
(25) Questionário
sobre «Muda de vida» (de Luís Filipe Borges).
(5) Assistência a final de filme de Edgar
Feldman.
(4) Assistência
a súmula sobre Caeiro (Santillana).
(5) Assistência
a «Matarruano sonhador» (Lopes da Silva), para notar características
caeirianas.
(20) Redação
de comentário em torno de Caeiro e «Matarruano sonhador».
(15) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 33R-33 (3 [1.ª], 4/out [3.ª])
(33) Em
torno de prova de exame recente com Camões.
(10) Sobre
«Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades».
(8) Assistência a Dia triunfal (Rita Nunes).
(10) Comententário a Dia triunfal.
(5) Assistência a súmula sobre Campos (Projetos,
Santillana).
(12) Assistência
a trechos de «Último a sair» (paródias de poemas).
(5) Comentário
em torno de características aproximáveis de Campos.
(8) Funções
sintáticas em «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco).
Aula
34-35 (5/nov [1.ª, 3.ª])
(20) Correção
de questionário de compreensão.
(5) Correção
de texto sobre «Matarruano sonhador».
(7) Compreensão
de poema de Pessoa sobre nostalgia da infância (soneto «A criança que fui chora
na estrada», p. 45), através de itens para identificação de referentes.
(10) Correção.
(3) Audição
de declamações de «Pobre velha música» (Natália Luísa; João Grosso).
(20) Resposta
a perguntas, de composição curta, sobre «Pobre velha música», p. 48, e «Quando
as crianças brincam», p. 48.
(10) Resposta
sobre conto lido (título e justificação). / Resposta sobre aspetos formais da
poesia do ortónimo.
(15) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 36-37 (9 [1.ª], 10/nov [3.ª])
(10) Correção
de respostas vindas da aula anterior.
(20) Completamento
de respostas lacunares a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34);
e de «Isto» (p. 36), também de Fernando Pessoa.
(15) Correção
(incluindo clip de «Autopsicografia» e declamações de «Autopsicografia» e de
«Isto»).
(30) Redação
de conto com frases inicial e final estipuladas.
(13) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 38R-38 (10 [1.ª], 11/nov [3.ª])
(10) Apresentação
de exame; cópia de resposta a item da prova referida a seguir.
(5) Audição
de súmula sobre Ricardo Reis (Santillana).
(25) Resposta
a item/itens de exame recente, em torno de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria»
(p. 73).
(5) Resolução
de exercícios em torno de aspeto e modalidade.
(8) Correção.
(10) Assistência
a sketch «Super de Origem» (Lopes da
Silva, I, 4, 9), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas
sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos.
(5) Correção.
(10) Resolução
de exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos.
(5) Correção.
(7) Audição
de canção («Eu nunca me fui embora») e preenchimento de classificação de orações.
Aula 39-40 (16 [1.ª], 17/nov [3.ª])
(5) Correções
do conto feito na penúltima aula.
(5) Leituras
de trechos ensaísticos nas pp. 33-34 e 32.
(5) Leitura
de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, para encontrar versos
irónicos.
(10) Reconstrução
de «Tudo que faço ou medito», de Pessoa ortónimo.
(5) Correção
(e audição de declamação).
(15) Audição
de trechos de declamações de «Tabacaria» (de Álvaro de Campos) para escolher a
melhor e conhecer todo o poema.
(7) Votação.
(23) Redação
de pequeno conto, prosa, em continuação de «Tabacaria».
(10) Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 41R-41 (17 [1.ª], 18/nov [3.ª])
(10) Correção
de prova de exame sobre Reis (2.ª fase de 2018).
(20) Compreensão
de «Ode marítima» (p. 58) (vs. «O
mistério das cousas, onde está ele?», p. 53), através de pergunta sobre
Sensacionismo; incluindo audição-visualização de clip com «Ode marítima»;
correção.
(15) Assistência
a trecho de documentário sobre Pessoa (2.ª parte de Grandes Portugueses).
(10) Correção.
(25) Redação
com «tradução» para português atual de texto de Fernão Lopes (p. 365).
(7) Classificação
de orações com «A escola», de Jorge Palma.
Aula 42-43 (19/nov [1.ª, 3.ª])
(30) Questionário
de compreensão/gramática (sobre «Famílias desasavindas», de Mário de Carvalho,
pp. 163-165).
(5) Resposta
a item 1 de gramática (p. 166), mas com critérios formais.
(5) Correção.
(35) Redação
de respostas a itens de exame (incluindo cópia de item 3).
(15) Assistência
a conclusão de Clube dos Poetas Mortos.
Aula 44-45 (23 [1.ª], 24/nov [3.ª])
(20) Correção
de questionário sobre «Famílias desavindas» feito há uma aula.
(30) Leitura,
e releitura, de poemas de Ricardo Reis (pp. 74, 73 e 75) para escrever
comentário a poemas de Adília Lopes (com alusão a Reis/Lídia).
(5) Leitura
de resposta possível.
(7) Assistência
a sketch com palavras a colocar em
tabela sobre processos irregulares de formação de palavras («Curso de
Preparação para o casamento», LS, II, 11, 7); resposta.
(5) Correção
da ficha.
(17) Assistência
a início de O Leitor.
Aula 46R-46 (24 [1.ª], 25/nov [3.ª])
(15) Leitura de trecho de cap. II de Amor
de Perdição (e excerto correspondente no filme de Manoel de Oliveira).
(20) Assistência a trechos de 1986 (partes dos episódios 7 e 8; cfr. famílias desavindas).
(25) Redação de comentário (em torno de ódios
de famílias e Amor de Perdição,
«Famílias desavindas», etc.).
(12) Assistência
a sketch («Debate com o Super-homem»,
série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais,
aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares.
(10) Correção.
(5) Classificação de orações em «Amar pelos
dois».
Aula
47-48 (26/nov
[1.ª, 3.ª])
(15) Exercícios
de ortografia (pronomes versus sufixos).
(10) Correção.
(2) Audição
de «Não sei se é sonho, se realidade» (p. 39).
(8) Atribuição
de títulos-síntese a cada estrofe; correção.
(5) Assistência
a sketch-canção «C certinho» (Zé
Carlos).
(10) Completamento
de texto lacunar sobre o citado sketch e variação linguística.
(25) Compreensão
de «Contemplo o que não vejo» (p. 41), para acrescentar quadra final que faça
que o «eu» nos parecesse de (i) Caeiro; (ii) de Campos; de (iii) Reis.
(12) Assistência
a trecho de O Leitor.
Aula 49-50 {52-53 de há dois anos} (30/nov [1.ª], 2/dez [3.ª])
(20) Leitura
de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de
análise lacunares e resolução de correspondência.
(10) Correções;
audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras
a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa.
(4) Leitura
de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana
Calcanhotto para notar semelhanças com Pessoa.
(2) Comentário
a cartoon de Quino (sobre ter vários eus).
(6) Assistência
a trecho de episódio 2 (série 2) de O
programa do Aleixo.
(10) Identificação
de funções sintáticas.
(5) Correção.
(20) Escrita
de prosa (deambulatória) em que cada período vá tendo um número de palavras
maior (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ...), para perceber estilo de «Tudo é absurdo» (p.
85).
(10-12) Assistência
a trecho de O Leitor.
Aula 51-52 (3/dez [1.ª, 3.ª])
(25) Questionário sobre apreciação do Filme do Desassossego (p. 87).
(5) Transcrição de poema de Pessoa citado
no filme («Dobre»), a partir de imagem do autógrafo.
(5) Correção.
(15) Escrita de comentário em torno de
características de ortónimo no poema «Dobre».
(7) Correção.
(15) Assistência a início de Filme do Desassossego. (1-15)
(5) Classificação de características de
versos de «Tabacaria».
(5) Correção.
(8) Assistência a trecho de O Leitor. (42-53)
Aula 53-54 (7 [1.ª], 9/dez [3.ª])
(18) Exercício
em torno de processos morfológicos de formação de palavras.
(10) Correção
(e explicações adicionais).
(10) Assistência
a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier, para preenchimento de
texto lacunar.
(7) Correção
e assistência a outros trechos com casos de neologia e processos de formação
morfológica («cotovelite», «destreinadores»).
(10) Assistência
a sketch «Possuído por vozes da
rádio» (LS), para resolver ficha relativa a processos morfológicos de formação
de palavras; correção.
(25) Redação
(com preenchimento de margens do texto), a partir do início do conto «A senhora
do cãozinho», de Tchékhov.
(8) Assistência
a trecho de O leitor.
Aula
55-56 (10/dez [1.ª, 3.ª])
(15) Correção
de questionário de compreensão feito na penúltima aula (sobre apreciação
crítica de Filme do Desassossego).
(10) Continuação
da tarefa sobre «A senhora do cãozinho». / Correção.
(7) Assistência
aos sketches «Relato de engate» (LS)
e «Baratas à procura de casa» (LS), para recolher palavras com diversas
formações.
(3) Preenchimento
de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações.
(10) Assistência a sketch («O talhantezinho», série Lopes da Silva) para responder a
ficha sobre o uso do diminutivo.
(3) Correção.
(7) Assistência a sketch («Um quilinho de kunami», série Meireles) para responder a
ficha sobre o uso do diminutivo.
(5) Correção e súmula sobre diminutivos.
(25) Redação
de texto de opinião (com dois argumentos + exemplos) sobre palavra do ano.
Aula 57-58 (14 [1.ª], 15/dez [3.ª])
(10) Correção de redação de argumentos sobre
palavra do ano.
(15) Resolução de exercícios em torno de
classificação de orações.
(12) Correção.
(10) Preparação de envio de contos a Correntes
d’escritas.
(35) Redação segundo modelo de «Amo, pelas
tardes demoradas de verão» (p. 83).
(8) Assistência a trecho de O leitor.
Aula 59R-59 (15 [1.ª], 16/dez [3.ª])
(22) Trabalho
de gramática.
(3) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa (versão Listopad).
(5) Resposta
a pergunta (completamento e resposta) sobre Frei Luís de Sousa.
(25) Assistência
a trechos dos dois últimos episódios de 1986.
(5) Correção.
(20) Assistência
a trechos de 1986 (episódio 13).
(7) Preenchimento
de quadro comparativo 1986/Frei Luís de Sousa.
(3) Audição
de canção cantada por Ana Bacalhau, para preenchimento de classificação em
torno de aspeto, tempo, modo.
Aula
6o-61 (17/dez [1.ª, 3.ª])
(10) Sobre
textos devolvidos (deambulatórios e sobre livros lidos).
(20) Correção
dos questionários de gramática feitos na aula anterior.
(55) Assistência
a O leitor (ao mesmo tempo, conversas com alunos sobre avaliação).
Aula 62-63 (11 [1.ª], 12/jan [3.ª])
(15) Leitura
de crónica de José Manuel dos Santos sobre heterónimos («Fernando Pessoa: o
ciclo das estações», p. 89), preenchendo quadro com características «dos vários
Pessoas» e classificando figuras de estilo.
(10) Correções.
(10) Leitura
(e audição), mais na diagonal, de «Eu nunca fiz senão sonhar» (pp. 80-82), do Livro do Desassossego, para completar
quadro, com frases de Bernardo Soares suscetíveis de representar cada
heterónimo.
(3) Assistência
a depoimento de Cleonice Berardinelli em documentário (da Globo) sobre Pessoa.
(5) Correções.
(25) Apreciação
crítica de anúncio a apostas («Odd triunfal»).
(15) Assistência
a início de Uivo.
Aula 64R-64 (12 [1.ª], 13/jan [3.ª])
(5) Explicação,
em revisão, sobre conceitos de coerência textual e coesão textual.
(10) Resolução
de itens sobre Coesão (e Coerência).
(5) Correção.
(15) Resolução
de itens com processos irregulares de formação de palavras.
(5) Correção.
(20) Identificação
de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da
não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em
sketches (série Barbosa; série Fonseca).]
(20) Respostas
a prova de exame (2019, EE), com Camões lírico.
Aula
65-66 (14/jan [1.ª, 3.ª])
(15) Correção
de apreciação crítica feita na penúltima aula e de tabela sobre figuras de
estilo em Uivo.
(30) Com
exemplares de Mensagem (da coleção
iagora; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura
da obra.
(15) Correção.
(15) Redação
de caligrama.
(15) Assistência
a trecho de Uivo.
Aula 67-68 (18 [1.ª], 19/jan [3.ª])
(5) Assistência
a trecho do filme Mensagem, de Luís
Vidal Lopes.
(15) Resposta
a perguntas da p. 102 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares).
(15) Correção,
incluindo explicação das estâncias de Camões e audição de «O dos Castelos» (por
Sinde Filipe).
(3) Audição
de «Europa» (p. 215), de Ana Luísa Amaral.
(10) Redação
de pequeno comentário, completando ‘O desenho de Agim Sulaj — à direita do
poema de Ana Luísa Amaral — concorda mais com o poema «Europa» do que o «O dos
Castelos»’.
(25-30) Redação
de dois argumentos (e exemplos), dados quatro grupos III de provas de exame.
(12-15) Assistência
a trecho de Uivo.
Aula
69R-69 (19 [1.ª], 20/jan
[3.ª])
(4) Explicação acerca de ato e cena,
concentração (espaço e tempo); dia fatídico.
(6) Assistência a trecho de Quem és tu?.
(25) Resposta a dois itens de exame.
(8) Correções.
(5) Exercício
sobre coerência textual.
(5) Correção.
(15) Exercícios
sobre coesão textual (e coerência).
(8) Correção.
(7) Audição de «Quanto é que falta?» (e
classificação de funções sintáticas).
Aula
70-71 (21/jan [1.ª, 3.ª])
(10) Assistência
a trechos de Non, de Manoel de
Oliveira.
(15) Leitura
de «D. Sebastião, rei de Portugal» (p. 105), para completar análise e exercício
de associação.
(5) Correção;
ver edição de Mensagem.
(15) Leitura
de texto de um editorial para comparação, por escrito, com poema lido; relance
a outros textos sobre D. Sebastião em Mensagem.
(3) Correção.
(5) Completamento
com conjunções e preposições de síntese sobre «D. Sebastião».
(4) Correções.
(3) Audição
de «Os loucos estão certos» (Diabo na Cruz).
(15) Redação
de introdução + um argumento/exemplo para dissertação sobre loucura.
(12) Assistência
a trecho de Uivo.
Aula 72-73 (25 [1.ª], 26/jan [3.ª])
(10) Correção
da redação de argumento (+ exemplo) de parte III de exame feita na última aula.
(25) Questionário
de compreensão/gramática sobre «Ulisses» (p. 103).
(10) Completamento
de respostas sobre «Sísifo» (p. 190), de Miguel Torga.
(5) Assistência a «The mith of Sisyphus»
(TED-Ed).
(8) Correções
(com audição também de «Sísifo»).
(15) Redação
de argumento (e exemplos) do texto de opinião pedido na p. 229 («A solidão dos
idosos é uma das mais graves doenças das sociedades contemporâneas»).
(12) Assistência
a conclusão de Uivo.
Aula 74R-74 (26 [1.ª], 27/jan [3.ª])
(5) Preenchimento de respostas em torno de
características de tragédia.
(5) Correção.
(7) Assistência a sketches com Hamlet (Monty Python e Gato Fedorento).
(5) Exercício em torno de orações relativas
(restritivas e explicativas), a partir de pontuação.
(10) Correção (e explicação adicional).
(5) Ainda mais um exercício sobre Frei Luís de Sousa.
(5) Correção.
(10) Exercícios sobre pontuação.
(7) Correção.
(20) Redação de argumento + exemplo de uma dissertação.
(8) Audição
de «Carta» (com identificação de orações).
Aula 75-76 (28/jan [1.ª, 3.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão escrita sobre «Ulisses» (com audição também).
(15) Resolução
de ficha sobre Atos ilocutórios (atos de fala).
(10) Correção.
(15) Assistência
a sketches (série Barbosa), para
depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos atos de fala
assinalados.
(5) Correção.
(15) Redação
de resposta a pergunta sobre «D. Dinis» (p. 104).
(10) Assistência
a início de Birdman.
Aula 77-78 (1 [1.ª], 2/fev [3.ª])
(20) Compreensão
de «Mar português» (p. 108), através de perguntas de descodificação de versos
aforísticos e comparação com Os Lusíadas (saída de Belém, IV, 88-89).
(8) Correções.
(5) Audição
de «O mostrengo» (Sinde Filipe).
(2) Compreensão
de «O mostrengo» (p. 108).
(8) Assistência a súmulas educativas sobre
Adamastor.
(5) Redação ou cópia da solução.
(15) Preenchimento
de comparação Lusíadas/Mensagem; correção.
(5) Resposta a itens de coesão em exames
recentes.
(15) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula 79R-79 (2 [1.ª],
3/fev [3.ª])
(10) Correção
de resposta sobre «D. Dinis» (Mensagem).
(22) Para
compreensão de «O Infante» (p. 106), resolução de itens de composição curtos e
em torno de cartoon de António.
(3) Relativamente
a «Horizonte» (p. 107), resolução de ordenação.
(2) Resposta
a item sobre «Sagres» (p. 191).
(3) Audição
de declamações (Sinde Filipe).
(10) Correções.
(10) Assistência
a sketch («Fiscal de danças
ridículas») para classificar atos ilocutórios (e também itens saídos em
exames).
(5) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Birdman.
(10) Audição
de canção e classificação de orações (Ornatos Violeta, «Ouvi dizer»).
Aula 80-81 (4/fev [1.ª, 3.ª])
(15) Compreensão
de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 109,
mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois textos
expositivos).
(5) Correção.
(5) Assistência a trecho final de Mensagem, de Luís Vidal Lopes.
(20) Compreensão
de «Nevoeiro» (p. 112), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de
análise só com citações.
(10) Correções;
assistência a clip de «Nevoeiro» (com Rogério Samora).
(8) A partir de sketch («Gajo que adivinha»), identificação de
funções sintáticas; correção.
(5) Cópia de
comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais
também de Os Lusíadas (sobretudo X,
145-146).
(12) Assistência
a trecho de Birdman. (até
«excitante»).
Aula 82-83 (8 [1.ª], 9/fev [3.ª])
(15) Compreensão
de «4 de fevereiro» (p. 175), de Afonso Cruz, através de resposta a três perguntas.
(15) Correção;
assistência a entrevista e clip («Palhaços»).
(5) Exercícios
de pronominalização.
(5) Itens
de orações nos exames.
(5) Correções.
(5) Assistência
a mais um vídeo de canção dos The Soaked Lamb.
(5) Identificação
de funções sintáticas em provas de exame.
(5) Correções;
clip.
(18) Redação
criativa, diarística ou de monólogo ou memorialística, subordinada ao título
«29 de fevereiro».
(5) Canção
(«Palhaços»), com identificação de funções sintáticas.
(12) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula
84R-84 (9 [1.ª], 10/fev
[3.ª])
(5) Entrega
de redações diarísticas.
(20) Explicação
acerca de erros das últimas redações (através de tabela com conselhos).
(5) Assistência
a canção de «Clã» («Problema de expressão»), com erros de português, em «Diz
que é uma espécie de magazine».
(10) Exercício
+ correção (explicada); assistência a canção de «Clã», mas já sem erros.
(40) Apreciação
crítica a capa de Inimigo Público.
(10) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula 85-86 (11/fev [1.ª, 3.ª])
(30) Redação
de respostas a itens 1 e 2 de prova de exame com «Screvo meu livro à
beira-mágoa»; correção.
(12) A
partir de Último a sair («A expulsão de Débora»), revisão de
Atos ilocutórios.
(15) A
partir de «Terapia de relaxamento» (Último a sair), preenchimento de
tabela acerca de Tempo, Modo, Aspeto.
(5) Leitura
de modelo de resposta ao item 4 da citada prova.
(3) Assistência
a trecho de episódio de biografia de Garrett (na Quinta do Pinheiro).
(5) Preenchimento
de tabela comparativa entre Birdman e Frei Luís de Sousa.
(12) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula 86-87 (15 [1.ª], 16/fev [3.ª])
(15) Correção
de textos de opinião.
(15) Exercícios
em torno da reprodução do discurso no discurso.
(10) Correção.
(5) Assistência
a trecho de Os Maias, de João Botelho.
(10) Compreensão
do texto na p. 8, para relacionar com termos de tragédia e marcar discurso
indireto livre.
(5) Correções.
(20) Redação
de introdução e argumento mais exemplo desenvolvimento de texto de opinião.
(10) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula 89R-89 (16 [1.ª], 17/fev [3.ª])
(25) Compreensão
de «Das tribulações [...]» (em adaptação modernizada), através da de
localização de treze palavras intrusas.
(5) Correção.
(12) Assistência a trecho de O Último a
Sair.
(10) Preenchimento de tabela sobre funções
sintáticas.
(10) Correção.
(25) Redação
em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno
de cerco de Lisboa.
Aula 90-91 (18/fev [1.ª, 3.ª])
(20) Resposta
escrita a perguntas para compreensão de «Coisas de partir» (de Ana Luísa
Amaral).
(10) Assistência
a «Ler mais, ler melhor» com Ana Luísa Amaral.
(10) Correções.
(5) Assistência
a «Blá-blá-blá» (The Soaked Lamb).
(8) Cópia
de resposta sobre arte poética em Pessoa e em Ana Luísa Amaral.
(7) Audição
de episódio de «Mixórdia de temáticas» sobre História de Portugal relatada em
direto.
(20) Redação
de poema segundo modelo do de Ana Luísa Amaral («Pequena ode [...]»).
(10) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula 92-93 (22 [1.ª], 23/fev [3.ª])
(10) Correção
de texto argumentativo (voluntariado).
(15) Leitura
de texto expositivo sobre cantigas de amor, para acrescentar preposições em
falta (texto fora dado com lacunas); preenchimento de quadro com preposições e
contrações.
(10) Correções.
(12) Assistência
a sketches em torno de questões
relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses.
(5) Correção.
(20) Redação
de comentário sobre «Urgentemente» (de Eugénio de Andrade).
(5) Preenchimento
de tabela (O ano da morte de Ricardo Reis/Birdman).
(10) Assistência
a conclusão de Birdman.
Aula 94R-94 (= Aula 13R-13 do 12.º 3.ª) (23/fev
[1.ª]; turma 3.ª em sessão na D11)
(10) Lembrando
o ano passado O amor acontece, assistindo ao passo em causa do filme.
(3) Leitura
de quadro com adjetivos a qualificarem portugueses.
(6) Audição
de «Do alvoroço [...]» (ao mesmo tempo que se lê texto mais simplificado nos
slides), identificando trocas perversas.
(10) Resposta
a ficha com nomes para ‘povo de Lisboa’.
(10) Correção.
(5) Audição
de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma).
(10) Indicação
de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a
mim».
(10) Correção.
(20) Redação
de texto expositivo sobre «Os Portugueses».
Aula 95-96 (25/fev [1.ª, 3.ª])
(35) Com
livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema
curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de
leitura.
(30) Leituras
expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação.
(12) Escrutínio
comentado.
(13) Assistência
a trecho inicial de Sylvia.
Aula 97-98 (2/mar [1.ª, 3.ª])
(30) Questionário
de compreensão (e gramática) de trecho do discurso de Saramago ao receber
prémio Nobel (p. 235).
(15) Tradução
em linguagem não figurada das frases de Saramago na p. 232.
(5) Assistência
a trechos de discursos por ocasião da entrega do Nobel.
(10) Correção.
(15) Redação
com falas abonatórias de todos os tipos de atos ilocutórios.
(15) Assistência
a trecho de Sylvia.
Aula 99R-99 (3/mar [3.ª]; na turma 1.ª esta aula será
dada mais tarde)
(10) Preenchimento
de lacunas de trecho sobre história do português.
(10) Correção.
(10) Assistência
a sketch sobre pronúncias de padre (série Meireles), seguida de resolução.
(10) Correção.
(10) Assistência
a primeira parte da série Grandes livros sobre as Crónicas de Fernão Lopes.
(10) Correção.
(6) Audição
de leitura dramatizada de «Do alvoroço» (ao mesmo tempo que se lê texto mais
simplificado nos slides), identificando trocas perversas, para se chegar a...
(20) Redação
de notícia acerca do espisódio em «Do alvoroço».
(4) Audição
de canção de Rui Veloso, para classificação de orações.
Aula 100-101 (4/mar [1.ª, 3.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão da aula anterior.
(15) Exercício
sobre de figuras de estilo.
(15) Correções.
(15) Redação
de resposta a item (6, sobre travessão) sobre «As pequenas gavetas do amor» (p.
210), de Ana Luísa Amaral.
(5) Assistência
a vídeo educativo sobre Sylvia Plath.
(15) Assistência
a trecho de Sylvia.
Aula 102-103 (8 [1.ª], 9/mar [3.ª])
(10) Correção
do item sobre travessão no poema de Ana Luís Amaral (e ouvindo «As pequenas
gavetas do amor»).
(5) Assistência
a clip sobre «Orfeu».
(15) Justificação
do título, a partir do sentido das suas duas palavras.
(5) Correção.
(13) Assistência
a início de O Portugal de Miguel Torga.
(7) Resolução
dos itens 3 (p. 192) e 4 (p. 193); correção.
(6) Assistência
a trechos do mesmo filme sobre «Não era bucólico» (28.30-30) e pseudónimo
«Miguel Torga» (31,40-34).
(10) Leitura
de «Regresso» (p. 186), para escrever comentário com menção também do texto
crítico contíguo (fez-se cópia da solução no ecrã).
(15) Assistência
a trecho de Sylvia.
Aula 104R-104 (9 [1.ª], 10/mar [3.ª])
(15) Resolução
de itens de exames com figuras de estilo (em conjunto) / seguida de correção.
(10) Depois
de assistência a clip com Luís Freitas Lobo, identificação de figuras de
estilo.
(5) Correção.
(20) Assistência
a trecho de filme Língua. Vidas em português, para preenchimento de
grelha sobre variação.
(10) Correção
comentada.
(25) Redação
de texto narrativo (narrativo-descritivo-conversacional) que siga o mesmo tipo
de «montagem» do filme que estivemos a ver («Irás acompanhando, alternadamente,
as vidas de meia-dúzia de falantes de português inventados por ti mas com
verosimilhança (de variados contextos sociais/geográficos/...»).
Aula 105-106 (11/mar [1.ª, 3.ª])
(10) Correção
do trabalho devolvido.
(5) Assistência
a clip(s) de Eugénio de Andrade («Adeus»,
vol. 1 de Voz).
(20) Resposta-comentário
acerca da «Adeus» (p. 201) e valor aspetual das formas verbais.
(10) Assistência
a trecho de documentário «O poeta» com «Palavras interditas» e «Chuva».
(10) Cópia
de pequena comparação entre «Palavras» (Plath) e «As palavras interditas»
(Andrade).
(10) Assistência
a mais outro trecho de Língua. Vidas em português, para preenchimento de
grelha sobre variação; correções.
(12) Assistência
a trecho de Sylvia.
(8) Audição
de canção para classificação de funções sintáticas.
Aula 107-108 (16/mar [1.ª, 3.ª])
(10) Correção
do trabalho sobre «Adeus».
(25) Questionário
de compreensão/gramática de «Esta coisa obscura que é ser português» (pp.
237-238).
(5) Ainda
assistência a trecho de Eugénio de
Andrade. O poeta.
(15) Completamento
de síntese a propósito do sketch
«Dicionário Português-Manuelmachadês»; correção.
(20) Comentário
que contraste trecho de «Paizinho», de Sylvia Plath, e «#» de Eugénio de
Andrade.
(15) Assistência
a trecho de Sylvia.
Aula 109R-109 (17/mar [3.ª]; na turma 1.ª esta aula
ficará para outra altura)
(10) Correção
do trabalho sobre «Adeus», de Eugénio de Andrade.
(5) Assistência a clip de «Advérbios de
modo não combinam com amor» (Zé Carlos).
(15) Resposta a ficha sobre advérbios
(reportada a «Advérbios de modo não combinam com amor»).
(10) Correção.
(5) Audição de «Efetivamente», dos GNR.
(10) Ficha sobre modificadores de frase (do Caderno
de Atividades).
(5) Correção.
(3) Assistência a trecho final de Amor de Perdição (de Manoel de
Oliveira).
(5) Sublinha de partes «deíticas» do final
de Amor de Perdição.
(5) Correção por leitura de boa resposta no
ecrã.
(10) Mais
um trecho de Língua. Vidas em português [só na 12.º 3.ª; na 1.ª,
provavelmente, redação].
(8) Audição
de canção (Pedro Abrunhosa) e identificação de orações.
Aula 112-113 (22 [1.ª] 23/mar [3.ª])
(30) Redação
de respostas a grupo I de exame (com texto de Campos).
(10) Correção
dos itens.
(10) Assistência
a trecho de documentário por José Hermano Saraiva (episódio da «História
Essencial de Portugal») acerca da revolução de 1383.
(18) Sorteio da Liga dos Campeões de Leitura
em Voz Alta.
(17) Assistência a conclusão de Sylvia.
(5) Identificação
de orações a partir de canção («Fazes-me falta»).
Aula
114R-114 (23 [1.ª], 24/mar [3.ª])
(25) Resposta a um item de exame sobre Amor
de Perdição.
(15) Assistência a trechos de 1986.
(15) Resposta a mais um item de exame com Amor
de Perdição.
(5) Assistência a trecho de Amor de
Perdição.
(5) Assistência a trechos de 1986.
(5) Correção da resposta 6.
(15) Preenchimento de tabela sobre Mariana e
Patrícia.
(5) Assistência a clip de «O que é que
vês?» (da série 1986).
Aula 115-116 (25/mar [1.ª, 3.ª])
(25) Redação
de acróstico com «Poemas Contemporâneos» (lendo também o capítulo em causa no
manual)
(7) Assistência
a parte de vídeo com primeiras cenas de Farsa
de Inês Pereira.
(40) Liga dos Campeões com poemas de Mensagem.
(13) Assistência
a início de Expiação (0,50-13,18).
(5) Preenchimento
de tabela com comparação de Expiação
e Farsa.
Aula 117-118 (29 [1.ª], 30/mar [3.ª])
(5) Correção
dos trabalhos com atos de fala.
(5) Recolha
de trabalhos com acróstico.
(5) Preenchimento
de primeira tabela com contraste entre Expiação e Inês Pereira.
(5) Assistência
a parte do vídeo com Farsa de Inês
Pereira (vv. 170-...).
(25) Exercício
com processos fonológicos (incluindo correção).
(5) Assistência
a outra parte do vídeo com Farsa de Inês
Pereira (vv. ...-390).
(15) Liga
dos Campeões.
(15) Assistência
a trecho de Expiação.
(5) Preenchimento
de segunda tabela com comparação de Expiação
e Farsa.
Aula
119-120 (1/abr [1.ª, 3.ª])
(5) Correção dos comentário comparativo
entre «Paizinho» e «Pequena elegia de setembro».
(20) Questionário de gramática (em torno de
funções sintáticas).
(5) Assistência
a trecho da Farsa (mãe e Inês, após
saída de Pero).
(5) Audição/visionamento
de «Os maridos das outras».
(15) Redação
para relacionar cantiga e passo da farsa.
(5) Correção.
(15) Liga dos Campeões.
(20) Assistência a trecho de Expiação.
Aula 121-122 (5 [1.ª], 6/abr [3.ª])
(15) Correção
de trabalho sobre funções sintáticas.
(20) Exercício
sobre gramática (orações e outros conteúdos).
(30) Liga
dos Campeões.
(20) Assistência
a trecho de Expiação.
Aula 123R-123 (6 [1.ª], 7/abr [3.ª])
(10) Correção
de respostas a dois itens de exame sobre Amor de Perdição.
(20) Correção
do trabalho sobre orações e outros assuntos de gramática.
(10) Sobre
avaliação.
(45) Assistência
a conclusão de Expiação e, ao mesmo tempo, conversas sobre avaliação.
Aula 126-127 (19 [1.ª], 20/abr [3.ª])
(5) Devolução
de acrósticos.
(15) Reescrita
de estância de Camões para desfazer os hipérbatos.
(5) Correção.
(10) Leitura
de soneto e resposta a itens sobre o uso da intertextualidade em OAMRR.
(5) Correção.
(15) Assistência
a: início de O Ano da Morte de Ricardo Reis, de João Botelho.
(25) Redação
de descrição de chegada a uma cidade a partir do modelo de descrição inicial de
O ano da morte de Ricardo Reis.
(7) Assistência
a «O livro da vida de Pilar del Río».
Aula 128R-128 (20 [1.ª], 21/abr [3.ª])
(35) Leitura,
em scanning, de livros de teatro
distribuídos e de páginas do manual relativas ao paratexto inicial da Farsa de Inês Pereira, para
preenchimento de tabela.
(10) Correções
(incluindo audição de leituras expressivas de falas).
(20) Redação
de início de fala de Inês.
(5) Correção.
(20) Assistência
a começo de A invenção da mentira.
Aula 129-130 (22/abr [1.ª, 3.ª])
(40) Leitura de «Uma rapariga magra» (p. 256), para responder a
itens sobre figuras de estilo e criar falas (discurso interior) para quatro
personagens.
(25) Exercícios
com Predicativo do complemento direto e Palavras divergentes (incluindo
correção).
(18) Assistência
a trecho de A invenção da mentira.
(7) Classificação
de orações em «Balada astral».
Aula 131-132 (26 [1.ª], 27/abr [3.ª])
(5) Audição
de ode XIX e outras odes com Lídia.
(10) Resposta
a itens sobre «Lídia» e intertextualidade.
(10) Correção.
(10) Assistência
a trecho de Diário de uma criada de quarto.
(35) Depois de explicação sobre a génese do
poema, leitura da ode XVIII, de Ricardo Reis, com «Marcenda», para escrever
sobre a personagem de Saramago e a ideologia de Reis.
(15) Assistência
a trecho de A Invenção da Mentira.
Aula 133R-133 (26 [1.ª], 27/abr [3.ª])
(5) Entrega de trabalhos.
(15) Leitura rápida para encontrar temas de
sonetos de Camões.
(40) Leituras em voz alta de sonetos de Camões
(UELVA).
(30) Exercícios com complementos (de nome e de
adjetivo).
Aula 134-135 (29/abr [1.ª, 3.ª])
(15) Compreensão
do texto na p. 260, guiada pela folha da aula.
(5) Explicação
sobre tabelas no manual, tepecê, maneira de ler o livro de José Saramago.
(5) Correções
(correspondência das alusões às obras no passo no livro).
(5) Assistência a vídeo educativo sobre Eneida.
(20) Redação
de títulos-resumo sobre os primeiros dois capítulos de OAMRR.
(30) Leituras
em voz alta de sonetos (Champions).
(10) Assistência
a trecho de A invenção da mentira.
Aula 136-137 (3 [1.ª], 4/mai [3.ª])
(10) Correção
de comentário sobre Marcenda e ode de Reis.
(15) Releitura
de «O reencontro com Fernando Pessoa» (pp. 264-266 do manual) para responder à
pergunta 4 da p. 267 e leitura das respostas a 5.1, 5.2 e 6.
(10) Exercício
de Gramática no texto (p. 267).
(10) Correções.
(20) Leituras
em voz alta.
(12) Assistência
a trecho de A invenção da mentira.
(8) Identificação
de funções sintáticas em «Tonto de ti» (Os Azeitonas).
Aula 138R-138 (4 [1.ª], 5/mai [3.ª])
(15) Leitura
de «As notícias dos jornais» (pp. 258-259), para classificar citações de
notícias, citações de anúncios publicitários, comentários de Ricardo Reis
(30) Questionário
(de gramática) e correção.
(20) Leituras
em voz alta.
(20) Redação
de resposta a Grupo III de exame nacional (texto de opinião).
Aula 139-140 (6/mai [1.ª, 3.ª])
(15) Preenchimento
de lacunas em sínteses de cada capítulo de OAMRR (I-VIII) e correção.
(15) Releitura
de «A contrafé» (pp. 268-269), para responder a itens (p. 269) e esclarecimento
sobre inexistência de discurso indireto livre neste passo.
(20) Leituras
em voz alta (LC).
(20) Depois
de assistência a passo de O último a sair («A cara de Susana»),
comentário que relacione sketch com algum aspeto de O ano da morte de
Ricardo Reis.
(15) Assistência
a final de A Invenção da Mentira.
Aula CXLI-CXLII (10 [1.ª], 12/mai [3.ª])
(15) Assistência a Sleepwalk, de Filipe
Melo.
(15) Dados diálogos da BD «Sleepwalk»,
passagem para discurso indireto e indireto livre.
(20) Tomando como tópico a curta Sleepwalk,
criação de versos ao estilo de Pessoa e heterónimos (incluindo possível
consulta de sínteses sobre cada heterónimo).
(10) Assistência a clip com interpretação da
cantiga de escárnio e maldizer «Ai, dona fea, [...]», de João Garcia de
Guilhade, uma recriação dirigida por Filipe Melo; e explicação sobre lírica
trovadoresca.
(20) Redação de cantiga de amigo atualizada.
(10) Assistência a clips paródicos de Filipe
Melo.
Aula 141-142 (11/mai [1.ª,
3.ª])
(15) Correção de comentário a analogia entre Último
a sair e algum aspeto de OAMRR.
(45) Seleção de provérbios/aforismos em função
de analogias com OAMRR e redação de fundamentações.
(5) Assistência a trecho de de OAMRR
de João Botelho.
(10) Sorteio das Ligas de LVA.
(15) Assistência a trecho inicial de A
Revolução de Maio.
Aula 143-144 (13/mai [1.ª, 3.ª])
(10) Correção
da redação de Grupo III sobre importância da formação em artes.
(20) Compreensão
de «Na sede da PVDE», através de preenchimento de lacunas em sínteses sobre
partes do texto; e criação de título expressivo.
(30) Liga
dos Campeões/Liga Europa
(23) Redação
de item C sobre OAMRR e história.
(7) Assistência
a trecho inicial de 48.
Aula 145-146 (17 [1.ª], 18/mai [3.ª])
(15) Compreensão
escrita de «Ricardo e Lídia» (p. 276), através de preenchimento de lacunas em
respostas a perguntas dadas.
(5) Identificação
de disparates em retrato de Marcenda (tabela na p. 277).
(20) Redação
(segundo matriz gramatical) acerca de imagem.
(20) Provas
da UELVA: Liga Europa, sobretudo.
(15) Assistência
a início de Cantar 2.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa entre Cantar 2 e Frei Luís de Sousa.
Aula 147R-147 (18 [1.ª], 19/mai [3.ª])
(15) Classificação,
segundo tópicos, de doze sonetos de Antero.
(5) Correção.
(25) Redação
de duas respostas sobre soneto de Antero.
(3) Assistência
a clip de Salvador Sobral, «Anda estragar-me os planos».
(2) Hino
das Liga Europa.
(15) Leituras
para UELVA.
(16) Assistência
a trecho de Cantar 2.
(8) Classificação
sintática com versos de «Anda estragar-me os planos».
Aula
148-149 (20/mai [1.ª,
3.ª])
(15) Correções (versos ao estilo dos vários
Pessoas e Sleepwalk).
(15) Compreensão escrita de «Ricardo e
Fernando» (pp. 279-280).
(25) Comentário sobre representações do amor em
OAMRR a partir de pintura de Magritte.
(20) Provas da UELVA.
(15) Assistência a trecho de Cantar 2 e
preenchimento de tabela comparativa com Frei Luís de Sousa.
Aula 150-151 (24 [1.ª], 25/mai [3.ª])
(5) Correção
de trabalho com aforismos.
(15) Completamento
de tabela com enquadramento nos capítulos de OAMRR em que estamos
(XIII-XVI); sobre possível ida ao teatro.
(20) Momentos
intertextuais com Caeiro ou Campos em OAMRR, pretexto também para
pequeno comentário escrito que implica análise e enquadramento no resto da
obra.
(20) Leituras
em voz alta.
(5) Explicação
de próximas leituras.
(15) Assistência
a trecho de Locke.
(10) Preenchimento
de tabela; correção.
Aula 152R-152 (25 [1.ª], 26/mai [3.ª])
(10) Correção de trabalho com matriz sintática
sobre imagem de Pessoa.
(15) Compreensão
de «Em Portugal, a onda cresce» (p. 284) e de «Pequena memória», através de
itens fechados e de composição curta.
(8) Assistência
a passo de José Saramago Plano B.
(5) Correções.
(10) Assistência a trecho de documentário
sobre Mocidade Portuguesa («Lá vamos, cantando e rindo», de Joaquim Vieira).
(20) Redação
de início de dissertação.
(10) Assistência a mais um trecho de Locke.
Aula 153-154 (27/mai [1.ª, 3.ª])
(35) Questionário
sobre «A Partida» (pp. 288-290), gramática e conhecimento da obra.
(10) Assistência
a trecho de Locke.
(20) Redação
de parte de Apreciação crítica (grupo III da prova de 2022), mas começando cada
período com uma letra do próprio nome.
(12) Assistência
a trecho de Locke.
(8) Classificação
de orações na letra de «A Terra Gira».
Aula 155-156 (31/mai [1.ª], 1/jun [3.ª])
(15) Correção
de questionário sobre «A Partida» (e recolha de apreciações críticas).
(10) Assistência
a trechos de «A Pide antes da Pide — O triunfo da PVDE».
(35) Leituras
para quartos de final (Cesário Verde).
(15) Redação
de texto inspirado em quarteto de «O Sentimento dum Ocidental».
(15) Assistência
a passo de Locke.
Aula 157R-157 (1
[1.ª], 2/jun [3.ª])
(10) Correções da tarefa a partir de quadro de
Magritte (e representações do amor).
(10) Preenchimento de quadro comparativo sobre
OAMRR e Locke.
(5) Correção.
(20) Assistência a trecho de Último a Sair
sobre clichês para classificação de funções sintáticas; correção.
(20) Leituras para meias-finais e ficha sobre
Jorge de Sena.
(15) Assistência a conclusão de Locke.
(10) Preenchimento de tabela sobre Locke/OAMRR.
Aula 158-159 (3/jun
[1.ª, 3.ª])
(40) Recitações (com sonetos de Pessoa e Campos).
(25) Redação de comentário a soneto de Pessoa.
(13) Assistência a Cantar 2.
(10) Classificação de tempo, modo, aspeto em «Minha
mãe está sempre certa» (Os Quatro e Meia).
Aula 160-161 (7/jun [1.ª, 3.ª])
(10) Entregas,
últimas correções.
(10) Ligas
(finais das).
(10) Prémios
Tia Albertina; exames.
(10) Preenchimento
de grelha comparativa Cantar 2/Frei Luís de Sousa.
(45) Conversas
sobre avaliação / Assistência a conclusão de Cantar 2.
<< Home